14 minute read

Bibliotecas Escolares

Encontro com uma escritora, Teresa Azevedo

No dia 9 de março, pelas 15h30, a turma do 6ºF foi à biblioteca Valter Hugo Mãe da Escola Frei João. Neste dia a professora de português levou-nos a assistir à apresentação do livro "Um tesouro na praia" da autoria de Teresa Azevedo. Fizemos algumas perguntas à escritora e esta, além de nos responder, contou-nos várias histórias mostrando fotografias. Mostrou-nos também uma peça de vestuário feita com materiais de plástico e tivemos ainda a oportunidade de ver uma escultura de um pescador de Vila Chã feita com redes, cordas e vários materiais de plástico recolhidos da praia. Aprendemos muito e foi muito interessante.

Advertisement

Ana Rita 6.ºF

Mar de Experiências

Foi com muito gosto que estivemos na Escola Básica Frei João na Semana da Leitura 2022, dando a conhecer além dos livros do projeto Mar de Experiências, também as motivações que estão na base dos mesmos e as experiências que este "Mar" tem vindo a desenvolver. O projeto Mar de Experiências visa a valorização e divulgação da cultura costeira e tem como guia a freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde. No primeiro livro "Vila Chã, Um Mar de Experiências" apresentase esta localidade iluminada pelo Verão e as personagens surgem visitando e descobrindo o que de mais rico há no património costeiro e piscatório de Vila Chã (a praia, a pesca, as profissões, a biodiversidade, o museu, a queda dos aviões e a ligação do local com o global). Em "Profissões do Mar" olha-se para o mar como um caminho a seguir profissionalmente de diversas formas: a pesca, o comércio, a proteção civil, a investigação e o turismo, a segurança, o desporto... Homens e mulheres a fazê-lo. O mar como futuro. Mais recentemente "Um Tesouro na Praia", olha a praia por outras perspetivas: Inverno e Poluição. Convidando cada um a ser Guardião deste tesouro que é o

mar e o planeta. A par dos livros, tivemos a possibilidade de transmitir e valorizar a cultura costeira pela arte. Peças de arte construídas com lixo recolhido das praias, inquietam a atenção de quem as aprecia e alertam para a necessidade de proteger conscientemente o ambiente, e permitem reconhecer a importância do conhecimento do nosso património histórico, nomeadamente daqueles atores sociais locais que assumindo humildemente a identidade que herdaram também construíram a história local. Em nome do Mar de Experiências queremos deixar um agradecimento especial à Dra. Lurdes Maciel, Assistente Social, e à Professora Bibliotecária, Maria das Dores Fernandes, pelo convi-

te e acolhimento. Assim como, a todas as professoras que estiveram presentes e à D. Natália da Biblioteca. Mas acima de tudo, às jovens e aos jovens que aceitaram ouvir com atenção e participaram neste momento de partilha mergulhando connosco no Mar de Experiências.

Muito Obrigada! Teresa e Bruno

Teresa Azevedo Escritora

Bibliotecas escolares espaços para aprender

Dando continuidade à missão das Bibliotecas Escolares enquanto espaços agregadores de conhecimentos e recursos diversificados e que sejam, na escola, locais implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos media, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania, o trabalho desenvolvido nas bibliotecas do nosso Agrupamento procuraram sempre pautar-se por estes princípios basilares. Assim, foram várias as iniciativas desenvolvidas, ao longo do 2.º período, em articulação com os docentes e várias entidades da comunidade educativa.

Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura –Fase Municipal

Realizou-se, no dia 13/01, o momento da prova oral da fase escolar do Concurso Nacional de Leitura 2022, do 1.º ciclo, e no dia 14/01, o dos 2.º e 3.º ciclos. Passaram à fase municipal os seguintes alunos: 1.º ciclo – Danylo Kenda; Joana Conde; Maria João Gonçalves e Mariana Andrade; 2.º ciclo - Diana Ferreira, Íris Neves, Madalena Marques e Manuel Araújo; 3.º ciclo – Ana Carvalho, Íris Areias, Mariana Lopes e Rodrigo Tunico. A fase municipal decorreu nos dias 03/03 (Prova escrita e Prova oral), tendo ficado apurados os seguintes alunos: 1.º ciclo – Joana Conde; 2.º ciclo – Íris Neves; 3.º ciclo – Rodrigo Tunico. Município de Vila do Conde na fase intermunicipal que decorreu sob a orientação da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. As provas escritas (online) decorreram no dia 23 de março pelas 10:00 horas, e incidiram sobre as obras: 1.º ciclo: Eu falo como um rio / Jordan Scott; 2.º ciclo: Por sorte, o leite / Neil Gaiman e 3.º ciclo: A família da rua sem saída / Eve Garnett

