O Portomosense 676

Page 13

Cultura

15-

'' Z[ Del[cXhe Z[ (&'&

SÃO BENTO

Medalha

Três dias de petiscos e tradição Se o ditado diz que não há duas sem três, em São Bento não houve três sem se chegar ao IV Fes val Gastronómico e Cultural, que voltou a agitar a freguesia entre 30 de Outubro e 1 de Novembro. A tasquinha regional voltou a estar em destaque com as iguarias que começam a atrair visitantes a São Bento. Filhós de chouriço, Bacalhau à Lagareiro, migas à serrana, coelho à caçador, acompanhados pelo pão e broa caseiros, terminando com o arroz doce foram alguns dos pratos em destaque. Além da festa que se fez à mesa, houve também a feira de ac vidades económicas que mostrou alguns dos negócios da região, como trapologia, bordados ou outros artefactos feitos à mão. Bailes, animação infan l, jogos tradicionais, torneio de matraquilhos, o bar jovem, danças de salão ou animação musical com as concer nas da Barrenta foram outros dos momentos que passa-

ram pelo Salão Paroquial ao longo dos três dias de fes val. De regresso esteve também o baile à moda an ga, animado pelo acordeonista natural da freguesia, Daniel Valente, e onde não faltaram vários elementos trajados a rigor. O fes val englobou ainda a realização do I Raid Fotográfico, onde par ciparão oito fotógrafos, que percorreram vários pontos da freguesia, captando imagens de uma serra agreste de início de Novembro. De acordo com a organização, a cargo do Clube Despor vo de São Bento e Associação Cultural e Recrea va Pedras Soltas, a afluência à maioria das ac vidades correspondeu às expecta vas, com um balanço final global posi vo numa ac vidade que está já a ganhar tradição em São Bento.

ASSOCIAÇÃO POPULAR DA BEZERRA E FIGUEIRINHAS ESTREIA EVENTO

1.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia da Bezerra Os bons pe scos da região voltaram à mesa do concelho a 6 e 7 de Novembro, na 1.ª Mostra de Artesanato e Tasquinhas, organizada pela Associação Popular da Bezerra e Figueirinhas (Serro Ventoso). As saborosas moelas, as migas, a morcela e o chouriço caseiro foram os pratos que mais saíram da cozinha durante os dois dias, segundo revelou ao nosso jornal, Célia Rosa, membro da direcção da associação e uma das cozinheiras de serviço. O balanço desta primeira edição é posi vo, apesar da fraca adesão da população, diz Célia Rosa. “É um balanço posi vo, mas ao mesmo tempo não é, porque vemos pouca gente. Temos que ter em conta, que a fraca aderência deve-se sobretudo ao facto

de ter sido a primeira realização e também porque não quisemos ter muita despesa com a publicidade”, explica. O pavilhão da associação foi preenchido também com a cor e arte de cinco artesãos da região. Trapologia, bijuteria, pintura e esculturas em madeira, entre outros ar gos estavam em exposição, mas também disponíveis para venda. Este é mais um evento que promete vincar a programação do concelho nos próximos anos, em prol daquilo que de melhor se faz por cá. “Não vamos desis r! O evento vai regressar no próximo ano, porque apesar de não ter do grande afluência da população, não correu mal em termos financeiros”,

Presépios

Inscrições para concurso O Natal está a aproximar-se e com ele regressa o Concurso de Presépios, organizado pela autarquia de Porto de Mós e que vai para a 20.ª edição. As inscrições para o concurso decorrem até ao dia 16 de Dezembro e os trabalhos devem ser entregues no Espaço Jovem, no Jardim Municipal, durante o horário de funcionamento. A concurso voltam a estar quatro categorias: Adultos, 3.º Ciclo, 1.º e 2.º Ciclo e Jardim-de-infância. Após a classificação dos premiados, os melhores trabalhos a concurso, estarão em exposição de 18 de Dezembro a 22 de Janeiro do próximo ano, no Espaço Jovem.

Porto de Mós

salienta Célia Rosa. A 1ª. Mostra de Artesanto e Gastronomia contou também com a animação. “ Os mal es mados”

Festa dos Avós do Pólo Educativo

As educadoras e Professoras

A Autoridade Nacional de Protecção Civil atribuiu uma medalha à Rádio Dom Fuas, alusiva ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais. A rádio de Porto de Mós foi uma das sete rádios locais, a nível nacional, que aderiu à campanha de prevenção de incêndios florestais. A medalha foi atribuída como forma de agradecimento pela “divulgação de mensagens de sensibilização dos cidadãos, durante este Verão”.

Natal Bombeiro 2010

SERRO VENTOSO Como já vem sendo hábito, o Pólo Educa vo de Serro Ventoso, realizou no dia 5 de Novembro a festa dos avós que decorreu em ambiente de saudável confraternização. Os avós par ciparam em grande número e os netos presentearam-nos com canções, danças, quadras e uma pequena lembrança comemora va do dia. No final, todos puderam apreciar as iguarias trazidas pelos meninos e meninas deste pólo educa vo.

Rádio Dom Fuas distinguida

foram o grupo convidado para dar ritmo a esta edição. Iolanda Nunes/ Isidro Bento

Os bombeiros voluntários de Porto de Mós iniciaram no passado domingo, 7 de Novembro, o tradicional “Peditório de Natal”. À semelhança dos anos anteriores, este peditório será feita nos meses de Novembro e Dezembro na área geográfica abrangida por este corpo de bombeiros. Os “soldados da paz” irão percorrer as várias localidades aos domingos e feriados, no período das 09 às 13 horas e durante os dias de semana, das 18h30 às 21h30, agradecendo, desde já, a habitual generosidade da população.

PORTO DE MÓS

3º Aniversário dos nascidos em 1943 No dia 1 de Dezembro irá realizarse o 3º convivio da malta de 43. Se é nascido em 1943, reside no concelho de Porto de Mós e quer passar momentos agradáveis com pessoas nascidas no mesmo ano, pode inscrever-se para o almoço convivio a ter lugar no restaurante O Can nho da Saudade em Porto de Mós. As inscrições podem ser feitas para os números de telemóvel 918914729 (António Fortunato) ou 963392083 (Manuel de Jesus)

Novena Infalível Ao Divino Espiríto Santo, ao Menino Jesus e Sua Santissima Mãe e Santo António. Ó Jesus que disseste: Pede e receberás, procura e acharás, bate e a porta se abrirá. Por intermédio de Maria Vossa Mãe Santíssima eu bato, procuro e vos rogo que minha prece seja atendida. (Menciona-se o pedido); Oh! Jesus que disseste: Tudo o que pedires ao Pai em Meu nome Ele atenderá. Com Maria, Vossa Santa Mãe, humildemente rogo ao Pai, em Vosso nome, que a minha prece seja seja ouvida. Menciona-se o pedido. Oh! Jesus que disseste: O céu e a terra passarão mas a minha palavra não passará. Com Maria, Vossa Mãe bendita, eu confio que a minha oração seja ouvida. Menciona-se o pedido. Rezar 3 Avé-Marias e uma Salvé-Rainha. Em casos urgentes esta novena deverá ser feita em 9 horas seguidas. Publicar a Oração assim que receber a graça. Agradeço a graça recebida. A.S. PUB


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.