200 e+ vive o sonho - Carta 1

Page 1

o ut ubr o

MarCha Portugal

2 0 0 e+

Vive o sonho

Carrega na imagem para abrir o video

“Deus quis Marcelino sonhou Os Maristas nasceram...�

Carta 1


2A rádio 0 0dosFteusMSonhos E porque este ano o Instituto Marista completa 200 anos, terás contigo a Rádio 200 FM, Família Marista, que te acompanhará e te deixará rendido a Viver o Sonho, tal como Marcelino Champagnat. Esta é a parte da carta em que se pretende que te deixes envolver pelo Som que te propomos e Sonhes. Depois, só precisas de entrar no teu Sonho, ao ritmo da rádio dos teus Sonhos, dando-lhe Vida. Basta que o agarres e o faças tornar-se real, sem perder o ritmo… O ritmo do sonho, que é vida!

RESTOLHO - Mafalda Veiga O restolho são os restos, o que sobra agarrado à terra depois da colheita do trigo. O Trigo é a Vida, aquilo que de bom germinou. E o restolho é o fracasso, aquilo que não brotou. O Trigo é o Sonho, que se tornou realidade. E o restolho é um sonho perdido, que se tornou mágoa. Mas há sempre Sonho, e a Vida não é dia sim, dia não, mas uma entrega alucinada de Viver o Sonho com o coração. Ouve a música e pensa em Marcelino, que nos ensinou como ser trigo, vivendo o Sonho, e a viver com o restolho do passado.

Geme o restolho, triste e solitário a embalar a noite escura e fria e a perder-se no olhar da ventania que canta ao tom do velho campanário Geme o restolho, preso de saudade esquecido, enlouquecido, dominado escondido entre as sombras do montado sem forças e sem cor e sem vontade Geme o restolho, a transpirar de chuva nos campos que a ceifeira mutilou dormindo em velhos sonhos que sonhou na alma a mágoa enorme, intensa, aguda

Carrega no play

Mas é preciso morrer e nascer de novo semear no pó e voltar a colher há que ser trigo, depois ser restolho há que penar para aprender a viver e a vida não é existir sem mais nada a vida não é dia sim, dia não é feita em cada entrega alucinada pra receber daquilo que aumenta o coração


+

Perto do Sonho

Marcelino teve um sonho e pouco a pouco, através das suas ações e com alguma ajuda, conseguiu concretizá-lo. Também tens um e gostavas que se tornasse realidade? Não tens e gostavas de ter? Esta secção vai ajudar-te a estares mais perto de ti, do teu sonho e de Deus, tal como Marcelino. Com tudo à tua volta, antes e depois de ti, com tudo o que tu és, não te esqueças: sonha, constroi o teu próprio sonho! E porque a sorte apenas favorece aqueles que estão preparados, convidamos-te não só a sonhar, mas também a dedicares um momento unicamente a escrever esse sonho em forma de carta e a planeá-lo passo a passo. Arranja um papel bonito e a tua caneta preferida, pois esta não é uma carta qualquer! Começa por escrever o teu principal objetivo: algo que queiras aprender, melhorar ou um medo a superar. Pode ser académico ou pessoal, relacionado com emoções, hobbies ou saúde. Depois escreves o porquê deste sonho ser importante. Como o encaras? Estás com medo ou ansioso? Achas que vais conseguir? Continua por descrever os passos necessários para alcançá-lo, o que te vai ajudar também a avaliar se é realista e a avaliar o teu progresso. No entanto atingir uma meta nunca é fácil, e por vezes surgem pedras no caminho, mas lembra-te que não estás sozinho! Precisas sempre de ajuda, de alguém com quem falar, que te dê uma mão, ou apenas de um sorriso. Convido-te agora a adicionares a tua “Equipa de Sonho”. Aquela que te vai ajudar a chegar mais longe. Aquela que tem as pessoas certas, com os talentos certos (e únicos) e que da forma certa te vão apoiar. Pode ser a tua mãe, um professor ou um amigo. Tu é que escolhes! Termina a carta com uma frase de encorajamento e coloca-a num local onde te lembres de ler uma vez por semana. Lê-a quando necessitares de te relembrar o que é importante e porquê. Lê-a quando as coisas não estiverem a correr bem e usa as estratégias que escreveste, recorre à tua equipa sempre que precisares!


