200 e+ vive o sonho - Carta 8

Page 1

maio

MarCha Portugal

2 0 0 e+

Carta 8

Vive o sonho Carrega na imagem para abrir o video

e+? sem pr e+ ‌


2A rádio 0 0dosFteusMSonhos

Tu és mais Forte Boss AC

Podemos ser mais, sempre mais, só precisamos crer e querer! A vida é construída passo a passo, depois do sonho vem o projeto e depois é hora do “sai à rua”. Sai da tua zona de conforto e “vai correr bem, tu vais ver”. Os medos chegam e podem fazer-te hesitar, mas “tu és mais forte”, só precisas encontrar essa força em ti. Tu és a mudança que queres ver, o primeiro passo é sempre teu e, de seguida, não podes parar, porque haverá sempre mais… Que voz desperta dentro em ti? O que sentes quando ouves esta música? Marcelino ouviu a voz que vinha de dentro de si, encontrando as respostas e o caminho, e construiu, sem se dar por satisfeito, pois todos os dias acreditava num novo amanhecer. Ouve bem, mais do que isso escuta, e deixa-te mover, deixa-te tocar, permitete voar… as respostas estão dentro de ti… Onde te levam? Que desafios pensas superar ao ouvir esta música?

Tu és mais forte e sei que no fim vais vencer Sim, acredita num novo amanhecer Não tenhas medo, sai à rua e abraça alguém E vai correr bem, tu vais ver

Carrega no play

Um dia tudo fará sentido Tu mereces muito mais E vais ver que terás o prémio merecido És forte, abanas mas não cais És o que és, não és o que tens Mesmo que sintas o mundo a ruir A tua essência não se define pelos teus bens Quando as nuvens passarem Às vezes as pessoas desiludem vais ver o sol a sorrir Mas não fiques em casa parado à espera A estrada não é perfeita que mudem Apenas uma vida, aproveita Muda tu rapaz Só perdes se não tentares Muda a tua atitude, vais ver que és capaz E não desistas se falhares E nada te pode parar O que não mata engorda Os cães vão ladrar e a caravana a passar Torna o teu sonho real, acorda O teu sorriso de vitória no rosto Limpa as lágrimas e luta Nem tudo é fácil mas assim dá mais gosto Segue o teu caminho e escuta Quando acreditas a força nunca se esgota A voz dentro de ti Só a reconheces a vitória se souberes As respostas que procuras, dentro de ti o que é a derrota Acredita em ti que tu és Vais ver que no fim acaba tudo bem Mais forte e tens o mundo a teus pés Sai à rua e abraça alguém.


+

Perto do Sonho

E chegamos ao final de mais uma etapa, de mais um ciclo! As aulas podem ter acabado, mas ainda há muito por fazer. Deus chama-te para novas missões, ousas dizer-Lhe que sim?

Ir em missão não é meramente uma matéria geográfica, é sobretudo interior. Somos nós quem nos oferecemos: a nossa vida, a nossa disponibilidade, o nosso tempo e, sobretudo, o nosso amor. É colocar a minha e a tua vida à Sua disposição. Para dar o primeiro passo temos de saltar o primeiro e o mais duro de todos os muros, chamado Dúvidas. “Será que estou a ouvir bem a Deus? Como vou encontrar trabalho depois? Como vai ser? Para onde vou voltar? Como vou conseguir?” Tantas são as vezes que sofremos por antecipação, em que as dúvidas tolas escondem a segurança, e o medo oculta a fé. Entrega-te a essa voz que te fala de dentro, escuta-a bem e deixa uma revolução de alegria e confiança virar-te do avesso. Estar em missão é ser frágil, é sentirmo-nos barro, é sentirmo-nos em queda livre. Estar em missão é sentir-nos amados por Deus. É ver Deus a cuidar-nos através daqueles que nos rodeiam. É sentir que Deus nos leva em seu regaço e querer levar esse sentimento de proteção e segurança aos outros. A missão é uma escolha de vida. Não importa de onde vens, não importa o que fazes, não importa a tua vocação, não importa quem foste. Deus chama-nos a todos a ser missionários. Não tens de ultrapassar oceanos ou cruzar fronteiras. Até nem tens de sair de casa. A missão é perceber o que nos revolta, o que nos incomoda. É estar atento às necessidades escondidas à nossa volta. Qual é o irmão que te chama? Qual é a voz que te chama mais forte? Onde te sentes mais feliz? Aí é o teu lugar. Atreve-te a deixar estas perguntas fazerem eco dentro de ti e a ter umas férias em escuta e missão!


