Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ed.713(17.06.2023)

Page 1

MATEUS LEME CELEBRA SANTO ANTÔNIO, SÃO

SEBASTIÃO E SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

SEM REAJUSTE DE SALÁRIOS NA PREFEITURA

SERVIDORES ANUNCIAM

"OPERAÇÃO TARTARUGA"

Juatuba e Mateus Leme

vão dividir

R$10,6 milhões com outros 23 municípios

Mateus Leme

será obrigada a ceder dez leitos ao Hospital de Betim

Em entrega de título, prefeito e vereadores

tecem elogios ao ex-deputado

Gustavo Mitre

Cemig vai fechar agências em Juatuba e Mateus Leme

Vereador

diz que igual ao tráfico, Juatuba

tem mulas da política

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 17 DE JUNHO DE 2023 - EDIÇÃO 713 10 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME

Mateus Leme faz celebrações em honra a Santo Antônio, São Sebastião e Sagrado Coração de Jesus

Na última terça-feira, 13, foi comemorado o dia do padroeiro de Mateus Leme, Santo Antônio, com o encerramento da trezena em honra ao santo, novenas, missas, leilão de gado e desfiles da cavalhada.

Ao mesmo tempo, ocorreram os festejos em honra a São Sebastião com novenário, cortejo com a bandeira do santo e participação da cavalhada, a missa da alvorada, além de encontros nas casas dos festeiros.

Tríduo Sagrado Coração de Jesus

A paróquia de Santo Antônio também realizou esta semana um tríduo em honra a Sagrado Coração de Jesus, que foi celebrado na quinta-feira (15). As comemorações foram estendidas neste ano para celebrar a posse de Dom Geovane Luís da Silva, bispo eleito para coordenar a arquidiocese de Divinópolis, da qual comanda Mateus Leme.

Dom Geovane Luís da Silva foi nomeado novo bispo da Diocese de Divinópolis, pelo Papa Francisco no dia 19 de abril e a posse

canônica dele será realizada neste sábado, 17, às 10h, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis. O bispo vai coman-

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br

Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

(31) 99513-8215

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

dar 54 paróquias espalhadas em 25 cidades, dentre elas, a de Santo Antônio, em Mateus Leme e a de São Sebastião em Juatuba.

Quem é Dom Geovane

Mineiro, natural de Barbacena, filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, Dom Geovane Luís da Silva, de 51 anos, é o 6º bispo diocesano, sucedendo Dom José Carlos de Souza Campos, agora arcebispo de Montes Claros.

Dom José Carlos de Souza Campos, então Bispo de Divinópolis, foi nomeado pelo Papa

Página 2 Sábado, 17 de junho de 2023
passado.
Francisco para a Arquidiocese de Montes Claros, no final do ano Com a transferência, a Diocese de esteve sob os cuidados do administrador diocesano, padre Paulo Sérgio Diniz Mendes.
FALE
E MATEUS
COM O JORNAL DE JUATUBA
LEME
Posse de novo bispo da região é neste sábado, em Divinópolis

Servidores decidem reduzir jornada de trabalho até que reajuste de salário seja definido

Nesta sexta-feira, 16, ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Juatuba, assembleia geral extraordinária que decidiu quais medidas os servidores deverão adotar após a ausência de proposta de reajuste pela prefeitura.

De acordo com o presidente da entidade, Geraldo Ricardo de Lima, os servidores decidiram, por unanimidade, realizar o que eles intitulam de “operação tartaruga”.

“Ficou decidido que nós vamos reduzir a jornada de trabalho, ou seja, faremos a operação tartaruga. Os próprios servidores irão decidir o horário que irão chegar no serviço e o horário de saída. Além disso, todos os servidores irão para o local público para reivindicar o reajuste. Não será uma greve total, mas sim, uma redução da carga de trabalho. Vamos avisar toda população através da mídia local que todos os setores irão congregar juntos, na secretaria de

obras, na Saúde e na Educação”, explica Geraldo.

O sindicalista explicou ainda que a redução da jornada de trabalho está expressa em lei e pode ser

feita para garantir os direitos dos servidores. “Na segunda-feira, iremos encaminhar ofício a todos os secretários e autoridades, anunciando a medida decidida na assem -

bleia. Devo ressaltar que com base na legislação, nenhum corte de horas ou de pagamento deverá ser feito. É direito do servidor requerer o reajuste”, finaliza.

Câmara concede reajuste aos servidores e agentes políticos

Diferentemente da prefeitura de Juatuba que ainda não se manifestou sobre o reajuste dos servidores, a Câmara já se pronunciou oficialmente. Durante a reunião desta semana, o presi -

dente do Legislativo, Laécio do Silvestre anunciou na presença do prefeito que a Câmara, por meio de Projeto de Resolução, já autorizou um reajuste de 5,93% aos servidores do legislativo e

também aos vereadores.

