Jornal de Juatuba e Mateus Leme -ED. 710(27.05.2023)

Page 1

EMPRESA DENUNCIADA POR SOTERRAR MINA D´ÁGUA COMEMORA TRÊS DÉCADAS DE “SOLIDEZ”

Lideranças comunitárias e moradores do bairro Jardins da Baviera se indignaram ao deparar com um informe publicitário da J.Lemara Empreendimentos, comemorando 30 anos de “solidez e atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. A empresa abriu ruas no bairro de onde “retirou terra que foi jogada sobre uma nascente de água”.

VEREADOR BATE EM CARRO

E FAZ AMEAÇAS A COLEGA

EMPRÉSTIMO DE 30 MILHÕES: IRENE E CHICO DA VENDA TROCAM ACUSAÇÕES

PREFEITURA DE JUATUBA ATRASA PAGAMENTOS DE LABORATÓRIOS E DOENTES FICAM

SEM RESULTADOS DE EXAMES

ALERTA: JUATUBA REGISTRA QUASE MIL

CASOS DE DENGUE E 219 DE CHIKUNGUNYA

PREFEITO REVOGA DECRETO DE CONTENÇÃODE DESPESAS QUE DEVERIA DURAR 90 DIAS

CIDADÃO É PROCESSADO POR QUESTIONAR NOMEAÇÃO DE FILHOS DE ADÔNIS PARA PRIMEIRO ESCALÃO “SOMOS OBRIGADOS A CONVIVER COM UM DESGOVERNO E A CIDADE ESTÁ ABANDONADA”, DIZ TED NA CÂMARA

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 27 DE MAIO DE 2023 - EDIÇÃO 710 10 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME

Em encontro, PCTRAMA de Juatuba destaca luta por reparação da Vale

Recentemente, diversas lideranças religiosas de Matriz Africana dos municípios de Juatuba, Betim, Igarapé, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Mateus

Leme se encontraram em um simpósio para debater e apresentar um Protocolo de Consulta e referência voltado aos Povos e Comunidades Ancestrais de Matriz Africana da região. O objetivo foi apresentar a cartilha de como a Vale deveria tratar as reparações voltadas à comunidade religiosa, bem como o modo de tratamento e acolhimento das pessoas pertencentes às comunidades de Candomblé, Omolocô, Umbanda e Reinado. No encontro, Seji Danjy, do Candomblé de nação Angola-Muxikongo, de Juatuba, relatou que “mesmo após todos esses anos do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, que ceifou a vida de 272 pessoas e poluiu o Paropeba, o povo ainda luta e o rio ainda corre”.

A líder espiritual que faz parte da articulação Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana, que luta pela reparação dos afetados pelo desastre da Vale, explicou durante o encontro que o PCTRAMA nasceu no mesmo ano, meses depois do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão e que a rede é resultado da união de comu -

nidades de diversas comunidades religiosas de Matriz Africana de Juatuba, Mateus Leme e região.

“Nós, iniciados dentro do Candomblé, Umbanda ou Reinado, somos irmãos, formamos uma família dentro da nossa fé”. Fazem parte da articulação 42 Unidades Territoriais Tradicionais, com devotos de diferentes lugares. “Na nossa fé, nós temos uma territorialidade que abrange vários territórios diferentes”, apontou.

A líder afirma ainda que o conceito de UTTs é pouco compreendido pelo poder público e pela justiça justamente por extrapolar o cará -

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br

Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

FALE COM O JORNAL DE JUATUBA

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI

Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

ter físico e abarcar o plano espiritual. O PCTRAMA representa os terreiros da Região 2 da Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba. A conexão espiritual das religiões de matriz africana com a natureza é profunda. “O rio é importante. Para a gente ele é símbolo da presença da ancestralidade. O que está dentro dele, o que está nas suas margens e tudo aquilo que está ao seu redor”, reiterou o ogan João Carlos Pio, do Candomblé de nação Ketu, de Juatuba.

A luta

O grupo de lideranças religiosas luta pela compensação

e descontaminação do Paraopeba e afluentes, que segundo estudos, está contaminado com metais pesados. O rompimento da barragem é apontado como a principal causa da contaminação. É possível acompanhar o histórico da qualidade da água do rio Paraopeba no Boletim Informativo do Cidadão da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, os mesmos são “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização

social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

Marcados ancestralmente pela resiliência, os integrantes do PCTRAMA buscam a oportunidade de serem ouvidos e respeitados. O ogan João Carlos Pio entende que os terreiros ultrapassam o aspecto religioso. “O terreiro é cultural e político. Então é isso que caracteriza as comunidades, a sua relação com o território, com a manutenção do seu modo de vida, do sagrado”, explicou.

“Nós somos descendentes de povos que vieram escravizados para cá e viveram o terror e o caos da diáspora. A nossa tradição está marcada profundamente pela resistência, resiliência e pela crença firme de que a nossa ancestralidade é uma rede. Junto disso, temos direito de cobrar que o que é sagrado para nós, não seja devastado”, explicou Babá Edvaldo de Jesus, durante o encontro.

