Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ED.709(20.05.2023)pdf

Page 1

CAMINHADA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesta quinta-feira, 18, centenas de pessoas saíram em caminhada pelas ruas do centro de Juatuba para lembrar o Dia Nacional contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração começou em frente à antiga faculdade J. Andrade, onde funciona a Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva e a caminhada seguiu por diversas ruas da cidade.

TCE MULTA DR. RENILTON POR NÃO PRESTAR CONTAS

SEGUNDA INSTÂNCIA:

JUSTIÇA DEVE CONFIRMAR

CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE NOS PRÓXIMOS DIAS

A novela sobre a cassação do mandato do prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho e do vice-prefeito, Andinho teve mais um capítulo esta semana depois que o Ministério Público Regional Eleitoral de segunda instância manifestou pela rejeição do recurso interposto pela chapa. No parecer, o Ministério Público ratificou a ocorrência de graves irregularidades que configuram corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. Agora, o processo está concluso para julgamento e a decisão deve sair nos próximos dias. Com o julgamento em segunda instância finalizado com a confirmação da sentença de primeiro grau, a chapa, Renilton e Anderson, deve ser afastada de imediato e novas eleições serão convocadas.

Presidente da Câmara, Vereador Batata, quer prestação de contas da Festa do Leite

PÁGINA 7

Justiça suspende empréstimo de R$30 milhões após votação irregular

PÁGINA 9

Projeto de Dr. Renilton pretende aumentar multas em até 1.000%

PÁGINA 6

Presidente do Sindserj diz que apoiou Adônis, mas agora “o tem como mentiroso”

PÁGINA 8

SUMIU?

Vice-prefeita é denunciada ao MP por “não aparecer para trabalhar”

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 20 DE MAIO DE 2023 - EDIÇÃO 709 10 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME

Vice-prefeita é denunciada ao MP por “não aparecer para trabalhar”

Basta caminhar pelas ruas de Juatuba por poucos minutos que a indagação sobre a vice-prefeita, Maria Célia da Silva, surge em conversas de populares. E o principal questionamento é: por onde anda a vice-prefeita e porque ela não vai à prefeitura?

Fato é que a ex-vereadora e atual vice-prefeita ficou sem local para despachar na prefeitura, depois de desentendimento com Adônis. Ele teria ocupado a sala que pertencia a Célia com a secretaria de governo e a secretaria da fazenda. O rompimento entre Célia e Adônis é público, mas ela, se resguardou de qualquer comentário sobre o tema.

Esta semana, o jovem Guilherme Moraes, filiado à Associação Renova Minas, pediu ao Ministério Público que analise

a situação funcional da vice-prefeita Maria Célia, já que “há informações condizentes de servidores lotados na prefeitura, “de que a mesma não comparece em seu gabinete ou em qualquer outro setor público para o labor diário e nem tem cumprido com sua carga horária da forma devida”.

O jovem protocolou a mesma denúncia junto aos gabinetes dos deputados estaduais Leleco Pimentel e Cristiano Silveira, para que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa apure o fato.

Nos bastidores políticos, a informação é de que a vice-prefeita tem exercido sua função de vice-prefeita na rua e no porta-a-porta depois de ser literalmente despejada.

Prefeito veta projeto de utilidade pública para comunidade terapêutica

Nos últimos meses a Polícia Civil fechou diversas clínicas clandestinas para tratamento de dependentes químicos em Juatuba e Mateus Leme. Denúncias de maus tratos e condições inadequadas para acolher os internos foram manchetes de notícias em todo o estado.

Esta semana, o prefeito Adônis Pereira vetou um projeto de Lei que propunha declarar de utilidade pública o

Projeto Social Vem Viver, que é uma comunidade terapêutica que foi notificada recentemente pela Vigilância Sanitária, por estar sem responsável técnico, além de alvarás sanitário e de localização.

No veto, o prefeito alega que à época da fiscalização e notificação, a comunidade terapêutica teve o prazo de 10 dias para transferir os pacientes para outro estabelecimento

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br

Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI

Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

regular e, como não cumpriu a determinação, em breve pode ser fechada.

“É fato notório que não existe utilidade pública na prestação de serviço do Projeto Vem Viver, pelo contrário, a prestação de serviços está inadequada, infringindo as normas sanitárias, que ao nosso sentir é de extrema gravidade, podendo gerar riscos à Saúde Pública”, alegou o prefeito.

Página 2 Sábado, 20 de maio de 2023 Página 2
FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215

Caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Espírito Santo. Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli.

Os casos de violência e abu-

Projeto proposto por Adônis já existe há mais de três décadas

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência tem 31 anos.

Criada para assegurar a inclusão no mercado de trabalho, a lei garante hoje o emprego de mais 500 mil pessoas com deficiência em todo o país.

Mesmo já existindo a legislação à nível Federal, que obriga que que empresas com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários do INSS e pessoas com deficiência, há mais

de três décadas, o prefeito Adônis Pereira apresentou essa semana à câmara um projeto com a mesma temática. O projeto propõe a implantação do Programa Municipal de oportunidade e Inclusão para Jovem Aprendiz, Pessoa com Deficiência ou Reabilitado Aprendiz, de forma direta, indireta ou por meio de entidades sem fins lucrativos ou empresas públicas de capital

misto, bem como autarquias ou fundações municipais. O que muda entre um projeto e outro é que as entidades que se proponham a criar tais oportunidades, bem como fazer um programa de incentivo ao trabalho PCD deverão estar cadastradas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, além de vinculadas ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. As instituições

deverão ainda oferecer treinamento técnico profissional, de forma a capacitar os jovens ao primeiro emprego.

A proposta é dirigida aos jovens que tenham de 14 a 24 anos e à pessoa com deficiência ou reabilitada de qualquer idade, que tenha família com renda per capta de até um salário mínimo, desde que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio.

Vereadora quer “botão do pânico” nas escolas

Tramita na Câmara de Juatuba o projeto de lei, de autoria da vereadora Vanessa Elizabeth, Vanessão, que propõe tornar obrigatória a instalação de dispositivo eletrônico de segurança, do tipo botão do pânico, nas escolas públicas municipais do município.