Durante a reunião, os vereadores Laécio do Silvestre, Ted Saliba e Marcos Leiturista cobraram novamente o encaminhamento do Projeto de Lei pelo prefeito,

concedendo reajuste aos servidores. Os parlamentares solicitaram que Adônis encaminhe o texto no início da próxima semana, já para ser distribuído na reunião da próxima segunda-feira.

Em uma tentativa de atrasar o início da redução da jornada de trabalho, a secretária de Educação, Denise Navarro, emitiu comunicado, pontuando que o SindUTE encaminhou à Secretaria de Educação, um ofício anunciando Assembleia Geral que deverá ocorrer no próximo dia 19 de junho.

No informe, Denise pontuou que “de acordo com a Procuradoria Geral do Município, legalmente, o sindicato da Educação é o SindUTE”.

Sendo assim, a Secretaria liberaria apenas um representante de cada unidade escolar para comparecer à Assembleia do SindSerj.

Em entrevista ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Geraldo Ricardo de Lima, presidente do SindSerj, disse que a Secretária está equivocada em dizer que o SindUTE é o representante da classe na cidade.

“Nós temos todos os documentos no Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília, constatando que nós somos o único represen-

tante dos funcionários públicos de Juatuba. Esse ofício fechando as escolas e creches no dia 19, para um sindicato que não representa os servidores e sequer é da cidade é uma lástima. Enviamos um ofício a secretária, requerendo direitos iguais, e ela informou que o representante oficial dos servidores não somos nós. Infelizmente, essa senhora passa por cima da legislação, faz o que quer e persegue servidor público”. Geraldo revela ainda que infelizmente o direito de diversos servidores da educação foi cerceado, pois segundo ele, os mesmos foram impedidos de irem à Assembleia por seus respectivos diretores à mando da Secretária de Educação. “Todas diretoras que jogam no time do prefeito proibiram e instigaram os educadores a não vir. Eles podem esperar, vamos colocar os servidores em manifestação nas ruas, inclusive com carro de som”, alertou.

Página 3 Sábado, 17 de junho de 2023
“OPERAÇÃO TARTARUGA”
“Infelizmente a Secretária de Educação passa por cima da legislação”, diz presidente do SindSerj

Sem apoio da prefeitura, projetos e entidades se esforçam para despertar interesse de atletas pelo esporte

Com a falta de incentivo e o baixo investimento da prefeitura em projetos de esporte em Juatuba, resta às entidades, pessoas físicas e empresários, tentar levantar o esporte na cidade e alçar atletas ao reconhecimento e às conquistas.

Um dos protagonistas deste trabalho de incentivo ao esporte é a Liga Eclética Esportiva de Juatuba, que sempre realiza campeonatos profissionais e amadores na cidade, com o apoio de parceiros e empresários. Recentemente, a Liga realizou a 21ª edição do Campeonato Municipal de Veteranos, novamente sem o apoio do executivo municipal.

De acordo com o presidente da entidade, Geraldo Ricardo de Lima, a prefeitura não

apoia nenhuma competição da Liga e só é possível realizar projetos, graças ao auxílio dos times e empresários parceiros. “A falta de incentivo desse desgoverno é simplesmente por perseguição política. A Liga foi fundada há 30 anos e nunca deixamos de realizar as competições; sempre tivemos apoio de todos os prefeitos, independentemente da ideologia política. Isso ocorre simplesmente por eu ser presidente da Liga, e também do Sindicato dos Servidores, que defende a classe com unhas e dentes”, diz. Geraldo revela que a Liga Esportiva ingressou com ação junto ao Tribunal de Contas da União, “para demonstrar e denunciar a prefeitura diante da perseguição que vem sendo

vítima, mostrando que os convênios estavam todos corretos, e o prefeito dando desculpas para não ajudar o esporte de Juatuba”. “Vamos continuar fazendo os campeonatos que o povo mais gosta, independentemente da ajuda da prefeitura ou não. Vamos adiante com os campeonatos veteranos e amadores com a ajuda da iniciativa privada e dos próprios desportistas”, afirma.

Ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Geraldo disse ser contra o investimento de campeonatos com entidades de fora do município, principalmente se for pago um valor exorbitante, como no caso da Copa Brasileirinho.

“Eu sou contrário, porque é um torneio onde se põe muito dinheiro para pessoas

de fora. A Liga já trouxe competições de alto nível para a cidade com um valor muito menor, inclusive com participação do Cruzeiro, Atlético, Flamengo e Corinthians. Exemplo é a taça BH de futebol, que é feita pela Federação Mineira. O problema é que se paga muito para gente de fora e para quem é daqui, sobram migalhas”, finaliza.

Basquete.com

Outro projeto que desempenha um trabalho esportivo na cidade é o Basquete.com, realizado pelo Instituto Aspa, que está levando aulas gratuitas para 120 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas.

De acordo com Lessandro de

Freitas, professor do Instituto Aspa, o interesse das crianças pela modalidade esportiva é uma novidade para a região. “É uma prática esportiva que eles não conheciam muito. Aqui em Juatuba, o vôlei é forte também, mas não tinham aulas de basquete, e é muito bacana ver o desenvolvimento deles”, destacou Lessandro.

