Abrindo Portas nº5

Page 1

CARTA 5

dezembro 2014 Jesus vem para ser luz Pois é, assim sem sabermos muito bem como, o tempo passou tão rápido! Já chegou o Advento, e não tarda nada está também aí o Natal. Neste advento somos todos convidados a pôr-nos em forma (ainda não deste uma vista de olhos ao Adventhlon?!) Pôr-se em forma, treinar, tratar de si, são desafios que não são nada fáceis quando aplicados à nossa forma física, e ainda mais difíceis se tentamos pôr-nos em forma também interiormente. Requer de nós tempo, exercício e dedicação... sentes-te preparado? Na caminhada do Advento, como em todas as caminhadas, também chegam a noite e o frio. Algumas vezes ganhamos coragem e passamos a noite ao relento, fora da tenda, ao ar livre, sujeitos à intempérie. Ao contemplar o céu estrelado desde o nosso acampamento, deixamo-nos maravilhar pela beleza e grandiosidade do firmamento. Cada estrela com a sua luz, com a sua própria forma de brilhar, parece insignificante, mas o conjunto de todas elas ilumina aquele momento, ilumina o nosso corpo deitado no chão e o nosso coração dentro dele. E é precisamente assim que Jesus quer chegar até nós neste Advento, como uma estrela que vem para nós e que na sua pequenez e subtilidade quer ser guia, referencia e orientação. Como qualquer estrela, dá-nos gratuitamente luz e claridade, e também calor e conforto. Já paraste para pensar que as estrelas estão sempre lá, mas só as podemos ver à noite, quando a escuridão ganha à luz? Jesus vem para estar presente nos momentos de escuridão, quando precisas de uma estrela que te indique o caminho, mas não deixa de estar presente e à espera que reparemos nele também nos momentos de dia, luz, conforto e segurança. O Natal é uma época de luz. As cidades, as ruas, as casas e também as pessoas enchem-se de luzes, com um brilho diferente. Há luz por toda a parte, cria-se um ambiente mágico e tudo parece estar em sintonia. Uma coisa parecida é o que quer Jesus fazer conosco, ser uma luz desde dentro. Só tem sentido assim, não é? Só tem sentido se às luzes e efeitos que embelezam a cidade lhes juntarmos um interior também preparado para receber a verdadeira luz. No meio da tantas outras luzes, temos espaço para deixá-lo brilhar em nós? Sim, de certeza que sim. É uma luz pequenina, não ocupa muito espaço, mas está cheia de significado e sentido. Depois de a acolhermos em nós, o desafio é não a deixar escapar, e transmiti-la aos que nos rodeiam, criando uma rede de luz, cor, calor e vida, porque afinal o Natal não é mais do que isso: uma rede de pessoas com luz conectadas! Neste advento, não tenhas medo, deixa-te guiar pela luz!

“uma estrela que, na sua pequenez e subtilidade, quer ser guia, referência e orientação.


OUVIR ATRÁS DA PORTA O hino deste ano impulsiona-nos em busca de luz, em busca de calor, em busca do sol. Hum, interessante, não achas? Realmente quando estamos num sítio escuro, uma porta pode trazer luz a esse espaço, mesmo que esteja só entreaberta. Mas quanto mais a abrires, mais luz se irradia. Não te vás esquecendo dessa luz que te invade a cada dia, essa força particular que te enche de amor e te faz partilhar esse mesmo amor com os outros. Essa luz, que por muito pequena que seja é capaz de provocar uma chama no teu coração. psssst!

Ponto de Luz

Clica na nuvem das chaves para ouvires a música no Youtube

Sara Tavares

Escutando no vento Tua voz secreta Que me sopra por dentro Deixa-me ser só seu.

Por trás dessa nuvem Ardendo no céu O fogo do sol raia Eternamente quente

No teu colo eu me entrego, Para que me nutras E me envolvas Deixa-me ser só seu. Um ponto de luz, que me seduz Aceso na alma Um ponto de luz, que me conduz Aceso na alma

Liberta-me a mente Liberta-me a mente Um ponto de luz, que me seduz Aceso na alma Um ponto de luz, que me conduz Aceso na alma

NEM ÉS DA MARCHA, NEM ÉS NADA Senta-te confortavelmente, respira fundo e prepara-te para um raciocínio altamente complexo e rebuscado. Pronto?

1. As estrelas têm luz própria. 2. As estrelas partilham a luz delas com o Universo. 3. Jesus é a verdadeira luz. 4. Jesus é uma estrela. 5. Jesus vive dentro de ti 6. Tu também és uma estrela! E agora perguntam: “e então?”. E nós respondemos: Como estrela, é tua obrigação neste Advento abrires as portas e partilhares a tua luz com o universo Marista! Assim - e confiando que já tens o hino mais do que sabido - desafiamos-te a gravares um vídeo a interpretar uma parte desse mesmo hino. Podes gravar-te a cantar esses versos enquanto desenhas, danças, saltas, ou


acompanhas com a guitarra. O céu é o limite! Usa e abusa dos teus amigos, família, cão, gato, peixe ou perfeitos desconhecidos que encontres na rua. Quando tiveres o vídeo pronto partilha no grupo “Marcha Vouzela” no Facebook, com as hashtag #desafiosmarcha e #likeastar ou envia para a Maria Boa Mãe, atra do e-mail mboamae@gmail.com. Siga brilhar? pssst! Se ainda não sabes bem o hino, podes ouvi-lo no SoundCloud da Marcha Vouzela.

#desafiosmarcha #likeastar

F5 - Atualiza-te! É inacreditável como o tempo voa não é? Já estamos em Dezembro… e o que já houve nestes poucos meses! Em apenas três meses já estamos na 5ª carta e já temos um hino - que está sem dúvida de outro nível! Há uns dias tivemos a nossa casa em Vouzela cheia para a Vigília da Imaculada. Junto com algumas crianças e jovens da vila, a família Marcha celebrou o amor e as escolhas da nossa Maria Boa Mãe. Também por lá, estavam os rapazes valentes que aceitaram o desafio de experimentarem desde dentro a vida comunitária, participando no Pré-Juvenato. E as boas noticias não ficam por aqui! Cada vez estão mais próximos os encontros, ou pelo menos para as nossas meninas! Este ano calha a sorte de serem elas a montar o presépio e, quem sabe, até pôr as mãos nas tintas!!! Pois é, e se ainda não te inscreveste, hoje (10 de dezembro) é o último dia que tens para o fazeres - apenas as raparigas, não fiquem esperançosos! ;) Não percas o fio a está família, porque nós também não!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.