Dezembro carta 4

Page 1

Carta 4

dezembro 2015 MarCha Portugal

Maristando...

O Ir. Tomé tem 91 anos e é natural de uma pequena aldeia transmontana chamada Matela, concelho de Vimioso, Bragança. É o membro da MarCha com mais idade e ainda participa nos encontros que se fazem em Vouzela. Atualmente vive no Instituto Missionário Marista de Vouzela, onde se mostra disponível para ajudar nos encontros da MarCha e ensaia semanalmente três coros em três paróquias da redondeza. Apesar da idade, ainda podemos ver o Ir. Tomé a conduzir carros e sempre com um sorriso no rosto. A equipa de redação das cartas da MarCha entrevistou o Ir. Tomé. E.: -Ir. Tomé, há quantos anos é Irmão Marista? Ir. T.: - Sou Irmão Marista desde 1942, há 70 anos. Mas saí de casa em 1937, para viver com os Irmãos. E.: - Qual é a melhor recordação que guarda de todos estes anos como Irmão Marista? Ir. T. :- Recordo com carinho a celebração do mês de Maria no colégio do Ceará, no Brasil, com todos os alunos, onde eles enfeitavam o altar da capela. Havia muito entusiasmo. todas as turmas passavam por lá. Lembro-me também de quando estava em São Luis do Maranhão: havia muita união entre os irmãos da comunidade. Mas a comunidade que mais gostei foi a do Porto: havia bom ambiente, reuniões comunitárias participativas e passeios dominicais que eram o descanso comunitário. E.: -Então, valeu a pena deixar a sua terra e a sua família para responder à chamada vocacional de ser Irmão Marista? Ir. T.:- Isso nem se pergunta! Uso as palavras do poeta: valeu a pena! Mesmo correndo o risco de perder a minha mãe, que depois aconteceu mesmo, valeu de sobra. E.: - Também teve algum momento de dificuldade? Ir. T.: -Sim, sobretudo na direcção dos colégios. Tive um mau período como diretor de Carcavelos. Estava muito cansado, física, psicológica e espiritualmente. Era diretor e ainda dava aulas de matemática. Tinha tomado a decisão de nunca mais aceitar cargos de responsabilidade na congregação. Estava desanimado com a vida religiosa… O superior mandou-me para um ano sabático em Roma e foi tão bom para mim, que foi a solução para o meu desânimo. Depois do tempo em Roma, foi tudo muito melhor. E.: - Na atualidade, qual acha que pode ser o seu contributo para a MarCha? Ir.T.:- É poder ajudar no que posso, sendo simpático e agradável, para que os jovens vejam e sintam que, apesar de ser idoso, sou felizes na vocação que Deus me deu. Faço isso não só para a Marcha, mas também para todas as pessoas que estão à minha volta. Também é um testemunho de gratidão. Depois vamos encontrado grandes amizades e a boa relação com as pessoas torna-se numa espécie de recompensa. Todos gostamos de sentir que nos têm em boa consideração. E.: - Pode deixar uma mensagem para os jovens da MarCha? Ir. T.: - Que procurem cada vez mais aceitar a mensagem de Cristo, escutar e seguir o que Cristo vai pedindo interiormente.


ConTigo, VEJO MAIS

O sol bem cedinho aparece… e assim começa um novo dia. Parece-nos que existe uma palavra que está presente em cada dia, a Amizade. Estão de acordo? No nosso caminho construímos amizades. Às vezes a caminhada é difícil, mas aí temos um amigo ao nosso lado para nos acolher com um abraço, para nos escutar… Que bom é ter um amigo! E melhor ainda é ter um amigo especial Deus! Cuidamos dessas amizades? Protegemo-las? “Por favor cativa-me” – disse a raposa. Os amigos são essenciais no nosso caminho, por isso devemos de fortalecer os laços que temos com eles! Saboreia este pequeno vídeo, e se o quiseres fazer, nós achamos que sim, agradece a Deus pela sua amizade, e pelas amizades que tens!

o principezinho e a raposa

ui

q aa g e r

r ca

ConTigo, é tudo ou nada Ao longo do tempo vamos criando laços com os que nos rodeiam. Começando no seio familiar e alargando os nossos relacionamentos com as pessoas com que nos vamos cruzando pela vida. Já paraste para pensar onde encontraste essas pessoas? Há quanto tempo as encontraste? Na Marcha a amizade ganha até contornos mágicos, não é? Por vezes torna-se difícil estarmos fisicamente juntos, mas quando acontece cheira ao chá quentinho, refresca como um mergulho na piscina e sabe a nutella no pão. Posto isto, e de forma a alimentar a amizade, proponho-te que desafies um amigo a fazerem algo juntos, se possível, algo diferente do habitual! Lembra-te que “Ao lado do teu amigo, nenhum caminho será longo”! Portanto, não fiques preso ao pensamento e parte para a ação! Por fim, partilha no Facebook no grupo “MarCha Vouzela” essa experiência com uma foto, um vídeo, ou deixa simplesmente algumas palavras. Deves fazer acompanhar a tua partilha das hashtags: #desafiosmarcha #amizadenaoacaba Não ter conta no Facebook deixou de ser uma desculpa para não participares! Nesse caso, podes responder ao desafio através do email mboamae@gmail.com. Vamos lá! Para a MarCha não vai nada, nada, nada? TUDO!

Então, contigo vai ser tudo ou nada?

#desafiosmarcha #amizadenaoacaba


ConTigo, novidades

Todos nós já nos deparamos com a dificuldade de por vezes encontrarmos o “quem” para estarmos em conjunto, em sintonia. Fixe, fixe era existir um evento onde pudessemos encontrar com pessoas de outras culturas com as mesmas convicções que tentamos viver no nosso dia a dia. E se te dissessemos que, para além dos lugares habituais da Igreja e grupos de jovens nos quais podes fazer isso, vai haver neste próximo Verão de 2016 um evento muito especial? Não estamos só a falar do acampamento de Verão da Marcha. Já ouviste falar das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)? XXXI JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - Cracóvia “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5,7)

carrega

aqui

JMJ o que é? A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso que foi instituído pelo Papa João Paulo II em 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens, onde se reúnem milhões de jovens para celebrar e aprender mais sobre a fé católica, conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de partilharem entre si a vivência da espiritualidade. O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa: a próxima vai ser em Cracóvia, Polónia durante os dias 26 a 31 de Julho de 2016. Como vem sendo habitual, logo antes da JMJ haverá um encontro mundial Marista. Mas disto falaremos mais adiante.

Curios@?

Bem-aventurados os misericordiosos hino jmj

i

qu

r ca

aa g e r


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.