Põe-te a Caminho - Carta 2

Page 1

Carta 2

novembro MarCha Portugal

Levantar

Verbos de Deus

Levantar! Devolver a dignidade! Acreditar no futuro! Sonhar novos caminhos! O Papa Francisco entende bem isto! Por isso é que diz que prefere uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças (EG 49) Todos somos provocados, a fugir do normal, a não ter medo de arriscar algo diferente, novos caminhos, vencer a inércia, pôr em jogo as nossas capacidades… em suma, a levantar-nos! CLICA NA IMAGEM


Pára, escuta, olha...

...e caminha!

Levanta-te! Parece que alguém te está a chamar, sim, a preguiça também, mas é só para te tentar. Levanta-te! Novas pessoas, novos lugares, novas atividades, “chamam” por ti. Já estás de pé? Temos uma proposta que te irá ajudar a levantar. Tal como viste no vídeo, o primeiro desafio é romper aquelas amarras que nos prendem à cama, ao sofá, à imobilidade, à comodidade, … Antes de poderes destruí-las tens que as conhecer, para tal: Pára... procura um lugar em que te sintas bem e uma posição confortável, faz silêncio, fecha os olhos e, por fim, relaxa. Escuta… que te diz o teu coração? O que te impede de te levantares? Quais os medos e as fraquezas que te impedem de caminhar? Se calhar, até és daquelas pessoas que te consideras destemida, mas o mais normal é que dentro de ti também haja alguns medos. Talvez não tenhas medo do escuro nem das aranhas, mas pode ser que o medo da opinião dos outros, a ideia de estar sozinho ou sentires-te vazio... te estejam a impedir de seres a melhor versão de ti mesmo. Só poderemos caminhar livremente quando formos capazes de olhar para os nossos medos cara a cara, reconhecê-los, familiarizarmo-nos com eles e avançar com os medos debaixo do braço. POR ISSO, sem medo de ter medo, depois desse momento de silêncio, ao lado da lista que fizeste com as qualidades, escreve também os teus medos, decidido a que te acompanhem, porque são parte de ti, mas que não te impeçam nunca de colocares essas tuas qualidades em ação. Vais ver que começas a levantar-te mais confiante, o amanhecer vai ter outra cor e verás o teu ser com outros olhos. “Levas o dia numa boa, sentes-te de bem com a vida, seja o que tiver de ser!”


P’ra Frente é que é Lisboa

Os Quatro e Meia

Ergo-me da cama que me aquece, que me prende, Que me trama se me chama p’ra dormir. Saio sem demora, já é hora de no escuro Lá de fora o sol resolver surgir. E acordo sonolento, rabugento, Ruminando um lamento por ter de ir trabalhar. Mas penso positivo e concluo que estar vivo É motivo mais que bom p’ra me animar. E então saio de rompante, torno-me mais confiante Vendo o dia amanhecer. Escolho o meu melhor sorriso, e aceito o improviso, Que o meu dia vai trazer. Aproveito ao segundo, tudo aquilo que este mundo, Faz p’ra me surpreender. Levo o dia numa boa, que “p’rá frente é que é Lisboa! Sinto-me de bem com a vida, seja o que tiver de ser! Imagens exclusivas do PréJuvenato em Vouzela, uma reportagem especial em Carcavelos e uma montra de prémios Marcha...Tudo, a não perder, na edição de novembro do...

Em MarCha

...faz-se assim! caminhamos juntos CLICA NA IMAGEM

Sabemos que as melhores partes do caminho são aquelas que partilhamos, por isso, depois de saboreares esta carta e te deixares tocar por tudo o que ela propõe, partilha comigo as tuas reflexões através destas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas, o importante é a tua experiência. Obrigado desde já pela confiança e pela partilha.

Maria Boa Mãe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.