abraças o desafio? Esta secção vai pôr à prova se és ou não um verdadeiro marchante. Ora já sabes, aqui não há desafios falhados ou errados, basta participar e estarão assim completados! A Maria Boa Mãe gosta especialmente desta parte e está atenta às redes sociais e às tuas intervenções! O lema deste ano vai de encontro aos teus sonhos. Decerto, todos nós temos sonhos bem diferentes uns dos outros, mas para sonhar por vezes são necessárias algumas bases, que ajudam o sonho a tornar-se cada vez mais real. Sejam elas pessoas, palavras, encontros, objetos, referências, locais, momentos, todos podem ajudar a alimentar os nossos sonhos e até mesmo realizá-los. Com isto, neste primeiro desafio do ano, desafiamos-te a fazer jus ao nome desta secção, isto é, a abraçar algo que te ajuda a sonhar e registar esse momento. Dou um exemplo, podes abraçar o teu livro preferido, registar esse momento, e postar no Facebook, no grupo “Marcha Vouzela”. Se quiseres, podes escrever algo que queiras a descrever o porquê dessa tua intervenção e terminas com as hashtags: #desafiosmarcha #abraceiosonho. Não teres conta no facebook não deve ser impedimento para não participares. Se este for o teu caso faz o envio do teu conteúdo para mboamae@gmail.com.

notícias e +

Abraças o desafio?

Vive a MarCha!

Marchantes, nesta secção pretendemos dar-vos notícias fresquinhas do que se passa neste carrossel da marcha onde o motor é São Marcelino Champagnat. Começámos em grande! No dia 8 de outubro em Carcavelos o Ir.Jaime fez a sua profissão perpétua, na qual se compromete a dedicar toda a sua vida às crianças e aos jovens à semelhança de Champagnat. Não foste à profissão e estás curioso? Carrega na foto e sabe mais... Também nos dias 7,8,9 de outubro decorreu, no contexto da festa da profissão do Ir. Jaime, o primeiro encontro deste ano do pré-juvenato em que os jovens participantes puderam conhecer ainda um bocadinho melhor a vida Marista através do contacto com todos os irmãos maristas presentes. E as novidades não ficam por aqui, já nos dias 4,5,6 de novembro haverá um encontro das etapas Aventura, Fonte e Caminho em Carcavelos organizado para todos os grupos da Marcha Portugal. Contamos contigo! Vive o Sonho!


Partilhamos o sonho! Depois de leres a carta com atenção e de saboreares o seu conteúdo, partilha comigo as tuas reflexões com a ajuda das duas perguntas que te proponho. Recorda que não há respostas certas nem erradas; o importante é a tua experiência. Desde já, obrigado pela confiança e pela partilha. Maria Boa Mãe

Carrega na imagem para abrir o formulário

Para ter em conta... Sendo esta a primeira carta do ano, apresentamos-te alguns aspectos organizativos úteis para o melhor funcionamento do nosso grupo. Estas são as “regras do jogo” que todos devemos recordar:

A inscrição anual na MarCha é obrigatória para todos aqueles que desejam receber as cartas ou participar nos encontros. Se ainda não o fizeste esta deve ser a primeira coisa que vais fazer depois de terminar de ler a carta. Se quiseres convidar alguém para pertencer à MarCha, agora ou a meio do ano, deves ajudá-lo a preencher o formulário de inscrição na mesma. Caso não tenhas o link, podes pedi-lo à Maria Boa Mãe ou a qualquer animador.

Para nós na MarCha o ano escolar só acaba no final de Agosto. O que isto significa na prática é que, por exemplo , se há um encontro de Verão para pessoas a partir do 12º ano, é para aqueles que acabaram o 12º nesse ano e não para os que o vão começar.

É fundamental estares muito atento ao teu email e/ou ao grupo da Marcha no Facebook (“Marcha Vouzela”). Essas serão as duas formas principais usadas para a nossa comunicação. Se estiveres distraído podes perder o convite para um encontro ou alguma notícia importante para nós. Também é importante mostrares que estás em contacto! Podes fazê-lo simplesmente através de um “like”, de um comentário ou respondendo aos e-mails.


Gostaríamos que os nossos encontros de Verão fossem uma continuação de tudo aquilo que partilhamos ao longo do ano e não apenas uma colónia de férias. Por esse motivo, tal como o ano passado, só poderá participar no encontro de Verão que tiver respondido a, pelo menos, 5 cartas de todas as que lançaremos ao longo do ano.

Em cada carta existem duas maneiras diferentes de responder: participar no desafio que te propomos no espaço “Abraças o desafio?” ou através de um pequeno formulário com algumas perguntas. Apenas é obrigatório responder a uma delas mas não deixes de responder às duas sempre que te apetecer. Lembra-te que não há respostas certas nem erradas e o importante é partilhar e crescer juntos!

O encontro de Verão nunca deverá ser o primeiro encontro para um novo elemento da MarCha. Isto quer dizer que se tens amigos que queiram fazer parte do nosso grupo deves convidá-los ou para o encontro de Natal ou para o do Carnaval. Para participar nestes encontros pela primeira vez não se exige um mínimo de respostas às cartas, mas se as mesmas pessoas quisessem voltar no Verão deveriam também elas responder às 5 cartas obrigatórias.

Além de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, há outros momentos nos quais a nossa grande família se junta, tais como o dia de São Marcelino, a peregrinação a Fátima e os dias solidários de trabalho em São Macário. Vai estando atento a essas datas e não percas a oportunidade de participares!

Vive o sonho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.