Manual de redação

Page 1

MANUAL DE REDAÇÃO ON-LINE

1a edição - 2009



ÍNDICE

Apresentação..................................................5 Linha Editorial................................................6 Público-Alvo..................................................7 Estrutura GM..................................................8 Editorias 8 Seções fixas 9 Arte e Imagem..............................................10 Orientações 10 Cores 11 Texto e Linguagem.......................................12 Estrutura padrão 12 Linguagem e normas 13 Abreviaturas 14 Identificação de fontes 15 Datas 16 Dinheiro 16 Distâncias e quantidades 16 Horários 17 Numerais e algarismos 17 Maiúsculas 17 Minúsculas 18 Parênteses 18 Destaque 18 Nova Ortografia............................................20 Uso do hífen 20 Acentuação 24 Flexão nominal 25 Referências...................................................26 Expediente...................................................26

Manual de Redação

3

Grandes Mulheres



APRESENTAÇÃO

O

website Grandes Mulheres (GM) surgiu em 2009 como Trabalho de Conclusão de Curso de três alunas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, sob orientação do professor Doutor Ricardo Nicola. A ideia original é a construção de um site informativo, explorando as ferramentas que a transição da web 2.0 para a 3.0 oferece, como referencial às mulheres que não são pautadas pela grande mídia por estarem acima do peso ou serem de grandes proporções, portanto, fora do padrão para mercado da moda e da beleza. Por este motivo, foi escolhido o nome Grandes Mulheres. A equipe do GM se preocupa com a construção das matérias de acordo com dois critérios básicos: - Linguagem adequada ao público feminino (18 a 30 anos), simples e objetiva, porém “em tom de conversa” com a usuária, como em uma revista feminina; - Tamanho reduzido, já que a escrita para a web pede por estruturas diferentes dos padrões tradicionais. As atualizações deverão ocorrer diariamente, segundo cronograma estabelecido pela redação. A intenção é que sejam postadas três matérias por dia em diferentes editorias, levando em consideração, naturalmente, que tudo depende do fluxo de informação. Outro diferencial do Grandes Mulheres é a inclusão das usuárias como personagens e “pauteiras” de matérias, afinal, é um website especializado em seu público, que por sua vez deve, sim, interagir ativamente. A seguir a equipe apresenta a estrutura do Grandes Mulheres, com suas respectivas seções, padrões de linguagem e campos de publicidade. O Grandes Mulheres segue o padrão normativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro de 2009. As situações que não foram inseridas poderão ser pesquisadas nos manuais citados como referência. Pâmela Nunes Paula Bastos Renacha Batista Manual de Redação

5

Grandes Mulheres


LINHA EDITORIAL

O

website veicula reportagens informativas direcionadas ao universo feminino de forma contextual e, na medida do possível, analítica. A linguagem deve ser direta, leve e seguir o que se tem observado nas mídias digitais da atualidade: textos subdivididos em blocos, com uso de multimeios e interatividade constante com o usuário. As matérias apresentam e discutem temas recor-rentes no universo feminino de forma geral. No entanto, o diferencial do GM é a abordagem, pois a grande mídia, tanto digital quanto impressa, pauta e publica matérias de forma a supor que todas as mulheres são magras (de acordo com o padrão estabelecido) e se aceitam bem. Nosso conteúdo se preocupa em incluir a mulher de grandes proporções da pauta à publicação, pois consi-deramos os problemas enfrentados rotineiramente, como o preconceito, a discriminação, a dificuldade de autoaceitação e a baixa autoestima. Queremos que a mulher se sinta acolhida e que se aceite como é, sabendo que assim como ela, há, no Brasil e no mundo, muitas outras mulheres que se encontram na mesma situação.

Mulheres de grandes proporções ou acima do peso podem sim, serem felizes, bonitas e bem sucedidas, e é exatamente isso que queremos reforçar em suas vidas.