O protocolo de consulta já foi revisado pela AEDAS, assistência técnica dos atingidos, e entregue ao Governo do Estado, ao Ministério Público e à própria Vale. A expectativa é que a empresa siga as recomendações dispostas no folheto.

Página 2 Sábado, 27 de maio de 2023 Página 2
E MATEUS LEME (31) 99513-8215
O grupo de lideranças religiosas luta pela compensação e descontaminação do Paraopeba e afluentes, que segundo estudos, está contaminado com metais pesados

Irene diz que presidente da Câmara “mente ao confirmar que votação do empréstimo foi legal”

Na semana passada, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme publicou em primeira mão um mandado de segurança, solicitado pelos vereadores Irene de Oliveira, Aldair Guimarães e Guilherme do Depósito, que conseguiram na justiça suspender a votação do projeto que aprovou um empréstimo para prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$30 milhões.

A justiça suspendeu a votação e alegou que o processo não seguiu os preceitos legais, ou seja, como não existia parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, o projeto não poderia ir a plenário para votação. Outro fator determinante para a suspenção da votação, segundo a presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Irene de Oliveira, foi a negativa do presidente da casa, Chico da Venda, em autorizar a contratação de uma Assessoria Técnica para avaliar os impactos que o financiamento geraria nas finanças do município.

A reportagem gerou imenso desconforto ao presidente do Legislativo, que encaminhou uma nota à reportagem, alegando que a “não houve irregularidades na aprovação dos projetos que tratavam de empréstimos financeiros, haja

vista que todo processo seguiu o que determina o Regimento Interno da Câmara”.

Sobre a afirmação da vereadora Irene de que não houve emissão de parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, Chico diz que “a informação não condiz com a realidade, tendo em vista o fato de o mesmo ter sido apresentado durante a realização da sessão plenária em que aconteceu a votação dos projetos”.

Em nota, Chico da Venda salientou ainda sobre a não contratação de uma assessoria contábil externa para analisar os projetos, “a solicitação pode

ser feita por qualquer vereador, porém, cabe ao presidente atender ou não a solicitação, uma vez que o Regimento Interno da Casa não obriga o presidente a atender tal solicitação, cabendo ao mesmo definir a real necessidade da solicitação. “Ademais, não houve recurso ao plenário quanto a negativa do presidente ante a solicitação”.

“Vícios na tramitação”

Segundo o advogado Ederson da Costa Pereira, do escritório Pereira e Durães Advoca-

cia, houve vícios na tramitação dos projetos e o descumprimento do Regimento Interno da Câmara por parte do presidente do legislativo.

Contestando a afirmação do advogado, da presidente da comissão de Finanças e Orçamento e a decisão da justiça, o presidente da Câmara afirmou “que não houve nenhum tipo de atropelo ao que determina o Regimento Interno e que foram seguidas à risca todas as normativas, notadamente o que diz respeito à tramitação dos projetos em regime de urgência aprovado pelo plenário”.

“Mentiroso”, diz Irene

Em contato com a reportagem, a vereadora Irene de Oliveira disse que “o presidente mentiu ao dizer, tanto para a reportagem impressa, quanto para a TV, que o processo seguiu o Regimento Interno da Câmara”.

Irene explica que o assunto está em julgamento e houve uma liminar considerando os documentos encaminhados pelos vereadores requerentes e a tramitação irregular do projeto.

“Quem está falando isso não sou eu. A própria justiça

concordou que no meu parecer, pedi a contratação de assessoria jurídica e que não é direito do presidente aceitar ou não. É uma atribuição da mesa diretora, conforme está preconizado no Regimento Interno da Câmara. Não foi um vereador que requisitou a confecção de um parecer contábil independente, e sim a Comissão de Finanças e Orçamentos”, pontua.

A vereadora encaminhou também à reportagem, cópia do artigo 70 do Regimento Interno, que aponta que a mesa deverá providenciar para que as Comissões contem com assessoria e consultoria técnico-legislativa e especializada em suas áreas de competência para o desempenho das atribuições. Irene também encaminhou a redação do artigo 45 do Regimento Interno, que autoriza o presidente de cada Comissão a requerer consultoria, convocar reuniões e assinar pareceres.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme também tentou contato com os vereadores Aldair Guimarães e Guilherme do Depósito, também requerentes do pedido de suspenção da votação do empréstimo, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta.

Prefeitura de Juatuba revoga decreto de contenção de despesas que deveria durar 90 dias

Há cerca de dois meses, o prefeito Adônis Pereira, publicou um decreto determinando a contenção de despesas na administração do município pelo prazo de 90 dias. Dentre as principais determinações estava a economia de insumos, de materiais de limpeza, de transporte para a Saúde, de gasolina em veículos oficiais, a não contratação de novos servidores, não pagamento de adicionais trabalhistas e atrasados de

Município e já passou a valer na mesma data. Mesmo com a revogação, o prefeito tem enfrentado duras críticas nas redes sociais, em decorrência da ausência da prestação de contas da redução dos gastos. Alguns dizem ainda que nada foi economizado e que o chefe do executivo criou o Decreto para fazer uma espécie

Página 3 Sábado, 27 de maio de 2023
Por meio de nota, Chico da Venda, contestou vereadores e mandado judicial, afirmando que “não houve vícios na tramitação do projeto de autoria do executivo”
2022, além da redução de horas extras e aluguéis. Pressionado pela opinião pública, o prefeito acabou revogando o decreto nesta terça-feira (23). A decisão foi publicada no Diário Oficial do de “cortina de fumaça” para não liberar reajuste aos servidores e nem gastar com eventos típicos da cidade.

