Jornal S'Passo ed.1489(10.06.2023)

Page 1

RECORDE DE VOLUNTÁRIOS NA PRAÇA DA MATRIZ PARA CONFECÇÃO DO TAPETE DE CORPUS CHRISTI

O tapete de Corpus Christi, patrimônio imaterial do município de Itaúna, é confeccionado com uma infinidade de materiais: serragem, pó de café usado ou vencido, recolhido nas empresas de moagem, areia, raspa de couro e de pneus, pó de carvão, madeira, papel, tampas de garrafa etc. Os artistas, experimentados ou improvisados, capricham nas obras de arte enaltecendo as figuras bíblicas, nomes e frases da Igreja e das atividades da Pastoral de Sant’Anna, como os

encontros de jovens e adolescentes e as atividades da família. O trabalho começa bem cedo e por volta do meio-dia está quase todo pronto.

Antes da confecção do tapete uma equipe da paróquia risca os espaços, delimita e divide os quadros, cada um com sete metros de comprimento por quatro metros de largura, para que recebam os materiais que vão se transformar em obras de arte. Ao todo são 90 quadros, onde cerca de mil pessoas trabalham.

CAI PARA “MÉDIO RISCO” ÍNDICE DE DENGUE EM ITAÚNA

A pesquisa para o LIRAa de junho foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio, abrangendo a vistoria de 1.883 imóveis, e os tubitos coletados contendo larvas foram encaminhados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental do município para análise. Os bairros Jadir Marinho, Cidade Nova, Itaunense, Santanense, Universitário, Cerqueira Lima, Piedade e Graças apresentaram o maior número de recipientes positivos para o mosquito.

Entidades de classe querem ampliar horário de funcionamento do comércio

Aprovado

animais

Câmara reúne autoridades para palestras e debates sobre Meio Ambiente

Partidos com representação nacional consolidam lideranças em Itaúna

Suplentes de vereadores já trabalham e também estão de olho nas eleições

projeto de lei que proíbe maus tratos em práticas de adestramento de

Itaúna cai para “médio risco” no índice de transmissão da Dengue

LIRAa de junho revela que a cidade está com número de 3,8%, muito abaixo dos 12,7% de abril

Diferente do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, realizado em abril, que indicou alto risco de infestação do mosquito em grande parte dos bairros da cidade, com um índice de 12,7%, os resultados deste mês de junho revelam uma redução considerável nos números, que cairam para 3,8%.

Em abril, os registros eram alarmantes, uma vez que acima de 4,0% é considerado alto risco de epidemia. Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, essa redução verificada é significativa, mas não deve ser interpretada como um motivo para abandonar as medidas preventivas contra a proliferação do mosquito. Os números indicam que Itaúna está em médio risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, atingindo um índice de 3,8%, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%.

A pesquisa para o LIRAa de

junho foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio, abrangendo a vistoria de 1.883 imóveis, e os tubitos coletados contendo larvas foram encami -

nhados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental do município para análise.

Os bairros Jadir Marinho, Cidade Nova, Itaunense, San -

tanense, Universitário, Cerqueira Lima, Piedade e Graças apresentaram o maior número de recipientes positivos para o mosquito.

Durante o período sazonal de novembro a maio, o Setor de Vigilância Ambiental realizou diversas ações com o objetivo de conscientizar a população.

Foram promovidas panfletagens no centro da cidade, ações de educação em saúde em diversas escolas, participação em rodas de capoeira, postagens semanais e divulgação de “Blitz da Dengue” nas redes sociais da Prefeitura, além de vídeos e entrevistas na imprensa local e regional. Todos esses esforços tiveram como propósito fazer um apelo à população para dedicar 10 minutos semanais à realização de vistorias e à eliminação de elementos propícios à transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Para Fernando Meira, a redução significativa do Índice de Infestação Predial no município se deve principalmente pelas ações exercidas pela Vigilância Ambiental, como os mutirões, vistorias a lotes vagos e residências, os chamados Pontos Estratégicos e o atendimento imediato da população para as campanhas. O secretário também aponta como fatores de redução da transmissão da doença o clima frio e a ausência das chuvas.

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei da vereadora Carol Faria (Avante) que proíbe práticas de adestramento agressivas e invasivas contra animais domésticos por meio

de violência física ou psicológica. De acordo com a proposição, entende-se por violência física o uso de correções que violem a integridade física do animal, tais como: aplicação de

Lave Minas Lavanderia Industrial - Eireli (CNPJ 09.220.158/000141), localizada nas coordenadas geográficas LAT/X: 20º04'16,40" e LONG/Y: 44º37'36,80" no Município de Itaúna/MG, no Estado de Minas Gerais, torna público que obteve do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, por meio do Processo Administrativo nº 11462/2005/005/2015, Renovação da Licença de Operação REV LO com validade até 22/03/2028 para a atividade: Lavanderias industriais com tingimento, amaciamento e outros acabamentos em roupas, peças do vestuário e artefatos diversos de tecidos. Produção nominal: 20.485 peças/dia, enquadrada na DN COPAM nº 74, de 2004 sob o código F-06-02-5.

pressão no pescoço por meio do uso de enforcador, colar de garras ou guia unificada, que retire o contato entre os membros anteriores do animal do chão, dificultando sua respiração e o imobilizando; amarrar cordas à virilha, orelhas ou patas com o intuito de aplicar pressão; desferir tapas ou pontapés; uso de colar que emita corrente elétrica, conhecido como E-collar ou colar de choque; exercitar animais em esteiras ou bicicletas presos por meio do uso de enforcador, colar de garras ou guia unificada, entre outros.

