Carta nº1

Page 1

Olá semeadores! Começamos este ano com essa particular vocação sempre tão presente no Evangelho. É verdade! Muitos de nós nunca sentimos o contacto da terra húmida nos dedos, nunca livramos as nossas sementeiras de ervas daninhas, nem nunca olhamos para o céu na esperança de uma chuva que lhes desse nova força de vida. Porém, agora que somos convidados a semear, talvez seja um bom momento para aprender algo de agricultura! O hino deste ano é muito claro: só podemos semear aquilo que levamos dentro. Por isso, a primeira pergunta a fazer pode ser: como vai a tua plantação interna? Também essa precisa do teu cuidado e trabalho para poder crescer e semear vida à tua volta. Algures no meio de toda essa vegetação, como Presença que inunda tudo, está Jesus à espera do teu sim e da tua ajuda para encher o mundo de cor e esperança, para pôr a mexer um dinamismo de mudança ao seu estilo. Contudo, já todos experimentamos nalgum momento que as coisas não são tão fáceis como gostaríamos. Há resistências à mudança, a terra onde tentamos semear algo novo parece estar fechada e cheia de pedras e espinhos. Além disso, custa-nos respeitar o ritmo das coisas e ter que esperar...somos vitimas do temor que às vezes dá lugar à angústia. Seremos capazes? Claro que sim! Porque isto não é só coisa nossa. É o próprio Deus quem ama através do nosso amor; é Ele que nos cuida e nos quer como família; é Ele a fonte da nossa esperança. E abraça-nos como Mãe e Pai de ternura com tudo aquilo que somos, apesar das nossas sombras e das barreiras que pomos ao amor (aquilo a que costumamos chamar “pecado”). E desde esse abraço perdoador e carinhoso, espalha entusiasmo, rompe esquemas, jorra água fresca, aposta pela vida e, no meio da desolação, inventa novos horizontes que nos fazem querer caminhar. Que mais dizer? O nosso Deus é assim! Esse poço inesgotável de bondade, esse artista amoroso e criativo, essa força de futuro e essa caricia... Ante tanto amor, não podemos fazer menos que dar uma mãozinha, responder com gestos concretos, com sensibilidade frente às necessidades do mundo, com disponibilidade e serviço. Centrado nesse Deus e comprometido na construção do seu Reino, já sabes: SEMEIA ESPERANÇA E COLHE ALEGRIA, QUE AO MUNDO JÁ SOBRA TRISTEZA. FAZ DO TEU SORRISO SEMENTE DE VIDA, VERDADE, BONDADE E BELEZA.

1


Palavras para quê? “...trazemos as cores bem dentro de nós... Semeia esperança e colhe alegria...”

(Ao) Ritmo da Esperanca Germina em ti uma semente… esperas… tens Esperança de a ver crescer e dar fruto. O Semeador era bom, cultivou-a com carinho, soube cuidar e sem nunca desistir, viu-a germinar. Apesar dos espinhos e das pedras não desanimou. Agora, é a tua vez de semear… Cultiva a tua Esperança!

Semeia Esperança http://youtu.be/S43hQfQ WGDA

Tens em mão a semente, a essência daquilo que podes criar. Que comece o trabalho, acompanha-a de perto, tudo vai dar certo, ela vai germinar. É que nos teus olhos vive a luz E nos teus sonhos é Jesus Quem faz de tudo por nascer Para dar vida ao mundo, Dar cor e futuro, Dar corda e por tudo a mexer Ei Ei Ei SEMEIA ESPERANÇA E COLHE ALEGRIA, QUE AO MUNDO JÁ SOBRA TRISTEZA. FAZ DO TEU SORRISO SEMENTE DE VIDA, VERDADE, BONDADE E BELEZA.

