3 minute read

Perfi l de la empresa: Vidrio Formas

Vidrio Formas apresenta a segunda fábrica

O fabricante mexicano de vidro VidrioFormas acendeu recentemente com sucesso o forno nas suas segundas instalações. O Diretor Executivo discute as instalações, os desafi os de construir uma fábrica durante uma pandemia e as benefícios que oferece aos clientes.

Quando é que acendeu o novo forno? Conseguiu organizar uma cerimónia ofi cial com convidados? O aquecimento durou 10 dias e o enchimento demorou quatro dias, começámos a produzir garrafas a 2 de julho.

Que produtos serão fabricados com o investimento no novo forno? Estamos a produzir o mesmo tipo de produtos que a nossa Fábrica 1, sobretudo garrafas para bebidas alcoólicas e recipientes para alimentos.

Quais os benefícios deste investimento para os seus clientes? Os nossos clientes aumentaram nos últimos anos e procuram um fornecimento adicional de produtos, logo, estão muito satisfeitos com a entrada em funcionamento da nova fábrica.

O que é que o investimento implicou? O investimento incluiu uma unidade de cozedura para o novo forno e a maioria dos requisitos para o segundo forno nesta fábrica, um forno de

«CRIÁMOS 160 NOVOS POSTOS DE TRABALHO DIRETOS PARA ALÉM DE MUITOS OUTROS POSTOS DE TRABALHO INDIRETOS»

regeneração com portal lateral 320 MTD capaz de fornecer vidro a quatro máquina, a partir das quais foram instaladas inicialmente duas máquinas de gota dupla com 10 secções e serão instaladas outras duas muito em breve. Também foram instaladas linhas de transporte completas de garrafas com máquinas de inspeção e paletizadores.

Porque decidiu investir? Após vários anos de excesso de capacidade, o mercado fi nalmente reagiu, e agora é ao contrário e a região não tem capacidade sufi ciente para fornecer as necessidades do mercado.

Este investimento resultará na criação de novos postos de trabalho? Criámos 160 novos postos de trabalho diretos, para além de muitos outros postos de trabalho indiretos.

A pandemia criar alguns desafi os durante a construção deste investimento? A pandemia provocou vários atrasos na construção da nova fábrica. Tivemos de manter números reduzidos de trabalhadores em simultâneo para reduzir a densidade de pessoas na fábrica. Os atrasos aconteceram sobretudo durante a construção e instalação das máquinas. Os fornecedores estrangeiros portaram-se muito bem, não se verifi caram atrasos e a maioria das peças e equipamento chegaram a tempo. Recebemos o apoio dos técnicos de quase todos os fornecedores sem quaisquer incidentes relacionados com a Covid. Apenas uma empresa estrangeira recusou enviar os seus funcionários.

Relatámos o lamentável incêndio de fevereiro de 2020. As instalações recuperaram completamente e estão a funcionar novamente? A Fábrica N.º 1 tem funcionado bem desde o início de julho de 2020.

Infelizmente, devido à vaga de Covid, o fornecimento anual de Oxigénio Líquido foi limitado em janeiro e fevereiro deste ano, pelo que tivemos de reduzir a capacidade em, aproximadamente, 30 % durante cerca de 45 dias.

Depois, a grande tempestade no sul dos EUA também limitou o Gás Natural durante uma semana e tivemos de interromper totalmente a moldagem de garrafas durante uma semana em março deste ano.

Por último, e infelizmente, devido ao novo aumento dos casos da variante Delta da Covid no México, fomos informado na semana passada que o fornecimento de Oxigénio Líquido terá de ser novamente limitado durante uma semana e tivemos de reduzir a nossa capacidade em 20 % na fábrica n.º 1. Uma vez que o novo forno na fábrica n.º 2 é de regeneração e não necessita de produção de oxigénio, esse está a 100 %. �

Vidrio Formas, Lerma, México https://www.vidrioformas.com/ www.glass-international.com