A violência psicológica é entendida como ações ou omissões que resultam na violação da integridade mental do animal, tais como: provocar um comportamento com intuito de, consecutivamente, aplicar correções que violem a sua

integridade física; prendê-lo num espaço restrito e inadequado com intuito de ensiná-lo a ficar sozinho deixando-o em estado de desespero; o uso de estalinhos, biribinhas ou similares com a finalidade de amedrontar; privá-lo de alimento ou de água por mais de 24 horas com o intuito de aumentar a motivação para treinar; submetê-lo, mediante a apresentação ou confinamento, a estímulos agressivos, que lhe causem medo ou dor, tirando-lhe a possibilidade de esquivar-se; utilizar estímulos que causem medo ou ansiedade a fim de atingir um comportamento desejado de maneira rápida, desconsiderando o seu bem estar; impedir a expressão de comportamentos naturais sadios, imprescindíveis ao bem-estar da espécie.

As infrações às disposições

desta lei serão punidas com as seguintes penalidades: advertência; multa; perda da guarda, posse

ou propriedade do animal, se doméstico ou exótico e interdição do local do estabelecimento.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 2 Participe do
nosso grupo no Whatsapp
Aprovado projeto de lei que proíbe maus tratos em práticas de adestramento de animais

Entidades de classe querem ampliar horário de funcionamento do comércio

Lojas

As entidades de classe representantes do comércio de Itaúna: CDL, ACE, CDE e Sindicomércio, encaminharam à Câmara Municipal proposta de um projeto de lei que visa regulamentar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço no município. De acordo com a proposição, os horários mais expandidos do que acontece atualmente, que é das 9h às 18 horas, aumentam as possibilidades de negócio, oferecem alternativas para os empregados e possibilitam crescimento das atividades econômicas no município com mais emprego e renda. A ideia é que haja possibilidade do funcionamento, em revezamento, de lojas e outros estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços nos horários de 6h às 21 horas, de segunda a sábado e, também, nos domingos e feriados, “respeitando os direitos dos empregados assegurados pela legislação trabalhista e convenção

às 21 horas, inclusive nos

coletiva de trabalho”. Também propõem horários especiais das 6h às 23 horas, inclusive nos domingos e feriados.

A proposição foi protocolada na Câmara Municipal no dia 25 de maio e, segundo fontes ligadas ao Jornal S’PASSO,

não teve grande repercussão entre os vereadores.

O presidente do legislativo, vereador Nesval Júnior (PSD),

afirmou à reportagem que haverá ainda uma reunião dos líderes classistas e demais membros das entidades comerciais e

de prestação de serviços e posteriormente desses com os vereadores para explicar o projeto. Adiantou que o mesmo não irá alterar a carga horária dos trabalhadores, uma vez que a mesma é respaldada pela CLT. “O que será feito é a ampliação do horário de funcionamento onde poderão ser contratadas mais pessoas para outros turnos. Com isso, talvez, fomentar mais a empregabilidade no município”, disse. A reportagem perguntou-lhe se ele já conversou com outros vereadores sobre essa ideia da CDL, se a mesma foi bem acolhida e se ele acredita que terá uma boa aceitação. Nesval Júnior pontuou que não conversou ainda com nenhum colega, apenas com os dirigentes das entidades representantes dos comerciantes. “Vai depender de como ela será apresentada. O que a gente mais preocupa é que a proposta não venha ferir os direitos dos trabalhadores”, enfatizou.

Projeto de Lei em tramitação na Câmara cria o cargo de Agente de Trânsito

A Câmara Municipal ainda não votou, mas o debate tem acontecido em torno do projeto de lei Complementar do prefeito Neider Moreira (PSD), que cria vagas na administração e institui o cargo de agente de trânsito. Serão seis vagas para atividades em carga horária de 40 horas semanais através de concurso público, com requisitos de nível médio de ensino e habilitação mínima nas categorias A e B. A votação da matéria foi suspensa por causa de um pedido de vistas da vereadora Carol Faria (Avante), que alegou estar confusa sobre o conteúdo.

Para os vereadores da oposição, a criação do cargo de agente de trânsito vem instituir uma “indústria de multas”, iniciada com a modificação no trânsito da cidade quando da colocação de radares semafóricos e a delimitação da velocidade estabele-

cida em 40 km/hora, nas vias de maior acesso. Com a proposta, caberá ao agente de trânsito e não à Polícia Militar, as atividades de fiscalização do tráfego em toda a cidade. De acordo com o texto, entre as atribuições dos agentes de trânsito estão as de exercer plenamente o Poder de Polícia de Trânsito, em conformidade com o disposto na Lei Federal; controlar, operar e monitorar o trânsito, utilizando-se de todos os meios e tecnologias disponíveis, dentre elas o patrulhamento, fiscalização das vias e o monitoramento remoto por câmeras; fiscalizar o trânsito em todas as vias urbanas municipais e nas demais, quando houver convênios com outros Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com suas competências.

Os agentes também poderão planejar, coordenar e supervisio-

nar as ações de fiscalização, bem como a operação de tráfego, nos limites de sua competência, desde que autorizado pela Autoridade de Trânsito do Município; verificar os itens obrigatórios, de acordo com a legislação vigente, assim como os itens de identificação veicular, etc.