Segundo o professor, o envolvimento das crianças com o projeto vai muito além das quadras. “A gente também trabalha com eles e com as famílias temas transversais como honestidade, combate ao bullying e espírito esportivo e é muito legal conversar com os pais e professores e perceber a evolução deles”, afirmou Felipe.

Juliana, mãe de dois alunos

das aulas de basquete, confirma a empolgação das crianças com o esporte e o impacto que as aulas têm na vida deles. “Até eu peço para entrar no jogo, porque é muito legal. Eles conheciam pouco o basquete, mas estão amando. Meus sobrinhos e nossos vizinhos também fazem a aula e acaba virando um grande programa de família e amigos. É uma grande pena que essa e outras modalidades não sejam incentivadas pela prefeitura”, enfatiza Juliana Nogueira. Essa e outras 117 iniciativas esportivas em Minas Gerais receberam patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Para participar das aulas de Basquete do Instituto Aspa basta se inscrever pelo telefone (27) 99898-5883.

Outra entidade que faz um belo trabalho de conscientização através do esporte é o Instituto Ícaro Miguel, que leva o mesmo nome do atleta reconhecido internacionalmente, por várias conquistas na modalidade Taekwondo. O Instituto foi fundado em julho de 2021, para ajudar jovens esportistas do município a garantirem treinamento gratuito em Taekwondo e, segundo o idealizador, o projeto atende hoje 80 crianças e adolescentes. Além da modalidade esportiva, o Instituto oferece aulas de reforço escolar e vai começar a ofertar aulas de Inglês.

Ícaro Miguel destaca ainda que todas as despesas com o projeto, como pagamento do profissional que vai treinar os alunos, aluguel da sede e também as taxas de funcionamento são pagas com recursos próprios e parcerias com algumas empresas.

“Não recebemos qualquer apoio do poder público, o projeto funciona 100% com apoio da iniciativa privada. Acredito ser necessário ter iniciativa da prefeitura, porque estamos fazendo o que eu acredito ser de responsabilidade dos órgãos públicos, mas como eles não fazem, me sinto no dever de retribuir pelo menos um pouco do que o esporte me concedeu e acabo fazendo pelas minhas

próprias mãos”, relata Ícaro. Ainda segundo o esportista e mentor da iniciativa, Juatuba está longe de ser uma cidade amiga do atleta. Ele conta que desde criança, quando começou a treinar Taekwondo teve que praticar a modalidade na cidade vizinha, em Betim, exatamente porque a cidade não tinha nenhuma iniciativa da modalidade.

“Além de Juatuba não ter me oferecido a oportunidade de fazer a modalidade aqui, nunca me deu qualquer suporte quando comecei a competir e me destacar. Juatuba é uma cidade esquecida do esporte”.

O atleta revela ainda que não vê problemas de o município fazer parcerias com outras cidades, como no caso da Copa Brasileirinho. “É interessante essas parcerias entre prefeitura, entretanto, Juatuba deve arrumar a casa primeiro e estar com seus projetos de esportes em andamento. Primeiro arruma-se a sua própria casa para depois arrumar a do outro”, assevera. Para participar ou fazer doações ao Instituto, basta entrar em contato pelo telefone (31) 9.9632-1901 ou pelo e-mail: contato@institutoicaromiguel.com

A Capoeira em Juatuba começou antes mesmo da emancipação e os pioneiros foram o Mestre Poeta, ainda vivo e o mestre Maurão e Mestre Sarará. Mesmo sendo uma atividade cultural, há raízes com o esporte, já que os movimentos trabalham o corpo e o físico.

Segundo Mestre Israel, fundador e presidente da Universidade Brasileira de Capoeira, Artes Maciais, Inter Estilos e Terapias Orientais, todas as modalidades esportivas estão em plena decadência na cidade, mas em particular, os grupos de capoeira não recebem nenhum incentivo. Israel citou o exemplo do Grupo do Professor Grilo, que funciona em parceria com a Paróquia de São Sebastião.

“Esse grupo que é amparado pelo Frei Ismail, não recebe nenhum apoio da prefeitura, seja para lanche, transporte ou

local para treinos. Até o local que tínhamos em Francelinos, a prefeitura cortou, segundo conversas, simplesmente porque somos oposição ao atual governo”, revela.

Mestre Israel diz ainda que a Capoeira cresceu muito na cidade somente pela força de vontade dos mestres e da comunidade. “Temos também o Mestre Semente, que faz um trabalho magnifico na periferia. Posso dizer com tranquilidade que a Capoeira conta hoje com a participação de 350 pessoas, que não tem amparo nenhum da prefeitura, seja para competições dentro ou fora da cidade”.

O criador da Universidade lembra ainda que desde a fundação da unidade, há 25 anos, não houve nenhum apoio político. “Em nenhum tempo houve, o que me deixa extremamente triste. Recentemente

fomos em uma competição que ocorreu na cidade de Medina-MG, onde tivemos um grande apoio do município, com alimentação, transporte e todos os políticos da cidade estavam presentes, inclusive o prefeito. Diferentemente daqui, que ninguém dá importância”.

