Contigo, um novo começo - Carta nº12

Page 1

Carta 12 julho MarCha Portugal

4-3-3 Como sempre, quando pensamos que uma aventura está a chegar ao fim, provavelmente ainda nos faltem 2 ou 3 passos importantes para a terminar e depois, quando damos por ela já estamos a pisar a linha de partida para uma nova. Isto é tao certo que acontece até no futebol! Portugal acaba de ser campeão da Europa (Yupiii!) mas, e tu, como foi o teu campeonato durante este ano? Sim, claro, tu também foste o protagonista dum campeonato, e talvez o mais importante. Vamos tentar relembrá-lo juntos. Ainda te lembras do teu estágio? Parece que os meses de Setembro e Outubro já ficaram lá para trás, longínquos, esquecidos. Trata de recordá-los. A preparação para qualquer torneio é fundamental, só se nos lembrarmos como começamos o campeonato podemos comparar com o nosso momento de forma atual. Foi nesses meses iniciais que todos os nossos sistemas de jogo aos poucos foram ganhando estrutura e fluidez, talvez para muitos de nós, tenha sido o momento de jogar pela primeira vez com novos companheiros de equipa ou, quiçá, num novo estádio. Depois deles veio o campeonato em si, terminaram os jogos amigáveis e tudo era mais a sério. Provavelmente nos nossos campeonatos houve tempo para tudo: vitórias, derrotas e empates; exibições excelentes e jogos menos conseguidos; momentos em que pudeste dar o teu máximo e outros em que talvez não estavas tão certeiro e foram os teus companheiros que te deram aquele apoio que estavas mesmo a precisar; momentos de enorme dinamismo e outros de jogo mais pausado; momentos em que recebeste ovações de aplausos e outros em que tiveste que lidar com críticas de todos os lados; jogos de grande trabalho em equipa e outros em que foi mais forte o teu jogo individual. Se bem te lembras o grande lema do nosso torneio é “Contigo, um novo começo” e dedicamos todo o ano a trabalhá-lo. Dedica um tempo a recordar todas as fases do teu ano convertido em campeonato, faz replay das melhores jogadas, desfruta de todas as recordações e agradece por elas. De forma especial recorda quem foram os companheiros de equipa, treinadores ou massagistas que mais te marcaram e que novos começos, sensações e experiências descobriste ou construíste com eles. E já sabes, apesar de já sermos os grandes vencedores por tudo o que vivemos, o nosso Europeu aqui na Marcha ainda não acabou. Ainda nos falta voltar a nossa casa e celebrar as nossas grandes vitorias de todo o ano com os todos os nossos grandes companheiros e deixar-nos guiar pelo grande treinador, Aquele que que está sempre presente e está desejoso de se voltar a encontrar contigo de novo no acampamento de Verão da Marcha Vouzela, encontramo-nos lá?


contigo, ca dentro Contigo, Cá dentro. Para terminar este belo ano queria deixarte uma mensagem importante: o Pai está contigo. Eu sei que temos falado disto todas as cartas, mas também sei que por vezes é fácil esquecer. Há dias em que sentes essa quente luz em ti, a crescer e a guiar-te, mas também há dias escuros, em que sofres, falhas e te sentes a afastar dessa luz. E aqui te relembro que és um sortudo porque se o teu alvo é Deus, não tens como perder neste jogo. Ele é tão grande que não há possibilidade de falhares, de não chegares ao destino, de não o ver! Convido-te a observares o mundo no teu dia-a-dia. Descobrirás que em todas as formas há um ciclo de nascimento e morte: numa flor, nas estrelas e nas pessoas. Há períodos de sucesso, em que os teus planos e ideias surgem e prosperam, mas é natural também haver períodos em que as coisas desaparecem e mudam. Podes escolher resistir e agarra-las, mas só vais sofrer, ou podes aceitar e deixa-las ir, criando espaço para coisas novas. Haverá sempre diferentes oportunidades, ideias e pessoas para descobrir. Também é assim o caminho até ao Pai, por vezes é uma auto-estrada, rápida e fácil de percorrer, e outras vezes, é um atalho no meio da serra, longo, árduo e cheio de pedras. Um não é bom e o outro mau, são ambos necessários. E se tiveres com atenção vais notar algo em comum: trata-se de uma presença permanente, uma profunda serenidade imutável, uma alegria sem origem, que está para além do bem e do mal. É a alegria do Ser, a paz de Deus.


