Pontivírgula nº17

Page 1

Pontivírgula

Direcção: Patrícia Fernandes e Joana Cavaleiro Edição nº17 - Novembro de 2014 - Publicação Mensal

Papa Francisco: uma proposta de abertura “A eleição do Papa Francisco revelou ser a lufada de ar fresco de que a Igreja Católica tanto precisava. Desde o momento em que afirmou que pretendia continuar a viver no seu pequeno apartamento, renunciando aos luxos de que o Vaticano dispõe, marcou posição, deixando claro que o seu pontificado seria pautado pela proximidade com o povo e, especialmente, com os mais desfavorecidos.”

» página 16

Ex-alunos: Experiências “Tinha a certeza de que seria um erro, mas a lei do não-tens-nadaa-perder convenceu-me e, dia 7 de Maio, lá estava eu. De cabeça quente, ainda sem um diploma na mão, com vómitos, unhas mal pintadas e olheiras de metro e meio. Foi o melhor erro da minha vida.” » páginas 10 e 11

O Cais da Noite “Rapidamente esta se tornou numa das mais movimentadas zonas da noite lisboeta. No entanto, apesar de durante a noite o movimento ser intenso, durante o dia trata-se de uma área pacata, com comércio local e famílias que tentam ter um dia-a-dia normal.” » páginas 18 e 19

As leis são como as mulheres: servem para ser violadas

Nesta escola o ensino de Mandarim é obrigatório

“Este comentário feito por Castelão levanta a questão de como é que, em pleno século XXI, ainda existem pessoas que veem a mulher como objeto sexual. Este problema é recorrente e real, na medida em que milhares de mulheres em todo o mundo são ou estão a ser, neste preciso momento, alvo de abuso sexual.”

“No norte de Portugal, em São João da Madeira, é obrigatório em todas as escolas o ensino de Mandarim a crianças do primeiro ciclo, com idades entre os oito e os nove anos.”

» páginas 14 e 15

» página 17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.