No ano passado, Mestre Israel realizou na Câmara, um evento que contou com a participação de diversos Mestres do Brasil, inclusive com a distribuição de títulos. O evento só foi realizado porque a Câmara cedeu espaço para que ele ocorresse. “A prefeitura não ajudou com nada e o prefeito sequer apareceu”, conta.

A reportagem tentou contato com a prefeitura para saber sobre os investimentos da Secretaria de Esportes nas modalidades, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Página 4 Sábado, 17 de junho de 2023
“Não recebemos qualquer apoio do poder público”
“Falta respeito e dar importância para a Capoeira”

Em entrega de título, prefeito e vereadores tecem elogios ao ex-deputado Gustavo Mitre

Durante discurso, Adônis alfineta vereadores de oposição e cidadãos contrários à sua gestão

Na semana passada os vereadores aprovaram por unanimidade, um Projeto de Resolução, de autoria da mesa diretora da Câmara de Juatuba, que visava entregar ao ex-deputado estadual Gustavo Mitre o título de Cidadão Honorário de Juatuba.

A justificativa dos vereadores da base do prefeito para o título seria que “o ex-deputado fez muito para Juatuba”, mesmo não sendo natural da cidade. A entrega da honraria ocorreu na reunião da Câmara desta semana e, além dos vereadores e prefeito, estiveram presentes na cerimônia, todo estafe do executivo e ex-assessores de Gustavo Mitre.

“É muito importante para mim ser homenageado em Juatuba.

Obrigado pela parceria da cidade. Procurei trabalhar muito em meu mandato, mesmo com a pandemia. Fiz questão de estar presente em diversos municípios, mas um dos que tive a presença mais expressiva foi aqui. Muito

Messias se retira de reunião após “brincadeira” de Jurandir

Segundo internautas, nunca havia sido realizada uma reunião da Câmara “tão pomposa, cheia de formalidades e elogios”.

Em meio às formalidades, uma brincadeira do vereador Jurandir dos Santos, acabou ocasionando um climão entre os parlamentares da base e da oposição. Aos risos, Jurandir afirmou aos pares que a reunião já estava se estendendo bastante, devido aos discursos e que “os vereadores estavam ansio -

sos para ir para o lanche”. Antes mesmo do término da reunião, Messias Leão, desapontado assumiu a fala e chamou atenção do colega Jurandir. “Eu não estou aqui para lanche, senhor vereador. A fala do senhor eu tenho que reproduzir porque eu não concordo. Eu estou aqui para trazer para o povo, o que é de bom. O senhor me perdoa, mas eu não posso me calar perante essa fala, porque nas redes sociais as pessoas já falam sobre isso. Me perdoem por essa fala do colega e tenham uma maravilhosa noite”,

disse Messias, se retirando da reunião na sequência.

obrigado”, discursou Mitre.

O prefeito Adônis Pereira foi convidado a discursar, teceu muitos elogios ao homenageado, mas não perdeu a oportunidade alfinetar vereadores da oposição e cidadãos contrários à sua gestão.

“Reconhecimento vale mais que qualquer dinheiro, indiferente de um ou de outro concordar ou não, a gente tem que saber respeitar a oposição e a oposição tem que saber respeitar a gente também quando falamos em benefícios e em nome da cidade. Igual muitos criticaram por aí, questionando se a comunidade foi ouvida para a concessão do título. Não existe isso: a Câmara é a comunidade, quando vocês votam nos vereadores, vocês estão votando nas pessoas que referendam o que a população poderia estar referendando. É muito legítimo o título porque ele merece, fez e fará muito por nossa Juatuba”, enfatizou Adônis.

Comparação de vereador repercute negativamente por toda cidade

O vereador Eltinho da Agência tem se mostrado bastante preocupado com as críticas da população e durante a reunião da Câmara, chamou a atenção de alguns populares que têm criticado a administração. Em tom alterado, o vereador pediu respeito à população, que tem invadido as redes para tecer duras críticas à administração do prefeito Adônis e aos próprios parlamentares.

No momento de seu discurso, o vereador disse que ‘em Juatuba existe mula do tráfico e mula da política”, disse o vereador sugerindo

que algum político estaria pagando pessoas para criticar a atual administração e os vereadores.

A referência do parlamentar veio logo após diversos vídeos publicados por populares, questionando o salário dos vereadores, da vice-prefeita e dos gastos da Câmara com cafezinho, lanche e aluguel de veículos.

O trecho da fala do vereador repercutiu em todas as redes sociais com milhares de críticas. Alguns cidadãos se sentiram ofendidos com a comparação do vereador, fazendo analogia às práticas criminosas.