Contrapondo os vereadores que acusaram a formação de uma “indústria de multas” na cidade, como os oposicionistas Kaio Guimarães (PSC) e Antônio de Faria Júnior (PL), o Da Lua, o líder do prefeito Leo Alves (Podemos) afirmou que só existe multa para os que andam errado; os que dirigem certo, respeitando os sinais e as normas não recebem multa. “O certo é certo e o errado é errado”, frisou. A vereadora Márcia Cristina (Patriota) também questionou os que disseram que está se formando na cidade uma “indústria de multa”, pois

quando se está legal, não há punição. Entretanto, ela afirmou

JÁ ESTÁ EM NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS

Acesse agora e fique por dentro de todas as notícias em primeira mão.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 3 JORNAL
Clique
aqui!
poderão funcionar das 6h
domingos e feriados; empresários vão se reunir com vereadores para discutir proposta que “poderá aumentar ofertas de emprego na cidade”
Vereadores da oposição criticam proposição e afirmam que em Itaúna está sendo criada uma “indústria da multa” a partir das alterações nas vias da cidade
que a aplicação da fiscalização e outros instrumentos do serviço de trânsito cabem à Polícia Militar e não à Prefeitura.

Partidos com representação nacional consolidam lideranças em Itaúna

Já estão representadas no município, além das já existentes desde as eleições passadas, as comissões provisórias do PL, Rede e Podemos com atuação de políticos itaunenses

As definições de partidos e direção dos mesmos no município começam a se desenhar com vistas às eleições 2024. Algumas agremiações partidárias com representações no Estado e em nível nacional já estão realizando encontros para que as comissões municipais estejam nas mãos dos políticos que interessam à formação dos grupos para os apoios necessários nas eleições do ano que vem. Recentemente aconteceu o encontro do Partido Liberal (PL) em Belo Horizonte e a vice-prefeita Gláucia Santiago foi oficializada como presidente do PL local. Também está definida a composição da Rede Sustentabilidade no município com o jornalista e líder comunitário Luiz Henrique Machado, o Luiz de Santanense, no comando.

Essa semana foi a vez do Podemos, partido do vereador Léo Alves. O novato parlamentar revelou ao Jornal S’PASSO que através do deputado federal Igor Timo, dirigente estadual do Podemos, foi indicado presidente da sigla em Itaúna. “Tive a satisfação de assumir a presidência do partido ao qual estou filiado. Foi muito gratificante receber esse reconhecimento do Podemos em relação ao meu nome. Em 2020 fui eleito pelo partido e estabelecemos uma parceria muito forte com o deputado

federal Igor Timo, que até então ocupava o cargo de presidente estadual do Podemos. Desde então, o deputado tem destinado recursos significativos para a cidade de Itaúna, totalizando quase 1 milhão de reais em emendas já encaminhadas para o ano de 2023. O deputado Igor Timo foi majoritário no Podemos em Itaúna nas últimas eleições e nos convidou para assumir a presidência do partido na cidade. Inspirado na liderança de sua presidente nacional, Renata Abreu, mais uma vez, o Podemos assume o papel de vanguarda na história do Brasil. Consciente da crise de representatividade que assola o país e levando em consideração a revolução tecnológica que cada vez mais transforma o modo de vida em sociedade, o partido se coloca à frente desse processo. Me identifico muito com o partido por ter uma tendência de centro-direita e por sua missão de ser um instrumento popular para a transformação do país. Ele possui valores indispensáveis como transparência, responsabilidade, paixão pelo país, participação e humanismo. Ao assumir a presidência do partido, acredito que o Podemos se tornará protagonista nas próximas eleições municipais, lançando candidatos a vereador e, quem sabe, até mesmo concorrendo ao cargo executivo”, avaliou.

Unidade Interligada: emissão de registros de recém-nascidos é retomada na Maternidade do Hospital Manoel Gonçalves

Desde o dia 05 de junho os bebês nascidos na maternidade do Hospital de Itaúna já puderam ser registrados antes de receber alta. Quem gostou da novidade foi Júlio César de Oliveira, pai de Maria Júlia, o primeiro bebê registrado pelo Registro Civil das Pessoas Naturais de Itaúna, na Unidade Interligada da Maternidade do Hospital Manoel Gonçalves.

“Facilitou bastante pra mim. Foi prático e funcional. Recebi todas as informações aqui mesmo e fui convidado para ser o primeiro a reiniciar o trabalho. Para mim foi uma surpresa,

foi muito bom! Não sabia desta facilidade quando cheguei à maternidade, gostei muito do serviço. Sabia que tinha antes e agora bom que retornou”, declarou Júlio. Os funcionários da maternidade já estão capacitados para orientarem os pais desde o momento da internação das gestantes.

A Oficiala de Registro Civil Rosa Matos esteve presente, juntamente com sua funcionária

Liliane e salientou a importância da retomada da iniciativa, após um período com a ausência do serviço do Cartório de Registro Civil dentro da instituição em

virtude da Covid e posteriormente as reformas do Hospital. “O cartório de registro civil das pessoas naturais é o responsável por levar a cidadania à população. E como responsáveis pela cidadania, é nosso dever facilitar este processo. As unidades interligadas são facilitadoras do processo de cidadania. Agora o cartório tem uma sala apropriada, dentro da Maternidade, confortável para o atendimento e recepção dos pais. Os recém nascidos já saem da Maternidade com a Certidão de Nascimento e com o CPF, gerado na hora do registro.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 4

Câmara reúne autoridades para palestras e debates em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Membros da Polícia Ambiental e do Ministério Público participaram de eventos destinados à conscientização de jovens das escolas Estadual e Dona Dorica sobre ecologia e sustentabilidade

A Câmara Municipal estava repleta de gente jovem na manhã de terça-feira (6) quando aconteceu um evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Estudantes das escolas Estadual de Itaúna e Municipal Dona Dorica – Granja Escola São José participaram das atividades promovidas pelo presidente do legislativo Nesval Júnior (PSD), com a participação dos policiais ambientais sargento Rodolfo de Oliveira Casquilha e sargento Ricardo Júnior Nunes de Aguiar, mediadores do programa de educação ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais; da promotora de justiça Andrea Clemente Barbosa de Souza e Hébia Luiza Machado, analista do Ministério Público.

