Abrindo Portas nº11

Page 1

CARTA 11

marco 2015

Esta história que todos amamos Olá marchetes e machos! Neste tempo de Quaresma é especialmente importante estarmos atentos à nossa interioridade e cuidarmos o nosso crescimento pessoal, tal como o fez Marcelino Champagnat. A relação de Marcelino com Deus, combinada com a consciência das suas limitações, explica a sua inabalável confiança em Deus. A profundidade desta confiança impressionava aqueles que com ele trabalhavam e escandalizava os que julgavam imprudentes as ações que ele empreendia. Sentia, na sua humildade, a presença viva de Deus, o que lhe dava coragem e confiança. Algumas invocações frequentes de Marcelino — “Não ofendamos a Deus pedindo-lhe pouco. Quanto maior for o nosso pedido, mais contente Ele ficará”, “Se Deus não construir a casa...”,”Sabeis, Senhor! “, — eram expressões espontâneas da sua ilimitada confiança em Deus. Devemos empenhar-nos em desenvolver a nossa relação com Deus de tal modo que se torne para nós fonte diária de renovado dinamismo espiritual, como o foi para Marcelino. Esta vitalidade tornar-nos-á ousados, apesar das nossas limitações. Inspirados na experiência de Marcelino, assumimos as dificuldades da nossa vida com confiança, abertura e generosidade.

Fecha a porta O nosso querido Papa Francisco pede-nos nesta Quaresma para vivermos um percurso de formação de coração, um coração forte mas que se preocupa e ajuda os outros. Estás a pensar como? Não há livros ou aplicações no telemóvel para isso! Estamos aqui para ajudar. Na carta nº 10 já deixamos algumas dicas. Aconselhamos-te a parares e a dedicares-te a ti próprio. Até podias partilhar aquele lugar que é só teu, onde juntas as tuas peças (ainda vais a tempo!). Mas sabemos que é difícil pôr em prática esse trabalho interno. Para começar, olha e escuta o que há dentro de ti. Qual é o pensamento que fala


mais alto, a palavra que é mais clara, qual é o sentimento mais nobre. O Deus Pai mora em ti. Expressa-se no Pensamento mais alto que é sempre aquele que é mais alegre. Fala na Palavra mais clara que é sempre aquela que é mais verdadeira. É o Sentimento mais nobre que é aquele a que chamam Amor. Alegria, Verdade e Amor. Três maneiras de viver esta Quaresma. Uma sempre leva às outras, e todas levam ao nosso Pai de Amor. Procura nesta Quaresma cultivar dentro de ti um coração alegre, verdadeiro e cheio de amor. Mas não te deixes fechar no teu mundo e faz esse coração tocar as vidas à tua volta. Mostra interesse pelos outros e ajuda-os, mesmo que seja um pequeno gesto ou sinal. A tua bondade é a de Deus, vive-a.

Palavras para quê? Foca-te na imagem e recorda o texto da carta 10: “Se nos abstivermos de fazer coisas que normalmente fazemos, para nos podermos dedicar mais a nós próprios conseguimos que o nosso coração seja cada vez mais forte, firme, fechado às nossas pequenas tentações mas que não tem medo de deixar Deus entrar e fazer das suas.”

De 1 a 4 de abril teremos na nossa casa de Vouzela mais uma Páscoa Jovem destinada aos jovens a partir do 11º ano. Infelizmente, as inscrições já fecharam e, por isso, se não tens a oportunidade de estar presente, une-te a nós em oração para podermos celebrar juntos a vida do Maior. Desejamos a todos o poder de serem Marcha nas vossas comunidades através da presença nas celebrações quaresmais e vivência interior do amor incondicional de Deus. Até já!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.