Página 5 Sábado, 17 de junho de 2023

Juatuba e Mateus Leme vão dividir R$ 10,6 milhões com outros 23 municípios da região

Recurso autorizado pelo Governo do Estado será para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social das cidades atingidas pelo desastre da Vale

As ações de fortalecimento dos serviços públicos na região da Bacia do Rio Paraopeba, atingida pelo rompimento da Vale, em Brumadinho, contaram com um avanço importante na área da Assistência Social. Após autorização do Governo de Minas e das instituições de Justiça, foram depositados R$ 10.667.066,66 para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

O recurso vai ser dividido entre Juatuba, Mateus Leme e outros 23 municípios atingidos e vai proporcionar a implementação de melhorias nos serviços oferecidos pelo SUAS. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e detalhado pela Vale.

Com este recurso, os municípios poderão contratar pessoal para atendimento, como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados e educadores, responsáveis por oferecer auxílio direcionado às

pessoas mais necessitadas. As cidades também poderão realizar melhorias nas instala-

ções dos Centros de Referência da Assistência Social e dos Centros de Referência Especiali-

zado de Assistência Social Creas, onde são realizados os serviços do Suas. Ainda é pos -

sível realizar ações como a aquisição de veículos, equipamentos e materiais essen -

ciais para o pleno funcionamento e para expansão da cobertura do atendimento.

É importante ressaltar que este repasse corresponde à primeira de três parcelas que serão transferidas às prefeituras anualmente, em 2023, 2024 e 2025, totalizando um investimento de R$ 32 milhões aos 25 municípios pagos pela Vale neste projeto. A distribuição dos recursos às prefeituras seguirá critérios estabelecidos pelo acordo, levando em consideração aspectos como a população total, o índice de vulnerabilidade social e o desenvolvimento humano de cada município.

A execução do projeto é acompanhada pela auditoria independente da Fundação Getúlio Vargas sob fiscalização dos compromitentes Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas.

Página 6 Sábado, 17 de junho de 2023 Participe
BRUMADINHO
do nosso grupo no Whatsapp REPARAÇÃO

Mateus Leme será obrigada a ceder dez leitos ao Hospital de Betim

Unidade de Saúde da cidade vizinha acionou recentemente plano de contingência, após identificar superlotação de pacientes e atrasos em cirurgias ortopédicas

O Hospital Regional de Betim deu início, nesta quinta-feira, 15, a um plano de contingência para agilizar atendimentos e reduzir a fila de espera por cirurgias. A unidade é referência em urgência e emergência para mais de 800 mil pessoas, dos 13 municípios que compõem a microrregião de Betim e registra superlotação decorrente de fatores como o aumento expressivo na demanda por cirurgias ortopédicas que, de 2020 para cá, cresceu mais de 63%.

Com o aumento da demanda, Betim realizou uma pactuação com o Governo do Estado para a obtenção de leitos de retaguarda em hospitais da microrregião de Saúde. Foram pactuados 15 em Esmeraldas e oito leitos em Brumadinho.

A má notícia para os mateus-lemenses é que o antendimento que já é precário na cidade, pode piorar, já que o município entrou também no plano de pactuação e será obrigado a ceder 10 leitos ao Hospital Regional, caso haja superlotação.

De acordo com a prefeitura de Betim, as pactuações são importantes para a redução do tempo de internação de pacientes que demandam cuidados prolongados, contribuindo para a rotatividade de leitos. O atendimento mais célere aos casos

urgentes que aguardam por cirurgias ortopédicas é um dos principais objetivos do plano de contingência da prefeitura.

Para isso, foram contratados 14 novos cirurgiões ortopédicos. Também foi autorizado o pagamento de horas extras

para todas as equipes de enfermagem e um pagamento adicional para a extensão de jornada de três equipes de cirurgia ortopédica. A partir desta quinta-feira, 16, a realização dos procedimentos teve horário ampliado. Agora, em vez de

até as 19h de segunda a sexta-feira, as cirurgias serão realizadas até as 22h durante a semana e também aos sábados e domingos.

Um segundo bloco cirúrgico para procedimentos de ortopedia está sendo aberto. Além

Caminhão roubado em Juatuba é

localizado em Pará de Minas

Um caminhão tomado de assalto na cidade de Juatuba, foi localizado pela Polícia Militar na LMG-818, em Pará de Minas. Os militares receberam informações sobre um veículo, produto de crime, que estaria abandonado na rodovia, perímetro urbano, nas proximidades da entrada de acesso ao João Paulo II. De posse das informa -

ções, os militares foram para o local, onde foi localizado, abandonado às margens da rodovia, o caminhão, cor branca, que havia sido roubado em Juatuba com carga de botijões de gás. O veículo estava com um pneu estourado e sem a carga, que foi levada. Proprietários da empresa foram acionados ao local e acompanharam

o desenrolar da ocorrência, relatando que dois funcionários conduziam o caminhão em Juatuba, quando foram abordados por homens armados, que anunciaram o assalto. Os bandidos forçaram o motorista a parar o veículo que foi levado e abandonado na LMG-818. O caminhão recuperado pela PM foi removido para o pátio credenciado junto ao Detran-MG.

disso, a agenda de cirurgias está sendo remanejada para priorizar o atendimento a casos de urgência. Um novo aparelho de tomografia, adquirido pela prefeitura recentemente, será instalado em breve, o que vai acelerar a realização dos exames e dos diagnósticos dos pacientes. Para sanar o déficit de profissionais na área assistencial, a prefeitura tem feito a complementação das escalas por meio do Programa Escala Certa.

