Jornal Manuel Pizarro - Número 3

Page 1

MANUEL PIZARRO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

// 18 SETEMBRO 2013

VENCER NO PORTO PARA MUDAR O PAÍS Votar no Partido Socialista no Porto é contestar a política de Governo do País. É eleger no Porto um modelo de governação alternativo, que conjuga o rigor nas contas com a responsabilidade e a sensibilidade social. É o passo decisivo para a mudança de Governo, em Portugal, que todos desejamos.


MANUEL PIZARRO

www.manuelpizarro2013.pt

PARA MIM O PORTO NÃO É APENAS A PRIMEIRA ESCOLHA.

O PORTO É A ESCOLHA. Conheço bem o Porto, pelo que estou consciente dos enormes problemas com que se defronta. Nos últimos 30 anos, o concelho perdeu 80.000 habitantes e verificou-se uma progressiva degradação da cidade, que vai já muito para além do seu centro histórico. Ao mesmo tempo acentuaram-se as desigualdades. O desemprego atinge mais de 20 mil pessoas; 14 mil portuenses sobrevivem graças ao rendimento social de inserção; cerca de um quarto da população da cidade vive nos bairros sociais e estes, em muitos casos, continuam degradados e fomentam a estigmatização dos seus habitantes. Mas ao lado desta realidade, há uma outra. Há um Porto resiliente e que se desenvolve e renova, apresentando uma Universidade que se mantém como a melhor de Portugal, unidades de investigação que, nas mais diversas áreas, ocupam posição de destaque no

2

sistema científico, pequenas e médias empresas de sucesso, instituições de referência como Serralves, Casa da Música, Teatro Nacional de S. João, entre outras, assim como pessoas e iniciativas que, nas mais diversas áreas constroem todos os dias uma nova esperança, onde o conhecimento e a inovação, ao lado das actividades tradicionais, desempenham um papel cada vez mais importante. Há também uma maior capacidade de atracção que traz ao Porto cada vez mais visitantes, estudantes, homens de negócios e congressistas que ficam seduzidos pela força da cidade e pelo nosso modo de ser, tripeiro, desassombrado e acolhedor. Eu conheço a minha cidade. Conheço a sua capacidade de resistir, de se reinventar e de se superar em todos os momentos. Acredito nas pessoas de todas as idades e condições sociais que continuam a amar o Porto, que não se resignam, que lutam todos os dias por

si e pela cidade; acredito nas instituições e associações que realizam um trabalho abnegado em favor da urbe e dos seus habitantes. Por isso é com orgulho na minha cidade e vontade de fazer um Porto melhor, e de fazê-lo com todos, que protagonizo um programa eleitoral e uma equipa que se compromete, à frente da Câmara Municipal e em articulação com a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia, com todos, colocar as pessoas antes de tudo o mais e, de forma rigorosa, a construir um futuro melhor para a nossa cidade. Conheça todas as nossas propostas em www.manuelpizarro2013.pt/programa. Conto com a sua confiança no próximo dia 29 de Setembro.

Manuel Pizarro


www.facebook.com/manuelpizarro2013

Promover o emprego e a coesão social

A MUDANÇA COMEÇA NO PORTO No próximo dia 29 de Setembro, os olhos do país estarão postos no Porto como o centro da mais significativa disputa eleitoral destas eleições autárquicas. Será na Invicta que se decidirá em grande parte o futuro político de Portugal, uma vez que só uma derrota dos candidatos apoiados pelos partidos do Governo – Luís Filipe Menezes pelo PSD e Rui Moreira pelo CDS/PP – poderá enviar um sinal claro de rejeição da política de obsessão com a austeridade levada a cabo pelo executivo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. A inédita ausência destes líderes partidários da

campanha eleitoral para a mais importante autarquia do Norte de Portugal e as frustadas tentativas dos seus candidatos em esconder os símbolos dos partidos que os apoiam, apenas demonstram que nestas eleições autárquicas estará em causa o Porto, mas também o país. Ao contrário do que tem sido a prática deste governo, Manuel Pizarro tem o emprego e a justiça social como primeiras prioridades da sua futura governação na Câmara Municipal do Porto. Combater o desemprego e as crescentes desigualdades sociais é uma prioridade bem maior do que construir pontes ou túneis entre

