Abrindo Portas nº9

Page 1

CARTA 9

fevereiro 2015 Esta história que todos amamos Olá malta! Começa a Quaresma, e sempre que chega esta época lembro-me de uma história que aconteceu há já muito tempo. Como já sabes, em L’Hermitage havia um ambiente fantástico de vida religiosa e vida de família. Os mais novos entusiasmavam-se com os mais velhos, e estes sentiam-se muito felizes com o entusiasmo dos mais novos. Nessa atmosfera, um ano, quando a Quaresma estava quase a começar, um grupo dos mais novos da casa veio falar comigo para pedir autorização para fazer duras penitências durante esse tempo. Copio aqui a resposta que lhes dei, e que espero que te possa ajudar a ti também. Eis aqui o jejum que agrada a Deus: 1. Há que fazer jejuar os olhos, olhando para o interior, vendo com profundidade e sem perder-se em superficialidades; 2. Há que fazer jejuar a língua, abdicando das palavras vazias e sobretudo das palavras ofensivas e procurando as palavras autênticas que nos põem em contacto com Deus e com os demais. 3. Há que fazer jejuar os defeitos, o egoismo, os caprichos, e deixar sem forças a nossa preguiça, a nossa tristeza, o nosso orgulho. 4. Por último, há que tomar muito alimento para o nosso coração e o nosso espírito, rezar com todo o nosso ser, celebrar a Eucaristia, abrir o coração aos pobres e ajudar muito aqueles que mais necessitam.

Lembro-me que depois destas palavras, os jovens foram entusiasmados para viver com intensidade aquela Quaresma. Juntas-te a eles?

Fecha a porta Em tempo de abrir portas, às vezes também é importante fechá-las. Trazemos-te dois exercícios que podes fazer ao som de uma música que gostes ou em silêncio… os momentos são teus.

1 As máscaras: O Carnaval foi o tempo de usar máscaras e de fingirmos durante

um dia. Durante o carnaval temos a permissão de sermos aquilo que não somos, mas gostaríamos de ser. Mas agora que este tempo acabou é altura de tirarmos as nossas máscaras e percebemos quem está por baixo delas. Que qualidades temos? O que podemos fazer com elas? Porque escondo estas qualidades? Porque me


escondo atrás desta máscara quando sei que Deus me ama? Não estará na altura de tirar esta máscara? Vai para um lugar sossegado e reflete; vais-te sentir melhor... mesmo que não tenhas as respostas todas.

2 A Quaresma: Com o fim da folia, iniciou o período da Quaresma. Este período

de preparação para a Páscoa deve ser levado com seriedade. A Quaresma deve ser um tempo em que abdicamos de alguns prazeres (sejam eles gomas, chocolates, carne) em memória dos quarenta dias que Jesus passou no deserto. O que importa não é tanto aquilo de que se abdica, mas o espírito com que o fazemos. Sugiro que penses como vais passar esta Quaresma. De que é que vais abdicar? Porquê? (Talvez possas seguir alguma das dicas de Marcelino). Como vai ficar a tua alma? Não te esqueças de ter sempre presente Jesus e o Pai.

Palavras para quê? A nossa capacidade de sermos surpreendidos pelo mundo é proporcional ao nível de curiosidade que injetamos na nossa vida. Sai para Viver!!!

F5 MarCha: Atualiza-te Ai queres novidades? Que tal esta? Este dias (14 a 17 de fevereiro) acabou de decorrer o encontro de carnaval dos rapazes. O encontro correu muito bem e sem grandes incidentes, o tema principal do encontro foi sobre tirar as nossas mascaras, e viver um tempo de renovação, a Quaresma, “a sério”! E tu? Já pensaste em viver um tempo de renovação? Não é só Marcelino que nos ajuda nesta altura. O Papa Francisco também tem umas dicas para esta quaresma! Clica aqui para leres: Dicas do Papa Francisco

Bom regresso às aulas, vemo-nos em breve!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.