As professoras bibliotecárias agradecem muito todo o empenho, dedicação e amor à leitura dos participantes. Sentimo-nos muito orgulhosas pela forma como representaram o nosso Agrupamento. Foi um caminho de várias etapas que foram transpondo com êxito de forma empenhada (turma, escola, agrupamento).

NAVEGA EM BOAS MARÉS Fevereiro Mês da Segurança SEMANA DA AMIZADE

Entre os dias 10 e 17 de fevereiro, decorreu a Semana da Amizade com partilha de poemas e mensagens sobre o tema, realizaram-se leituras e gravações de poemas para a Maratona da Amizade. As Salas dos Jardins de Infância participaram no Dia do Livro Oferecido com a visita e a oferta de

Foram realizadas sessões de sensibilização para os alunos poderem navegar com segurança, respeitar a privacidade e aplicar online as regras de cortesia do mundo real. As BE articularam com o docente Joel Silva e procuraram parcerias com elementos exteriores à escola aos quais agradecem o apoio e colaboração, nomeadamente, à PSP de Vila do Conde e à DECOJovem. Foram também divulgados jogos didático-pedagógicos disponíveis no site da Seguranet. livros às BE das Escolas Frei João e José Régio. Os alunos do 8.º B criaram e leram poemas e cartas sobre a amizade e o amor em língua inglesa que foram incluídos em https://tinyurl.com/yeaxve9j

“Eu, Tu, Nós ♡ Ler!” / ESCOLA A LER

Projeto de leitura “Eu, Tu, Nós ♡ Ler!” / ESCOLA A LER – No âmbito do Plano 21|23 Escola+ as estratégias subjacentes à ação 'Escola a ler', no qual o nosso agrupamento está envolvido, visam recuperar e melhorar as competências de leitura e de escrita dos alunos, afetadas pela pandemia. Assim, procurando que os alunos trabalhem a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada, temos três atividades: Tempo para Ler e Pensar, Livr’à Mão e Leitura Orientada em Sala de Aula. Fomentar o gosto pelo livro, pelo saber e melhorar as aprendizagens, levou à agregação das várias medidas da área da leitura pela Direção-Geral de Educação, Plano Escola+ 21|23, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura 2027.

SEMANA DA LEITURA

N o q u e c o n c e r n e à S e m a n a d a L e i t u r a 2 0 2 2 ( 7 a 1 1 d e m a r ç o ) , a s BE l a n ç a r a m u m d e s a f i o à c o m u n i d a d e e d u c a t i v a - L e r t o d o s o s d i a s. D u r a n t e a S e m a n a e s t e v e d i s p o n í v e l , e m c a d a s a l a d e a u l a , u m c o n j u n t o d e t e x t o s p a r a s e r e m l i d o s a o s a l u n o s , u m e m c a d a d i a . N o d i a d e A b e r t u r a d e s t a S e m a n a f o i f e i t a a d i v u l g a ç ã o d o v í d e o co m a m e n s a g e m d a C A P .

A Arte e as Bibliotecas - Por mês um pintor de cada vez

As turmas das Escolas de Caxinas e de Violetas empenharam-se e realizaram lindos trabalhos a partir do conhecimento adquirido nas sessões “Por mês um pintor de cada vez”: Romero Britto e pintores de aguarela.

Dia Internacional da Mulher

As turmas do 1.º ciclo realizaram trabalhos de pesquisa sobre diferentes personalidades femininas que marcaram a história contemporânea. Esta atividade culminou com uma exposição dos trabalhos realizados.