Porto e Gaia ou outras obras megalómanas. Por isso, Manuel Pizarro propõe dedicar os recursos da Câmara Municipal do Porto para desfazer as políticas do Governo e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da Invicta com projectos que tenham por objectivo promover o emprego e a coesão social. O que está em causa é manter o rigor nas contas e usar os recursos municipais para o que mais importa. Para as pessoas e para o emprego, para promover a justiça social. A mudança começa em si. A mudança do País começa no Porto.

O SEU VOTO PARA A CRIAÇÃO DE EMPREGO

O SEU VOTO PARA A COESÃO SOCIAL

O SEU VOTO PARA A O SEU VOTO PARA A REABILITAÇÃO URBANA CULTURA

Votar no Partido Socialista no Porto é acreditar que a nossa cidade voltará a ser a capital do trabalho. É apostar na criação de emprego, no turismo, na inovação e na ligação ao Ensino Superior e aos laboratórios de investigação.

Votar no Partido Socialista no Porto é garantir a coesão social, combater a pobreza e reduzir as desigualdades. Apoiar os que mais precisam, que mais têm sido castigados pelas politicas do Governo.

Votar no Partido Socialista no Porto é acreditar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Todos merecemos uma casa digna e a reabilitação do edificado em toda a cidade é uma prioridade.

Votar no Partido Socialista no Porto é garantir uma aposta forte na Cultura, esquecida pelo Governo e afrontada pela actual Câmara. A cultura é a base de uma cidade moderna, cosmopolita e plural, condições essenciais ao desenvolvimento.

3


MANUEL PIZARRO

www.manuelpizarro2013.pt

O PORTO APOIA MANUEL PIZARRO FERNANDO GOMES

RUI REININHO

Estou fora da política há muitos anos, mas há coisas que o coração nos dita e que não consta nos manuais de política. Apoio Manuel Pizarro porque sinto uma enorme nostalgia dos tempos em que o Porto era vitorioso. E sinto que este é o momento que nos pode voltar a trazer esse Porto, recuperando-o da escuridão destes últimos 12 anos.

"do animal mais doméstico até ao bicho mais bizarro todos preferem o candidato Pizarro" PAN , Amor e Rui Reininho

JOSÉ RODRIGUES

MÁRIO CLÁUDIO

"Manuel Pizarro sabe melhor do que ninguém que a personagem principal de uma cidade são os Homens. E é para os Homens que Pizarro vai trabalhar. Pizarro é um Humanista! Pizarro está preocupado com a Habitação Social, com a Saúde e com o bem estar dos Homens."

Confio em Manuel Pizarro à frente do próximo executivo da Câmara Municipal do Porto. Não o vejo disposto a transigir com o despesismo inconsciente, nem com paciência para admitir o elitismo que tende a menosprezar a grande massa da população. Vejo-o determinado pela seriedade, e capaz por isso de pôr o interesse de todos os portuenses muito acima do seu interesse pessoal.

MIGUEL GUIMARÃES

JÚLIO MACHADO VAZ

Médico altamente qualificado, Manuel Pizarro dedicou uma parte substancial da sua vida ao serviço da comunidade. Acredita no valor das pessoas e na sua capacidade para transformar a sociedade, ajudando a criar um futuro melhor. Com Manuel Pizarro, o Porto e o Norte terão um futuro mais sólido, mais solidário e mais transparente.

Independente de esquerda como sou, não hesitaria em votar num nome velejando em outras águas se o considerasse o melhor para a cidade. Desta vez não é preciso,a candidatura do Manuel resolveu-me o problema. Porquê? Porque muitas vezes discutimos a Invicta e, se não debitámos discursos siameses, os pontos - ou portos? - de encontro foram inúmeros.