Manual de Redação

6

Grandes Mulheres


PÚBLICO-ALVO

O

diferencial do Grandes Mulheres para as outras mídias é exatamente o público. A linha editorial está vinculada diretamente às nossas usuárias, as quais são representadas nas matérias. O objetivo é abrir espaço para as mulheres acima do peso e de grandes proporções na mídia. No GM, o público alvo não terá apenas acesso à notícia, mas fará parte dela. O tipo de mulher representada no website é bastante diversificado, pois acredita-se que não apenas mulheres acima do peso se identificam com a proposta do site, mas também mulheres que têm peso considerado normal para sua estrutura, mas têm seios grandes, quadris largos ou até mesmo uma barriguinha mais saliente. Como as mulheres representadas pela mídia atualmente são sempre muito esbeltas, altas e magras, praticamente 95% das mulheres ‘comuns’ não se sentem dentro do padrão estabelecido. Portanto, o Grandes Mulheres acredita que as muitas brasileiras irão se identificar com a mulher a quem se direciona:

uma mulher de corpo e estrutura que faz parte da realidade genuína do Brasil com maior representatividade em números e porcentagens.

Manual de Redação

7

Grandes Mulheres


ESTRUTURA GM

Editorias: Amor & Sexo Matérias relacionadas a relacionamentos afetivos e vida sexual. Antenada Dicas e indicações culturais, relacionadas a livros, filmes, seriados, música e sites interessantes a conhecer. Beleza Matérias voltadas a truques e dicas para tratamento dos cabelos, da pele (limpeza e maquiagem) e das unhas. Carreira Textos com dicas para conquistar uma vida profissional de sucesso e ganhar dinheiro. Comportamento Matérias relacionadas a relacionamentos interpessoais e tipos de comportamento em diversas situações. Equilíbrio Textos relacionados a bem-estar (em casa, no trabalho, no dia a dia...) Moda Cuida da parte relacionada a tendências e dicas para se vestir bem de acordo com a moda ou em qualquer época. Saúde Trata temas como nutrição, estética, saúde da mulher, entre outros.

Manual de Redação

8

Grandes Mulheres


ESTRUTURA GM

Seções: Blog da Redação Textos livres das redatoras, contando sobre os bastidores das matérias (entre outras amenidades pessoais). Fórum GM Um espaço para as usuárias interagirem entre si e com a equipe do site, fazendo críticas e sugestões e discutindo assuntos referentes ao universo feminino. Grandes cliques Seção destinada a armazenar fotos de ensaios fotográficos temáticos com Grandes Mulheres. Palavra de peso Seção para as colunistas: Dona Farta abordará assuntos do dia-a-dia de uma grande mulher de forma bem humorada; Carla Carolina tratará de temas da atualidade sob o olhar de uma Grande Mulher, de forma leve e descontraída. Quem é quem? Expediente da equipe do GM. Rede GM Videocasts e podcasts produzidos pela equipe GM. Promoções - Em parceria com lojas e empresas que anunciam no site, o GM fará concursos culturais a fim de presentear as usuárias que participarem e forem vencedoras.

Manual de Redação

9

Grandes Mulheres


ARTE E IMAGEM

Orientações Bancos de imagens SXC - www.sxc.hu (imagens free) Flickr - www.flickr.com (com autorização) Tamanho Largura mínima: | Largura máxima: Altura mínima: | Altura máxima: Legenda Quando houver, deverá vir logo abaixo da imagem, centralizada com fonte Arial, tamanho 8. Crédito Toda imagem será creditada. Para inserir o crédito, basta nomear a imagem com o nome do autor (no momento da postagem). Será usado recurso do mouse sob a imagem para mostrar o crédito. Ilustrações O crédito deve vir como nome da imagem, assim como as fotografias. Infográficos Deve conter no crédito a autoria da ilustração e do texto. Ex.: “Texto de Fulana. Ilustração de Ciclano” ou “Texto e ilustração de Fulana”. * A fonte utilizada na produção textual deve ser citada abaixo do infográfico.