abraças o desafio? O SONHO VIVE! VIVE O SONHO! É sem dúvida um ano marcante e é tão bom darmo-nos conta de que estes 200 anos são apenas um começo de uma família que se prolongará por muitos “+”! Por isso há que por em prática tudo o que foste saboreando ao longo deste ano para que este sonho não esmoreça! Depende de ti este legado, és fundamental nesta missão! E, para te dar ainda mais força nessa caminhada, lanço-te um desafio em recuar no tempo, pois às vezes, para percebermos o que de melhor nos acontece é fundamental recordar e refletir. Já participaste num desafio parecido este ano, mas este tem o objetivo de seres completamente espontâneo/a e pensares em tudo o que se passou em todo este teu percurso na marcha. Ao longo deste tempo brincaste, caminhaste, jogaste, dançaste, saltaste, gritaste, sorriste, choraste, abraçaste, partilhaste, ajudaste, paraste, rezaste, sentiste… viveste muito e intensamente! (Relê cada verbo anterior e recorda momentos na marcha que tenhas experimentado tudo isso.) Certamente muitos momentos te vêm à cabeça, mas só te peço UM para partilhares com todos nós, para que celebremos em família o sonho de Marcelino para, assim, agradecermos e tornarmo-lo cada vez mais vivo no nosso coração, mais, sempre mais! Podes acrescentar o que é que esse momento significou para ti, ou apenas o que é que este tempo de marcha significou e que influência tem na tua vida. Conto contigo para esta partilha? Já sabes, basta postares no Facebook no grupo “MarchaVouzela”, e terminares com as hashtags: #desafiosmarcha #e+sempre+.


notícias e + Vive a MarCha!

O mês de Junho, com o fim do ano, foi de certeza uma correria para a maior parte de nós, mas daquelas boas que nos trazem vida, história, pessoas, experiência, sonhos. No início do mês, logo no dia 6, comemorámos o Dia do nosso fundador, São Marcelino Champagnat. Eu e tu certamente tivemos presente aquele que é um bom culpado por ter sonhado e ter tido a coragem de idealizar uma coisa em grande, os Pequenos irmãos de Maria. Pertinho do final do mês duas jovens da Marcha atreveram-se a dar um pouco + e partiram para viver uma experiência de serviço e de comunidade durante todo o verão, no Bilene, em Moçambique. A Filipa Oliveira e a Mariana Freira estão muito felizes e gratas deixam aquele pedaçinho de inveja para os que ficam. E o mês de Julho arrancou em grande força. Dia 1 foi o dia em que o nosso querido noviço José Luís, filho da nossa casa e do nosso grupo, fez a sua primeira Profissão religiosa como irmão Marista, em Vouzela. Foi um momento bonito e profundo para todos os convidados. O Ir. José Luis comprometeu-se a viver junto dos mais frágeis como um irmão e a continuar vivo o sonho de Champagnat, fez a promessa dos votos religiosos e deu mais um passo naquela que é a sua vida Marista. No dia 10 de Julho, desta vez tendo como destino Burgos, também a Mariana Lima e a Raquel Pires decidiram viver mais uma grande experiência proporcionada pela Marcha, um acampamento de Serviço. Esta enorme oportunidade para cada uma delas pretende que vivenciem o espírito de família vivendo como uma comunidade com outros universitários durante toda o acampamento, ao mesmo que experimentam tudo o que se recebe ao dar sem esperar recompensa, ao aproximarse outra realidade de pessoas que vivem com menos facilidades do que nós e o mais importante que é o estar ao serviço e acolher o Outro.


E como este é um mês de Marcha, de diversão, de reencontros nada melhor do que marcares a tua implacável presença no grande acampamento de verão já no final do mês. Vai ser um acampamento que promete +, muito +: + aventuras, +conexão, + sonhos. Também a partir do dia 21 de Julho três carcavelenses participarão noutro acampamento de Serviço, em Carcavelos juntamente com jovens da Marcha de Espanha. Agosto também irá ser um mês em cheio! E sabes a razão? É porque os Irmãos mais jovens da nossa Província Marista e as suas famílias vão fazer uma viagem até L´Hermitage, o nosso berço Marista, para se aproximarem das nossas raízes neste ano em que as recordamos bem. Que sortudos! Mas não ficamos por aqui… se és animador e não tens planos para o mês de Agosto junta-te ao grupo no maior acampamento de animadores do século. Realizar-se-á de 20 a 26 de Agosto em São Macário.

Convido-te a não largares os teus sonhos e a preparares-te para viveres o lema do próximo ano “Põe-te a caminho”. Marcamos encontro em Setembro para mais cartinhas. Até lá continua a sonhar. Boas férias amig@.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.