Demanda ortopédica disparou

A unidade, que é porta aberta para urgência e emergência, principalmente de traumas, vem enfrentando aumento substancial na demanda por atendimentos de ortopedia de 2020 para cá. Um comparativo entre os meses de maio de 2020 e maio de 2023 aponta que o número de atendimentos em ortopedia realizados no HPRB aumentou quase 65%. O número de cirurgias ortopédicas aumentou mais de 63%.

Página 7 Sábado, 17 de junho de 2023

CEMIG VAI FECHAR AGÊNCIAS EM JUATUBA E MATEUS LEME

Companhia prevê fechamento de 54 unidades no Estado e decisão é vista como antecipação para a privatização

Imagine você ter que pegar um ônibus e se deslocar para a capital, para conseguir resolver algum problema na sua conta de energia ou solicitar algum serviço? Esta é a situação que os Juatubenses e Mateus Lemenses terão que enfrentar com a decisão da Companhia Energética de Minas Gerais de encerrar as atividades de 54 agências no estado.

Em Lima Duarte, na Zona da Mata, o serviço já foi fechado. Guanhães, Vargem da Palma, Carmo do Cajuru, Corinto e outros cinco municípios estão em processo de encerramento das atividades da Companhia.

Além dessas cidades, Juatuba, Mateus Leme e outras 42 estão listadas para serem extintas.

José Márcio Nogueira, morador do bairro Satélite, em Juatuba, explica que com o fim do atendimento na cidade, os consumidores terão que se deslocar para Itaúna ou Betim para conseguir atendimento.

“Será uma perda e um desrespeito enorme com toda a população. Além da distância, o custo para se deslocar é grande e fica impossível o acesso para quem é de baixa renda. Isso é lamentável e uma total falta de respeito com o consumidor”, disse revoltado.

Emerson Andrada, coordenador do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais, afirma que nos últimos anos a gestão da Cemig tem encerrado praticamente todas as agências localizadas em cidades de pequeno e médio porte. Como alternativa, além do remanejamento para cidades vizinhas, a empresa também

propõe que nas cidades onde o serviço foi extinto comerciantes atuem como “representantes autorizados” da Cemig. Na avaliação do sindicalista, a decisão é mais uma medida para gerar lucro aos acionistas, pois barateia os custos da empresa. Na contramão, para o consumidor, além da piora no atendimento, a ausência de uma agência da Cemig também simbolizará para os consumidores uma empresa distante e sem preocupação com seus clientes.

Cenário caótico na zona rural

Vagner Morais, morador Serra Azul, em Mateus Leme, teme as dificuldades, pois com a agência na cidade, já é difícil o atendimento, pois alguns serviços da

Cemig só são ofertados via internet. “Em períodos chuvosos a situação fica desesperadora para quem produz leite, por exemplo. Os produtores não conseguem se cadastrar na internet para fazer solicitação de restabelecimento da energia, porque não conseguem acesso à internet nem ao telefone. É lamentável”, relata.

O morador explica que com o encerramento da agência, a situação irá se agravar. Isto porque a cidade mais próxima para atendimento presencial, Itaúna, está há cerca de 25 km de distância.

Trabalhadores sobrecarregados

Com o encerramento das atividades, os funcionários de outras agências e serviços,

como call center, ficarão sobrecarregados. Emerson Andrada explica que há relatos de trabalhadores que atuam em municípios que não contam mais com agência, sendo abordados por moradores insatisfeitos. “Muitas vezes o eletricista vai restabelecer o serviço na região e os moradores abordam esse trabalhador para tirar dúvidas sobre outras demandas”, conta. Além disso, o sindicalista pontua que sem oportunidade na Cemig, a expertise dos trabalhadores que atuavam nas agências é desperdiçada.

“Como é um treinamento muito especializado e não tendo outras empresas a oferecer esse mesmo tipo de serviço, o trabalhador fica sem ter onde praticar esse conhecimento, tendo que se reinserir

em outra atividade no mercado”, exemplifica.

Com serviço ruim concessão fica em risco

Até mesmo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o fechamento de agências gera transtornos aos consumidores. Em 2019, a Cemig encerrou as atividades da agência do bairro São Gabriel, região noroeste de BH, que funcionava há mais de 30 anos.

