Abrindo Portas nº2

Page 1

CARTA 2

outubro 2014 Esta história que todos amamos Psst... Tu, tu aí, atreves-te? Sim, escolhemos-te a ti! Desafiamos-te para mais uma atrevida leitura. Porque não “Abrir Portas” a Marcelino, ele que tanto lutou pela liberdade e bem-estar dos jovens? Fica atento... Marcelino José Bento Champagnat nasceu na aldeia de Rosey, em França, a 20 de Maio de 1789, ano de início da Revolução Francesa. Este jovem foi o penúltimo de dez irmãos, criado no seio de uma família cristã e conservadora, uma família simples, humilde e que passou por tempos difíceis durante a Revolução. O seu pai chamava-se João Batista Champagnat e a mãe, Maria Teresa Chirat. O pai do rapaz era agricultor e comerciante. Devido à revolução, muitos conventos tiveram de fechar e a sua tia Luísa, que era religiosa, teve de regressar para a casa do sobrinho, em quem, juntamente com a mãe, despertou uma fé sólida e uma profunda devoção a Maria, a mãe de Deus. João Batista transmitia a Marcelino a habilidade e capacidade para os trabalhos manuais, o gosto e vontade pelo trabalho, o sentido da responsabilidade e a abertura a ideias novas e práticas vividas no campo. Quando chegou à adolescência, Marcelino teve de iniciar os seus estudos. A sua vontade É um rapaz! não era grande e certo dia um professor agrediu um colega seu, o que fez com que Marcelino abandonasse a escola e começasse a trabalhar cuidando de cabras. Se queres continuar a despertar em ti o lado de leitor da história dos Maristas, não percas a próxima edição!

Fecha a porta Em tempo de abrir portas, às vezes também é importante fechá-las, para encontrar-nos no silêncio connosco mesmos e com quem sabemos que nos ama. Trazemos-te dois exercícios que podes fazer ao som de uma música que gostes ou em silêncio… os momentos são teus.

1 A Limpeza: Começa por respirar bem fundo e fecha os olhos. Imagina-te no

local onde te sentes mais seguro: pode ser a tua cama, um jardim, uma praia. Concentra-te, agora, naquilo que te incomoda mais: podem ser discussões, um teste


que te correu mal… Ao fundo vês uma bola gigante e lá para dentro pões todas estas preocupações. A seguir imagina que Jesus está ao teu lado e juntos chutam a bola com tanta força que ela sobe tão alto que explode e começam a cair pozinhos de luz frescos e agradáveis na tua pele. Respira fundo mais algumas vezes e sente que todas as tuas preocupações estão agora em forma de luz e fora de ti. Pensa que não consegues controlar tudo e muito menos o passado. Para que algo novo possa entrar é necessário teres espaço livre... Começa a regressar a ti e, ao teu ritmo, abre os olhos de novo.

2 A Escolha: Começa por fazer um ponto de situação da tua vida. Como estou

eu? Depois imagina onde queres estar daqui a 1 ano, 10 anos, 1 semana, amanhã. Tu escolhes. Queres tirar boas notas, ser a “rainha da noite” ou uma superestrela ou conhecer os 1D? Estar a jogar no Real Madrid e conhecer o Ronaldo ou convidar aquela rapariga para lanchar? Agora é “só” definir um caminho e fazer-me a Cantinho da ele. Como é que vou abrir esta porta? Que ferramenPartilha tas posso utilizar? Como é que me ponho a camin(clica aqui) ho? Não te esqueças de que não nunca estás só. Ele caminha contigo.

Palavras para quê? Não podemos viver sem abrir portas, e elas nunca são as mesmas, não só porque ao longo da vida vamos tendo mais portas à nossa disposição para abrir, mas também porque nós próprios vamos mudando, tal como as portas que queremos abrir. Quantas vezes já te deparaste com portas que te pareciam inatingíveis? Quantas vezes já sentiste que não conseguias alcançar os teus objetivos porque portas gigantes bloqueavam o teu caminho? Que desafios sentes ao ver esta imagem?

F5 MarCha: Atualiza-te Pois é, este novo ano começou mesmo à brava! E não há como não notar isso quando já está programado um encontro de animadores no dia 31, 1 e 2 de novembro. Mas o que será que vai acontecer? Uma festa de Halloween privada? Pois, o que vai acontecer não sabemos muito bem, mas que cheira a um hino acabadinho de sair do forno, lá isso é verdade! Estamos no início de um grande ano, mas para grandes pessoas que somos temos também grandes portões! Este novo hino vai-te fazer refletir acerca das tuas barreiras, ferrolhos, portas e proibições e também de tudo o que te espera ao outro lado da porta. Não percas o próximo Hino, porque nós também não!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.