Revista Malu Semanal

Page 20

Saúde

Hora de ir ao

MÉDICO Foto Jupiterunlimited/Other Images

Saiba identificar o momento de parar com os remedinhos e fazer NTexto de Renacha Batista/Colaboradora uma consulta

1. Dor de cabeça

h

Pode ser sinal de enxaqueca, hipertensão arterial, problemas na coluna cervical, alterações oftalmológicas, disfunções cerebrais, aneurisma e até câncer. h “Depende muito da idade, do tipo de dor de cabeça, do histórico médico e familiar e da frequência para se chegar a um diagnóstico”, diz o médico. h Agora, se a dor for persistente, aparecer de maneira repentina e com forte intensidade, é preciso procurar atendimento com urgência.

2. Perda de peso sem explicação

h Pode indicar diabetes, infecções bacterianas ou virais, hipertireoidismo e tumores. h O médico precisa ser procurado se a perda de peso 30

representar de 5% a 10% da massa corporal em um curto período de tempo, sem motivo ou mudanças de hábitos.

3. Paralisia de uma parte do corpo, perda de visão ou fala

h

Quando isso acontece de repente, é preciso ir a um pronto-socorro com urgência, pois pode indicar um acidente vascular cerebral (derrame). h Tenha cuidado redobrado se houver histórico familiar de doenças crônicas ou se a idade for superior a 60 anos.

4. Ver flashes de luz

h Indica patologias oftalmoló-

gicas, como o deslocamento da retina, que pode levar à perda da visão. “Normalmente, isso ocorre em quem já tem um histórico clínico que apresenta o risco”,

D

ores de cabeça e tontura podem parecer incômodos simples. Mas, dependendo de como se manifestam no organismo, podem sinalizar sérias doenças. Malu conversou com o médico Lois Tadeu de Almeida Teixeira para esclarecer 10 sintomas que podem indicar perigo.

ressalta o médico. Além disso, alterações de glicose e de pressão arterial podem causar o sintoma.

do labirinto (que desencadeia a labirintite).

5. Delírios

h

h

h As doenças neuropsiquiátri-

cas, como Alzheimer, Parkinson e esquizofrenia, são as causas mais comuns desse tipo de sintoma. h Quadros de derrame e intoxicação por drogas também podem provocar quadros de delírios.

6. Tontura

h “Se for uma tonteira que a pessoa nunca sentiu na vida, o médico com certeza deve ser procurado com urgência”, orienta o especialista. h No mais, pode indicar ainda alteração de pressão arterial e glicose ou distúrbios

7. Febre alta ou persistente

Na maioria das vezes, está relacionada a infecções, ao uso de certos medicamentos e a doenças imunológicas ou metabólicas. h Caso esteja entre 39 e 40 graus e não diminua, é preciso ir ao médico com urgência.

8. Fôlego curto

h A falta de ar repentina pode representar problemas pulmonares, como asma, pneumonia e bolha de ar no pulmão (pneumotórax), e doenças cardíacas, como infarto agudo do miocárdio, crise hipertensiva e angina. h “É caso de emergência médica, principalmente nas pessowww.revistamalu.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.