2

A terra fechada, os espinhos, as pedras, a espera e o temor... abalam certezas, semeiam angustia mas não são capazes de atar o amor É que é Deus quem ama no teu ser, É Ele que cuida e faz crescer Esta família em comunhão, Como irmãos nesta mesa, Que é festa e certeza, Loucura, projeto e canção. Ei Ei Ei... Já sabemos que “a coisa está preta”, e trazemos as cores bem dentro de nós; e se o caso ficar mal parado empurramos p’á frente e erguemos a voz; porque a fonte da nossa esperança jamais desespera e não para de amar... está sempre a jorrar água fresca, a espalhar entusiasmo, a romper-nos esquemas, está do nosso lado, a apostar pela vida, a abraçar o pecado, a inventar horizontes por onde andar... Ei Ei Ei...


Semeando história... Queridos jovens, já escolheram as sementes para plantar nos vossos corações este ano? Também em mim foram semeadas, através de todos os que me rodeavam, de todos os que me educaram, das necessidades que identifiquei nas crianças mais necessitadas, e, principalmente, naquilo que me ensinou a nossa Boa Mãe, Maria, sementes de humildade, modéstia e simplicidade. Essas sementes germinaram e deram frutos. Os primeiros frutos brotaram em dois de janeiro de 1817, com aquilo a que podemos chamar o início do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, quando também os dois primeiros irmãos acolheram a mensagem que lhes transmiti. Repara nos frutos que as sementes lançadas há quase 200 anos estão a dar. Germinaram, porque sempre as cuidei, regando e afastando as ervas daninhas, acompanhado por Maria. Sabias que esta altura é a melhor para as sementeiras? A vida e a missão marista no mundo

Não percas tempo!

http://youtu.be/uqsPjYbo2nI

“Que comece o trabalho, acompanha-a de perto, tudo vai dar certo, ela vai germinar.”

Semear no silêncio! Momento 1

“A semente é lançada em terra trabalhada”, este é apenas o início de um novo ano em que falaremos muito de sementes mas temos de começar por trabalhar a terra. Desliga-te do mundo, faz silêncio e vê como está a tua “terra”. Demora o tempo que precisares até te sentires sereno. Volta a ler o hino e tenta perceber as frases que te despertam a atenção e que te dão pistas para semeares boas sementes e criares um mundo mais esperançoso. Pensa o que podes “semear” na tua vida, mas pensa acima de tudo como está o terreno para colocares essa semente.

Momento 2

Com o terreno preparado, o que poderei fazer para espalhar as sementes? Deixámos-te algumas sugestões, mas precisámos que primeiro leias e vás tentando fazer uma dessas ações por dia... Sentirás que as sementes começam a dar fruto. “Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum. Agarra um raio de sol e desprende-o onde houver noite. Descobre uma nascente e nela limpa quem vive na lama. Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou. Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar. Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende. Enche-te de esperança e vive à sua luz. Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar. Vive com amor e fá-lo conhecer ao Mundo.” Mahatma Gandhi

3


Não és da MarCha nem és nada! É agora altura de saber se és da Marcha ou não, por isso mesmo aceita o desafio que te colocamos e partilha connosco, seja no grupo da MarCha Vouzela no facebook ou pelo e-mail mboamae@gmail.com...

Temos um desafio para ti! Quando te deres a pensar numa palavra ou sentimento de esperança, que imagem te surge na mente? Dá asas à imaginação e partilha as tuas imagens de ESPERANÇA com todos os teus companheiros da MARCHA no grupo Marcha Vouzela no Facebook.

F5 MarCha - Atualiza-te! Realizou-se em Vouzela no início do mês de Setembro o habitual encontro de Animadores. Este ano o nosso encontro teve a particularidade de juntar a família MarCha e a Família Animar. Foram dias de convívio, brincadeira, criatividade, trabalho mas principalmente dias para preparar e fortalecer as sementes que cada animador quer lançar ao longo do ano. Não deixem de dar uma olhadela ao vídeo do encontro (Clica no boneco).

Encontro de animadores Maristas ‘13 http://youtu.be/ZnSy1D1jPBc

Quanto a atividades futuras, vamos ter dia 23 de novembro o dia solidário de trabalho e magusto em S. Macário. Para este encontro estão convidados todos os animadores e pessoas amigas. No plano de atividades segue-se a Vigília da Imaculada, dia 7 de dezembro para a qual estamos todos convidados!

Bom ano, toca a semear!

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.