200 e+ vive o sonho - Carta 7

Page 1

maio

MarCha Portugal

2 0 0 e+

Carta 7

Vive o sonho Carrega na imagem para abrir o video

Quem ĂŠ para ti

Maria?


2A rádio 0 0dosFteusMSonhos

Ó Maria, minha mãe

Maio é o mês da Mãe e também o mês de Maria, que num ato inspirador aceitou o desafio de ser Mãe do filho de Deus. E hoje, é a nossa Boa Mãe. A Mãe de toda a humanidade. Ao ouvires esta música, talvez conhecida, talvez não, tenta focar-te no que te diz… Quem é para ti Maria? É farol? É Luz? Onde te leva esse farol e essa luz? Maria foi uma fiel companheira de Marcelino, porque o inspirou com o seu Sim. Marcelino chama-a Boa Mãe e companheira. Porque uma Mãe é aquela que acolhe, que dá conforto, exemplo, força… É presença! E os Maristas são fruto dessa Presença no nosso Caminho, ensinando-nos a ser Peregrinos na Vida. Deixa-te levar ao som desta música… Recorda a Jovem Maria que se entregou gerando Vida. Recorda Marcelino que se inspirou e se refugiou nela, para passar a sua mensagem de Amor. E tu, em que te inspira a Maria Boa Mãe?

Ó Maria, minha mãe (bis) Mãe de toda a humanidade, (bis) Sê farol e minha luz, (bis) Caminho certo p’ra Jesus (bis) Ó Maria, mãe serena, eu sou um jovem peregrino. Acolhe-me em teu regaço, ilumina o meu caminho. Nas estradas vou andando, vou de cidade em cidade. faz de mim tua mensagem de paz, amor e amizade.

Carrega no play


+

Perto do Sonho

Neste florido mês de Maio, o Papa Francisco falou-nos em Fátima da Boa Mãe. Lembrou-nos do eterno e renovado convite que nos faz a cada um de nós: a refletir e a viver de forma consciente o mistério de Jesus. Francisco diznos também como é possível responder a este pedido. Pede-nos para observar atentamente o exemplo de Maria e assim acreditarmos na força revolucionária da ternura e do carinho. “Nela vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos mas dos fortes”. O amor e misericórdia deste modelo de mulher tornam-na companheira ideal e recurso fiel no caminho de todos que a procuram, como Marcelino. Desta forma ofereço-te agora também cinco instrumentos-chave para te tornares um bom companheiro de caminho, para seguires esse modelo:

Perdoo-te - Desculpa - Obrigado - Amo-te - Amo-me Podem parecer cinco palavras banais e repetidas dramaticamente em qualquer romance juvenil, mas peço-te que penses em cada uma delas calmamente. Não procures ou esperes que te peçam perdão, aceita o que aconteceu e sara as tuas feridas. Mais difícil ainda é sermos nós a usar a palavra desculpa. Não lutes contigo mesmo e usa-a. Não te esqueças também de agradecer por todos os mimos e gestos de carinho que vão surgindo. E ama. Tudo o que vês e todos os que te rodeiam, mas principalmente a ti mesmo. Quase sempre é tarde quando compreendes que tu és a pessoa que mais deves amar. E no entanto, quando o fazes, esse amor chega mesmo a tempo. Desta forma estarás a aceitar e a viver o convite que Maria nos colocou, porque aquele que se ama, leva o Paraíso consigo a todos e a todo lado. Peço-te que agarres cada uma destas palavras e as uses para construir o caminho até Jesus. Só tens de aprender a usá-las e acreditar. É uma tarefa difícil e talvez precises de ajuda. A Boa Mãe está só à espera que a procures!


abraças o desafio? Maria, “Nossa Boa Mãe” como costumamos dizer…Como Maristas, é difícil que Maria não esteja presente entre nós. Principalmente por Marcelino e porque nos transmitiu essa forte ligação a ela como figura maternal, doce, um verdadeiro porto de abrigo, uma companheira, uma fonte de inspiração, encontramo-nos com Ele através dela! Quando és convidado a pensar no que é para ti Maria, como a poderias definir? Talvez te identifiques muito do que foi dito ao longo da carta, mas certamente também terás a tua própria visão. Durante a nossa vida vamos conhecendo muitas pessoas que transmitem essas atitudes e sentimentos que associamos a Maria. Não são necessariamente só mulheres, mas também homens. O dom do serviço, o estar atento ao outro, o carinho e o afeto são exemplos desta atitudes Marianas que certamente também encontras naquelas pessoas que admiras.