Os convidados fizeram palestras sobre o tema, chamando a atenção dos jovens para o cuidado com o meio ambiente e a proteção à vida, das plantas e dos animais, ressaltando a importância de hábitos de preservação e proteção.

Os eventos da manhã de terça-feira,

iniciados com o tradicional Momento Cívico, que contou com a participação de dirigentes e atiradores do Tiro de Guerra 04-009 e de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Dona Dorica, fazem parte de uma série de atividades promovidas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal e têm como objetivo abordar diversas temáticas relacionadas ao meio ambiente durante o mês de junho.

Além do presidente Nesval Junior, participaram os vereadores Carol Faria (Avante), Edênia Alcântara (PDT) e Ener Batista (União Brasil). Nesval destacou a proposta educativa do evento, ressaltando a importância de discutir meio ambiente e sustentabilidade como temas fundamentais tanto para a atualidade, quanto para o futuro. Ele anunciou que a Câmara Municipal irá realizar uma série de ações, partindo do próprio legislativo, para promover mudanças de hábitos com foco na conscientização ambiental.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 5 VALOR LÍQUIDO DA VEICULAÇÃO: R$ 4.681,95

MARIA LÚCIA MENDES LANÇA NOVO

LIVRO; ‘ITINERANTE’ VAI MONTAR NELSON

RODRIGUES E CENTENÁRIO DE FERNANDO SABINO SERÁ LEMBRADO NA CIDADE

Alguns eventos artísticos e culturais estão sendo programados para Itaúna nos próximos dias: o primeiro deles diz respeito à produção literária da nossa maior escritora, Maria Lúcia Mendes, que está finalizando mais um livro de crônicas e contos. A nova obra deve sair nos primeiros dias de julho.

A Cia. Itinerante de Teatro, sob a direção do professor e dramaturgo Léo Souza, está ensaiando para o segundo semestre a premiada montagem “Álbum de Família”, de

Nelson Rodrigues. O espetáculo será encenado no Teatro Sílvio de Mattos. E o centenário de nascimento do escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004) contará com eventos em todo o país e em Itaúna não será diferente. As atividades serão promovidas por um grupo de escritores liderados por Sílvio Bernardes e Toni Ramos Gonçalves. Estão sendo programadas rodas de conversa, palestras, exposição e outras atividades também para o segundo semestre.

Inscrições abertas para o curso gratuito de Iniciação à Gestão Cultural

Iniciativa patrocinada pela Mineração Usiminas é voltada a agentes e instituições que pretendam aprimorar a atuação na área

O Observatório da Diversidade Cultural realizará, de 17 de junho a 9 de setembro, o curso Iniciação à Gestão Cultural, em Mateus Leme. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. A iniciativa conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, reforçando a atuação social da empresa em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades das quais faz parte. Voltado para agentes e gestores culturais, bem como instituições que pretendam aprimorar sua atuação na área, o curso une aspectos teóricos e práticos e orienta caminhos

para aprofundar cada assunto. Entre os conteúdos que serão ministrados estão: o trabalho colaborativo e em rede; mediação e públicos de cul-

tura; políticas culturais no Brasil; alternativas de financiamento à cultura; e gestão de projetos culturais e produção cultural na prática. O

corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência na área.

A carga horária é de 80 horas-aula e toda programação é gratuita. Os encontros serão presenciais, sempre aos sábados na sede do Projeto Servir, a rua Miguel Alves da Silva, 890, Centro. Para os participantes que atingirem ao menos 75% de frequência serão emitidos certificados. Também serão disponibilizados materiais de apoio sem custo.

A programação e o link para inscrição estão disponíveis no site do Observatório da Diversidade Cultural: observatoriodadiversidade.org.br.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 6

Recorde de voluntários na Praça da Matriz para confecção do TAPETE DE CORPUS CHRISTI

– muitos jovens e crianças –esteve na Praça Dr. Augusto Gonçalves durante toda a manhã de quinta-feira (8) para a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi. Os voluntários foram convocados pela Paróquia de Sant’Ana para esse momento artístico dessa celebração religiosa e, como acontece há vários anos, os trabalhos foram coordenados pela professora Bel de Abreu.

A confecção do tapete de Corpus Christi é um trabalho que demanda tempo e há quase um mês os organizadores convidaram artistas plásticos, desenhis-

equipes para a tarefa. As pastorais da Paróquia de Sant’Ana, sempre atuantes nos eventos da entidade, estiveram presentes não somente na confecção dos desenhos, mas também com barracas de comidas e bebidas ao lado da igreja de Sant’Anna. Ali, crianças e adultos fizeram uma pausa nos trabalhos para um lanche reforçado ou mesmo para um almoço improvisado com as delícias oferecidas nas barracas.

O tapete de Corpus Christi, patrimônio imaterial do município de Itaúna, é confeccionado com uma infinidade de materiais:

vencido, recolhido nas empresas de moagem, areia, raspa de couro e de pneus, pó de carvão, madeira, papel, tampas de garrafa etc. Os artistas, experimentados ou improvisados, capricham nas obras de arte enaltecendo as figuras bíblicas, nomes e frases da Igreja e das atividades da Pastoral de Sant’Anna, como os encontros de jovens e adolescentes e as atividades da família. O trabalho começa bem cedo e por volta do meio-dia está quase todo pronto. Antes da confecção do tapete uma equipe da paróquia risca os

dros, cada um com sete metros de comprimento por quatro metros de largura, para que recebam os materiais que vão se transformar em obras de arte. Ao

de mil pessoas trabalham.

