Põe-te a Caminho - Carta 4

Page 1

janeiro

MarCha Portugal

Carta 4 Deter

Verbos de Deus “No meio do êxito, das luzes, do triunfo, Jesus percebe que se deve deter, para se centrar no que é essencial: a relação amorosa com o Pai. E porque se detém, é capaz de partir em novas direções...”

CLICA NA IMAGEM


Pára, escuta, olha...

...e caminha!

Ano Novo, Vida Nova, um novo eu! Muda um número no calendário, voltamos a encher-nos de esperança e confiança e abrimos uma página em branco repleta de oportunidades. A vida tem sabor a novo. Estes são momentos ideais para nos determos, respirar fundo, desfrutar do silêncio e tomar consciência do caminho percorrido até agora. Vivemos distraídos e muitas vezes com demasiada pressa. Reconheces-te nestas palavras do Papa Francisco? “Às vezes somos duros de coração e de mente, esquecemo-nos, entretemo-nos, extasiamonos com as imensas possibilidades de consumo e de distracção que esta sociedade oferece. Gera-se assim uma espécie de alienação que nos afecta a todos” O que te propomos nesta secção são 2 momentos para combater esta alienação e começar o ano a sentir o pulso da Vida. 1.Num primeiro momento reservado só para ti, coloca a música que te propomos. Aceita o convite de Deus a parar um momento só com Ele, sem pressas, e pensa no ano que passou: Recorda o que correu bem e o que correu mal. Será que consegues pensar em 3 momentos que marcaram o teu ano de 2017? Momentos vividos com intensidade em que, por exemplo, tenhas sentido uma alegria impossível de ser traduzida por palavras ou que te tenhas sentido amado por aqueles que te acompanham. Se te ajudar, escreveos no teu caderno pessoal, agradece por eles a Deus e, já agora, escreve uma mensagem às pessoas que os partilharam contigo a dizer porque foram importantes e a agradecerlhes também. 2. Depois disso, ou talvez noutro momento, lembra-te que 2018 ainda vai no início. Podes ter a certeza, que de uma maneira diferente, mas sempre com um sorriso no rosto, vais viver outros momentos de felicidade inigualáveis! Após refletires sobre o ano que passou, temos uma proposta para viver intensamente o aqui e agora do novo ano. Arranja um frasco vazio, e ao fim de cada dia ou semana, escreve algo de bom que tenha acontecido na tua vida, algo que consideres um presente. Todos os dias recebemos muitos, o nosso frasquinho vai-nos ajudar a apercebemo-nos deles, e não deixá-los passar ao lado. Aceitas o desafio? Imagina o que será acabar o ano com tantos momentos deliciosos para saborear!


Em MarCha

...faz-se assim!

CLICA NA IMAGEM

De 19 a 22 de dezembro decorreu em Vouzela o Encontro de Natal da MarCha. Este ano os nossos rapazes andaram a explorar o sentido do lema “Põe-te a Caminho” e atreveram-se mesmo a dar alguns passos. Mas não te contamos mais. Para descobrires, clica aqui para veres o vídeo-resumo desta actividade.

De 26 a 29 de dezembro, alguns dos nossos animadores, que nunca se cansam de crescer e aprender, rumaram a Valladolid para os Cursos de Inverno. De Vouzela participaram a Teresa, a Rafaela em Novos Animadores, junto com a Mafalda e o Martim de Lisboa. A Fabiana e o Ir. Zé Luís atreveram-se na Espiritualidade e o Ir. Fábio no curso de Coordenadores. Já o Ir. José Rui esteve como professor em Novos Animadores. E portouse muito bem!


E com o novo ano chegam mais novidades. Desta vez para as Meninas. De 10 a 13 de fevereiro decorrerá o Encontro de Carnaval em Vouzela, prometendo muita cor e alegria. As inscrições estão abertas até ao dia 2 de fevereiro, através deste link. Inscrições limitadas. Não percas tempo!

Desafio

Seguimos a toda a velocidade neste caminho novo, que começamos em setembro. E claro, sentimos que passa a voar. Quando há tanta coisa a acontecer rápido à nossa volta, o maior desafio é mesmo PARAR. Mas neste ponto da carta, acreditamos que já és mestre nisso. Como tal, o desafio que te propomos é simples, vai afrouxando e encostate às boxes para uma revisão rápida do carro. Já nas boxes, espera-te o teu treinador... ELE próprio. Consulta com ele como te está a ir esta corrida desde o início do ano letivo e partilha connosco num desenho rápido, as curvas, descidas e subidas deste teu percurso. Muito simples: pára por uns minutos e pensa, com ELE, como está a ser o teu ano? Que momentos foram mais alegres e quais foram mais difíceis? E mostra-nos num pequeno desenho um esquema do teu percurso até aqui. E, claro, nao te esqueças de partilhar através do email mboamae@gmail.com ou no grupo Marcha 2017/2018, com as hashtags #desafiosmarcha e #encostateàsboxes.

caminhamos juntos

Sabemos que as melhores partes do caminho são aquelas que partilhamos, por isso, depois de saboreares esta carta e te deixares tocar por tudo o que ela propõe, partilha comigo as tuas reflexões através destas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas, o importante é a tua experiência. Obrigado desde já pela confiança e pela partilha.

Maria Boa Mãe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.