Põe-te a caminho - Carta 6

Page 1

m

a

i

o

MarCha Portugal

Carta 6

transformar

Verbos de Deus Porque a transformação que tanto desejamos para a nossa realidade pessoal e social só pode acontecer se estivermos dispostos a “dar a vida ao manifesto” e ao mesmo tempo deixarmos que seja Deus a conduzir os nossos esforços.

CLICA NA IMAGEM


Pára, escuta, olha...

...e caminha!

Chegado a este ponto, pára por uns momentos, faz silêncio, “entra no teu quarto”, e deixa-te encontrar com as pessoas deste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=NqcOit68g2E Change (feat. James Taylor) Why are we looking down On our sisters and brothers? Isn’t love, all that we got? Don’t we know everyone’s Got a father and mother? The day we know we’re all the same Together we can make that change Look around there are too many of us crying And not enough love to go around What a waste, another day, Another good one dying But I know that the world will change The day we know we’re all the same Chorus Why can’t we just get along? If loving one another’s wrong Then how are we supposed to get close to each other? We gotta make that change, yeah Why can’t we just get along? What a waste it would be to deny somebody Of a chance to be theirselves What a waste it would be if we hurt for nothing? But I know that the world can change The day we know we’re all the same I know we could break apart We don’t have to go that way Not today The change, yeah

Mudança (de James Taylor) Por que estamos a menosprezar As nossas irmãs e irmãos? O amor não é tudo o que temos? Não sabemos que todos têm um pai e mãe? No dia em que soubermos que somos todos iguais Juntos podemos fazer essa mudança Olha em volta, há muitos de nós chorando Não há amor suficiente para sair por aí Que desperdício de dia, outro bom morrendo Mas eu sei que o mundo vai mudar No dia em que formos todos iguais Refrão Por que não podemos dar-nos bem Se amar uns aos outros é errado Então, como nos poderemos aproximar? Precisamos fazer essa mudança, sim Por que não podemos dar-nos bem? Que desperdício seria negar a alguém A oportunidade de serem eles mesmos Que desperdício seria se nos magoássemos por nada Mas eu sei que o mundo pode mudar No dia em que formos todos iguais Eu sei que poderíamos separarmo-nos Nós não temos que ir por esse caminho Hoje não A mudança, sim


Qualquer mudança ou transformação, sabemo-lo bem, implica pelo menos três ações. A primeira, que é parar, observar e deixar-te comover pela realidade, já a pusemos em prática na última carta. E acreditamos que, com mais ou menos atenção, nos temos deixado tocar pelas vidas que se cruzam com a nossa. A segunda parte da transformação, é deixares-te questionar por essa realidade e perguntares-te como é que a tua ação a pode transformar. Em que é que tu podes fazer a diferença? Já sabes que os pequenos gestos são os que provocam as grandes mudanças e também que tu tens muitos dons e capacidades essenciais para o serviço e transformação. Mas até as coisas mais simples necessitam decisão e compromisso. Por isso, no tempo mais pessoal do momento de ser desta carta, propomos-te entrar em oração e começar por escrever três transformações que a tua vida precisa. Transformação significa abandonar uma forma de viver e atuar e estrear uma nova dinâmica. Escreve de um lado da página a situação que queres abandonar e do outro o objetivo que persegues com a tua transformação. Toma o teu tempo e tenta ser o mais concreto possível. Por exemplo: Dinâmica de comodidade → Estar atento às ajudas que posso dar em casa Dinâmica de egoísmo e indiferença→ Comprometer-me com um voluntariado semanal Quando chegares aqui talvez já tenhas superado o mais difícil. Uma vez escritas no teu caderno as três mudanças com as que te queres comprometer chega o último passo. Consiste em: “Sê a mudança que queres ver no mundo!”. Atua! Já conheces o grande perito em transformações, Aquele que transforma continuamente na nossa vida para melhor: do barulho ao silêncio, do orgulho à ternura, da indiferença à ação. Para acabar o teu momento de ser deixa-te inspirar por Ele através desta canção, e depois, não hesites, mãos à obra!

https://youtu.be/lUiZMXRr2b4

Em MarCha

...faz-se assim!

De 24 a 26 de Março, realizou-se mais um Pré-Juvenato em Vouzela com os Irmãos João Pedro, Zé Luís, António Leal. Como podes ver neste vídeo, Foi um encontro em que os participantes puderam conhecer a rotina dos Irmãos e conhecer as suas experiências pessoais. Também foi um encontro com muita reflexão pessoal sobre eles mesmos e como se devem pôr ao serviço dos outros. Nestes dias houve ainda espaço para alguns jogos uma caminhada ao Caramulo e a típica futebolada. O Alexandre, o Daniel, o Leonardo, o Manuel, o Pedro Ferreira, o Pedro Matos, o Sérgio, o Paulo e o Tomás desfrutaram destes dias da melhor maneira experienciando uns dias de vida com os irmãos maristas https://youtu.be/oaPjAVPo-Lo


Começou a Primavera e ela trouxe o belo período da Páscoa! Como não podia deixar de ser, a MarCha preparou diversas atividades para celebrar a ocasião! Em Tui, Espanha, entre os dias 28 de março a 1 de abril, mais de cem jovens, espanhóis e portugueses, das etapas Caminho, Fonte e Horizonte, a viver a Páscoa Jovem com o espírito marista. Foi uma experiência intensa de crescimento, reflexão e Vida. Não acreditas que foi incrível? https://youtu.be/N2O4GjJK1Sc Nós trazemos a notícia, eles contam-te como foi! Mais um ano, mais um mês de Maio e, como não podia deixar de ser, mais uma Peregrinação da Família Marista a Fátima! Será dia 5 de Maio, vai haver um autocarro para nos ajudar a chegar lá. Deves efetuar a tua inscrição até dia 30 de Abril. Fica atento que em breve haverá mais pormenores e/ou novidades! O sol já começa a aparecer para nos recordar de que vem aí “O Teu Verão em MarCha” com muitas novidades! Este ano teremos 3 acampamentos mistos, por etapas e a nível nacional. Isso significa muitas surpresas, aventuras e gente nova para conheceres. Se és do 5°ou 6° ano integra a nossa “Escola de Cavalaria” a decorrer de 2 a 7 de julho em Almoçageme (Sintra). Se este ano estás no 7°, 8° ou 9°, a fama espera por ti no Golden MarCha de 23 a 29 de julho em Vouzela. E, finalmente, para os alunos de secundário (10°12° ano) o caminho faz-se no MarCha Into the Wild, um acampamento itinerante com base em S.Macário,tambem de 23 a 29 de julho. Não percas tempo! Inscreve-te já através deste link.

formulario

Tens até ao dia 11 de maio

caminhamos juntos

Sabemos que as melhores partes do caminho são aquelas que partilhamos, por isso, depois de saboreares esta carta e te deixares tocar por tudo o que ela propõe, partilha comigo as tuas reflexões através destas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas, o importante é a tua experiência. Obrigado desde já pela confiança e pela partilha.

Maria Boa Mãe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.