A coordenadora Bel de Abreu ressalta que além do tapete, os católicos também participaram de toda uma programação da

pus Christi, que são o tríduo, a missa dos participantes das obras de arte, às 7 horas, e a procissão seguida da celebração eucarística, realizada no final da tarde.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 7

Suplentes de vereadores já trabalham e também estão de olho nas eleições

“Bons de voto” no último pleito à Câmara já ensaiam novas performances para as urnas do ano que vem

Ainda que de forma sutil, muitos pré-candidatos às eleições municipais de 2024 começam a se insinuar em aparições públicas, especialmente nos eventos da Câmara e da Prefeitura e, claro, nas redes sociais, com vistas às eleições 2024, fazendo com que a velha máxima esteja em evidência e repleta de segundas intenções: “quem é vivo, sempre aparece”. Na edição passada o Jornal S’PASSO trouxe matéria com os vereadores mostrando a vontade deles de repetir o mandato na próxima legislatura. Quase todos disseram que continuam na política parti-

dária, que são candidatos – alguns para o legislativo novamente outros, com pretensões maiores, se dizendo pré-candidatos à Prefeitura. Nesta edição, a reportagem procurou aqueles candidatos que chegaram perto de ocuparem uma cadeira na Câmara Municipal, e que agora figuram como suplentes dos vereadores. São eles candidatos novamente em 2024? Sim. A maioria dos que atenderam à reportagem disse que irá voltar à disputa no próximo pleito e, mais experientes, poderão fazer diferente do que fizeram em 2020.

Clênio César Vilela Oliveira, o Tchola, foi candidato a vereador pelo PDT e obteve 542 votos. Ao Jornal S’PASSO disse que será

candidato novamente. Não sabe ainda por qual partido e está estudando as propostas dos dirigentes das siglas disponíveis.

Hudson Rodrigues Bernardes foi duas vezes vereador e hoje ocupa o cargo de assessor parlamentar na Câmara Municipal. Nas eleições passadas não foi reeleito para o terceiro mandato, pelo PSD, quando teve 494 votos. Afirma que continua no PSD, mas ainda não decidiu se irá disputar o terceiro mandato. “Ainda considero prematura esta decisão, todavia não posso descartá-la.

Pertenço a um grupo político o qual ouvirei, além de ouvir amigos e familiares. Sempre me identifiquei com o parlamento, portanto continuo na assessoria aos vereadores, coordenando a Secretaria Legislativa e, ao mesmo tempo, estou buscando me qualificar para prestação de um bom serviço à casa Legislativa, sobretudo aos cidadãos itaunenses”, pontuou.

Neiber Santos Júnior, o Neibinho, é do PSC. Foi candidato a vereador e obteve 460 votos. Perguntado pela reportagem se pretende ser novamente candidato e se continua no PSC, afirmou que está filiado “apenas para não ser mesário”. E que não deve ser candidato em

2024. “Estou muito descrente da política por vários fatos que aconteceram na Câmara, não quero isso pra mim… e também pela forma que a política está… um ladrão vira presidente do país outra vez. Pra mim isso é absurdo. Vou largar isso pra um lado”, revelou.

Marcílio de Assis, o Marcílio da comunidade terapêutica Mães e Filhos, é candidato a vereador nova -

mente, só não definiu ainda o partido. Em 2020 ele foi candidato pelo PDT e conquistou 512 votos.

Aladim Pereira da Costa é candidato novamente às eleições em 2024. Em 2020 ele quase foi

eleito pelo PDT, com 529 votos. Afirma que continua no PDT, “pelo menos por enquanto”.

O jornalista e líder comunitário Luiz Henrique Machado, o Luiz de Santanense, estreante candidato a vereador em 2020, recebeu 373 votos pelo Patriota. Hoje não está mais no partido e sim no REDE Sustentabilidade. O político explica que saiu do Patriota “por ter sido vítima de uma rasteira política” e que colocará seu nome à disposição como pré-candidato pela REDE, criado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “do qual tenho grande afinidade

política, principalmente na luta pela defesa do Meio Ambiente”. O suplente de vereador ocupa hoje a presidência da REDE no município. “Tenho firme certeza, de que à frente da Rede Sustentabilidade, conseguiremos formalizar um grupo político sem vícios e com coesão, de pessoas que nunca estiveram na política. Vamos oferecer também a chance real para novos nomes e a oportunidade de eles mostrarem serviço em prol da nossa Itaúna”, explicou.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 8
O jovem Dalminho foi candidato a vereador pelo PSD e quase chegou à vitória com 506 votos. Dalmo Assis de Oliveira promete que será candidato novamente e continua filiado ao PSD.
Hudson Bernardes não definiu candidatura
Tchola é candidato, mas não sabe por qual partido
Neibinho se diz descrente da política
Aladim é candidato
Dalminho é candidato pelo PSD
Marcílio de Assis vai tentar novamente o legislativo
Luiz de Santanense dirige a REDE

Junho Lilás reforça conscientização e importância do Teste do Pezinho

Durante os primeiros dias de vida de um bebê, um conjunto de exames é realizado para identificar, previamente, distúrbios congênitos e hereditários, a fim de buscar um tratamento rápido e assertivo em prol do desenvolvimento saudável do recém-nascido. O teste do pezinho, realizado com apenas algumas gotas de sangue do calcanhar, faz parte desse rastreamento.