Empresa comemora 30 anos de “solidez”, mas é denunciada por soterrar mina no Jardins da Baviera

servação permanente, de corte de vegetação e anuências relativas às unidades de preservação ambiental.

De acordo com alguns moradores, a empresa continua fazendo intervenções no loteamento, mesmo após a denúncia e a prefeitura sequer notificou o empreendimento, ou investigou as denúncias, que foram inclusive tema de reportagem de uma emissora de televisão.

Reclamações na cidade vizinha

Nesta semana, lideranças comunitárias e moradores do bairro Jardins Baviera se indignaram ao deparar com um informe publicitário da empresa J.Lemara Empreendimentos, comemorando 30 anos de “solidez e atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. No texto, a empresa afirma ser referência em loteamentos e que a previsão é que haja uma alta nas vendas, que podem chegar à 20% ainda neste ano.

O grupo, composto pela J. Lemara Empreendimentos e Cia. Mineira Netimóveis, afirma ainda que a estimativa de alta é atribuída ao desempenho das vendas de loteamentos, carro-chefe dos negócios e que corresponde a cerca de 63% do faturamento.

A revolta das lideranças do bairro é porque a empresa, que é responsável por um loteamento no Jardins da Baviera, abriu ruas no local de onde “retirou terra que

foi jogada sobre uma nascente de água”.

E o mais grave, segundo os moradores, é que a J. Lemara está amparada pela prefeitura de Juatuba, uma vez que a Secretaria de Infraestrutura, assinou termo autorizando a empresa a realizar obras no local, sem verificar junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se no local havia alguma mina ou nascente d`água.

Outro fato é que a empresa está usando uma Certidão de

Dispensa de Licenciamento

Ambiental emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a realização de obras de pavimentação ou melhoramentos em rodovias, para fazer as intervenções em áreas de loteamentos. Porém, os moradores afirmam que esta certidão não exime a J. Lemara de obter junto aos órgãos ambientais as demais autorizações necessárias para intervenções em área de pre-

De acordo com a empresa, a maior parte de vendas de loteamentos se concentra, atualmente em Mateus Leme (33,42%), seguida por Ribeirão das Neves (27,42%), Esmeraldas (16,30%), Juatuba (3,74%), Jaboticatubas (3,71%), Vespasiano (3,56%), Belo Horizonte (3,46%) e Matozinhos (2,24%).

É em Mateus Leme que a J. Lemara também acumula reclamações. De acordo com mateus-lemenses, a maioria dos lotes comercializados pela

empresa há 20 anos, rendem dor de cabeça até hoje. Isso porque parte deles não oferece o mínimo de infraestrutura. A principal reclamação é referente à ausência de água encanada e tratamento de esgoto, pavimentação, captação pluvial e até mesmo energia elétrica. Graves problemas são enfrentados hoje pelos proprietários de casas nos bairros Jardim Serra Azul, Santa Cruz, Águas Fartas, Atalaia, Estrela do Sul, Tiradentes, Paraíso, Atalaia e Coqueiral. De acordo com os moradores, muitos lotes foram vendidos a preços abaixo do mercado, e “algumas empresas obrigaram os compradores a assinarem um contrato, dando ciência de que a responsabilidade pela implementação de rede de água, esgoto e pavimentação não era da empresa e sim da prefeitura”. No entanto, de acordo com lei orgânica do município, as empresas responsáveis pelos loteamentos, devem entregá-los prontos, dotados de infraestrutura básica.

Mateus Leme recebe etapa microrregional dos Jogos Escolares

O JEMG está de volta com a marca expressiva de 810 municípios inscritos e com participação de estudantes-atletas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, nascidos, nos anos de 2009 a 2011 (módulo I) e 2006 a 2008 (módulo II).

Nesta edição, Mateus Leme vai sediar alguns jogos da etapa microrregional que começa no próximo dia 31, com 136 jogos previstos. A disputa seguirá até o dia 4 de junho, com a representa -

ção de nove municípios da região, que competem nas modalidades de basquete, futsal, vôlei e xadrez nos naipes masculino e feminino, nos dois módulos. No handebol, os jogos acontecem somente no masculino, no módulo II. Os municípios participantes da etapa microrregional em Mateus Leme serão: Betim, Contagem, Esmeraldas, Juatuba, Ibirité, Sarzedo, Igarapé, Mário Campos, além do anfitrião, Mateus Leme. A

abertura oficial será no dia 31, quarta-feira, às 8h, no Ginásio Poliesportivo OSPASA, Rua Serra Azul, Nº528, Bairro Concenza. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. A competição vai indicar os representantes do Estado para os Jogos Escolares Brasileiros, os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

Página 4 Sábado, 27 de maio de 2023

Prefeitura atrasa pagamentos de laboratórios e doentes não recebem resultados de exames

O novo secretário de Saúde de Juatuba mal assumiu e já tem muitos problemas para enfrentar. As reclamações englobam demora no atendimento na policlínica, que chega a ser de mais de três horas; falta de medicamentos, de infraestrutura e profissionais nos postos de saúde, além do corte de transporte de pacientes.

