200 e+ vive o sonho - Carta 6

Page 1

marรงo

MarCha Portugal

2 0 0 e+

Carta 6

Vive o sonho Carrega na imagem para abrir o video

A Caminho da pรกscoa,

Vive o que sonhas!


2A rádio 0 0dosFteusMSonhos

200... e +, Vive o Sonho! MarCha Vouzela

Vive o sonho! Acredita e tem objetivos! É a isto que somos convidados este ano, e de forma especial neste tempo de quaresma: a acreditar em nós mesmos, a pensar e construir o nosso futuro. Tal como Jesus o fez, vivendo o sonho que tornou seu, também Marcelino Champagnat, através do seu magnífico sonho, foi capaz de nos unir e nos trazer as mais belas surpresas. Ao ouvir este nosso Hino, como encaras o futuro? Com receio? Com medo? Apesar de não saberes o que podes encontrar, Confia e dá o teu Sim. “Tantos jovens à procura de sentido”, tal como todos nós somos, “Tanto mundo a gritar ao teu ouvido”, e tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, “Nós estamos contigo até ao fim”, mas lembra-te disto, tu nunca estás sozinho, Ele está sempre contigo! Eu não tinha nenhum plano bem traçado E as certezas não estavam do meu lado Raramente chegava ao fim do mês... Mensalmente sobravam os porquês Imprudente, insensato, era um louco! Loucamente, confiava muito em pouco. Porque a Rocha do meu ser estava em Deus E os sonhos que vivia eram seus E agora tu, sempre forte em confiança, Pinta um sonho de esperança, Entra na dança da missão. E agora tu soma vidas, lança pontes, Multiplica Horizontes, que os 200 já lá vão Olha a vida que nasceu de uma loucura Sente o fogo da paixão que ainda dura Que a memória te empurre a continuar Esta história, este sonho, o nosso lar. Tantos jovens à procura de sentido Tanto mundo a gritar ao teu ouvido Nós estamos contigo até ao fim Que Maria inspire o teu Sim

Carrega no play


+

Perto do Sonho

A quaresma é um tempo especial de silencio, de preparação

coração

. e de transformação do Já temos no nosso horizonte a celebração da Páscoa. É, sem dúvida, o momento mais importante do ano para a nossa vida de fé. Celebramos que Jesus viveu de uma forma tão própria o sonho de Deus que se converteu no seu próprio sonho. E viveu-o de uma forma tão autêntica autêntica que era até chocante para muitos dos que tinha à sua volta. Já no fim, quando se apercebeu que o perigo estava à espreita e que tudo podia terminar mal, sentiu que mesmo assim tinha que ser coerente com o projeto que tinha levado a cabo e decidiu manter-se fiel. Sabemos que não estamos numa situação tão extrema como a de Jesus mas queremos na mesma viver de uma forma autêntica e coerente, como seguidores d’Ele. Na Marcha só sabemos uma forma de dar assim tanto sabor à nossa vida e é aquele momento de silêncio no fim do nosso dia em que conectamos com tudo o que vivemos e agradecemos por tudo o que a Vida nos ofereceu durante esse dia. Costumamos chamar-lhe simplesmente “Momento de ser”. É esse o nosso convite para ti neste tempo que ainda falta da Quaresma. Não estamos num encontro da Marcha mas podes procurar um momento do teu dia em que estejas mais livre, um lugar tranquilo e talvez uma música de fundo suave. Respiras profundamente e perguntas-te: O que é que eu senti durante o dia de hoje? Quem foi a pessoa mais importante do dia para mim? Por que é que me sinto agradecido neste dia? Senti nalgum momento a presença de Jesus? Atreves-te a fazê-lo todos os dias? Se quiseres escreve as respostas no teu caderno ou partilha com um amigo ou outro elemento da marcha com quem tenhas confiança. Vais ver que a Vida ganha outra cor.


abraças o desafio? É chegada a época da Quaresma que nos leva a refletir um pouco mais sobre esse “Amor tão grande”. Ora bem, estes dias dei por mim a assistir a um vídeo relacionado com favores em cadeia. Para quem não está por dentro, o que sucede é que alguém presta atenção a um acontecimento e decide agir em prol dessa situação sem pensar ter alguma recompensa por isso. Essa forma de agir é transmitida a quem assiste ou quem recebe essa ajuda, ficando contagiado com esse momento e acaba por retribuir essa boa ação numa outra situação.

Algumas destas histórias, umas

reais e outras não, mostram como uma pequena ação pode ter um efeito de bola de neve, contribuindo para um ambiente mais cooperante e humano entre todos. Jesus, com gestos simples também tocava no coração das pessoas e, deste modo, promovia também esse contágio que se prolonga ainda nos dias de hoje.

Convido-te a partilhar alguma situação que tenhas assistido ou vivido que mostre isso mesmo. Melhor, se a carta te inspirou vai e age também tu dessa forma, de modo contagiante e partilha esse momento. Depois, já sabes, basta postares no Facebook no grupo “MarchaVouzela”, e terminares com as hashtags: #desafiosmarcha #contágiodobem .

Não teres conta no facebook não deve ser impedimento para não participares, fazendo o envio do teu conteúdo para mboamae@gmail.com. Abraças o desafio?


notícias e + Vive a MarCha!

Mini champis, apresentamo-vos o que aconteceu no mês passado. No dia 19 de Fevereiro o grupo dos Rebecos realizou mais uma das suas célebres caminhadas, desta vez com rumo a Murtosa sempre acompanhados de muita música e boa disposição. Tal como no Natal foi encontro de raparigas, o Carnaval deu lugar aos rapazes entre 25 e 28 de Fevereiro. Segundo relatos feitos à secção das notícias da Marcha, este encontro contou com a participação de 40 machos dispostos a viver uns dias de grande intensidade e também de enorme gratidão. Entre futeboladas no pavilhão, dormidas em tendas, momentos de oração,... houve ainda lugar para o “grupo dos 40” se destacar no icónico cortejo do Carnaval de Fataunços, levando consigo uma mão-cheia de mexicanos, refugiados, políticos e até o Donald Trump, pois o encontro teve como fio condutor o tema dos Refugiados. Após o regresso a casa bateu aquela saudade de um encontro memorável. Os dias que se seguiram foram de memórias positivas e de conversas sem filtro. Para terminar queremos levantar esse ânimo com o que se avizinha.... o final de março traz consigo o tão esperado Encontro dos 200 e+ em Salamanca. Celebraremos com outros jovens universitarios de toda a provincia o bicentenario dos Maristas, sente-te unido a nós nesta grande festa. Pouco depois disso viviremos também juntos a Páscoa, num encontro entre os dias 12 e 15 de Abril destinado aos jovens entre o 11º ano e os 25 anos. Vai ser uma excelente oportunidade para nos encontrarmos com a Vida: a que palpita no nosso interior e a que se entrega no pão e na cruz. Se estás neste grupo de idades não penses duas vezes, inscreve-te aqui:

Partilhamos o sonho! Depois de leres a carta com atenção e de saboreares o seu conteúdo, partilha comigo as tuas reflexões com a ajuda das duas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas; o importante é a tua experiência. Desde já, obrigado pela confiança e pela partilha. Maria Boa Mãe

Carrega na imagem para abrir o formulário


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.