Como resultado, além dos moradores do território, consumidores de onze municípios da RMBH, como Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, que eram atendidos na agência, também foram prejudicados. O principal impacto foi a morosidade no atendimento às demandas dos

consumidores, tema que motivou inclusive uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Outro lado

Questionada pela reportagem sobre o motivo para o encerramento das atividades nas agências em questão, a Cemig não explicou a decisão para o encerramento dos serviços, mas pontou por meio de nota que “vem conduzindo em toda a sua área de concessão um projeto que visa transformar o processo de atendimento presencial aos seus clientes em diversos municípios, a partir do qual os atendimentos serão prestados em parceria com um estabelecimento comercial do munícipio, e não mais pela Agência de Atendimento”, esclarece. Sobre as soluções ofertadas aos consumidores diante da mudança, a companhia afirma que “nenhum cliente terá que se deslocar para receber atendimento presencial. Trata-se apenas de mudança na forma de atendimento presencial” e que a Cemig continuará prestando atendimento presencial aos seus clientes “garantindo a estrutura de atendimento oferecida hoje nas Agências de Atendimento, composta por 1 (um) atendente e 1 (um) totem de autoatendimento, por meio de um parceiro devidamente treinado”, afirmam em documento. Já sobre a situação dos trabalhadores que atuavam nestas agências, a Cemig informou que os mesmos estão sendo remanejados.

Página 8 Sábado, 17 de junho de 2023

Mulher morre depois de carro capotar e cair de ribanceira

Uma mulher morreu depois que o carro em que ela estava, capotar na BR-262, próximo ao trevo de Juatuba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo caiu de cima da ponte, capotou e caiu de uma ribanceira. Ao chegarem no local, os militares constataram que a vítima estava em difícil acesso. Ambulâncias da Triunfo Concebra, concessionária que administra a via, e do Serviço de Atendimento

Móvel de Urgência foram acionadas. O óbito foi constatado no local. O motivo do acidente ainda é desconhecido. A perícia da Polícia Civil foi acionada e o caso está sendo investigado investigado.

Jovem é preso após tentar assaltar posto de combustíveis na BR 262

Um rapaz de 20 anos, suspeito de tentar assaltar um posto de combustíveis às margens da BR-262, na altura do bairro Pingo D’Água, entre os municípios Juatuba e Betim foi preso pela Polícia Militar.

Funcionários do estabelecimento contaram que o suspeito chegou encapuzado, segurando uma réplica de arma de fogo, e tentou

roubar o caixa do posto. “Os frentistas perceberam que era uma arma falsa, e o meliante acabou fugindo sem levar nada”, contou o gerente de pista do posto de combustíveis, Devid Júnior. O jovem foi detido pouco tempo depois, às margens da BR-262. A réplica de arma de fogo e o suspeito foram levados para a Delegacia Regional de Betim.

Página 9 Sábado, 17 de junho de 2023 POLICIAL

SOCIAis em mateus leme

GEM

O Arraiá do GEM será no dia primeiro de julho, sábado, às 18 horas, no Grupo Espírita Meimei, que fica na Rua Guaraciaba Passos, 49, com ingresso somente antecipado a R$20, pelo telefone (31) 9 8614-6179. Cada ingresso dará direito a um cachorro-quente, um pastel, uma canjica, um refrigerante, um caldo e uma sobremesa. Salientando que haverá venda de produtos à parte. Durante o Arraiá, terá a quadrilha dos desensaiados. Vai ser legal. Corra e garanta seu ingresso.

JUATUBA

No dia 08 de julho, sábado, tem o Zarraiá Amadec, na quadra Diamantina, próximo à empresa Tiberina, em Juatuba, com quadrilha, caldos, canjica, algodão doce, maçã do amor, pescaria, jogo da argola e muita coisa boa, além da participação especial do cantor Thiago Brum.

AZURITA

Neste sábado, dia 17, tem a primeira Festa Junina do Pedacim do Céu, na Quinta do Cristais, em Azurita, a partir das 19 horas, com muita comida gostosa, um forrozão pra esquentar e muita coisa boa. O ingresso feminino custa R$10 e o masculino R$20. Vale marcar presença.

AZUITA II

O Quarto Trilhão de Azurita é neste domingo, dia 18, com início às 08 horas e largada às 10 horas. Haverá café, almoço, camisa, troféu e sorteio de brindes. As atrações do evento são Ademar e Gino e também a Banda Radiação.

ANIVERSÁRIOS

Fernando Amaral, esposo de Cristina Nascimento Amaral, fez aniversário no dia 13, terça-feira. Parabéns e felicidades. Nossa querida Maria Regina Alcântara, esposa do Marcos, funcionária da Biblioteca Pública Municipal “Geraldo Alves de Oliveira”, sempre ligada na cultura de nosso município, aniversariou na quarta-feira, dia 14 e recebeu muitos cumprimentos pelo aniversário. Regina, parabéns, muita saúde, grandes realizações em sua vida e felicidades.

EXPOSIÇÃO

A Exposição “Memórias da Cavalhada”, com homenagem especial a Maria Salomé de Melo (Memé) na Biblioteca Pública Municipal “Geraldo Alves de Oliveira” vai até o dia 30 de junho, sexta-feira, das 08 às 16 horas. Lembrando que as escolas podem agendar visitas. Muito legal.