Ex-Presidente ca Câmara do Porto

Mestre escultor

Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

4

Cantor

Escritor

Médico Psiquiatra


www.facebook.com/manuelpizarro2013

AUGUSTO SANTOS SILVA

J.P. MATOS FERNANDES

Sociólogo e Professor Universitário

Ex-Presidente da APDL

Apoio o Dr. Manuel Pizarro porque quero o melhor para a minha cidade. Quero as suas ideias, quero a sua experiência, quero a sua entrega, quero a sua capacidade executiva. E também quero que a mudança no Porto seja o começo da mudança em Portugal.

Apoio Manuel Pizarro porque raramente, na vida pública, encontrei alguém que unisse inteligência, o bom senso a a excepcional preparação política que ele tem para assumir uma missão pública como a de ser Presidente da Câmara do Porto.

ADÉLIA CARVALHO

CARLOS MELO BRITO

Porque acredito em histórias com finais FELIZES apoio Manuel Pizarro, pela sua honestidade, pela sua capacidade de trabalho, mas essencialmente pelo seu amor à cidade do Porto. Força Pizarro!

Do programa de Manuel Pizarro destaco a importância dada ao conhecimento e às pessoas. Só assim se poderá criar uma cidade onde o bem-estar dos seus cidadãos esteja efetivamente no centro das atenções da autarquia. Por isso, no próximo dia 29 temos que transformar este programa em realidade elegendo Manuel Pizarro presidente da Câmara Municipal do Porto.

ANA SALDANHA

LUÍS ISMAEL

Apoio Manuel Pizarro porque ele é o único canditato que reune todas as condiçoes necessárias para ser o melhor de Presidente da Câmara Municipal do Porto: honestidade e humanidade.

Reconheço em Pizarro a postura de um político moderno. Honestidade e transparência são valores que cada vez mais assumem um papel fundamental em todas as nossas escolhas. É por isso que acredito que a nossa cidade beneficiará desta visão aglutinadora e estruturada que um homem como o Pizarro possuí.

Escritora

Escritora

ÁLVARO MAGALHÃES Escritor

Se não creio nem confio em políticos, por que razão apoio a candidatura do Manuel Pizarro à Câmara do Porto? Justamente porque ele não é um robot partidário, mas uma pessoa: tem um coração e uma alma: é um de nós. O que é uma cidade? Pontes majestosas, prédios de mil andares? Não. Uma cidade é: gente. Pessoas. Seres humanos. E ele é o único candidato movido por uma cultura humanista.

BERNARDO PINTO DE ALMEIDA

Escritor e Professor Universitário No deserto actual da política, a candidatura de Manuel Pizarro trouxe para a esfera autárquica o perfil de um homem sério. Creio seriamente que o Manuel Pizarro, que é um bom médico, tem na dedicação política um empenho humanista profundo que lhe vem de ter um sentido romântico do que é servir a causa pública.

Pró-Reitor da Universidade do Porto

Realizador/ Actor

JOÃO LUIZ

Director da "Pé de Vento" Voto em Manuel Pizarro porque tanto como deputado da Assembleia da República, como Secretário de Estado sempre mostrou um grande conhecimento dos problemas mais prementes do Porto, tendo a capacidade de, nuns casos, apontar e/ou encontrar as respetivas soluções, conseguindo mesmo, noutros casos, desencadear os processos para a sua resolução.

ANTÓNIO MOTA Escritor

Apoio Manuel Pizarro pelo seu carácter, pela sua sinceridade para com a cidade, tenho a certeza de que ele é o homem certo para a função de presidente da Càmara Municipal do Porto.