Manual de Redação

10

Grandes Mulheres


ARTE E IMAGEM

Cores R: 240 - B: 140 (#ff0008c) Editoria: Amor & Sexo R: 135 - B: 150 (#870096) Editoria: Moda G: 175 - B: 240 (#00aff0) Editoria: Comportamento R: 45 - G: 50 - B: 145 (#2d3291) Editoria: Carreira R: 130 - G: 250 - B: 30 (#82fa1e) Editoria: Equilíbrio G: 165 - B:80 (#00a550) Editoria: Saúde R: 255 - G:205 - B: 5 (#ffcd05) Seção: Grandes Cliques R: 240 - G: 90 - B: 35 (f05a23) Editoria: Beleza R: 255 (e10000) Editoria: Antenada

Manual de Redação

11

Grandes Mulheres


TEXTO E LIGUAGEM

Estrutura padrão Título Deve ter no máximo 80 caracteres. Fonte: Times New Roman; estilo: negrito; tamanho: 18. Linha Fina Deve ter no máximo 120 caracteres em duas linhas. Fonte: Arial; estilo: itálico; tamanho: 11. Crédito Deve vir abaixo da linha fina, sublinhado. Padrão: Por Fulana de Tal. Fonte: Arial; estilo: regular; tamanho: 9. Textos Deve ter cerca de 1.200 caracteres. Links e tags são optativos. Fonte: Arial; estilo: regular; tamanho: 11. * Em alguns casos, quando for extremamente necessário, assunto de grande interesse do público, pode-se estender a 1.500 caracteres. Tags relacionadas Podem ser colocadas até cinco (5) tags de textos relacionados por matéria. Devem vir logo abaixo e conter as informações básicas do texto para o qual a usuária será direcionada. Também devem vir sublinhadas e na cor da editoria. Fonte: Arial; estilo: regular; tamanho: 11. Exemplo: Matéria: Trabalho temporário Tag: Saiba como ser efetivada no emprego Tags de conteúdo Podem ser escolhidas até cinco (5) tags por matéria. Caso a tag escolhida ainda não esteja na nuvem de tags, basta adicionar a nova tag. Intertítulos No máximo uma linha, na cor da editoria. Fonte: Arial; estilo: negrito; tamanho: 11.

Manual de Redação

12

Grandes Mulheres


TEXTO E LINGUAGEM

Linguagem e normas Os textos devem ser claros, objetivos, coloquiais e concisos. A orientação geral é: períodos curtos e diretos (sujeito+verbo+predicado). Os parágrafos também não devem ser longos e, na medida do possível, serem divididos por intertítulos. A recomendação é a de terem no máximo oito (8) linhas e serem divididos pelo espaçamento de uma linha, para melhor visualização e leitura. O uso de formas pessoais (ou de primeira pessoa) não é recomendado. Por exemplo, ao invés de dizer “eu fiz”, diga “o Grandes Mulheres fez”. Nas matérias informativas (noticiosas), o primeiro parágrafo deve fornecer o lide, ou seja, “quem fez o que, onde, quando e por quê”. Em suítes (matérias publicadas de acordo com a ocorrência dos fatos), deve-se indicar em links a(s) primeira(s) matéria(s) publicada(s). Deve-se tratar de forma impessoal o personagem da matéria, portanto, evitar o uso de artigos antes de nomes próprios. Quando se tratar de alguém que exerce cargo político, na primeira citação, colocar após o nome o partido e a sigla do Estado entre parênteses. A sigla do partido não precisa ser explicada.