O texto estabelece que o dispositivo seja instalado em local de acesso restrito dos alunos, para que não haja o acionamento desnecessário.

De acordo com a parlamentar,

o botão deverá ser utilizado para enviar um sinal de alerta para uma central de monitoramento que deverá ser instalada no Batalhão da Polícia Militar da cidade.

Na proposta, a vereadora pontua que outro dispositivo do tipo sirene, deverá ser instalado na parte externa de cada escola, de forma a chamar atenção de transeuntes para alertar de ocorrências de violência no interior dos educandários. Terão prioridade

de instalação do dispositivo, segundo o projeto, as escolas mais propensas à casos de violência ou que já tenha algum registro.

A vereadora determina que o botão seja instalado em 10% das escolas no primeiro ano, 30% no final do segundo ano e 100% no final do quinto ano da aprovação da legislação.

As dotações para a instalação correrão por meio do caixa existente, podendo ser suplementadas. O projeto autoriza

a prefeitura a fazer convênios e parcerias com órgãos e instituições estaduais ou federais e seguiu para as comissões de Legislação, Justiça, Redação e Finanças.

sos têm crescido de forma assustadora e para mostrar a importância de conscientizar sobre o tema, centenas de pessoas saíram em caminhada pelas ruas do centro de Juatuba. A concentração começou em frente à antiga faculdade J. Andrade, onde funciona a Escola Municipal Elza de Oliveira.

O objetivo foi sensibilizar a população para a importância de prevenir e denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de promover a conscientização sobre o tema.

Delegado da Polícia

Civil recebe título de Cidadão Honorário

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Juatuba, o projeto de resolução, de autoria da mesa diretora, que concede título de cidadão honorário ao Delegado da Polícia Civil, Guilherme Antônio Saback, pelo trabalho exercido na cidade de agosto de 2013 a dezembro de 2018.

O delegado é natural de Belo Horizonte, formado em Direito pela Universidade Católica em 2007. Dr. Guilherme também é pós-graduado em Ciências

Penais e Direito Público e foi Oficial Judiciário do TJMG por seis anos.

Guilherme Antônio Saback ingressou no cargo em 2013, também

foi agraciado com a Comenda Chico Mendes, pelos relevantes serviços prestados ao Meio Ambiente. Em 2018, Guilherme recebeu o Troféu Evidência, pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme e em 2021, foi homenageado pelo Governo do Estado com o troféu “O Tira”. A entrega da honraria foi realizada em plenário, durante a mesma reunião ordinária que aprovou a entrega da honraria. O delegado recebeu muitos elogios dos vereadores que destacaram um trabalho sério e efetivo voltado à segurança pública da cidade durante o período de atuação dele.

Página 3 Sábado, 20 de maio de 2023

Projeto “Brinquedo de Terra” leva oficinas de arte com pigmentos minerais a escolas

A Terra Cor Brasil, em parceria com a Mineração Usiminas, promove o projeto “Oficina Brinquedo de Terra: Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural” Mateus Leme e Itatiaiuçu. Alunos de escolas públicas, com idades entre 7 e 12 anos, terão a oportunidade de participar, gratuitamente, de oficinas de produção de arte utilizando pigmentos minerais como matéria-prima.

O objetivo é fomentar a cultura da utilização de pigmentos minerais em produções artísticas, coletando-os nas regiões onde são realizadas as oficinas. Isso estimula o sentimento de pertencimento dos jovens às regiões onde vivem, promove a convivência comunitária e aborda temas atuais relevantes como crise climática e as atuais alternativas de mudanças em nosso modo de vida baseado no consumo de recursos naturais industrializados em larga escala.

O projeto, que conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, teve início no ano passado e já beneficiou quatro

comunidades e dois bairros urbanos, atuando em seis escolas - tendo como público os alunos; na Associação dos Artesão de Produtores Caseiros e Região de Itatiaiuçu, abertas a toda população.

Neste ano, mais de 500 participantes devem integrar as atividades propostas pelo projeto em Itatiaiuçu, que recebe a continuidade do projeto.

Em Mateus Leme, a proposta é iniciar o ciclo das

oficinas pelas escolas municipais e, posteriormente, em 2024, ampliando-se com ações comunitárias com a técnica do Muralismo.

“O Brinquedo de Terra propicia um contato com a natu-

reza e a cultura local, além de possibilitar uma reflexão sobre os modos de vida sustentáveis. As oficinas de produção de arte também são uma oportunidade para a população se apropriar dos espaços comunitários

e dialogar com costumes e tradições locais”, afirma Cláudio Freire, criador e coordenador do projeto. Com processo de pigmentação feito por métodos rústicos, as tintas obtidas pela maceração de diferentes minerais são chamadas de geotintas ou tintas de terra. Os alunos produzem sua própria tinta e concebem trabalhos artísticos com pigmentos naturais, oriundos de diferentes minerais, que apresentam cores que variam conforme a natureza química desses elementos.

Programação

Horários: 09h20 às 11h30 e 14 h30 às 16h30; 29/5Segunda-feira - Alto da Boa Vista - Escola Municipal de Bela Vista; 30/5 - Terça-feira - Escola Municipal Bertina Ferreira; 31/5 - Quarta-feira - Serra Azul - Escola Municipal Dona Ailza Maria de Jesus e Escola Municipal Gil Martins de Oliveira; 1/6 - Quinta-feira - AzuritaEscola Municipal José Alves de Morais; 2/6 - Sexta-feira - Mateus Leme - Escola Municipal Maria Alicie de Medeiros.

Praça Benedito Valadares recebe espetáculos teatrais e oficinas neste final de semana

Neste sábado, 20, sábado, a Praça Benedito Valadares, em Mateus Leme, se transforma em palco para receber o Diversão em Cena 2023, que é o maior programa de formação de público para teatro infantil do país.

