Põe te a Caminho - Carta 5 março

Page 1

março

MarCha Portugal

Carta 5

Comover

Verbos de Deus Deixar-nos tocar e interpelar por pessoas diferentes, pelos acontecimentos da própria vida, da sociedade, pelo sofrimento do Mundo ... que reação nasce em nós?

CLICA NA IMAGEM


Pára, escuta, olha...

...e caminha!

Chegado a este ponto, pára por uns momentos, faz silêncio, “entra no teu quarto”, e deixa-te encontrar com as pessoas deste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=f7XhrXUoD6U Que reação nasce em ti? Com que frequência paramos para olhar olhos nos olhos os outros? Deves sentir também que estamos ultra-conectados mas raramente estabelecemos esta forma de contacto tão simples e natural. Com que frequência nos refugiamos nos aparelhos eletrónicos e nos fechamos à possibilidade de que o outro nos surpreenda? Comover significa deixar-nos tocar e interpelar por pessoas diferentes, pelos acontecimentos da própria vida, da sociedade, pelo sofrimento do mundo… mas implica um passo prévio que é apercebermo-nos da presença dos outros. Não ser indiferentes, atrevermo-nos a não desviar o olhar. Esse seria o primeiro grande passo: romper a fronteira da indiferença. Porque quando o fazemos e não temos medo de entrar em contacto com a vida do outro, e deixar que nos veja também tal e qual como somos, a empatia surge de forma espontânea pois descobrimos que somos iguais. Neste momento de ser, desafiamos-te a olhar durante uns minutos em silêncio para cada uma destas imagens, tenta conectar-te com o que cada uma destas pessoas está a sentir, põe-te na sua própria pele e deixa que a emoção que reconheces nelas surja em ti também.


O mais provável é que tenhas chegado a sentir o mesmo que os protagonistas de cada situação. Chama-se empatia, reconhecemo-nos naqueles que são iguais a nós. Dessa empatia, uma atitude natural que se não pusermos barreiras brota do mais profundo de cada um, nasce a compaixão ao contactar com pessoas às que a vida não tratou tão bem, seja qual for o motivo. Jesus foi uma pessoa especialmente compassiva, estava bem desperto e atento às necessidades dos que o rodeavam. A compaixão que sentia não o imobilizava, muito pelo contrário, punha-o em ação. Ante qualquer sofrimento, abria os braços e oferecia abraço e acolhimento. Acreditamos também que Deus não abandona ninguém e cobre de carinho de forma especial aqueles que mais sofrem. Por tudo isto, propomo-nos não evitar comover-nos nesta Quaresma. Não olhar para outro lado, estar atento aos que nos rodeiam, ao sofrimento, às situações de vulnerabilidade. Acolhê-las com carinho, ao estilo de Jesus, e sabendo que Deus habita e nos acompanha nas situações mais negras, vai pouco a pouco enchendo-as de cor e Vida.

Em MarCha

...faz-se assim! De 10 a 13 de fevereiro as meninas juntaram-se em Vouzela para mais um Encontro de Carnaval e, como podemos ver neste vídeo divulgado no grupo da Marcha no Facebook, não faltou animação. https://youtu.be/lVTsY2nvQsg Mas o “em MarCha FAZ-SE ASSIM” traz-te um exclusivo com entrevistas a algumas das participantes. Vê aqui! https://youtu.be/jP77Sidpecw Vêm aí duas ótimas oportunidades para continuarmos a viver o espírito Marista em contextos um bocadinho diferentes! Em breve, mais precisamente entre os dias 24 e 26 deste mês, irá também realizar-se mais um pré-Juvenato, em Vouzela, no qual poderás viver uma experiência incrível de crescimento e caminho com os irmãos José Luís, João Pedro, António Leal e Diamantino.


Talvez ainda não saibamos muito bem em que clave se toca a música da nossa vida, mas o que já todos sabemos é que a Páscoa Jovem Provincial deste ano se toca em Clave de Ré . Uma clave (sur)real de vitórias, de recomeços, de reencontros e de ressurreição. De 28 de março a 1 de abril, vamos juntar-nos em Tui mais de 100 jovens, entre 12° e Horizonte, para celebrarmos esta Páscoa com intensidade e muita harmonia.

Clave de RE

Desafio

Marchantes, já nos pusemos a caminho há uns quantos meses e desde aí já marchamos, espalhamos força e entusiasmo e até já encostamos as boxes. Contámos sempre com a presença dEle e da sua querida mãe. Estará assim a meta perto, ou ainda nos falta dar umas boas passadas? Sabemos que tens um bom andamento que vais aproveitar esta jornada ao máximo, afinal não é o caminho a melhor parte? Sabemos que já viveste muito e certamente houve coisas que te alegraram e outras que te comoveram. Então desafiamos-te a partilhar connosco alguma coisa que te faça COMOVER. Pode ser um vídeo, uma imagem, um texto, uma notícia ou qualquer outra coisa que ilustre aquilo que te faz ficar mais sensível. Não te esqueças de partilhar através do email mboamae@gmail. com ou no grupo de Facebook Marcha2017/2018, para isso usa os hashtags:

#desafiosmarcha #tenhoumalágrimanocantodoolho

caminhamos juntos

Sabemos que as melhores partes do caminho são aquelas que partilhamos, por isso, depois de saboreares esta carta e te deixares tocar por tudo o que ela propõe, partilha comigo as tuas reflexões através destas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas, o importante é a tua experiência. Obrigado desde já pela confiança e pela partilha.

Maria Boa Mãe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.