ConTigo, é tudo ou nada “Chegou a hora do tudo ou nada”: foi com esta frase que iniciámos o primeiro desafio deste ano letivo, que está quase a pôr-se no horizonte. Começámos por definir um plano. Traçar um rumo. Delinear uma estratégia. Começar o quê? Foi o primeiro desafio que te propusemos. (#começardenovo). Mas, como Ao lado do teu amigo, nenhum caminho será longo também te viste obrigado a perguntar “Começar com quem?” e, no segundo desafio, provaste que, se quisermos, a #amizadenãoacaba. Este ano foi com certeza repleto de momentos em que premiste com toda a energia o play da tua vida, outros de encontro contigo, com Ele e com os outros (onde Ele está também!) tão bons que te deu vontade de fazer pause. Por outro lado, nem sempre marcaste golo e várias vezes a bola teimava em bater no poste. Nestas alturas a vontade de clicar no stop foi grande, mas com a esperança que já semeamos há um tempo atrás, não desististe e a vitória soube tão bem que tiveste vontade de fazer replay. No meio de todos estes campeonatos, passaste os teus projetos ao papel e deste asas aos teus sonhos (#darasasaossonhos), tendo sempre em mente que agarrado a Jesus nunca estarás preso, mas sim profundamente livre. #Livres para...te #deixareslevar por este ser tão desconcertante, todo vida e todo amor. Como quase sempre é demasiado cedo para ser tarde demais, vamos dar-te uma segunda oportunidade. Aos que não responderam a todos os desafios, isto é para vocês: têm agora a última, a derradeira chance de mostrar que pela Marcha dão tuuudo ou nada. Responde àquele desafio para o qual tinhas uma resposta genial que ficou na gaveta por falta de tempo ou por vergonha. Usa a hashtag do desafio ao qual vais responder (estão espalhadas neste texto) e a hashtag #últimaoportunidade, porque é mesmo isso que te estamos a dar, antes de vires desfrutar de um acampamento inesquecível onde, quase a acabar este ano, vamos começar de novo, conTigo! Não ter conta no Facebook deixou de ser uma desculpa para não participares! Nesse caso, podes responder ao desafio através do email mboamae@gmail.com. Vamos lá! Para a MarCha não vai nada, nada, nada? TUDO!

#últimaoportunidade

#desafiosmarcha

#sempreemmarcha


ConTigo, novidades Falta menos de uma semana para nos juntarmos todos para esta grande “Festa do Campeonato”. De 24 a 31 de julho, reunimos sonhos, medos e memórias em Vouzela e São Macário para o Acampamento de Verão da Marcha 2016.

A partir de dia 18 de julho decorre em Lyon (França) o Encontro Mundial de Jovens Maristas. Unimo-nos a todos eles com a certeza que somos família e que festejamos, juntos, o milagre de sermos jovens.

Pedimo-vos que tenham presentes – mais do que nunca - na vossa oração os “Maristas Azúis” (comunidade Marista em Alepo, Síria). Que a Boa Mãe os proteja e lhes continue a dar força para lutarem pela vida e pelo Amor. “O exército sírio e milícias aliadas, como o Hezbollah, assumiram neste domingo o controlo da única estrada que ligava a parte norte de Alepo, nas mãos da oposição, ao resto do mundo. Por ali vinham alimentos e medicamentos, que ajudavam a manter as cerca de 300 mil pessoas que ainda vivem em condições de enorme dificuldade na que já foi a maior cidade da Síria.” (in Público, 17.07.2016)

A ti que estiveste sempre presente ao longo do ano nos desafios e respostas às cartas, obrigada por nos relembrares como é especial a nossa selecção. Agora conhecemos-te melhor do que nunca!

Mantemo-nos unidos! #sempreemmarcha


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.