A programação que traz oficinas e espetáculos voltados para toda a família, ocorre das 09h às 11h, com o acesso gratuito dos pequenos às oficinas de Bolhoterapia, Formas Animadas e às apresentações de minipeças do Festival de Teatro Lambe Lambe. A partir das 11h, começa o “Show de Variedades da Mesma Coisa” com a Palhaça Rubra, da grande São Paulo.

De acordo com a produtora e curadora do projeto, Fernanda Vidigal, o projeto é realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, pela Agentz Produções Culturais e integra a programação do Diversão em Cena 2023.

“Ainda temos poucas iniciativas culturais de qualidade direcionadas à infância, no Brasil. Optamos, então, por oferecer dentro do programa Diversão

em Cena uma ‘experiência lúdica’ para o espaço público, porque acreditamos que praças e parques são democráticos e estimulam o encontro e a convivência entre as pessoas”, afirma. Fernanda destaca ainda que a pro-

gramação não é somente para crianças, mas para toda a família. As oficinas, vivências e espetáculos foram selecionadas para proporcionar o encontro e a experiência de "brincar" junto”. Há 25 anos realizando projetos

no interior do Brasil pela Agentz Produções Culturais, a produtora conta que a chegada de iniciativas como essa modificam a dinâmica da cidade.

“É justamente nestas localidades que percebemos o poder transforma-

dor da cultura. A participação do público é intensa, a mudança no cotidiano é nítida, a experiência das pessoas, após um espetáculo ou uma oficina, é lembrada no decorrer da vida”, comenta.

Após Mateus Leme, o Diversão em Cena 2023, continua a percorrer o Minas Gerais. No dia 21, chega a Itatiaiuçu; no dia 04, Contagem, em 02 de junho, a Juiz de Fora, no dia 16 de junho, em Belo Horizonte e, em 30 do mesmo mês, é a vez de Itaúna.

O Programa

O programa Diversão em Cena é promovido pela Fundação ArcelorMittal, há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. Mais informações no site: www.famb. org.br/diversaoemcena e pelo instagram @asminasdacultura

Página 4 Sábado, 20 de maio de 2023

Tribunal de Contas multa Dr. Renilton por omissão na prestação de contas da administração

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais tornou inadimplentes 226 prefeitos mineiros, 67 presidentes de câmaras municipais e 61 responsáveis por entidades municipais que não encaminharam os dados de prestação de contas ao Tribunal no prazo e na forma exigidos pela lei ou deixaram de comprovar a publicidade do Relatório de Gestão Fiscal e do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Dentre os prefeitos inadimplentes, está Dr. Renilton Coelho, que recebeu multa de R$ 2 mil. O TCE analisou o processo

de acompanhamento da gestão fiscal do estado e dos municípios na última terça-feira (16). Foram multados todos que estavam inadimplentes em agosto de 2022. Como as remessas são mensais, eles não podem fazer novos envios, enquanto não solucionarem a pendência. Segundo o TCE, na prestação de contas, os municípios precisam encaminhar dados orçamentários, financeiros, contábeis, operacionais e patrimoniais ao Tribunal, por meio de um sistema informatizado, o que a maioria dos gestores não cumpriram. À decisão, cabe recurso.

Postos de Mateus Leme ainda não baixaram o preço dos combustíveis para o consumidor

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou esta semana que o preço do litro da gasolina e do diesel ficariam mais baratos às distribuidoras de R$ 0,40 e R$ 0,44, respectivamente. Já o gás de cozinha teria a redução de R$ 8,97 por botijão.

A boa notícia agradou a todos brasileiros e reacendeu a expectativa na redução dos preços nas bombas. Uma pesquisa feita pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme mostra que a gasolina já está com preço abaixo de R$ 5 em Belo Horizonte, o que não acontecia desde o início de janeiro.

Em um posto da avenida Teresa Cristina, no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste da

capital mineira, a gasolina caiu para R$ 4,98, enquanto o eta-

nol é vendido por R$ 3,57correspondente a 71,6% do

valor da gasolina.

Alguns postos de Juatuba fizeram a redução, no Posto Chalé da Serra em Francelinos, por exemplo, baixou o preço na noite de quinta-feira, 18, na tabela, e a gasolina está custando R$4,98 e o etanol R$3,68. O diesel S500 sai a R$4,82 e o diesel S10, R$4,92.

No entanto, os moradores de Mateus Leme, ainda não viram o preço baixar nas bombas. A reclamação é que postos ainda estão vendendo os combustíveis no preço antigo. Em um posto da entrada da cidade, a gasolina está custando R$5,34 e o etanol, R$4,09. O diesel S500 ainda está custando R$5,24 e o S10, R$5,34.

Página 5 Sábado, 20 de maio de 2023

Projeto de Dr. Renilton pretende aumentar multas em até 1.000%

O prefeito Renilton Coelho encaminhou à Câmara projeto que lei para alterar a redação de alguns artigos da tabela que dispõe sobre o Código Sanitário Municipal, propondo a mudança da unidade fiscal utilizada. Em mensagem, Dr. Renilton disse que tal iniciativa “decorre da necessidade da adequação da legislação sanitária aos termos do Código Tributário do Município, adotando-se a Unidade Fiscal de Mateus Leme para cálculos de tributos, preços públicos e multas”. Justifica ainda que “a adoção da Unidade Fiscal de Mateus Leme, não traria majoração dos valores atribuídos, e que o projeto seria apenas para realizar uma adequação do sistema”.

Embora a assessoria jurídica da Câmara tenha emitido parecer de legalidade e constitucionalidade do projeto, a vereadora Irene de Oliveira, discordou do parecer. Em contato com o Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a vereadora alegou que o projeto não traz nenhuma informação tributária sobre os efeitos da aprovação ou rejeição da Lei, bem como não possui relatório de impacto financeiro. E mais:

segundo a parlamentar, a aprovação representa um aumento de mais de 1.000% nas taxas praticadas, o que segundo ela é um aumento ilegal e inconstitucional.

“Após uma análise projeto, constata-se que os valores finais na cobrança das taxas de serviços da Vigilância Sanitária e valores das multas, sofrerão aumento considerável, em

prejuízo à população, o que certamente a afetará de forma significativa, especialmente comerciantes e prestadores de serviços”, enfatiza.