Esse é o foco da campanha Junho Lilás, que tem como objetivo despertar a conscientização da população sobre o teste do pezinho que é mais uma ferramenta de prevenção, pois nos ajuda a detectar precocemente doenças antes de se manifestarem, possibilitando o início de um tratamento adequado, o que reduz o risco de complicações e sequelas.

A recomendação é que o teste seja realizado depois que o bebê completar 48

horas de vida, para diminuir resultados falsos, e que não

ultrapasse o 5° dia de vida, pois algumas doenças podem

comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor.

Existem muitas versões para o teste do pezinho, que variam

conforme a quantidade de patologias que podem ser identificadas. Na rede privada, esse diagnóstico pode rastrear mais de 50 patologias. A maior parte não apresenta sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde. São doenças como hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, toxoplasmose, atrofia muscular espinhal, imunodeficiências, doenças do metabolismo, entre outras. O teste do pezinho começou a ser realizado no Brasil ainda na década de 1970. Nesta época, o exame identificava fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito. Em 1992, a triagem passou a ser obrigatória em todo o país. Atualmente, o teste é reconhecido como um direito de toda criança que nasce no Brasil e é realizado também pelo Sistema Único de Saúde.

Projetos de eficiência energética recebem incentivo de R$ 50 milhões da Cemig

A Cemig lançou a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2023, disponibilizando R$ 50 milhões para clientes que desejam apresentar propostas visando melhorias nas instalações e implantação de fontes incentivadas de eficiência energética.

As inscrições poderão ser feitas até 29 de junho. O processo de publicação, análises e

contratação será concluído até novembro, de forma mais ágil do que em edições anteriores.

A Chamada Pública faz parte do Programa de Eficiência Energética, proporcionando uma oportunidade para a sociedade reduzir o desperdício de energia e modernizar equipamentos obsoletos, além de economizar na conta de energia.

Diversos tipos de projetos

podem ser inscritos, como substituição de iluminação em prédios públicos, modernização da iluminação pública para LED e automações para potencializar a economia de energia.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig já beneficiou milhares de mineiros desde 1998, com investimentos que ultrapassam R$ 920 milhões até o momento.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 9

Farmácia Popular terá contraceptivos e remédios para osteoporose de graça

O Governo Federal anunciou o lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil, um programa que oferece medicamentos gratuitos e com descontos para a população. Uma das principais novidades do programa é a inclusão de medicamentos gratuitos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos.

Anteriormente, esses produtos eram oferecidos com 50% de desconto, mas agora passam a ser disponibilizados gratuitamente. Além disso, o Farmácia

Popular já oferecia medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma.

Com a retirada dos produtos de graça, estima-se que mais de 5 milhões de mulheres, que antes pagavam metade do valor, serão beneficiadas. O programa também ampliou o acesso aos medicamentos para os beneficiários do Bolsa Família, que agora terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis.

Outra medida adotada pelo

novo Farmácia Popular é o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Isso visa ampliar o acesso à assistência farmacêutica para um total de 55 milhões de brasileiros.

Além dos medicamentos gratuitos, o programa também oferece descontos de até 90% em medicamentos para o tratamento de outras condições, como dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. No total, o programa contempla o tratamento de 11 doenças. Outra medida importante é a facilitação do acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa será implementada em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 10

Helicóptero faz sobrevoos em Itaúna em apoio à operação “ Fecha Companhia”

A Polícia Militar realizou mais uma edição da Operação Fecha Companhia”, com ampliação das “Ações Preventivas e Operações Repressivas”, empregando militares da área administrativa, em apoio ao turno operacional. Os militares contaram com suporte aéreo, da aeronave Pégasus, sendo intensificadas as ações e operações, principalmente nos bairros Novo Horizonte, Morada Nova e Santa Edwiges I e II.

Traficante procurado

internacionalmente é preso em sítio de Mateus Leme

Suspeito era membro de organização criminosa que exportou mais de 300kg de cocaína disfarçada em carga de açaí para Portugal

Um homem de 31 anos, que está envolvido com tráfico internacional de drogas foi preso em flagrante em Mateus Leme. De acordo com a Polícia Civil, ele faz parte de uma organização criminosa e, desde o ano passado, era procurado pela Justiça Federal do Pará por estar envolvido em uma ocorrência de tráfico de drogas, que resultou na apreensão de mais de 300kg de cocaína em Portugal. A droga estava escondida em uma falsa carga de açaí.

O suspeito foi localizado em um sítio na zona rural e ao perceber a chegada da polícia, tentou se esconder em um quarto com fundo falso, mas foi encontrado. Neste mesmo cômodo foi apreendido um revólver calibre 38. A Polícia Civil afirmou que o homem já vinha sendo investigado há um ano, também após um roubo de carga de cigarros.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais confirmou que o indivíduo deu entrada no Complexo Penitenciário Nelson Hungria. Ainda segundo a polícia, o rapaz tem mais de quatro passagens por crimes de roubo de cargas, posse ilegal de arma de fogo e adulteração.

Mais de 300kg de cocaína escondida em açaí

Em outubro do ano passado, a Polícia Federal cumpriu 22 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do Pará, em decorrência das investigações sobre a exportação de 320 quilos de coca-

ína disfarçada em carga de açaí, apreendidos na Europa.

Segundo a PF, a operação denominada Euterpe faz parte de inquérito policial iniciado em junho de 2022, quando a operação Norte Tropical prendeu em flagrante três paraenses por tráfico internacional de drogas. Um dos presos foi um tenente da Polícia Militar do Pará.