Manual de Redação

13

Grandes Mulheres


TEXTO E LIGUAGEM

Evite! Adjetivos e advérbios; Artigos indefinidos; Pronomes demonstrativos ou advérbios de tempo e lugar; O uso do pronome “que”, pois empobrece o texto e dificulta a leitura. Além disso, o “que” tem a função explicativa ou restritiva, tarefa a cargo dos links e tags. Citações (entre aspas) com mais de duas linhas. Abreviaturas Em textos corridos, usar termos que indicam distância e quantidade por extenso. Exemplo: quilo, não “kg”; metros, não “m”. Evitar o uso de Dr., Dra., Sr., Sra., etc. Plural com s nas siglas de TV, DVD, HP, etc. Exemplo: Tvs, DVDs, HPs. Evitar abreviar Santo(a) e São. Evitar abreviar Rua, Avenida, Praça, etc. Além disso, todos devem vir com a primeira letra em caixa alta. Usar S.A. e não S/A. Em nomes de emissoras usar “TV” ao invés de “Tevê” ou “tv”. Os acentos da forma original se mantêm nas abreviaturas. Exemplo: págs., sécs., etc.

Manual de Redação

14

Grandes Mulheres


TEXTO E LINGUAGEM

Identificação de fontes A recomendação é colocar antes do nome a profissão ou cargo ocupado. Mas, isso deve ser sempre condicionado à melhor leitura possível. A escolha fica a cargo da redatora. Exemplo: “A ginecologista Amanda Pinheiro orienta suas pacientes (...)”; ou “De acordo com Amanda Pinheiro, ginecologista especializada em adolescentes, a orientação (...)”. Na primeira citação, usar vírgula quando apenas uma pessoa pode ocupar o cargo ou determinada qualificação. Exemplo: “O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou a proposta”. A falta de vírgula leva a entender que existe mais de um presidente: “O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vetou a porposta”. Apenas a instituição tem inicial maiúscula. Exemplo: ministro da Fazenda. Usar hífen nos cargos que fazem parte da hierarquia de uma empresa ou instituição. Exemplo: secretário-geral, diretorexecutivo, etc. Não há hífen quando o cargo possui a preposição “de” ou é denominação da atividade. Exemplo: diretor de Redação, produtor de Vendas, etc. Jornalista de moda, médico legista, etc. Na primeira resposta do entrevistado, nome inteiro por extenso; nas demais, colocar o primeiro nome no caso de mulher e o último no caso de homem.

Manual de Redação

15

Grandes Mulheres


TEXTO E LIGUAGEM

Datas Como já citado anteriormente, deve-se evitar o uso de advérbios de tempo e lugar. Dessa forma, cita-se o dia em número, o mês por extenso (caixa baixa) e o ano em número.

Dinheiro Usar algarismos e cifrão em todos os casos e não usar “zerozero” após vírgula em caso de quantia exata. Exemplo: R$ 500 reais ou R$ 500,50 reais. A única cifra permitida, além do real, é a do dólar (US$). As outras devem ser escritas por extenso. Exemplo: 20 mil libras. Fazer a conversão da moeda estrangeira em reais, para aproximar do público-usuário, e colocar entre parênteses. Exemplo: “... custa US$ 15 dólares (R$ 26 reais).” Escrever R$ 56,6 mil e não R$ 56.600.

Distância e quantidade Usar unidades de medidas por extenso, como já citado. Exemplo: 28 quilômetros, 15 quilos, 30 litros, etc. Quando necessária a abreviação, em títulos e legendas, usar a abreviação sem ponto e sem espaçamento entre o número e a medida. Exemplo: 28km, 15kg, 30l, etc.

Horários Os minutos não devem ser citados e as horas devem ser seguidas de “h”.

Manual de Redação

16

Grandes Mulheres


TEXTO E LINGUAGEM

Exemplo: 9h30. Para duração, escreve-se por extenso. Exemplo: Demorou duas horas e 40 minutos. Usa-se 12h e 0h.

Números e algarismos Em geral, escrever por extenso de um (1) a dez (10) e em forma de algarismo de onze (11) em diante. Para idade, dinheiro, porcentagem, grandezas, medidas e temperatura, manter o algarismo. De mil em diante, colocar ponto. Exemplo: 2.475.