5


MANUEL PIZARRO

www.manuelpizarro2013.pt

SALVADOR SANTOS

RENATO FILIPE CARDOSO

UMA CULTURA AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS Numa altura em que estão na ordem do dia temas inquietantes que minam a sociedade portuguesa, como o desemprego, a destruição do Serviço Nacional de Saúde ou o desmembramento do Estado Social, eu venho falar de cultura, imaginem. Mas, atenção, não confundam cultura com entretenimento. Não é essa a cultura a que me refiro. Eu venho falar de cultura como instrumento de inclusão e cidadania, como forma de criação de valor económico, como suporte de fixação de empregos mais qualificados e como chave para um crescimento sustentável. É essa a cultura que Manuel Pizarro quer defender, promover e desenvolver. Uma cultura que interaja com o ensino e a ciência; uma cultura que nos fortaleça o sentido crítico e nos enriqueça o conhecimento, uma cultura ao serviço dos cidadãos! É por isso que eu apoio Manuel Pizarro.

O PORTO PRECISA DE ESQUERDA O Porto precisa de Esquerda. Uma Esquerda estruturada, consequente, responsável. De políticas justas e cirúrgicas na gestão e no investimento, na inclusão social, no turismo e na cultura. Não sou socialista ou militante do PS, mas a candidatura à presidência da Câmara que melhor reúne estes requisitos é, quanto a mim, a de Manuel Pizarro. Aposta em boas ideias em vez de demagogia. Tem visão e vontade de diálogo e não apenas pré-conceitos. Marca as Pessoas como principal prioridade na sua agenda. Tem um projecto de Cidade e não somente de vaidade pessoal. Em tempos de tanto demérito e justificado descrédito da política e dos políticos, Pizarro faz-nos acreditar ser possível... acreditar. Devolve-nos a esperança, à Esquerda, o lugar do coração. E das Pessoas.

Gestor e Produtor Cultural

JOSÉ AMARANTE

Professor da Faculdade de Medicina UP Há muito que conheço o Dr. Manuel Pizarro. Médico empenhado e competente, trata-se de alguém com uma carreira profissional própria, independente da actividade política, o que lhe permite ter uma invejável independência face a pressões ou lobbies. Profundo conhecedor da história e das tradições da cidade, bem como das principais características das suas gentes, o Dr. Manuel Pizarro dispôs-se corajosamente a dar o seu contributo ao Porto, apresentando um programa de actuação capaz de operar a mudança que se impõe na cidade e na região. Sempre atento às questões sociais, conta com o apoio maioritário dos portuenses social e culturalmente mais humildes, congregando, em simultâneo, um forte apoio das elites da cidade – de que Mário Cláudio ou o ex-reitor da UP Alberto Amaral serão apenas dois bons exemplos. É por todas estas razões, a que acresce a sua integridade e a forma afável e dialogante com que se relaciona com todos, que eu espero que o Dr. Manuel Pizarro venha a ser o próximo Presidente da Câmara do Porto.

6

Poeta

ALEXANDRA BENTO

Bastonária da Ordem dos Nutricionistas Manuel Pizarro conhece profundamente o Porto e as suas gentes. Vive-o desde sempre, fê-lo ouvir e concretizou diferentes olhares num compromisso eleitoral centrado nas pessoas. Assume, como bem maior, a saúde e o bem-estar, apresentando medidas concretas e inovadoras para um Porto Saudável. Reconheço-lhe mestria, rigor, competência, motivação, capacidade de trabalho e de liderança em perfeita conjugação com a simplicidade e a boa disposição que o caracterizam. O Porto merece este Presidente!

PEDRO APARÍCIO

Director da Academia Contemporânea do Espectáculo Apoio Manuel Pizarro, pois sei que ele é um homem muito sensível à vida cultural desta cidade


www.facebook.com/manuelpizarro2013

HERNÂNI GONÇALVES

JOÃO PAULO COSTA

Voto em Manuel Pizarro porque: Cresceu no Porto, vive no Porto, adquiriu a cidadania plena no Porto. Profissionalmente é um exemplo magnífico do que é um médico dedicado à comunidade. Toda a sua existência, as suas emoções, um verdadeiro estado de espírito, respiram Porto. Conhece o Porto de lés a lés em todas as vertentes. E depois, é solidário, humanista, anti-demagogo. É por todos! Se for presidente da Câmara, Manuel Pizarro será o impulsionador do Porto, para uma nova fronteira. Assim o desejamos.