Convido-te simplesmente a responderes à pergunta que ficou em aberto: “Quem é para ti Maria? Com que pessoas a identificas?” e depois partilhares um momento com essa(s) pessoa(s) que para ti é (são) toda(s) ela(s) “Maria”. Depois, já sabes, basta postares no Facebook no grupo “MarchaVouzela”, e terminares com as hashtags: #desafiosmarcha #maria .

Não teres conta no facebook não deve ser impedimento para não participares, fazendo o envio do teu conteúdo para mboamae@gmail.com. Abraças o desafio?


notícias e + Vive a MarCha!

Queridos marchantes, o tempo passa a correr e como com Champagnat há sempre tanta coisa acontecer, queremos-te deixar a par de tudo e por isso aqui vai mais uma fornada de notícias quentinhas dos meses de Abril e Maio. No início do mês passado aconteceu algo memorável e irrepetível, o Encontro Jovem dos 200 e+ em Salamanca durante o fim-de-semana de 31 de Março a 2 de Abril onde 50 jovens da MarCha Portugal se juntaram a quase 200 jovens da MarCha de Espanha para celebrar que o sonho de Champagnat continua vivo entre nós. Podemos dizer com certeza que a Marcha Compostela estava em força. Durante esse fim-de-semana o espírito Marista esteve em alta durante todas as atividades como os workshops, o passeio por Salamanca, a eucaristia e o concerto da nossa BandAlegre, que foi um dos momentos mais altos deste encontro. Todos os participantes regressaram a suas casas de coração cheio e com uma vontade enorme de não largar este sonho.

Mais próximo da Páscoa, de 8 a 11 de Abril, um grupo de rapazes marchantes juntaram-se em Vouzela para mais um encontro do pré-juvenato, guiado pelo irmão Rui e pelo Zé Luís. Neste encontro experimentaram aquilo que é a vida de um juvenista juntamente com a comunidade dos Irmãos Maristas, os jovens entregaram-se livres e ansiosos nesta aventura.


Nos dias seguintes decorreu o Encontro da Páscoa Jovem em Vouzela, de 12 a 15 de Abril, onde estiveram jovens de Lisboa, Carcavelos, Vouzela e até de Espanha. Isso mesmo! Foi um encontro internacional da Marcha Compostela onde houve espaço para a diversão, para os desafios postos pelos coordenadores e irmãos, um tempo de oração, a realização da Via Sacra, muita musicalidade e espírito de grupo, entre outras coisinhas que podemos partilhar mais tarde para os mais curiosos!

Ainda no início deste mês de Maio, no dia 6, deuse a peregrinação da família Marista a Fátima. Pela primeira vez a Casa da Criança de Tires também marcou presença no palco do Auditório Paulo VI, onde a Marcha Portugal teve a sua tradicional atuação cantando o hino deste ano.

Não podemos esquecer-nos do pessoal do Porto que mais uma vez se reuniu em Ermesinde, para um encontro local em que tiveram oportunidade de entrar em contacto com as crianças que lá residem e refletir sobre testemunho dos Maristas Azuis de Alepo. Esperemos notícias.

que

tenhas

gostado

destas

Nós estamos cá para a próxima cartinha... e tu?

Partilhamos o sonho! Depois de leres a carta com atenção e de saboreares o seu conteúdo, partilha comigo as tuas reflexões com a ajuda das duas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas; o importante é a tua experiência. Desde já, obrigado pela confiança e pela partilha. Maria Boa Mãe

Carrega na imagem para abrir o formulário


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.