A vereadora revelou ainda que o projeto determina a adoção da Unidade Fiscal de Mateus Leme, como referência para cobrança de taxas e serviços da vigilância sanitária em várias situações tributárias a

serem cobradas pela Prefeitura, inclusive nas multas referentes às fiscalizações da vigilância sanitária.

“É preciso salientar que hoje, de acordo com a Lei atual, as taxas e multas são cobradas com base no valor da Unidade Fazendária do Estado. Esta mudança que se pretende fazer representa um aumento de 1.100%, vez

“Nas infrações gravíssimas, pode-se chegar a quase R$900 mil. A aprovação do projeto do prefeito, sem dúvida representará um aumento absurdo e pode inviabilizar o funcionamento de pequenos comércios e prestadores de serviços, uma vez que a população já vive sobrecarregada com pagamentos de taxas e impostos”, diz vereadora

que a base do valor das taxas de R$ 5,0369 para R$ 177,78”, explica.

Segundo Irene, “não há como concordar com um projeto que atingirá diretamente os comerciantes e prestadores de serviços, de atividades ou estabelecimentos como barbearia, salão de beleza, academia de ginástica, açougues, ambulantes, mercadinhos, mercearias, fisioterapia, óticas, hotel, APAE, creches, escolas, fabricantes de doces e salgados, padaria, hipermercado, supermercado, clínicas médicas, drogaria, laboratórios, aprovação de projetos arquitetônicos, motos, cami-

nhões baú e outros”.

A vereadora vai além e alerta que o aumento previsto na matéria pode-se ser comprovado quando se fala nas multas previstas do Código Sanitário, pois nas infrações leves o valor pode ser de até R$ 17.778,00, quando atualmente é de no máximo R$ 500,00. “E, pasmem! Nas infrações gravíssimas, pode-se chegar até a R$ 888.900,00, acusa a vereadora”.

Mesmo sem o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, da qual Irene é presidente, o projeto deve ser colocado em discussão na próxima semana.

Empresário denuncia que prefeitura faz “pouco caso” de pedido para concessão de terreno

O diretor da Indústria de Alimentos Nunes e Souza Ltda, fabricante dos adoçantes Wolfs, denunciou na tribuna da Câmara o descumprimento da Cervejaria Lisboa, à lei de concessão de terreno público aprovada em 2015. Segundo o empresário, até hoje a cervejaria não realizou qualquer obra ou fez qualquer contratação, principais exigências para que a doação definitiva seja feita à empresa.

De acordo com o empresário, a administração vem fazendo pouco caso aos pedidos da sua empresa de adoçantes, que solicitou a concessão de novo terreno para ampliação das atividades em Mateus Leme. Segundo o empresário, em 2018 sua empresa fez o pedido da primeira concessão, para investir R$1.2 milhão na construção de parque industrial na rua Alameda das Palmas, 838, no bairro Planalto,

onde seriam gerados 100 empregos diretos, 90% deles para mulheres.

“O único local que fica na lateral da nossa empresa foi concedido a outra empresa, que até o momento não entrou em atividades no local”, alertou diretor comercial. O terreno ao qual o empresário se refere foi doado à Cervejaria Lisboa, que segundo os vereadores, até então não cumpriu os termos definidos em concessão.

Página 6 Sábado, 20 de maio de 2023
Participe do nosso grupo no Whatsapp
Em contrapartida, afirma que "terreno foi doado para cervejaria que descumpre lei de concessão"

Vereador Batata quer prestação de contas da Festa do Leite

A décima primeira edição da Festa do Leite que aconteceu no mês de abril, em Serra Azul, gera desconfiança e já rende polêmicas entre os vereadores. Isso porque a Câmara aprovou, por unanimidade, pedido de informação do vereador Wellington Batata que solicitou a cópia do contrato e relação de todos os gastos través de notas fiscais e pagamentos feitos pela OSCIP escolhida para realizar o evento.

O parlamentar quer que a prefeitura envie cópia de todos os procedimentos licitatórios e contratos com prestadores de serviços, locação de equipamentos e contratos de artistas referentes ao evento. A justificativa, segundo o parlamentar, “é fiscalizar os gastos com o evento”. Fizeram coro à sua inciativa, os vereadores Aldair Guimarães e Gui-

lherme do Depósito.

A prefeitura ainda não publicou qual foi a OSCIP contratada e nem os valores gastos com a última festa. No entanto, estima que os gastos

superem R$500 mil, já que no ano anterior, quando houve um dia de festa, o evento custou aos cofres públicos cerca de R$400 mil. Enquanto os parlamentares solicitam

informações dos gastos públicos, nenhuma prestação de contas foi colocada à disposição da população no Portal da Transparência, que continua sem funcionar.

Cidadão cobra pavimentação do bairro Santa Cruz

Segundo ele, recursos de R$600 mil para a obra foram destinados pelo deputado federal Diego Andrade, há mais de um ano

A tribuna da Câmara foi utilizada mais uma vez para a cobrança de melhorias na infraestrutura e o cidadão Hebert Coelho cobrou o asfaltamento da rua principal do bairro Santa Cruz, já que segundo ele, o Deputado Federal Diego Andrade (PSD), encaminhou ao município há mais de um ano, emenda parlamentar no valor de R$600 mil para a pavimentação da região.

A cobrança do morador veio logo após um pedido de informação dos vereadores

Wellington Batata e Guilherme do Depósito, que questionam o executivo sobre o pagamento do recurso encaminhado pelo deputado, bem como a planilha de custos da obra e o

estudo de solo, além da previsão do asfaltamento do bairro Santa Cruz.

Hebert Coelho solicitou que o mesmo ofício solicitando as informações fosse

encaminhado também ao gabinete do deputado federal. “Eu acredito que o deputado não esteja satisfeito com o andamento que a prefeitura de Mateus Leme está dando à

emenda destinada às obras do bairro Santa Cruz. Ele destinou várias emendas para o município e não teve qualquer informação acerca da aplicação dos recursos”, finaliza.