É com agrado e até entusiasmo que apoio a candidatura de Manuel Pizarro à Câmara Municipal do Porto. A antiga amizade e conhecimento da sua prática política, bem como a sua recente passagem pelo Ministério da Saúde, dão-me garantias de um trabalho isento, incansável e ponderado em prol dos destinos da cidade do Porto.

Professor de Educação Física

Encenador e actor

NUNO GRANDE Arquitecto

RICARDO ALVES

Director do Teatro da Palmilha Dentada Porquê votar PS, porquê votar Pizarro? Primeiro porque o conheço pessoalmente, sei que não é fruto de uma juventude partidária, graduado numa universidade de verão, como são infelizmente grande parte dos nossos actuais políticos. Sei também que não é um cidadão do Porto do colégio alemão, é um cidadão do Porto por inteiro, que conhece todas as suas realidades: os bairros, as ilhas, as realidades do desemprego e das exclusões, e também o Porto associativo, solidário e participativo.

Eu apoio a candidatura do Manuel Pizarro à Presidência da Câmara Municipal do Porto porque ele soube construir o seu percurso pré-eleitoral e, agora, a sua campanha, em curso, numa lógica assumidamente "de baixo para cima"; isto é, sem impor a demagogia das "ideias feitas", das "receitas gastas" e das "promessas vãs" normalmente lançadas "de cima para baixo" pela arrogância de tantos homens "vazios". O Manuel Pizarro é um político convicto, não apenas no sentido do jogo partidário e eleitoral, mas porque se assume, antes de mais, como um "homem da Polis", condição que saberá gerir com o empenho e a inteligência que lhe reconhecemos.

7


MANUEL PIZARRO

VEJA AS DIFERENÇAS NO DIA 29 DE SETEMBRO SERÁ IMPORTANTE CONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO. VEJA AQUI ALGUNS EXEMPLOS E VOTE EM CONSCIÊNCIA!

Manuel Pizarro

Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)

*exemplo para imóvel no valor de 150.000 euros

0,30% *(450€ / ano)

Luís Filipe Menezes

? *(Em*(0,50% Gaia o IMI o,475% = 712,50€ / ano) eméGaia = 750€ / ano)

?

Rui Moreira

0,36% *(540€ / ano)

Factura da Água, Saneamento e Lixo

Sem aumentos durante os próximos 4 anos

Parqueamento pago na Cidade

Manter apenas os actuais lugares pagos

Triplicar os espaços pagos, incluindo zonas residenciais, retomando o plano da actual Câmara

Dois novos parques de estacionamento pagos no Centro Histórico

Silo-Auto

Gerido pela Câmara, com preços baixos para moradores e clientes do comércio e serviços da Baixa

Eliminar metade dos 845 lugares de estacionamento

Manter os lugares actuais do parque, ao preço actual

Bolhão

Recuperar de acordo com a traça original, mantendo-o como mercado tradicional e sem estacionamento subterrâneo. Custo: 8 Milhões

Privatização, parque de estacionamento subterrâneo e praça da alimentação, como nos shoppings. Custo: 22 Milhões

Privatização, com ocupação parcial por residências universitárias. Sem parque subterrâneo. Custo: 17 Milhões

Prazo de pagamento a fornecedores

(Em Gaia é 50% mais cara do que no Porto)

? Manter abaixo dos 30 dias

Quando assinalado “?”, o candidato não se pronunciou ainda sobre esta matéria

(A C.M. de Gaia paga em média a 240 dias, o que já conduziu à falência de várias empresas que fornecem a autarquia)

?

?

(Uma vez que vários vereadores de Rui Rio integram a sua lista, presume-se que o candidato pretende manter o prazo abaixo dos 30 dias)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.