Documento Reservado

Page 56

agenda

Exposições Diário Coloquial - Exposiçăo confluęncia do Graffiti e das HQs

O Espaço da Arte Urbana, em Curitiba, abriga até o dia 29 a exposiçăo Diário Coloquial. A mostra traduz a observaçăo dos artistas Marciel Conrado, Silvio Rodolfo e Neiton Nunes, que inseridos no contexto urbano, vivenciam o graffiti nas ruas da capital paranaense e multiplicam suas produçőes em conjunto. A entrada é gratuita e a visitaçăo pode acontecer de terça a sexta-feira das 13 ŕs 19 horas e aos sábados das 14 ŕs 18 horas.

5 Lagos

Segue aberta até o dia 20, no Museu da Fotografia da cidade de Curitiba, a exposiçăo 5 lagos. A mostra é uma proposta artística e curatorial de Claudia Washington e Lúcio de Araújo, com montagem de Janice Martins Sitya Appel, apresentando em cinco ambientes distintos o resultado do trabalho iniciado em 2009 na fronteira entre Brasil e Paraguai. A exposiçăo funciona de terça a sexta-feira das 9 ŕs 18 horas e aos sábados e domingos das 12 ŕs 18 horas. A entrada é gratuita.

Museu da Gravura em Ensaio

É possível visitar, também até o dia 20, as obras da fotógrafa Priscila Forone, no Museu da Gravura de Curitiba. A exposiçăo é composta por um ensaio feito pela artista no próprio Museu da Gravura. Năo é cobrada entrada e a visitaçăo pode acontecer de terça a sexta-feira das 9 ŕs 18 horas e aos sábados e domingos das 12 ŕs 18 horas.

Múltiplos Atelięs

Os artistas Fernando Rosenbaum, Denise Roman, Lahir Ramos, Eliane Prolik, Nelson Hohmann, Carlos Henrique Tullio, Glauco Menta, Ana González e Helio Fervenza mostram seu trabalho na mostra Múltiplos Atelięs, no Museu da Gravura de Curitiba. As obras constam no livro “Solar da Gravura - 25 Anos dos Atelięs do Museu da Gravura Cidade de Curitiba”. O Museu fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro e a exposiçăo fica aberta de terça a sexta-feira das 9 ŕs 18 horas e nos finais de semana das 12 ŕs 18 horas.

Os caprichos de Goya

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga até 26 de abril a exposiçăo “Os caprichos”. A mostra reúne 80 gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828), mais conhecido por suas pinturas. As gravuras, em um sequęncia numerada de 1 a 80, trazem a crítica e o misticismo de Goya, em temas como prostituiçăo, vida em sociedade, aristocracia espanhola e superstiçőes. Informaçőes: (41) 3350-4400.

Săo Francisco de Assis – O Paradigma da Humanidade

Para retratar o tema Săo Francisco de Assis, a artista plástica Lúcia Calluf fez um percurso no repertório literário sobre o homem, líder, contestador, idealista, rebelde, poeta e santo, enredando-se na história, tempo e espaço. Como resultado, mostra ao público o traçar de uma linha unindo o passado e o presente, ousando recriar um novo entendimento, que divide com o público por meio de sua arte. A mostra “Săo Francisco de Assis - O Paradigma da Humanidade” reúne nove obras inéditas da artista em materiais como madeira, colagem e pintura sobre superfícies rústicas fica aberta até o dia 29 no Museu da Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba. Informaçőes pelo (41) 3321-3265.

Joăo Baptista Groff – Caçador de Imagens

A Casa Romário Martins abriga até novembro a exposiçăo “Joăo Baptista Groff – Caçador de Imagens”. A mostra é composta por imagens de Curitiba durante as décadas de 1920 e 1930, feitas pelo fotógrafo Joăo Baptista Groff (1897-1970). Informaçőes pelo (41) 3321-3255.

Barăo de Mauá

A vida e a trajetória do célebre empresário e empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, o Barăo de Mauá, que ajudou a industrializar o Brasil e foi pioneiro em diversas áreas da economia é tema de uma exposiçăo que leva o seu nome. Objetos pessoais, fotografias raras do século XIX, gravuras, quadros e pinturas fazem parte do acervo da exposiçăo, que tem realizaçăo e patrocínio do Sesi-PR e produçăo da Aori. O material exposto no Centro Cultural do Sistema Fiep, até o dia 13 de maio. A entrada é franca.

5 anos de saudade

Também é possível ver, até o dia 22, a exposiçăo de fotos cedidas pela família da atriz Lala Schneider, que faleceu em 2007. A mostra “5 anos de saudade” faz memória a vida e morte da paranaense que encantou geraçőes. As imagens trarăo Lala em momentos importantes de sua carreira e em instantes de descontraçăo. A exposiçăo está montada no Shopping Curitiba. Informaçőes pelo (41) 3026-1000.

Poty de todos nós

A mostra, que ocupa o salăo principal do MON, reúne um pouco de tudo da vasta produçăo do artista paranaense Poty Lazarotto. Dos desenhos de infância, passando pelo material que produziu durante a temporada em que estudou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, até gravuras e outros conteúdos que ele realizou ao longo de seu percurso. Entre os cerca de 800 itens, há materiais que nunca foram apresentados ao público, a exemplo de fotos que registram o convívio de Poty com a família e bilhetes e recados bemhumorados que o artista fazia para se comunicar com a sua esposa, Célia. A exposiçăo também abre espaço ŕs ilustraçőes feitas por Poty, para obras literárias, e para o trabalho que ele realizou com murais e vitrais. Além de estudos pouco conhecidos, como a viagem que realizou ao Xingu e os esboços para o desenvolvimento do livro “Curitiba, de nós”. A mostra está disponível para visitaçăo até o dia 5 de agosto. A entrada custa R$ 4,00 e R$2,00.

56 Documento Reservado / Março 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.