A reclamação da vez envolve os pacientes que fizeram exa -

mes para diagnóstico de Chikungunya e receberam ligações dos laboratórios conveniados à prefeitura, alegando que os mesmos “não receberiam o resultado do exame” porque a prefeitura estava inadimplente com os pagamentos. Segundo informações enviadas por um paciente para o Jornal de Juatuba e Mateus Leme “a administração não teria feito o repasse aos laboratórios e

eles estavam sem insumos para realizar os exames”. “Para diagnosticar uma doença séria dessa hoje, a pessoa tem que pagar. Tem muita gente doente sem trabalhar, esperando resultado para o tratamento e, enquanto o resultado não sai, a pessoa não pode tratar para voltar ao trabalho. E quem não tem dinheiro nem para pagar a conta de luz, como que faz”, questionou um internauta.

Alerta: Juatuba registra quase mil casos de dengue e 219 de Chikungunya

Minas gerais vive uma epidemia da Dengue. Até 22 de maio, o Estado registrou 336.468 casos prováveis da doença. Desse total, 166.319 foram confirmados. Há 96 óbitos registrados e 111 óbitos em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 65.540 casos prováveis da doença, dos quais 32.212 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 18 óbitos por Chikungunya e 17 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, foram registrados 243

casos prováveis. Há 27 confirmados para a doença e não há óbitos.

Juatuba e Mateus Leme também estão com uma explosão de casos, mas a situação mais preocupante é em Juatuba. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, o município atingiu a marca de 909 casos de dengue confirmados e mais 219 de febre Chikungunya. Em Mateus Leme, os dados apontaram 312 casos de Dengue e 31 de Chikungunya.

Página 5 Sábado, 27 de maio de 2023

Cidadão é processado após criticar Adônis por contratar filhos para cargos do primeiro escalão

Em um grupo de WhatsApp, morador do Jardim Leme questionou nomeação dos filhos do prefeito

Em 2022, o assunto mais comentado pelos juatubenses foi a contratação do filho do prefeito Adônis Pereira, Marconi Campagnani, para assumir a Secretaria de Governo. Embora não seja ilegal a contratação de parentes para cargos no primeiro escalão, a nomeação gerou muito desgaste político ao prefeito.

Já neste ano, quando Marconi deixou a pasta, o prefeito repetiu o ato e alçou sua filha, Cristiane Campagnani Pereira, ao cargo de Secretária de Esportes. Quando foi criticado nos bastidores, a alegação de alguns políticos, é de que a filha de Adônis conhecia bem a pasta e era de sua “extrema confiança”.

Mas não teve jeito: foram

diversas críticas nas redes sociais e em grupos de política da cidade. Dentre elas, uma se destacou, a do morador do Jardim Leme, Ademilson Goncalves do Nascimento, que durante um bate papo informal com amigos de um grupo político, alegou que o filho do prefeito saiu para trabalhar com um deputado e na sequência, o chefe do executivo colocou a filha no cargo de secretária. O cidadão denunciou ainda que “o chefe do executivo coagiu servidores para votarem no tal deputado, em troca do parlamentar nomear Marconi a um cargo político em seu gabinete”. “Isso pra mim pode não ser ilegal, mas é imoral, é desonestidade, é safadeza no meu

ponto de vista (S.I.C)”, disse Ademilson na publicação.

Logo após a fala, o chefe do executivo municipal entrou com uma ação de queixa crime na justiça contra Ademilson, alegando que o mesmo cometera calúnia e difamação contra ele. A defesa de Adônis alegou que Ademilson disse inverdades ao relatar que “o filho do prefeito foi nomeado por um deputado”. Porém, o que é destacado para justificar o processo foram as palavras “imoralidade, desonestidade e safadeza”, mencionadas na publicação e que Ademilson disse que resumiriam o ato do prefeito.

Na ação, a equipe jurídica do prefeito pede que o juiz aplique pena de detenção de um a três anos, mais multa com

base no artigo 139 do Código Penal. Outro pedido se dá com base no artigo 140, que indica detenção de um ano a seis meses ou multa. Levando em consideração que “as ofensas foram proferidas em redes sociais”, as penas podem aumentar um terço.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com Ademilson, que relatou se sentir censurado. “Eu fico muito triste, porque meu intuito, em momento algum foi denegrir a imagem do prefeito, mas sim, fazer uma crítica ao cenário político de minha cidade, onde moro há mais de 30 anos. Me senti no direito de questionar, já que participo da política de Juatuba há muitos anos”, afirmou.

