200 e+ vive o sonho - Carta 3

Page 1

d e z e m br o

MarCha Portugal

2 0 0 e+

Carta 3

Vive o sonho Carrega na imagem para abrir o video

Carta de Natal

Hรก espaรงo para mais um?


2A rádio 0 0dosFteusMSonhos

Olha Como a Vida É Boa

Mafalda Veiga

Frequentemente, ouvimos dizer que o Natal é tempo de paz, mas na verdade, todos os dias as desgraças inundam os jornais... Ao ouvir esta música, percebes como a vida pode ser boa? Um dia o Anjo Gabriel anunciou a Boa Nova, e Maria virou sua vida do avesso, seguindo a sua fé, confessando a sua paixão pelo Pai, perdendo-se no seu Abraço. Esta foi um exemplo de amor e entrega, Maria acreditou e viu como a Vida é boa. Jesus foi fruto desta entrega, e daí o Natal ser anúncio de justiça, paz e do amor. Neste Natal, não deixes que o tempo voe, agarra-o bem! Mantém-te alerta, ouvindo esta música, Deus trará a tua Boa Nova este Natal. Dar-lhe-ás a mão?

Eu fui mais fundo e além do tempo E devorei o teu pensamento Eu queria todo para mim Achei o medo numa esquina Mas com o meu fato de heroína Desafiei-o e venci Só me apetece o teu abraço Pudesses tu ser todo o espaço E eu ficava só em ti A descobrir um novo mundo A demorar cada segundo Para nunca mais haver um fim Eu fui como daqui à lua Até ao fundo desta rua Onde começa o universo Só para seguir aquela chama Luar secreto de quem ama que vira tudo do avesso Só me apetece o teu abraço vê lá bem tudo o que eu faço para não te perder de mim Tu és a fé que eu professo seja a quem for eu confesso a minha paixão por ti

Carrega no play

Olha como a vida é boa Olha como pode ser Dar-te a mão subir qualquer colina de Lisboa Só para ver o sol nascer Se deixares o tempo voa Melhor agarrá-lo bem Não desperdiçar nem um segundo De ti Já fui até ao fim do mundo qual pequeno vagabundo se é que o mundo tem um fim Soltei todos os cometas e arrumei as gavetas e cuidei do meu jardim Só me apetece o teu sorriso e esse tom meio impreciso de quando a saudade insiste Eu sei o que ela me diz Contigo sou tão feliz e sem ti fico tão triste


+

Perto do Sonho

Marchantes, finalmente chegamos a dezembro! O mês do Natal, o mês das festas, o mês do milagre feito vida! E se em Maria a Vida se fez criança, o Pai também continua de olho em nós hoje e também opera os seus milagres em cada um! Alguma vez olhaste para uma criança e desejaste ver o mundo através dos seus olhos? Têm no olhar a sabedoria ingénua que a torna permanentemente feliz, capaz de olhar ao redor e ver o impossível, de deslumbrar-se com os pequenos milagres que acontecem. Quem dera ser como as crianças e ter a capacidade de olhar com surpresa todos os dias o mundo que nos rodeia! Mas, o que nos impede? Talvez tenhamos perdido a habilidade de nos deixarmos surpreender e inspirar no nosso dia-a-dia, pelos problemas que foram surgindo e outros tantos que fomos criando, mas podemos voltar a abrir o coração, ou melhor, os olhos! Para tal, peço-te que nesta época natalícia, faças o esforço de procurar as dádivas de Deus. Proponho-te que, a partir de hoje e até ao final do mês, procures em cada dia algo que te surpreenda e que te inspire. Pode ser algo novo, um gesto de alguém, uma boa refeição ou, então, algo que te acontece todos os dias, mas do qual nem te dás conta ou não costumas valorizar. Agradece por cada um deles e regista-os, para ti, por escrito, através de fotos ou filmando-os. No final do mês, na passagem de ano, revê todos esses milagres que Deus fez em ti, e apenas para ti, num mês! Entrarás no novo ano com o pé direito, porque saberás, tal como eu, que 2017 te trará muitos mais milagres!


abraças o desafio? Nesta época tudo se ilumina, tudo vai ficando com outro brilho, com outra cor, com mais amor. O que era uma árvore, agora é um ponto de encontro com uma envolvente única, as ruas transformam-se, as pessoas abraçam também a solidariedade com mais afinco e, pequenos gestos, vão desembrulhando o presente da vida que chega até nós nesse dar e receber constante. O desafio desta carta é tentar corresponder ao máximo o que foi pedido anteriormente na secção “+ perto do sonho”. Tenta a cada dia encontrar a surpresa, o valor dos gestos, o saber ouvir o que o ambiente nos pede, tirar aprendizagem em tudo o que vemos, arregaçar as mangas quando necessário, tal como Marcelino. Tudo isso é vida, mas quando revivida faz ainda mais sentido. Dos vários momentos que vás tendo ao longo deste mês anota-os como foi dito e, depois, um que tenhas gostado mais, ou achado pertinente, já sabes, partilha connosco. Basta postares no Facebook, no grupo “MarchaVouzela”, e terminares com as hashtags: #desafiosmarcha #nasceosonho. Não teres conta no facebook não deve ser impedimento para não participares. Se este for o teu caso faz o envio do teu conteúdo para mboamae@gmail.com. Abraças o desafio?


notícias e + Vive a MarCha!

Amig@, está na hora de receberes as últimas notícias da família MarCha e de saberes o que andámos a fazer e as surpresas que temos planeadas para ti! Depois do encontro de etapas em Carcavelos nos inícios de Novembro, dia 27 decorreu no Porto, o primeiro encontro local da zona Norte no Lar Marista de Ermesinde, contando com a participação de algumas animadoras e do Irmão Alípio. Eles garantiram-nos que não faltaram ideias e animação durante essa tarde! Sem grandes paragens seguimos viagem até ao encontro de animadores que se realizou em Vouzela de 2 a 4 de Dezembro. Durante estes dias um bom grupo de animadores reuniu-se para dar continuidade à sua formação enquanto animador da Marcha. Um encontro no qual os jovens puderam trabalhar o lema deste ano e dedicar-se à preparação dos encontros de Natal e de Carnaval. Um dos grandes momentos que te desvendamos foi a calorosa Ceia de Natal que partilhamos com os Rebecos de Vouzela (um grupo de Maristas que se junta para dar umas caminhadas), em São Macário. O frio que se fez sentir na Serra não parou a gente animada, as danças, os jogos e o convívio entre todos. O último momento foi o reencontro entre o pessoal da Marcha e o Grupo de Jovens de Vouzela, que animou como sempre a missa na Igreja Matriz. E porque as notícias da Marcha correm como o sonho que cada um comanda... é já daqui a duas semaninhas que as raparigas se juntam em Vouzela para mais um encontro de Natal, cheio de surpresas natalícias. Não percas é de 17 a 20 de Dezembro. Junta-te a nós e faz deste Natal uma época especial! Se estás na faculdade não ponhas de parte o encontro de animadores em Valladolid, de 26 a 29 de Dezembro. Contamos contigo! Até à próxima ronda de notícias!

Partilhamos o sonho! Depois de leres a carta com atenção e de saboreares o seu conteúdo, partilha comigo as tuas reflexões com a ajuda das duas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas; o importante é a tua experiência. Desde já, obrigado pela confiança e pela partilha. Maria Boa Mãe

Carrega na imagem para abrir o formulário


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.