Balanço da operação

Durante a operação, homem de 36 anos foi abordado na praça Doutor Augusto Gonçalves e foi constatado que havia mandado de prisão em seu desfavor, sendo conduzido para a delegacia. No bairro Morada Nova, em averiguação a uma denúncia de posse ilegal de arma de fogo, os militares estiveram em uma residência na rua José Eustáquio C.

Diniz, alvo de denúncias, onde a entrada dos policiais foi autorizada uma mulher de 53 anos. Durante as buscas, foi localizado um revólver calibre .38 com cinco munições. Questionada a respeito do armamento, a mulher não soube informar e foi conduzida para Delegacia. Durante a Operação Fecha Companhia, foram lavrados nove autos de infração de trânsito e sete veículos removidos por infrações de trânsito.

Uma jovem de 19 anos afirmou ter sido vítima de assédio sexual dentro de um ônibus do transporte coletivo que atende ao bairro Veredas, ao ser tocada nas nádegas por um homem. A Polícia Militar foi consultada, mas não pôde fornecer detalhes sobre o incidente, uma

vez que o caso está sob responsabilidade da Polícia Civil. O Jornal SPASSO solicitou informações oficiais à assessoria da Polícia Civil que respondeu com uma nota, informando que foi iniciado procedimento para investigar a denúncia e identificar o suspeito.

Namorado em fúria risca carro da ex

Nesta quarta-feira (7), durante patrulhamento no bairro Cerqueira Lima, a equipe policial deparou-se com um homem arranhando um veículo Chevrolet Agile de cor bege, que estava estacionado na rua. Ao ser abordado pelos policiais, ele justificou o ato de vandalismo como ciúmes da ex-namorada.

O homem já possui um registro policial por dirigir embriagado e danificou a traseira, lateral direita e capô do veículo.

A vítima e proprietária do veículo, de 39 anos, afirmou que estacionou o veículo pela manhã e que não tem problemas com o homem. O homem foi preso e conduzido até a delegacia.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 11 POLICIAIS Participe do nosso grupo no Whatsapp
Mulher é apalpada dentro de ônibus em Itaúna e registra ocorrência por assédio sexual

Doação de cobertores

A AB Nascentes das Gerais doou 35 cobertores para a campanha do agasalho “Doar faz bem” da Prefeitura de Itaúna. A entrega foi feita à secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira pelo engenheiro de Meio Ambiente da AB Nascentes da Gerais, Bruno Novais.

Apague essa Ideia

A Defesa Civil realizou uma ação educativa em vários pontos da cidade com a campanha “QUEIMADAS - APAGUE ESSA IDEIA”. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente. Vale ressaltar que provocar incêndios florestais em terrenos e lotes baldios é crime com pena de dois a quatro anos de prisão.

Alerta

O resultado do 2º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti deste ano indica que Itaúna está em médio risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Vale o alerta para sempre manter os cuidados básicos contra o mosquito.

Melhorias

O Núcleo de Educação Infantil São Francisco de Assis passou por reforma da cozinha e refeitório e melhorias na área externa e parquinho. A obra foi entregue oficialmente à população, em solenidade nesta terça-feira, 6 de junho. O valor total da obra foi de quase R$130 mil.

Teste do Pezinho

Durante os primeiros dias de vida de um bebê, um conjunto de exames é realizado para identificar, previamente, distúrbios congênitos e hereditários, a fim de buscar um tratamento rápido e assertivo em prol do desenvolvimento saudável do recém-nascido. O teste do pezinho, realizado com apenas algumas gotas de sangue do calcanhar, faz parte desse rastreamento. Esse é o foco da campanha Junho Lilás, que tem como objetivo despertar a conscientização da população sobre o teste do pezinho. É recomendado que o teste seja realizado depois que o bebê completar 48 horas de vida, para diminuir resultados falsos, e que não ultrapasse o 5° dia de vida, pois algumas doenças podem comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor.

Certificados de honra ao mérito

Servidores da Comissão responsável pelo questionário do Modelo de Excelência de Gestão receberam esta semana certificados de honra ao mérito. Um trabalho em equipe que gerou o reconhecimento no evento que será realizado em Brasília, VIII Fórum Nacional de Transferência e Parcerias da União. Itaúna será reconhecida como cidade com gestão eficiente.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 12
Nairton Ferreira, aniversariante da semana Eduardo Alencar e Ana Flávia Matos casaram no último dia 03. Parabéns! Virgínia Rabelo, em confraternização com a família
Beth Souza completou mais uma primavera nesta quinta-feira. Felicidades a ela
O gente boa Cássio Proton, reunido com os amigos na Festa do Maguinho Os parabéns também vão para o mestre das lentes Adilson Nogueira, que fez aniversário esta semana A família Vitorino reunida no último final de semana Alexsandra Rogéria também soprou velinhas nesta quinta-feira

Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social realizará a pré-conferência para debater, avaliar e pensar em novas práticas e propor diretrizes para a formulação da política de assistência social na cidade. Os debates serão necessários para apresentação de propostas para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada no dia 7 de julho.

Semana do Meio Ambiente

A secretaria de Regulação Urbana, realizou o plantio de mudas no entorno da “Lagoa Helimar Parreiras da Silva” em comemoração à semana do Meio Ambiente.

Reclamação

Moradores de Santanense reclamaram muito do corte de duas árvores centenárias na Praça Juvenal Pereira, a principal do bairro. Quem mora no entorno da praça afirma que não foi consultado e que o corte não teve qualquer justificativa. Com a palavra, a prefeitura.