Projeto pretende vedar nomeação de servidores condenados por crimes sexuais contra vulneráveis

O mês de maio é marcado pela cor laranja, para mostrar a importância do Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. No mesmo mês que conscientiza a população, o vereador Léo da Padaria protocolou um projeto de lei que pretende vedar a contratação ou nomeação, na administração direta ou indireta, de pessoas que foram condenadas por terem cometido crimes sexuais contra vulneráveis, tipificados no código penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

No projeto, o vereador explica que a lei será aplicada apenas nos casos em que as pessoas tiverem sido condenadas. Durante a reunião desta semana, vestido com uma blusa pedindo um

basta contra a pedofilia, Léo alertou para o aumento do

número de casos de abuso sexual contra crianças e ado -

lescentes em Minas Gerais. O parlamentar solicitou o apoio dos vereadores para a apreciação da matéria nas comissões com mais celeridade, para que até o final deste mês, ele possa ser colocado em votação.

“Gostaria esse projeto fosse votado até o final deste mês, para mostrar à população que esta casa tem o compromisso junto ao poder público de não contratar pessoas envolvidas com esse tipo de crimes. Essa também é uma forma de proteger nossas crianças e coibir que o criminoso cometa tal crime, sob pena de ter que ficar sem trabalhar”, relata o vereador.

Página 6 Sábado, 27 de maio de 2023

Em veículo oficial, vereador Zé Ronaldo bate no carro de Batata e o ameaça

Ronaldo a Batata, após desentendimento no trânsito

O clima não tem sido dos melhores na Câmara de Mateus Leme. Dentre desmentidos e acusações, surgem episódios mais sérios que, esta semana, resultaram em boletim de ocorrência e podem terminar na esfera criminal.

Um desentendimento entre dois vereadores na Avenida

Padre Vilaça, na manhã de quarta-feira (24) deixou a atmosfera política ainda mais acirrada. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil pelo vereador Wellington Batata, acusando o colega José

Ronaldo e bater no carro em que estava e o ameaçar. Batata relata que estava den-

tro do seu veículo, estacionado na avenida, conversando ao telefone, quando notou

que o carro “andou sozinho”.

“Quando olhei para trás, vi um Fiat Mobi, de cor branca, batendo duas vezes na traseira de meu carro. Desci e reconheci o líder do prefeito, vereador José Ronaldo que dirigia um carro oficial”. De acordo com Batata, o colega bateu em seu veículo de forma intencional.

Batata disse ainda que José Ronaldo havia deixado a filha no trabalho dela, no Sine, “deu uma volta no quarteirão e bateu duas vezes seguidas na traseira de meu carro”.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, ao sair do

local, José Ronaldo disse que teria uma coleção de facas e que já foi bandido. “Eu pego as pessoas é com faca. Não tenho medo de ninguém. Vim de São Paulo não é à toa não", teria ameaçado José Ronaldo. Batata confirmou o fato para a reportagem e disse acreditar que a motivação tenha sido a constante fiscalização dele aos atos do poder executivo e legislativo. “O veículo utilizado pelo vereador José Ronaldo é pago pelo poder público e o vereador tem utilizado o mesmo, de forma constante, para fins

particulares”, revela. O vice-presidente do Legislativo entende também que a conduta do vereador foi em decorrência dele ter denunciado a utilização do veículo da Câmara por José Ronaldo para ir a uma festa. “Após essa denúncia, o vereador vem me perseguindo e ameaçando com falas, dizendo que tem facas e que mata as pessoas é com faca". A reportagem teve acesso a imagens de circuito de segurança de um dos comércios da avenida, que flagrou todo o fato.

Página 7 Sábado, 27 de maio de 2023
CASO DE POLÍCIA
VIROU
"Tenho uma coleção de facas. Eu já fui bandido também. Eu pego as pessoas é com faca. Não tenho medo de ninguém. Vim de São Paulo não é à toa não", diz Zé

Jovem é acusado de falsidade ideológica após questionar atos administrativos do prefeito de Juatuba

Uma acusação pode ir parar na justiça após ser publicada nas redes sociais. Esta semana, uma internauta de nome “Ana Lívia” publicou documentos de uma ação penal de “estelionato majorado”, da comarca de Igarapé, que envolvem o jovem Guilherme Moraes, crítico ferrenho das ações administrativas do prefeito Adônis Pereira.

Na publicação, um número de telefone com o nome Ana Lívia, afirma em nota que Juatuba já teve um juiz fake, um monsenhor fake e agora tem um policial penal fake. “Quem vê o cara gravando os vídeos e a rede social dele acha que ele é policial penal, com mais de 12 anos de experiência. Mas agora todo mundo que foi enganado, tem que saber sobre o processo que esse Guilherme Almeida Moraes está enfrentando por estelionato majorado, artigo 171, e ele tem enganado muita gente, igual ele enganou a pessoa para passar na frente e tomar dose de vacina falando que é policial penal, sendo que ele foi desligado da função”, alega a internauta.