Projetos de Leitura em FAMÍLIA - Já sei LER e Leituras em VAI E VEM

As professoras bibliotecárias do 1.º ciclo dão os PARABÉNS aos Pais que mantêm a hora de leitura partilhada em Família com os livros enviados pelas bibliotecas e outros e, APELAM aos Pais que ainda não o fazem, para dedicarem pelo menos uma hora por semana à leitura com os seus filhos. Para conheceres melhor algum do trabalho desenvolvido na e com as Bibliotecas Escolares, clica nos links.

https://tinyurl.com/ykkebm75 https://caxibiblioteca.blogspot.com/ https://bibliotecafreijoao.blogspot.com/

Feliz Páscoa! Boas leituras para todos!

Cláudia Cruz, Maria Celeste Pinheiro e Maria Dores Fernandes, Professoras Bibliotecárias

Boccia

No âmbito do Desporto Escolar e em articulação com o grupo de Educação Especial, o estreante grupo de equipa de Boccia participou na fase escola em 2 encontros realizados na Escola da Ribeirinha no dia 4 de março representada por 7 atletas na prova individual e na Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira no dia 23 na prova de equipas, representada por 8 alunos classificados em 3º lugar.

Natação

Os alunos Matilde Palmeira, João Pedro Cruz, Matilde Silva e Rita Vinagre da turma do 9ºA, estiveram presentes no Encontro de Natação do Desporto Escolar, realizado nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim. A Matilde Palmeira (200m Livres e 200 m Bruços) e o João Pedro Cruz (200m Livres) participaram na competição como nadadores, demonstrando grande motivação e excelente desempenho nas provas realizadas . As alunas Matilde Silve e Rita Vinagre participaram como Juízes/Árbitros revelando grande sentido de responsabilidade e conhecimento.

Maria João Fonseca,

Professora de Educação Física

Pedro Rodrigues, Professor de Educação Física

Ténis

As alunas Matilde Novais n.º 23 e Rita Araújo n.º 26 da turma do 7ºA, estiveram presentes este sábado dia 26 de março num Encontro de Ténis do Desporto Escolar, realizado no Colégio de Ermesinde. As alunas estiveram brilhantes, conseguindo o 1º e 2º Lugar numa competição com 24 participantes, oriundos de diversas escolas do Distrito do Porto.

Pedro Rodrigues, Professor de Educação Física

Remo

No âmbito do desporto Escolar, na modalidade de Remo, os alunos: Afonso Santos do 6.ºD, a frequentar o Agrupamento de escolas de Mindelo, David Fonseca, José Lopes e Marta Silva, todos do 7.ºB e a frequentar a secundária José Régio; Heitor Pina, 7.ºC; Gonçalo Maia, Inês Ramos, Rafael Gingão e Rita Araújo, do 7.ºA, a frequentar a Frei joão, participaram nos dois encontros realizados. O primeiro, no dia 15 de março, nas instalações do Clube Fluvial Vilacondense, e o segundo realizado no dia 5 de abril, na Praia Fluvial de Melres, sob a organização da EBS à Beira Douro. A prestação dos alunos foi bastante positiva no escalão de infantis B, masculino e feminino,quer nas provas de Rio, quer nas provas de Remo indoor. Neste grupo equipa estão inscritos alunos da escola secundária José Régio e do Agrupamento de Escolas de Mindelo, ao abrigo de um protocolo de colaboração

Celeste Dias, professora responsável pelo grupo equipa

Badminton

No âmbito do Desporto Escolar, na modalidade de Badminton, um elevado numero de alunos representaram a escola nos 3 Encontros previstos para este 2º período onde estavam inseridas nesta 1 fase 3 escolas (Escola Frei João, Escola Dr. Carlos Pinto Ferreira- Junqueira e Escola Secundária D. Afonso Sanches). No dia 5 de março, para os escalões de Infantis e Iniciados, na vertente de singulares, o 1º Encontro realizou-se na escola Frei João. Dos 49 alunos participantes 13 foram da Frei. Nesta competição para o escalão de Infantis a Frei João apenas se fez representar por 2 alunos, Heitor Pina do 5.º C e Aurora Pereira do

5.ºG. No dia 19 de março, para o escalão de Iniciados, na vertente singular e pares, a competição decorreu na escola Dr. Carlos Pinto Ferreira- Junqueira. Dos 34 alunos participantes 13 alunos da Frei João Por fim, no dia 2 de abril, na vertente singulares para os escalões de Infantis A e B, o torneio realizou-se novamente na escola Frei João. Faltam aqui os dados No total participaram cerca de 80 alunos das três escolas, Frei

João, Afonso Sanches e Dr. Carlos Pinto Ferreira-Junqueira.