Destaque esportivo

A atleta Linabel Iramaia participou pela 1º vez da competição Evolution Itatiaia 2023, conquistando 2° Lugar Geral Feminino no VK 5.1km, 5° Geral e 1° Categoria no Skyrace 21.9km. Parabéns à atleta!

Praça nova

A Prefeitura entregou as melhorias na praça Modestino Franco, no bairro das Grças. Foi feita a poda e pintura, limpeza, instalados dois novos conjuntos de mesas e bancos, criada uma área de permanência central para os usuários e bancos adjacentes.

Crime

O dia 12 de junho é dedicado ao combate ao trabalho infantil em todo o mundo, reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil no Brasil em 2019.

Desenrola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que institui o programa Desenrola, para renegociar dívidas de até 70 milhões de brasileiros. O programa vai facilitar o pagamento de dívidas de até R$5 mil para cerca de 70 milhões de brasileiros que estão inadimplentes. Serão contempladas as dívidas de famílias com renda de até dois salários mínimos (R$2.640), no valor de até R$5 mil e que tenham sido contraídas pelos devedores até o fim de 2022. Além disso, qualquer credor que deseje participar do Desenrola deverá abonar dívidas que estejam em aberto no valor de até R$100. De acordo com cálculos da Fazenda, cerca de 1,5 milhão de brasileiros se encontram nessa situação e poderão voltar a ter o nome limpo caso as instituições entrem no programa.

PIS-PASEP

Trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS-PASEP têm até 5 de agosto para realizar o saque dos valores. Os valores podem ser sacados pelo aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer às agências do banco. Atualmente, há 10,5 milhões de trabalhadores com saldo PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$25,4 bilhões. Têm direito a sacar as cotas quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 13
A jornalista Michele Adelário, Tiago Teles, Mariana Menezes e Cláudio Bernardes reunidos no Toru O competente nutricionista Jonathan Tadeu, que atende na academia Elite, na Vila Tavares O casal Kalu e Eula comemorou 41 anos de matrimônio O gente boa Bruno Caetano
A
professora Maria Geralda e o esposo Adelmo Esteves, com a netinha
A querida Adriana Guimarães, em pose especial para a coluna
A querida Maria de Santanense, em momento de descontração com as filhas

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

PODCAST

SAÚDE MENTAL

PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 14

QUE HISTÓRIA É ESSA? COSTUREIRAS E ALFAIATES

Outro dia, em Belo Horizonte, vendo uma exposição sobre a história da moda em Minas Gerais, fiquei pensando nos profissionais que atuavam na minha cidade. Eram pessoas simples, bacanas no trato, cheias de clientes e de histórias. As costureiras, produtoras de modelos sob medida, eram meio que amigas intimas das mulheres e os alfaiates... ah, os alfaiates.

Esses eram comparsas de senhores que envergavam ternos de festas e do dia a dia, que frequentavam os salões de festas, o Bar do Cici – na zona boêmia – e as salas de jogos nas apostas ousadas.

De primeiro, era comum as casas ostentarem como instrumento de aprendizado e trabalho da mulher a máquina de costura. Havia as pequenas, manuais, as maiores, de pedal e, depois, as elétricas.

“Máquina de costura tem que ser Singer, o resto é porcaria”, ensinavam as entendidas. O barulhinho da costura das máquinas se misturava à conversa das senhoras e à algazarra das crianças em brinca-

deiras intermináveis. Depois de toda essa movimentação e conversas, saíam os vestidos coloridos, as calças boca de sino, as camisas justas, os lenços e até mesmo as bonecas de retalhos de pano. Algumas costureiras cuidavam somente do conserto das roupas usadas. Era um botão que se soltara, um zíper a ser trocado,

um buraco bem no cotovelo da blusa. O que mais se ouvia naquele tempo era a queixa da costureira: “menina do céu, essa semana eu tô tão apertada de costura”. As mulheres clientes, por sua vez, gostavam de falar de boca cheia: “a minha costureira”. Era minha costureira pra cá, minha costureira pra lá.

“Fulana de tal tem mãos de fada, copiou direitinho o vestido da Grace Kelly”, exibia uma dessas, cheia de razão. Mais discretos e muito menos exibidos eram os homens que frequentavam os alfaiates. Mas não deixavam de ter nesses profissionais a referência de uma porção de informações sobre a vida dos

outros. As alfaiatarias eram frequentadas o dia todo, muitas vezes até altas horas da noite. Ali se conversava de tudo: futebol, política, trabalho, mulher... não se falava de moda. Talvez a “elegance” não era bem compreendida no meio machista. Porém, os ternos eram feitos sob medida, calças com vinco impecável. Era própria elegância de senhores graves, atrás dos óculos e do bigode, como falara o poeta Drummond. As costureiras funcionavam, em geral, nas suas casas, em bairros afastados ou nos fundos de algum ponto comercial. Já os alfaiates trabalhavam em lojas do centro, abertas ao público o dia inteiro. Por trás das costureiras e dos alfaiates, havia as lojas de tecidos e de aviamentos. Eram grandes lojas, sortidas, muito frequentadas. Esses comércios forneciam a matéria prima para a produção de peças de roupas das pessoas ricas e da gente simples que utilizavam dos serviços da máquina de costura operada pelas costureiras e pelos alfaiates.

Sábado, 10 de junho de 2023 Página 15
Sábado, 10 de junho de 2023 Página 16
Sábado, 10 de junho de 2023 Página 17
Sábado, 10 de junho de 2023 Página 18
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.