Na ação mencionada pela internauta, a denúncia apresentada ao Ministério Público Esta-

dual informa que Guilherme “identificou-se como Policial Penal na Policlínica de São Joaquim de Bicas, quando pediu para vacinar-se como grupo

prioritário da área prisional”. Segundo o MP, na ocasião, foi verificado pelas servidoras da unidade de Saúde que o nome de Guilherme não estava

relacionado na lista disponibilizada pela unidade prisional, mesmo assim, o mesmo apresentou carteira funcional, “induzindo segundo o MP, a

funcionária ao erro, fazendo com que ela aplicasse nele a primeira dose do imunizante contra Covid-19”. Em contato com Guilherme,

ele afirmou que faz parte da luta de classe junto ao sistema prisional e que foi desligado de maneira indevida por estar afastado e incapacitado em decorrência de acidente de trabalho. “Por ser atuante pela defesa dos direitos dos servidores públicos, acabei sendo denunciado como forma de retaliação; porém o processo foi arquivado duas vezes”, explica.

À reportagem, o jovem apresentou contracheques, que comprovam o afastamento da função de Policial Penal. Em vídeos encaminhados à reportagem, ele comprova que sofreu acidente e teve que requerer o afastamento de suas funções.

“Eles estão compartilhando processos antigos que foram extintos para me caluniar perante a nossa sociedade. Se eles estão achando que isso vai me amedrontar, estão enganados. As cobranças serão dobradas agora. Já sabemos quem é que está compartilhando esses materiais por meio de um perfil fake. Me sinto lesado por ter sido exposto em redes sociais, mas providências judiciais estão sendo tomadas”, alerta.

Vereador propõe criação de Fundo de Honorários Sucumbenciais

Quando alguma cobrança de IPTU é executada, o contribuinte tem que pagar 20% dos honorários a advogados da procuradoria. Embora a legislação permita tal prática, esse projeto visa fazer a regulação dos índices de cobranças fixando o valor em 10%, indicando a destinação cor reta dos recursos

Foi colocado em pauta nesta semana, o projeto de lei de autoria do vereador Ted Saliba, que propõe a criação do Fundo de Honorários Sucumbenciais de Juatuba. Segundo o texto, o fundo será próprio para o recebimento e distribuição de honorários advocatícios de sucumbência, advindos de ações judiciais ou extrajudiciais onde o município é parte, que em sua grande maioria são multas e cobranças judiciais de

IPTU atrasado. O fundo terá total autonomia e deverá ser gerido pelo Procurador Geral do município, ou outro advogado indicado pelo prefeito, desde que o mesmo componha o quadro funcional de servidores. De acordo com o autor da proposição, o projeto que cria o Fundo Municipal vai organizar a distribuição dos valores pagos pelo contribuinte.

Segundo Ted, hoje os funcionários da prefeitura acio -

nam o contribuinte na justiça, devido à inadimplência no pagamento de multas, ou atrasos no IPTU. Com isso, o cidadão fica obrigado a pagar em dinheiro, cerca de 20% dos honorários aos próprios advogados que executam as cobranças. De acordo com o texto, o contribuinte pagará apenas a quantia referente à 10% do valor da causa.

“A prática da cobrança é prevista e regular perante a justiça, mas com essa Lei munici-

pal, vamos poder fiscalizar, já que o pagamento será feito por meio de uma conta.

O projeto também prevê que o valor remanescente possa ser investido em materiais, cursos ou livros, para aprimoramento dos advogados. Dessa forma, o valor não será dividido entre eles sem nenhum critério como é feito atualmente”, explica Ted. O projeto foi encaminhado às Comissões e será colocado em votação em 15 dias.

Página 8 Sábado, 27 de maio de 2023
Em nota ao Jornal, Guilherme Moraes se defendeu, afirmando que “é sim agente penitenciário, e que foi acusado simplesmente por questionar o mandato de Adônis”

diz Ted na Câmara

Vereador relata que mesmo com empresas contratadas e maquinário destinado pela Vale, principais reclamações são referentes a buracos, mato alto e falta de infraestrutura básica

O vereador Ted Saliba rasgou o verbo na Câmara e resolveu partir para o embate direto com o prefeito Adônis Pereira esta semana. Segundo o parlamentar, as reclamações referentes à crateras, mato e

sujeira, ausência de infraestrutura e saneamento básico já se tornaram rotina nos gabinetes dos vereadores.

Ted disse que ficou estarrecido ao caminhar por ruas do Distrito de Francelinos e notar tamanho descaso da

administração com a cidade e com a população. Falta de maquinário e mão de obra não é, segundo o vereador.

“Na região de Braúnas e Francelinos está uma vergonha, é muito mato e crateras. Fico triste com a situa -

Pará de Minas sinaliza interesse de entrar para circuito do gasoduto

demanda real de empresas interessadas na utilização do gás natural como fonte de energia. O município também terá que desenvolver um estudo de viabilidade técnica e financeira.