Maiúsculas Datas oficiais e nomes de fatos históricos; Conceitos políticos/econômicos ou instituições; Exemplo: Populismo; Capitalismo; Ministério da Saúde. Nomes de corpos celestes; Designação de regiões; Exemplo: Baixada Santista, Planalto Central... Ramos do conhecimento humano e disciplinas de exames; Vias e lugares públicos

Manual de Redação

17

Grandes Mulheres


TEXTO E LIGUAGEM

Sigla com até três letras, sem pontuar. Exemplo: USP Sigla com mais de três letras, que podem ser lidas, como Unesp, têm apenas a letra inicial maiúscula. De-ve vir toda em maiúscula quando lidas letra por letra. Exemplo: IPTU

Minúsculas Estações, meses do ano e dias da semana; Ocupações e profissões.

Parênteses Intercalar oração acessória para explicações; Colocar sigla já transcrita; Fazer referências bibliográficas; Indicar datas. Destaques Em negrito: Nome do website no corpo do texto; Exemplo: “O Grandes Mulheres entrevistou...” Em entrevistas no estilo pingue-pongue, a pergunta deve vir toda em negrito. Caso o GM seja citado, destacar com itálico. O nome do entrevistado também deve vir em negrito. Além disso, utilizar a cor da editoria onde sair a entrevista para indicar perguntas do site.

Manual de Redação

18

Grandes Mulheres


TEXTO E LINGUAGEM

Exemplo: Grandes Mulheres – Gostou do site Grandes Mulheres? Entrevistado - Sim, fiquei surpresa... GM - ... Notas de pé para indicar quem é a colunista. Em itálico: Caso alguma seção seja citada no corpo do texto de matéria. Exemplo: Na seção Amor publicamos... Nome de outros veículos de comunicação ou obras artísticas (músicas, filmes, peças de teatro, novelas, etc). Todos com iniciais maiúsculas. Nomes de marcas. Apelidos. Termos científicos para designar espécies, etc. Nome de conferências, simpósios, palestras, entre outros, não devem ir em itálico nem entre aspas. Escrever com iniciais maiúsculas. Nos títulos, legendas e olhos, as palavras de destaque deverão ter aspas.

Manual de Redação

19

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Uso do hífen Prefixo

Igual

ab

aero

agro

além

ante

anti

aquém

v

arqui

v

auto

bem (1)*

v

bio

Vogal

H

M

N

















v

















v

v

co (3) contra

S

carbo (2)

R

v

v





eletro





entre (4)

ex

extra





geo





hidro





hiper

Manual de Redação

20

des (3)

in

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Uso do hífen Prefixo

Igual

Vogal

H

M

N

R

S

infra



inter

intra





macro





mal (1)

maxi











 

mega micro

v

v





mini





multi

v

v





neo





ob

pan

pluri

v

pós (5)

v

v

v

v

pré (5)

v

v

v





v

v

v

v

v

v









pre (6) pró (5)

pro (6) proto





pseudo









re recém

Manual de Redação

21

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Uso do hífen Prefixo

Igual

Vogal

H

M

N

R

S

retro





semi





sob

sobre

socio

sota

soto

v

v

sub

v

v

super

supra

v

v





tele (7)





ultra





vice

vogal

v





zoo (2)

v







(v) Uso obrigatório do hífen | () Dobra a letra

(1) Bem e mal podem ser usados como simples advérbios. *Bem só não se separa por hífen diante de compostos de dizer, fazer e querer. (2) Se o H permanecer, usa-se o hífen. Quando não, deve-se unir a palavra a este prefixo. (3) Quando o complemento é iniciado por H, tira-se esta letra. Ex.: desarmônico = des+harmônico.

Manual de Redação

(4) Não confundir com a preposição. (5) Usar sempre hífen quando o elemento posterior a pós, pré ou pro tiver sentido próprio. Ex.: pós-graduação, pré-escola, pró-mulher. (6) Pre e pro, quando átonos, não recebem hífen em situação nenhuma. Ex.: preencher, procriar. (7) Exceto teleducação.