“No escuro”

Faltando poucos dias para a tradicional Festa de Junho, a prefeitura também não repassou qualquer informa -

ção acerca das contratações, sobre os editais para distribuição de barracas, de contratação de prestadores de serviço e estrutura do evento. Tanto os vereadores, quanto a população, estão “no escuro”. Sem notícias acerca dos preparativos para a festa, os vereadores aprovaram por unanimidade pedido de informação, solicitando cópia de toda a programação da Festa de Junho deste ano, com previsão de shows, horários, apresentações, estrutura e quantidade de barracas que serão cedidas pelo poder público. A solicitação é que o prefeito encaminhe também cópia do mapa do evento situando onde ficarão localizados os banheiros, palco, além de posto policial e médico, bem como a previsão de gastos relacionados ao evento.

Suspeito de roubo de joias e banco é preso

A Polícia Civil prendeu um suspeito de envolvimento no roubo de joias em uma residência e também a uma agência bancária na região. Informações da Polícia Civil apontam que o suspeito pode fazer parte de um grupo especializado em assaltos.

O homem de 38 anos, foi preso depois que policiais do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio começaram a cruzar os dados. Câmeras de monitoramento flagraram ele e um comparsa arrombando uma casa no bairro Castelo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. A dupla invadiu o imóvel e furtou joias e aparelhos eletrônicos avaliados em R$ 150 mil. Segundo a polícia, outras duas pessoas ajudaram os suspeitos.

A família não estava em casa, mas quando soube do crime chamou a polícia. Imagens foram repassadas aos investigadores e eles desco-

briram que um dos suspeitos atuou em um assalto a banco no início do ano, na região do Barreiro, quando foram levados celulares e R$ 63 mil do cofre da agência. No assalto, um dos suspeitos usava uniforme da Prefeitura de Belo Horizonte; o outro, segundo as investigações, trabalhou em uma empreiteira que fazia uma obra na agência e nesse período estudou todo o ambiente. O homem de 38 anos que participou do arrombamento da casa e do assalto à agência bancária foi preso em Mateus Leme. A polícia prendeu o comparsa dele, que participou do crime na casa do bairro Castelo. Ele tem 23 anos, passou por uma audiência de custódia e foi liberado. Parte dos materiais furtados foi recuperada. A polícia acredita que pelo menos seis pessoas façam parte do grupo que arromba casas e assalta bancos na Grande BH.

Página 7 Sábado, 20 de maio de 2023

Presidente do Sindserj diz que apoiou prefeito no passado, mas agora “o tem como mentiroso”

O descontentamento dos servidores públicos municipais e dos vereadores com relação à falta de valorização dos profissionais já é notícia comum em Juatuba. E até a possibilidade de paralisação geral devido à falta de reajuste anual, que deveria ter sido feito em fevereiro, já foi levantada.

A situação se agravou ainda mais depois que os trabalhadores da limpeza urbana fizeram paralisação de advertência na Praça dos Três Poderes, para cobrar o pagamento do auxílio alimentação e do vale transporte, que está atrasado há mais de um mês.

Para chamar atenção dos vereadores e cobrar respostas do prefeito, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Juatuba, Geraldo Ricardo de Lima, ocupou a tribuna da Câmara e teceu duras críticas à gestão Adônis.

Em seu discurso, Geraldo salientou que resolveu trazer à público as reclamações em decorrência da falta de retorno do prefeito referente ao reajuste anual dos servidores. “E todos sabem que não está em pauta apenas o reajuste, mas várias reivindicações. Nós estamos desde 2021, sem qualquer aumento real e estamos lutando por reajuste desde o ano passado,

com a inflação de 10,02%, conseguimos apenas 7%”, lembra.

O sindicalista revela ainda que no ano passado, “o prefeito usou o artifício da mentira junto à um Tribunal de Justiça, alegando que os servidores não poderiam fazer greve e os professores não poderiam parar, porque as crianças que vão à escola dependiam da merenda e poderiam sofrer abuso e violência sexuais, e que a Saúde não poderia aderir à greve porque vários entes queridos iriam morrer com a Covid-19”.

“Estou aqui com antecedência porque no ano passado não tivemos nem o direito de fazer greve; respeitamos a recomendação da justiça, porque somos um sindicato sério, mas é lamentável ver que até essas alegações absurdas saíram da procuradoria do município”, disse revoltado.

Geraldo salientou que o último diálogo coerente com a administração foi feito à época do mandato “tampão” de Jurandir, que segundo ele, sentou com os servidores e o sindicato e teve a coragem de relatar as dificuldades de oferecer reajuste, mas mesmo assim foi conseguido 4%, dividido em duas vezes.

“O vereador teve a hombridade de, pelo menos, dialogar conosco. Já o senhor Adônis, em momento algum conversou com o sindicato ou com os servidores e não recebeu nenhuma comissão da categoria. Mandamos vários ofícios ao prefeito e secretários, mas nenhum foi respondido até o momento. E sequer somos recebidos na prefeitura”.

O sindicalista afirma ainda

Anistia para IPTU atrasado pode ser prorrogada até o final de junho

Deu entrada na Câmara essa semana projeto de lei que propõe alterar a legislação que concede descontos para quem quitar débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A alteração estende o prazo de vigência para a anistia e o presidente do Legislativo, Laécio do Silvestre pediu celeridade no parecer das comissões para a votação da matéria.

Se aprovado, os contribuintes poderão pedir anistia para pagamento de tributos até o próximo dia 30 de junho, desde que o valor atrasado esteja com vencimento até o

exercício financeiro de 2022. A anistia de débitos será imposta sobre a atualização monetária, juros e multas, ou seja, cada pessoa pagará apenas o valor integral da dívida. A negociação e os descon-

tos serão considerados da seguinte forma: 90% de desconto para quem for pagar à vista em até 30 dias; 70% para pagamento em até seis parcelas; e 50% para aqueles que pagarem em até 24 parcelas.

que o prefeito não cumpriu nenhuma promessa de campanha e está faltando com a verdade. “Apoiamos o senhor Adônis nos dois últimos mandatos, mas infelizmente ele tem se colocado como dono da cidade porque não atende ninguém como os outros gestores faziam. Ele só atende agora de acordo com sua conveniência. As promessas feitas em campanha se transformaram em mentiras. O salário dos servidores da saúde está estagnado desde a pandemia. Os professores não recebem o piso ao qual têm direito e alguns servidores não têm nem o pão com manteiga. Assim fica difícil”, disse Geraldo na Tribuna.