O projeto

ção, mas ao mesmo tempo aliviado em não estar na linha de defesa deste desgoverno. Toda hora é uma cobrança ou pessoas pedindo socorro e nada é feito. O mais lamentável é que a cidade nunca chegou

nesta situação”, relata. Outra reclamação foi referente ao bairro Cidade Satélite. “Sujeira, mato, buracos e poeira” é o que resume também a região. De acordo com o vereador, os moradores de Juatuba estão come-

çando a questionar se o prefeito abandonou a cidade. “Tenho tristeza em dizer isso, mas até quando seremos obrigados a conviver com um desgoverno e com essa cidade abandonada”, questionou.

Sarzedo recebe evento

Recentemente, a Gasmig fez a publicação de um edital do processo de licitação pública obras para o início das obras do novo gasoduto que será construído, passando pelas cidades de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

Após a empresa anunciar que as obras começariam no próximo mês de julho, com término previsto para 2025, diversas cidades iniciaram uma conversa com a Companhia.

Uma delas é Pará de Minas, que está fazendo uma força tarefa entre empreendedores

e empresários para que a Gasmig faça um aditivo ao contrato, para a extensão de 15 km das obras, na MG-431, o que incluiria a cidade no projeto.

Esta semana, uma comitiva de empresários e políticos de Pará de Minas, oficializou o pedido para que o município também seja contemplado pelo megaprojeto que será executado no trecho que compreende a Região Metropolitana de Belo Horizonte e Divinópolis.

A diretoria da Gasmig recebeu a solicitação, mas deixou clara a necessidade de o município apresentar uma

O novo gasoduto, que está sendo chamado de Projeto Centro-Oeste, receberá aporte financeiro de R$780 milhões para a implantação de um duto de 300 km. O principal objetivo dele será a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural da Gasmig. A implementação dele será por etapas. A Gasmig pretende atender prioritariamente o segmento industrial, provendo infraestrutura para o atendimento aos segmentos comercial, veicular e residencial. Haverá expansão de 20% da infraestrutura de distribuição de gás natural, o que favorecerá o desenvolvimento da economia dos municípios contemplados.

Atrações regionais, rua de lazer e serviços diversos farão parte do evento que está em sua 2ª edição

Estimular a capacidade, dar às mulheres automotivação e aumentar a autoestima. Essa é a meta do evento “Mulheres em Ação”, que está em sua segunda edição, no município de Sarzedo.

O Mulheres em Ação que será realizado neste sábado, 27, no centro da cidade vai contar com a participação dos Católicos em Movimento – grupo da Igreja Católica que resgata e evangeliza jovens. A grande atração da iniciativa é a apresentação do cantor Cassiano Meirelles,

membro do Grupo Canção Nova, além da presença da cantora Katiane Silva, dos párocos do município, das pastorais e de demais grupos que atuam em causas sociais e nas igrejas de Sarzedo e de municípios circunvizinhos.

Na programação, serão ofertados aferição de pressão arterial; aferição de peso e de altura; vacimóvel – com a presença do Zé Gotinha e da Maria Gotinha; autoexames das mamas e explicações sobre exames preventivos para diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero; informações quanto à nutrição e avaliação de fisioterapeutas; atendimento das

equipes de assistência social, de atenção psicossocial e de atenção e promoção da Saúde. O Castramóvel também estará à disposição para agendamento e instruções de profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, também fazem parte do evento.

Na ocasião, haverá rua de lazer e estandes de beleza, com maquiagem, corte de cabelo, entre outros, para incentivar a autoconfiança e o empoderamento das mulheres. O evento espera receber cerca de 10 mil mulheres da região.

Página 9 Sábado, 27 de maio de 2023
Participe do nosso grupo no Whatsapp
“Somos obrigados a conviver com um desgoverno e a cidade está abandonada”,
“Mulheres em Ação 2023”

formar cadastro reserva, para estagiários de Direito. A oportunidade é para atuação na 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Mateus Leme.

Para concorrer à vaga é necessário que o candidato esteja regularmente matriculado e frequente, a partir do quinto período, em instituições de ensino devidamente conveniadas. Ao serem admitidos, os estagiários deverão cumprir jornadas de 30 horas semanais e contarão com

Assaltante de banco em Mateus

“Uma fuga alucinada”.

Assim a Polícia Militar Rodoviária descreveu uma ocorrência envolvendo um motorista de 34 anos que tentou escapar de cinco viaturas em um Gol GL 1.8, de cor prata, em Curvelo, na região central do estado.

Durante patrulhamento na rodovia AMG-910, os militares foram acionados para

interceptar o veículo, que seria produto de furto na cidade dois dias antes. Ao perceber que seria abordado, o motorista iniciou a fuga pelas rodovias AMG 910 e MGC 135 por cerca de 15 km.

O homem abandonou o veículo na altura do km 634 da MGC-135, ao lado da praça de pedágio, mas foi abordado e preso em flagrante.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o suspeito é de alta periculosidade, por estar envolvido com a explosão de caixa eletrônico de agência bancária em Mateus Leme, em 2017. Além disso, o homem tem várias passagens por receptação, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Um homem, de 59 anos, ficou ferido após um acidente ocorrido nesta quarta-feira, 24, no km 375 da BR-262, em Juatuba. Populares que presenciaram o acidente informaram que o motorista de um caminhão baú perdeu o controle e bateu na traseira

de outro caminhão. A vítima ficou presa às ferragens, mas conseguiu ser retirada por uma equipe de resgate da Triunfo Concebra, Concessionária que administra a rodovia.