22

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Demais casos do hífen Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim. Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu. Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição. Exemplos: girassol, madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista e pontapé. Usa-se hífen nos adjetivos pátrios compostos. Exemplos: costa-marfinense, cruzeirense-do-sul, norte-americano e mato-grossense-do-sul. Deve-se usar hífen nas denominações geográficas compostas que se iniciam com verbo, são formadas pelos adjetivos grã e grão ou contêm artigo. Exemplos: Abre-Campo, PassaTempo; Grã-Bretanha, Grão-Pará; Baía de Todos-os-Santos, Trás-os-Montes. Exceção: nas demais denominações geográficas compostas, como em Águas Formosas, Belo Horizonte, Cabo Verde, Timor Leste. Exceção: Guiné-Bissau. Usa-se hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas ou zoológicas. Exemplos: andorinha-do-mar, bemte-vi, bico-de-papagaio, couve-flor, erva-de-santa-catarina e pimenta-do-reino. Exceção: palavras que têm a mesma grafia das espécies botânicas ou zoológicas, mas significado diferente. Exemplo: bico de papagaio (com o sentido de nariz adunco ou saliência óssea). Usa-se hífen em palavras compostas com elementos repetidos (mesmo com pequena variação na forma). Exemplos: blá-blá-blá, reco-reco, trouxe-mouxe, zigue-zague.

Manual de Redação

23

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Acentuação O QUE MUDOU?

CUIDADO!

Não se usa mais acento em ditongos abertos “éi” e “ói” das paroxítonas. Exemplos: androide, apoio, asteroide, boia, celuloide, colmeia, Coreia, debiloide, estreia, geleia, heroico, ideia, jiboia...

A regra vale apenas para palavras paroxítonas!!! Continuam com acento oxítonas terminadas em “éis”, “éu”, “éus”, “ói” e “óis”. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.

Nas paroxítonas, não se usa mais acento no “i” e no “u” tônicos quando vierem depois de um ditongo. Exemplos: baiuca, bocaiuva, feiura...

Se for oxítona e o “i” ou o “u” estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento fica. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

Não se usa mais acento em palavras terminadas com “êem” ou “ôo”(s). Exemplos: abençoo, creem, deem, enjoo, leem, perdoo... Não se usa mais acento diferencial em: pára (do verbo parar); péla (de pelar); pêlo (fio de cabelo); pólo; e pêra (fruta).

Manual de Redação

- Permanece o acento diferencial em pôde (pretérito perfeito do indicativo de poder, na 3a pessoa). - Permanece o acento diferencial em pôr (verbo). - Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir (e seus derivados).

24

Grandes Mulheres


NOVA ORTOGRAFIA

Flexão nominal Terminadas em

Plural

Diminutivo

AL - EL - OL

AIS - EIS - OIS

ZINHO

AU - EU - OU

AUS - EUS - OIS

ZINHO

R ou Z

ES

ZINHO

S (monossílabos ou oxítonas)

ES

INHO

S (paroxítonas ou proparoxítonas)

Não flexionam

--

X

ES

--

ÃO

ÃOS - ÃES - ÕES

ZINHO

Plural e diminutivo Diminutivo “inho”

Acrescenta “s”

Diminutivo “zinho”

Plural sem o “s” + “zinhos”

Online, on-line ou on line?

Manual de Redação

Foto: Jay/sxc.hu

Online: adjetivo On-line: ciberespaço On line: em conexão

25

Grandes Mulheres


REFERÊNCIAS

Manual de Redação e Estilo do ‘O Estado de São Paulo’ e o Manual do COMUnesp Online. Manual do COMUnesp Online. Guia prático da NOVA ORTOGRAFIA - Saiba o que mudou na ortografia brasileira. Versão atualizada de acordo com o Volp Editora Melhoramentos. (Douglas Tuffano).

EXPEDIENTE

Manual de Redação “Grandes Mulheres” 1a edição - 2009 Texto e edição: Pâmela Raquel Nunes Faria Paula Bastos da Silva Renacha Silva Batista Diagramação: Renacha Silva Batista

Manual de Redação

26

Grandes Mulheres




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.