Aurora Pereira (5.º G), 1.º lugar, Infantis A Diogo Yang (8.ºJ) Singulares, 3.º Lugar Ranking, Iniciados Clara Vasques (8º. C) Singulares, 6.º Lugar Ranking, Iniciados Diogo Yang (8.ºJ) / Clara Vasques (8.ºC) Par Misto, 2.º Lugar, Iniciados. Diogo Yang (8.ºJ)/ Sandro Zhong (8.ºB) Par Homens, 3º Lugar, Iniciados.

Parabéns a todos os Participantes!

Celeste Dias, Professora de Educação Física

1º Torneio de Gira Volei na Frei João

Na escola Frei João realizou-se pela 1º vez um torneio de Gira Volei, no dia 07 de abril, envolvendo um elevado número de turmas, num total de 166 alunos. Esta iniciativa contou com a parceria da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e com a associação de Voleibol do Porto (AVP). Os jogos decorreram no pavilhão da escola, distribuídos por 9 campos para o escalão 11-12 anos, com a participação de 11 duplas femininas e 25 duplas masculinas. No espaço de jogos exterior, dividido em 12 campos, participaram em simultâneo os escalões: 8-10 anos, com 1 dupla feminina e 10 duplas masculinas; e no escalão 13-15 anos participaram 13 duplas femininas e 23 masculinas. O Gira Volei é um desporto que se joga em duplas e que tem as suas características próprias, podendo ser jogado em qualquer piso. A escola participou apenas no Nível 1 em que o único gesto técnico a ser utilizado é o Passe. Este formato é considerado um excelente mecanismo para a introdução ao voleibol, contribuindo também para a revelação de jovens talentos. Para este sucesso de elevado nº

de duplas participantes contribuiu a enfase dada nas aulas de Educação Física durante o 2ºPeríodo. Estas caracterizaramse pela adequação do modelo pedagógico e competitivo às exigências técnicas e físicas dos participantes, sempre de forma fácil, divertida e competitiva. No âmbito da adesão a este projeto, a FPV ofereceu um Kit de material para a escola, composto por 2 postes, 2 redes e 30 bolas, assim como uma T-shirt a cada aluno inscrito. As 3 duplas melhor classificadas em cada escalão/género estão apuradas para a fase Regional a realizar-se no dia 14 de maio, num local ainda a ser confirmado. Poderão ainda ser selecionadas mais duplas dependendo do número de cotas a atribuir pela AVP.

Maria João Fonseca, Professora de Educação Física

Torneio Escolar de Badmínton

Realizou-se no dia 31 de março, o Torneio Escolar de Badmínton na vertente singulares. É uma atividade prevista no Plano anual de atividades e que engloba também alunos inscritos na modalidade de Badmínton, no âmbito do Projeto o Desporto Escolar. Participaram na atividade 117 alunos, distribuídos pelos vários escalões e género: Infantis B (2009/10)- 16 alunas e 26 alunos; Iniciados (2007/8)- 25 alunas e 48 alunos; Juvenis (2005/6) - 2 alunos. Foi sem dúvida um dia muito Intenso, desportivo, competitivo e saudável.

Classificação: Inf B Masculino

1.º Martinho Rajão, 7.ºC 2.º Lisandro Ferreira, 7.ºB 3.º Afonso Rodrigues, 7.ºC Inf B Feminino

1.ª Matilde Oliveira, 6.ºD 2.ª Débora Alves, 5.ºC 3.ª Joana Silva, 7.ºB Iniciados 1.º Diogo Yang, 8ºJ 2.º Pedro Fernandes, 9.ºA 3.º Igor Real, 8.ºB

Iniciadas 1.ª Inês Soares, 8.ºC 2.ª Clara Vasques, 8.ºC 3.ª Nádia Ferreira, 8.ºG

Parabéns a todo(a)s o(a)s participantes!

Celeste Dias, Professora de Educação Física