Reajuste dos servidores em Mateus Leme deve receber emendas e será votado

Em Mateus Leme, a situação é diferente de Juatuba. Após ficarem dois meses sem resposta oficial acerca do reajuste anual dos servidores e inclusive promover uma manifestação nas ruas da cidade, os profissionais de todas as categorias do serviço público de Mateus Leme tiveram uma boa notícia na última semana.

O prefeito Dr. Renilton Coelho encaminhou um projeto ao Legislativo que prevê o aumento percentual de 8,9%. No entanto, no mesmo pacote, o PL contempla também o prefeito, vice e os secretários

“Nada a mais”

O presidente do Sindicato teme que o prefeito encaminhe para a Câmara um projeto com uma projeção de reajuste muito inferior à desejada pelos servidores, já que o sindicato solicitou, pelo menos, 15%, o que é equivale a 5,93% de reposição inflacionária, sendo que 3% foi prometido pelo chefe do executivo no ano passado.

“Os servidores não querem nada a mais que o básico, afinal, a inflação está batendo na porta de todos. Muitos deles, homens que trabalham para Juatuba há 30 anos, construíram muitos meios -

municipais, que receberão também o aumento de 8,8% em seus salários.

O projeto está sendo avaliado pela Comissão de Finanças, que já sinalizou o interesse de adicionar emendas propondo o aumento real com base no piso nacional dos professores e também no piso nacional da enfermagem.

Foi aprovado por unanimidade nesta sexta-feira, 19, em reunião extraordinária, o PL também de autoria do prefeito, que fornece o aumento ao vale alimentação que passará a ser de R$400.

-fios, estradas, praças e outras obras. Não é possível que esse governo não tenha a sensibilidade com os servidores que deram o sangue para erguer nosso município”.

“Perseguido 24h” Geraldo finalizou sua fala na tribuna revelando aos vereadores que ele é perseguido pelo prefeito constantemente. “Eu só sou perseguido 24h pelo prefeito, porque o dia só tem 24h. Eu nunca vi isso em toda minha trajetória de vida, ser perseguido por cobrar melhorias para o trabalhador”.

Atingidos de Juatuba debatem desafios para que danos sejam reparados pela Vale

A fase de liquidação de danos e o corte nos recursos destinados ao trabalho das Assessorias Técnicas Independentes, como a Aedas, foram temas de reuniões das Comissões de Atingidos nos bairros Satélite e no bairro Francelinos. No Satélite, cerca de 150 pessoas, entre lideranças e comunidade em geral, mar-

caram presença na quadra poliesportiva ao lado da Ascotélite. Já em Francelinos, o encontro aconteceu na Casa de Oração com a presença de aproximadamente 80 pessoas. A abertura do encontro foi feita por representantes das Comissões e, em seguida, técnicas da Aedas falaram sobre a fase de liquidação e sobre o corte de

orçamento das Assessorias Técnicas Independentes. Todos os presentes se manifestaram em defesa do direito de manter o trabalho das Assessorias Técnicas Independentes e definiram a realização de uma reunião mensal para o compartilhamento e atualização das informações em torno dessas e outras pautas urgentes.

Página 8 Sábado, 20 de maio de 2023 COBRANÇA DE REAJUSTE

Justiça suspende empréstimo de R$30 milhões após irregularidades na aprovação do projeto

Na semana passada, em meio a muito tumulto, contestações e bate boca de vereadores, a Câmara de Mateus Leme aprovou o projeto do prefeito Renilton Coelho para empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$30 milhões.

A vereadora Irene de Oliveira, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, argumentou o projeto não poderia ir a plenário, uma vez que ela não havia emitido parecer sobre a matéria, já que o presidente da casa, Chico da Venda não havia autorizado a contratação de uma Assessoria Técnica para avaliar os impactos do financiamento. Irene salientou ainda que a contratação de assessoria independente seria

necessária por causa do alto valor a ser financiado.

Mesmo sem o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, exigência do Regimento Interno para que qualquer projeto seja votado, o presidente do Legislativo, vereador Chico da Venda, colocou a matéria em votação.

Durante a votação do projeto, os vereadores Irene, Guilherme e Aldair até tentaram explicar para o presidente do legislativo sobre a impossibilidade de colocar a matéria em plenário sem o parecer da comissão. Porém, Chico ignorou o alerta dos colegas e, com voto favorável de Zé Ronaldo, Paulo Cezinha, Wolney Barrão, Adelaide Siqueira, Lúcio Madu-

reira e Pretinho do Hospital o empréstimo foi aprovado.

Esta semana, por meio de um mandado de segurança, os vereadores Irene de Oliveira, Aldair Guimarães e Guilherme do Depósito, conseguiram na justiça suspender a votação do projeto, até que o mérito da ação seja decidido, ou até deliberação judicial. Em seguida, a Justiça intimou o presidente do Legislativo e o prefeito a prestar esclarecimentos e cumprirem a liminar.

Quem entrou com o mandado de segurança a pedido dos vereadores foi o advogado Ederson da Costa Pereira, do escritório Pereira e Durães Advocacia. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, ele explicou que

toda vez que um projeto de lei tramita na Câmara, o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município devem ser respeitados. “É o Regimento Interno que estabelece a forma legal, segundo a qual o projeto deve tramitar nas comissões permanentes do Poder Legislativo”.

“Quando o presidente da Câmara não respeita as normas do Regimento Interno, o processo legislativo passa a ter vícios na sua tramitação e, por sua vez, passíveis do controle externo pelo Poder Judiciário, que irá assegurar a higidez do processo legislativo. O vereador, quando é cerceado de seus direitos de legislar inerentes ao cargo, deverá buscar o judiciário para ter sanado a ilegali-

dade cometida em face de sua atuação como legislador”, explica Dr. Ederson.

