Põe-te a caminho - Carta 1

Page 1

outubro

MarCha Portugal

Carta 1

despertar

Verbos de Deus

Este ano as cartas estão um pouco diferentes e vêm cheias de novidades. Cada mês oferecemos-te um verbo que te desafia a pores-te em caminho. Encontrarás um primeiro vídeo que te vai ajudar a conjugar o verbo de cada mês na tua vida, algumas propostas para fazer uns momentos tranquilos de pausa e encontro no caminho agitado de cada dia e ainda, um desafio e informações sobre tudo o que está a acontecer na nossa família da Marcha. Bem-vindo às cartas da MarCha 2017-2018. Já tínhamos saudades de caminhar ao teu lado!

CLICA NA IMAGEM


Pára, escuta, olha...

...e caminha!

Desperta! Bom dia, já estás acordado? Esta secção pretende ajudar-te a estar bem desperto durante todo o ano que se avizinha. E qual era a única maneira de estar desperto, ainda te lembras? É isso, a atenção àquilo que nos rodeia, e de forma especial a nós próprios. Por isso, é que nesta secção te vamos propor algumas formas de Parar, sair da agitação contínua do dia a dia; Escutar com atenção o que há bem dentro de ti, seja silêncio, ruído ou até uma tempestade; e Olhar, olhar com muita atenção para o que te rodeia. Para quê? Para poder caminhar com a maior consciência e sentido. Ouve esta canção:

Pára escuta e olha

André Sardet

Pára escuta e olha os sinais do coração Mesmo quando não parece pode haver outra intenção quantas vezes um olhar tropeça nos degraus duma paixão Basta ouvir a lua nova para se ouvir outra canção Pára escuta e olha o bater do coração Se bater muito mais forte é porque há uma razão Quantas vezes um olhar tropeça nos degraus duma paixão Basta ouvir a lua nova para se ouvir outra canção

Às vezes meu amor temos que fugir os dois Abraçarmos a lua sem saber se há depois Às vezes meu amor, temos que ir ao fim de nós inventamos desculpas só para ficarmos sós


Tem tudo a ver com o que queremos viver, não é? Parar, escutar e olhar, principalmente os sinais do coração. Às vezes vibra com mais intensidade e às vezes está meio adormecido. Para despertar para o ano novo que estamos a começar, a nossa primeira proposta é que procures um momento e o lugar adequado e dediques um certo tempo a DESPERTAR. Em que é que consiste isto? Fazer um pequeno retiro pessoal. Pois é, como diz na canção, “inventar desculpas para ficar a sós”. Fazer silêncio, entrar dentro de ti e perguntar-te: Como é que estou? Como é que encaro este novo ano? Quais são os desafios e objetivos que me esperam? Quem é que me vai acompanhar? Em que realidades é que quero estar presente? Não te preocupes se as respostas não te surgirem imediatamente, mas não deixes de te perguntar. Podes aproveitar este retiro para estrear o teu caderno pessoal, e assim já estás preparado para colocar em prática a nossa segunda proposta. Vamos a isso? Tal como o Fábio te desafiou no vídeo, procura diariamente uns 10 minutos para “fugir os dois”. Os dois, perguntas tu, que dois?? Se parares e te puseres atento a tudo o que viveste nesse dia vais descobrir que em todos os momentos e encontros, até nas coisas que parecem mais pequenas e insignificantes, Deus passou pela tua vida. Já deves ter reparado, a verdadeira beleza e sentido normalmente estão nas coisas mais pequenas, e se andarmos meio adormecidos passam-nos ao lado. Vamos lá? Estás disposto a pôr tudo isto em prática? Toca a despertar!

Em MarCha

...faz-se assim! caminhamos juntos CLICA NA IMAGEM

Sabemos que as melhores partes do caminho são aquelas que partilhamos, por isso, depois de saboreares esta carta e te deixares tocar por tudo o que ela propõe, partilha comigo as tuas reflexões através destas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas, o importante é a tua experiência. Obrigado desde já pela confiança e pela partilha.

Maria Boa Mãe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.