NHÁ CHICA

Dia 14 foi dia da Beata Nhá Chica. Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no Povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais distritos de São João Del Rei, onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a Cidade de Baependi, onde ela viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento. Francisca foi sepultada no dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, mandada construir por ela. Francisca ficou órfã aos dez anos de idade. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição e a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade. Leiga, foi chamada ainda em vida de “a mãe dos pobres”, sendo respeitada por todos os que a procuravam, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade de Baependi. Nhá Chica já em vida passou a ser aclamada pelo povo como a Santa de Baependi, por sua fé. O Processo Informativo Diocesano começou em 16 de julho de 1993, sendo sido encerrado em 1995, quando foi para Roma...... A beatificação aconteceu no dia 04 de maio de 2013, em Baependi, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Ângelo Amato, representante da Santa Sé, que anunciou a data de 14 de junho como a festa litúrgica em memória de Nhá Chica. Desta forma, Nhá Chica se tonou a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica. Foi um pouco da história de Nhá Chica, conseguida pela Internet. Sou devoto de Nhá Chica há muitos anos. Minha homenagem especial a ela, pelo seu dia 14 de junho. Amém.

Página 10 Sábado, 17 de junho de 2023
Marcelino Oliveira, a ex- Miss Mateus Leme, Taciana Diniz Cavalcante, a advogada e vereadora Irene Oliveira e o médico Gerson Cavalcante, curtindo a tradicional Festa de Junho Gabriel Munhoz e Mariana Tomaz Munhoz, curtindo lua de mel em Búzios Marcos, a aniversariante Regina e Aladir Amigos marcaram presença no Ô Camarote, Festa de Junho 2023 Luiz Filipe, Érika, Fátima, Maurício Júnior, Maurício Braz e Salete, no Ô Camarote da Festa de Junho NILTON MARCELINO Nosso amigo Christian Von Jakitsch, residente em Brasília-Mateus Leme, em momento de descontração

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

Página 11 Sábado, 17 de junho de 2023
PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico PODCAST SAÚDE MENTAL

QUE HISTÓRIA É ESSA? VISITAS

Ninguém faz mais visitas, ou como diria o outro: já não se fazem mais visitas como antigamente. A falta de tempo e outras justificativas – muitas vezes fajutas – são assinadas por amigos para dizer porque não aparecem mais, porque levaram uma sumida grande. De primeiro, as pessoas apareciam com muita frequência umas para outras – talvez é por isso que havia tanta Aparecida e quase número igual de Aparecido. É devera. De primeiro não precisava nem de convite, tipo assim: “aparece lá em casa”. As pessoas saíam muito para fazer “uma visitinha” por qualquer motivo, ou sem motivo nenhum que a simples camaradagem. Coisas de comadres, gentileza de compadres.

- Vamo chegando, meu povo!

- A demora é pouca, compadre. É só um dedinho de prosa.

- Como anda a comadre e os mininos?

- Tudo como Deus é servido...

Visitas. Café. Biscoitos, bolo e broa de fubá. Ah, as visitas de antigamente! Tenho um amigo,

um filósofo, mineiro de Divinópolis, José Amaral, que escreveu uma delícia de crônica sobre

as visitas de antigamente. E sobre os comes e bebes das visitas de antigamente recordou ele em suas anotações. Visitar parentes e amigos era sempre um agradável passeio da infância lá de trás. A gente grande ficava nas conversas sobre amenidades e os moleques iam brincar no quintal. Depois vinha a hora do café... café com quitanda. Mais conversas, mais brincadeiras, mais café... À saída da casa das visitas apareciam sempre mais uns agradozinhos para a gente grande e para a gente pequena: frutas, balas, verduras, ovos, galinhas, dinheiro. Mas, as pessoas se visitavam pelo simples prazer de ver o outro, de estar com o outro. Os amigos gostavam de conversar juntos, de apertar as mãos e de estreitar os laços de amizades. Um carinho que passava de pai para filho. Não me esqueço de uma visita que fizemos – eu, a mãe e aquela “perrada” de

irmãos – à casa da madrinha Elisa. Enquanto as duas comadres proseavam na cozinha e os irmãos enchiam o “pandu” de quitanda com café, eu fui ter com o dono da casa, Sr. Wolney, que andava cuidando do quintal. Queria eu ter uma “conversa de homem pra homem” com aquele senhor. Sem rodeios e floreios, fui logo ao assunto que me levara ali: pedir a sua permissão para casar-me com a Dona Elisa, a sua patroa. Aquele catatau, de calças curtas e que ainda fazia xixi na cama, se achou gente para um pedido de casamento estapafúrdio daquele. O velho interlocutor deu uma risada gostosa e não somente concedeu a solicitação como presenteou o pequeno enamorado da sua esposa com um colosso de dinheiro (umas notas amarelas), “para comprar o terno” do matrimônio. Doces lembranças.

Página 12 Sábado, 17 de junho de 2023
Página 13 Sábado, 17 de junho de 2023
Página 14 Sábado, 17 de junho de 2023
Página 15 Sábado, 17 de junho de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.