Segundo ainda o advogado, a Dra. Irene, Dr. Aldair e Guilherme, vereadores que estavam sendo impedidos de legislar de forma correta, tiveram que entrar com o mandado de segurança, para proporcionarem um processo legislativo legal.

“Não se pode votar um projeto de lei que autoriza um empréstimo no valor de R$ 30 milhões, sem que se verifique o impacto que isso causará no orçamento Municipal de Mateus Leme. Outra questão é o respeito às Comissões, no caso, me refiro à Comissão de Orçamento e Finanças, que foi atropelada no momento em

que se votou um projeto de Lei, sem o seu parecer”, opina.

Desobediência

Mesmo com o mandado de segurança, a lei aprovada na Câmara foi publicada no site da prefeitura. “O descumprimento da decisão judicial acarretou outra advertência do poder judiciário, que solicitou a retirada da publicação do ar e a suspensão de sua vigência. Em caso de descumprimento da decisão judicial, poderá ser arbitrada multa ao executivo. A Comarca de Mateus Leme também emitiu ofício à Caixa Econômica Federal comunicando a decisão, a fim de que o empréstimo não seja realizado.

Página 9 Sábado, 20 de maio de 2023

SOCIAis em mateus leme

AZURITA

Vai acontecer no dia 10 de junho, sábado, a Feirinha Coisas de Minas, com muitas delícias da roça, das 8h30min às 13 horas, na garagem da Magaly, que fica na Rua Miguel Alves Ribeiro, 1.026, no centro de Azurita. Não percam, marquem presença!

NASCIMENTO

Nasceram no dia 10 de maio, quarta-feira, os gêmeos Theodoro e Helena, filhos de Luciana Salomão e Wellisson Alípio. Parabéns aos pais e também aos avós, Wilmar e Suzete Salomão.

SHOW

A Banda Pégasus estará se apresentando na Pizzaria e Lanchonete Ponto Certo, neste sábado, a partir das 22 horas. A Pizzaria fica no Bairro Planalto, em Mateus Leme.

AZURITA II

No dia 27, sábado, acontece mais um Forró da Amizade, com mais um super show musical com Gil César Flaviano & Léo do Teclado, a partir das 21 horas, no Pesque e Pague de Azurita. Marque em sua agenda.

FIQUE POR DENTRO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO E SÃO SEBASTIÃO

A tradicional Festa de Santo Antônio, São Sebastião e a trezena de Mateus Leme têm início na quinta-feira, dia primeiro de junho, com a novena da tarde e Santa Missa às 15 horas, novenário de Santo Antônio às 19 horas e solene abertura da Festa dos Padroeiros Santo Antônio e São Sebastião, às 19h30min, na Igreja Matriz.

Na sexta-feira, dia 02 de junho, segundo dia da trezena, às 15 horas, novena da tarde e santa Missa, novenário de Santo Antônio às 19 horas e Santa Missa às 19h30min, na Matriz.

No sábado, dia 03 de junho, terceiro dia da trezena, às 16 horas novena da tarde e Santa Missa, novenário de Sto. Antônio às 19 horas e Santa Missa às 19h30min, na Matriz.

No domingo, dia 04 de junho, quarto dia da trezena, às 08 horas Santa Missa na Matriz, às 09 horas, saída da Cavalaria em honra a Santo Antônio e São Sebastião, saindo da Sede da Cavalhada, Rua Pereira Guimarães, próximo à baixada, percorrendo as principais Ruas da Cidade até o Estádio Municipal, onde acontecerão às 12 horas, leilão de gado, sob a responsabilidade da Cavalhada; às 15 horas, novena da tarde e Santa Missa; às 19 horas, novenário de Sto. Antônio e às 19h30min, Santa Missa , na Matriz.

Na segunda-feira, dia 05 de junho, quinto dia da trezena, 15 horas, novena da tarde e Santa Missa, às 19 horas, novenário de Sto. Antônio e às 19h30min, Santa Missa, na Matriz.

Na terça-feira, dia 06 de junho, sexto dia da trezena, 15 horas

novena da tarde e às 19 horas novenário e às 19h30min, celebração da Santa Missa, na Matriz.

Na quarta-feira, dia 07 de junho, sétimo dia da trezena, 15 horas novena da tarde, às 19 horas, novenário e às 19h30min, Santa Missa, na Matriz.

Na quinta-feira, dia 08 de junho, oitavo dia da trezena, Corpus Christi, às 09 horas, Procissão de Corpus Christi ao redor da Praça Benedito Valadares, em seguida Santa Missa na Matriz de Santo Antônio, logo após novenário de Sto Antônio, às 15 horas, novena da tarde e Santa Missa, às 20 horas, cortejo dos cavaleiros da Cavalhada em homenagem e reverência aos seus padroeiros Santo Antônio e São Sebastião, pelas Ruas da Cidade. A paróquia solicita aos moradores por onde

passar o cortejo, que enfeitem belamente a porta de suas residências e saúdem os santos padroeiros com fogos de artifício.

Na sexta-feira, dia 09 de junho, nono dia da trezena (festejos de São Sebastião), às 15 horas, novena da tarde, às 19 horas novenário de Santo Antônio, às 19h30min, Santa Missa, na casa dos familiares do festeiro homenageado Éverton Cristiano de Almeida (in memoriam), Rua Coronel Tomáz de Andrade, 517, centro e logo após, procissão com a bandeira e a imagem de São Sebastião, escoltadas pela Cavalhada, em direção à Praça da Matriz, onde acontecerá o levantamento da bandeira e queima de fogos.

