Dezembro - carta 5 - Especial Natal

Page 1

Carta 5 Especial Natal MarCha Portugal

E eis que estamos em pleno advento!

E eis que estamos em pleno Advento! Na MarCha vemos este tempo como um tempo totalmente antitético: é tempo de caminhar e parar ao mesmo tempo! É tempo de caminho, de movimento, de preparação, dinâmica. E é, ao mesmo tempo, tempo de fazer uma paragem no caminho rotineiro, acelerado e monótono do dia-a-dia, de tranquilidade, de respirar. “Como é que isso é possível?” perguntam vocês - e com razão!

É verdade, é mesmo assim. O Advento deve ser para nós, marchantes e mais do que isso, cristãos, um tempo de parar mais, fazer mais silêncio, encontrarmo-nos mais com o nosso ‘eu’ profundo e arranjar aí um espacinho (que não seja um canto qualquer) para esse Deus que quer insistentemente voltar a nascer em nós. É, no fundo, um tempo de espera e de esperança! Mas não é de forma nenhuma uma espera aborrecida, de braços cruzados, nem é uma espera chateada e irritada de alguém que tem de esperar 20 minutos à chuva por um autocarro para ir trabalhar (e perdeu o anterior por culpa da irmã mais nova que demorou muito a sair de casa!); é antes uma espera de alguém que anseia muito a chegada de um pessoa querida que já não vê hà muito tempo, alguém que está há duas horas à espera em pé mas não consegue deixar de bater o pé porque está em pulgas para o momento do encontro. É uma espera ativa! Somos “esperantes” que queremos preparar o encontro desejado da melhor maneira possível, cuidar todos os pormenores, ter tudo no seu devido lugar para quando o nosso convidado chegar se sentir em casa! E o que é isso tão importante que vale a pena esperar de forma tão intensa durante 4 semanas? Esperamos simplesmente um novo começo. Um Deus que sendo Deus quis surpreendentemente fazer-se humano, viver entre nós. E não se fez nenhum poderoso nem nenhum super-homem, mas sim uma criança pobre e frágil que cresceu, fez caminho e se tornou num homem autêntico mas muitas vezes incompreendido e que duvidou e sofreu como qualquer um de nós. E o mais surpreendente ainda é que esse nosso Deus (que às vezes é de ideias fixas) quer nascer outra e outra vez no nosso mundo. E quer fazê-lo sendo de novo puramente humano, desta vez através de cada um de nós. Parece-te boa ideia? A única coisa que temos que fazer é encontrar as formas e os meios de ser presença de Deus para os que nos rodeiam. É ou não é uma boa proposta para o Advento? Mãos à obra! Até já (:


contigo, a musica é outra A música “Mary, did you know?” que significa “Maria, tu sabias?” fala-nos do bebé de Maria, Jesus, que veio ao mundo para renovar, para concretizar o sonho de Deus, para anunciar um novo começo à humanidade. Maria deu à luz Aquele que veio iluminarnos o caminho, mostrar-nos que a luz nasce de dentro e está em nós. Deus está, nasce de ti, faz-se presente... E mostrou-nos através das suas obras que o novo começo é uma meta possível de alcançar para todos. O seu sonho é para todos, sem exclusões. Mas a decisão tem que ser tua. Ouve esta música inspiradora com atenção, reflete em tudo o que nos diz, na forte mensagem que nos faz chegar. Consegues senti-lo “contigo”? Estás pronto para fazer parte do seu sonho? Ele conta contigo, Ele está contigo! (Podes procurar a letra original na internet)

Mary, did you know? Maria, tu sabias Que o teu menininho um dia andaria sobre as águas? Maria, tu sabias Que o teu menininho salvaria os nossos filhos e filhas? Sabias Que o teu menininho te veio renovar? O filho que tu deste à luz Em breve te dará à luz a ti! Maria, tu sabias Que o teu menininho daria visão a um cego? Maria, tu sabias Que o teu menininho acalmaria tempestades com um aceno? Sabias Que o teu menininho andaria por onde passaram os anjos? Quando beijas o teu bebezinho Tu beijas a face de Deus! Oh, Maria, tu sabias? Maria tu sabias?

O cego verá O surdo escutará O morto viverá de novo O coxo saltará O mudo falará Os louvores do Cordeiro! ui

r ca

q aa g e r

Maria, tu sabias Que o teu menininho é Senhor de toda a criação? Maria, tu sabias Que o teu menininho um dia governaria as nações? Sabias Que o teu menininho é o cordeiro perfeito dos céus? A criança adormecida que tu seguras É o grande “Eu-Sou”


contigo, ca dentro A canção que acabaste de ouvir diz, dirigindose a Maria: “O filho que tu deste à luz, em breve te dará à luz a ti!”. O Natal tem muito a ver com luz! Neste “Contigo, cá dentro” oferecemos-te a oportunidade de experimentares essa luz. Procura um tempo de tranquilidade (mesmo que não seja fácil!) e prepara um espaço onde possas estar em silêncio, paz e intimidade (talvez o teu quarto). Deves ter contigo uma vela, pode ser uma que tenhas por casa ou uma que compres para este momento. É importante que gostes dela e te transmita algo positivo pela sua história, pela forma ou pela cor. Acende essa vela e apaga a luz. Permanece durante um tempo a contemplar a chama. Deixa-te cativar pelos seus movimentos, pelas diferentes tonalidades, pelas sensações que te transmite… Agora fecha os olhos com essa imagem na memória e imagina que vês dentro de ti um pequeno ponto de luz que se distingue no meio da escuridão. À medida que vais centrando a tua atenção esse pequeno ponto vai crescendo sem parar até que invade todos os recantos do teu ser. Não pára de aumentar a sua intensidade, o brilho da sua luz, o calor que te transmite… Chega um momento em que sentes que já não a podes conter e começas a irradiar essa luz por todos os teus poros, através do teu sorriso e do teu olhar.

É Deus

que te dá luz,

que tu dás à

luz.

Nasce dentro

e dá-se ao mundo.

Sente que é Natal nesse movimento

de amor

e generosidade.


ConTigo, é tudo ou nada O Natal de Jesus não é apenas uma bonita tradição, nem mais uma festa do calendário com convite ao consumismo. O Natal autêntico é uma história verdadeira e carregada de significado, cujo alcance mais profundo só se descobre através da fé. Esta época luminosa está a chegar e “sentir” é verbo que deve imperar. Para vivermos este Natal com sentido deveremos ter os nossos 5 (sentidos) bem apurados, e é a isso mesmo que te desafiamos: a apurares a tua visão, o teu olfato, o teu paladar, os teus ouvidos e o teu tato. O que dizem os teus olhos nesta quadra? Qual o cheirinho do teu Natal? Qual o gesto que te marca? Ao som de quê celebras o aniversário de Jesus? Partilha connosco no Facebook, no grupo “MarCha Vouzela”, o que dizem os teus sentidos neste Natal, e, porque embarcaste connosco no tudo ou nada, partilha todos! Usa imagens, vídeos, palavras...Como sempre, não há limites para a criatividade! Deixa a luz do Natal emanar através de ti! Deves fazer acompanhar a tua partilha das hashtags: #desafiosmarcha #natalcomsentido Não ter conta no Facebook deixou de ser uma desculpa para não participares! Nesse caso, podes responder ao desafio através do email mboamae@gmail.com. Vamos lá! Para a MarCha não vai nada, nada, nada? TUDO!

feliz Natal


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.