No dia 10 de junho, sábado, décimo dia da trezena (festejos de Santo Antônio), 05 horas, alvo-

rada festiva em honra a São Sebastião, às 13 horas, bênção para a Cavalhada de Santo Antônio e São Sebastião, aos Senhores Reis, Embaixadores, Corredores Cristãos e Mouros, primeiro dia de apresentação da Cavalhada, no Estádio Municipal “José Vicente Moreira”, às 15 horas, novena da tarde, 19 horas, novenário, às 19h30min, Santa Missa, na residência da Festeira Maria Olinda Rodrigues e família, Rua Coronel Tomáz de Andrade, 517, centro, logo após, procissão com a bandeira e a imagem de Santo Antônio, escoltadas pela Cavalhada, em direção a Praça Matriz, em seguida levantamento da bandeira e queima de fogos.

No domingo, dia 11 de junho, décimo primeiro dia da trezena, às 05 horas da manhã, alvorada festiva em honra a Sto Antônio, às 08 horas, Santa Missa na Matriz, 13 horas,

segundo dia de apresentação da Cavalhada, o Estádio Municipal, 15 horas, noventa da tarde e Santa Missa, às 19 horas, novenário e às 19h30min, Santa Missa.

Na segunda-feira, dia 12 de junho, décimo segundo dia da trezena, às 15 horas, novena da tarde e Santa Missa, 19 horas novenário e às 19h30min, Santa Missa.

No dia 13 de junho, terça-feira, décimo terceiro dia da trezena (festa de Santo Antônio), às 09 horas, Missa de Santo Antônio com as crianças na Matriz, às 15 horas, novena da tarde, às 19 horas novenário e às 19h30min, Santa Missa em honra a Santo Antônio e procissão ao redor da Praça da Matriz e queima de fogos, em seguida arreamento das bandeiras e entrega aos festeiros de 2024 e carreata até suas residências.

Página 10 Sábado, 20 de maio de 2023
NILTON MARCELINO
Letícia Santiago em visita recente à Clínica Zorkot. Na foto, o querido Marcus Júnior, Souad, Letícia e Micheline Ricardinho, ex-Corinthians e o fotógrafo Tomás Cintra, no Mineirão no jogo Atlético e Corinthians Thais Raquel no Curso Profissionais Orgânicas, em BH João Batista, Afonso Coelho e o médico Ortopedista Rodrigo, no casamento de Davis e Bruna Uma foto de lembrança da querida Maria Salomé, reunida à época com amigos. Ela desencarnou nos últimos dias. Os nossos sentimentos à família e amigos

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

PODCAST

SAÚDE MENTAL

PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico

Página 11 Sábado, 20 de maio de 2023

QUE HISTÓRIA É ESSA? O MÁGICO BARATINHA E SUA TRUPE

A publicação do livro que conta os 140 anos da História do Teatro de Itaúna está devendo um capítulo dedicado aos artistas populares das artes cênicas de nossa cidade. Anônimos, efêmeros, sem nenhuma ou pouca técnica, homens e mulheres da comédia, dos dramalhões, da arte circense, da pantomima, da mágica, das emboladas musicais e do clown, estiveram presentes em muitos momentos da vida artística de Itaúna nos anos de 1960 e 1970. Não havia palcos estruturados, com proscênio, ribalta, refletores, rotunda, ciclorama, não tinham os nossos artistas populares diretores competentes que os dirigissem, nem contrarregras, sonoplastas, iluminadores que os auxiliassem nas suasperformances. A maquiagem, muitas vezes rudimentar como nos circos de cavalinhos, era feita por eles mesmos, com material ordinário. Os textos eram recheados de cacos e muitos improvisos. Nossos artistas faziam sua arte em riba de caminhões, de carros-veraneios, de palanques de madeira das quermesses da Igreja – que o povo, de pri-

meiro, chamava de “barraquinha” – ou num ajuntamento de pessoas no meio da praça, da rua, bem no estilo das primeiras encenações na Grécia de Téspis (século VI a.C.).

Sim, tivemos muitos desses Téspis por aí, para nossa alegria. O principal deles, na minha opinião foi o baiano-itaunense Salatiel Silva, mais conhecido por Batatinha. O homem era mágico, ator, contador de estórias, músico, cantador de emboladas, pescador, embromeiro e um adorável saltimbanco.

Onde chegava com sua tralha reunia uma porção de gente de todas as idades, especialmente crianças de calças curtas e de pés no chão, como eu e minha turma (minha patota). O Baratinha fazia menino botar ovo e diferençar a própria voz, cuspia fogo, dominava a técnica da ilusão e deixava todo mundo com uma cara de espanto em cada uma de suas presepadas. Baratinha era um showman, mas, de vez em quando, dividia seu palco

com outros artistas de sua corriola, igualmente queridos pela população simples da minha meninice, como o Naningo Neto (radialista, cantor, compositor e humorista), o Picolino (palhaço e contador de causos), Eliseu Pereira (radialista e comediante), Inhá-Tuca (comediante), Chico Chocalho (palhaço), Mineirinho (radialista, ator e contador de causos), Cosme Silva (radialista, escritor, poeta e contador de causos), entre outros. Era uma festa

quando esses artistas se apresentavam, juntos e misturados ou em espetáculo solo. Inesquecível os números de palhaçada do Picolino e da Inhá-Tuca. Impagável ver o Naningo Neto contando seus causos ou rasgando a cantoria com a “Sanfona da Véia” nas barraquinhas de Santo Antônio. Lá na Vila Mozart, com frequência, se instalava no terreno onde hoje é o Centro Social Urbano, um parque de diversões. O Parque do Moleza. E o Moleza era o artista da vez. Cantava, contava piadas e apresentava suas performances incríveis de palhaçada. Depois de assistir a esses artistas a gente chegava em casa e queria reproduzir sua arte. Cantar as coisas engraçadas que eles cantavam, contar as piadas sem graça que eles contavam, fazer as imitações e tentar, talvez, ser um pouco desses palhaços das perdidas ilusões. Chegávamos a montar no quintal o nosso circo e o nosso palco para os “grandes espetáculos” dos moleques de joelho ralado e de dedão do pé machucado. Era só alegria aquela nossa palhaçada.

Página 12 Sábado, 20 de maio de 2023
Página 13 Sábado, 20 de maio de 2023
Página 14 Sábado, 20 de maio de 2023
Página 15 Sábado, 20 de maio de 2023

Articles inside

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.