O homem estava consciente e apresentava suspeita de fratura na perna

junho de 2023, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. A seleção dos candidatos será feita por meio de prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 14 de junho de 2023, e entrevista, prevista para o dia 21 de junho de 2023. O prazo de validade do Processo Seletivo é de um ano, prorrogável por igual período, contado da data da publicação do resultado final da seleção.

direita. Ele foi encaminhado para um hospital em Betim. O motorista do outro caminhão saiu ileso.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e o trânsito no trecho apresentou lentidão já que uma das pistas ficou interditada devido ao acidente.

Leme é preso após 'fuga alucinada'
Homem fica preso às ferragens após batida entre caminhões na BR-262

SOCIAis em mateus leme

JUATUBA

No sábado, dia 03 de junho, tem Arraiá São Sebastião, em Juatuba, na Rua Antônio Rosa de Araújo, 301, iniciando com a celebração da Missa Sertaneja às 19 horas, na Matriz de São Sebastião e, logo após, início das festividades com a animada quadrilha Fogo de Palha, participante do Arraiá de Belô, além da carreta minhocão, muita comida típica e um grande show musical com a Banda Pégasus. Vale conferir!

CAVALARIA

A já tradicional Cavalaria em honra a Santo Antônio e São Sebastião, será no domingo, dia 04 de junho, com a concentração e saída dos Cavaleiros da Sede da Cavalhada, Rua Pereira Guimarães, próximo à Baixada, às 09 horas da manhã, passando por várias ruas, até chegar ao Estádio Municipal “José Vicente Moreira”, onde haverá barraquinhas com comidas e bebidas, show musical e também o leilão de gado. Vamos marcar presença.

OI FLOR

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 26, no Espaço Cultural Oi Flor, o show Canto e Humor com Saulo Laranjeira. Foi um sucesso!

TOQUE DE VIDA

A Campanha Inverno Solidário “Aqueça com amor, doe agasalho e cobertor”, da Ong Toque de Vida de Mateus Leme, foi um sucesso, com mais de 50 famílias de alunos recebendo cobertores. Parabéns pela iniciativa, muito legal.

AZURITA

É neste sábado, 27, mais um animado Forró da Amizade, com show musical de Gil César Flaviano & Léo do Teclado, a partir das 21 horas, no Pesque e Pague de Azurita. A promoção do evento é de Mário Lúcio.

ANIVERSÁRIOS

Heimar José de Oliveira fez aniversário na quarta-feira, dia 17, recebendo cumprimentos de seus amigos e também dos familiares. Parabéns e felicidade sempre!

Na segunda-feira, dia 22, Jorge Saliba, mateus-lemense que reside em Belo Horizonte, comemorou mais uma primavera, cheio de saúde e feliz da vida. Parabéns, amigo, que Deus continue te abençoando sempre, com muita saúde e alegria. Felicidades.

Rosimeire Palhares, esposa de Mazinho Oliveira, Padaria e Confeitaria Cravo e Canela, fez aniversário na quarta-feira, dia 24. Rosi, desejamos tudo de bom pra você. Felicidade sempre!

O promoter Whashington Damião, residente em Itaúna, comemorou seu niver ontem, sexta-feira, dia 26. Parabéns, amigo. Felicidades.

A sempre elegante Renata Soares Costa, esposa de Cidinho Cunha, também fez aniversário na sexta-feira, dia 26. Parabéns. Maria Helena Rocha Oliveira, esposa de Taquinho Oliveira, mãe de Isis Rocha e Ivana Helena, sogra de Richard e vovó de Victor Ivo, muda de idade neste sábado, dia 27. Maria Helena parabéns, sucesso em sua vida sempre. Felicidades.

Página 11 Sábado, 27 de maio de 2023
NILTON MARCELINO Nossa querida aniversariante, Rosimeire Palhares, em viagem a Manhattan, New York A elegante Maria Cristina de Andrade Renata Soares, aniversariante e o esposo Cidinho Cunha O Iraniano Áli, também conhecido como Parham, Graciela Santos, residente nos Estados Unidos, Silviano Oliveira e José Martins, admirando o belo por do sol, na Serra Do Elefante, em Mateus Leme A aniversariante, Maria Helena, em um momento de descontração, em viagem a Austrália

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

PODCAST

SAÚDE MENTAL

PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico

Página 12 Sábado, 27 de maio de 2023
Página 13 Sábado, 27 de maio de 2023

QUE HISTÓRIA É ESSA?

A MINHA CLASSE DO GRUPO ESCOLAR

“Menino, volte para a sua classe! Corredor não é lugar de aluno ficar zanzando. Vamos, chispa!”. Era a voz da inspetora de alunos no meu tempo de grupo escolar. A classe era a sala de aula e o grupo escolar era onde a gente aprendia o abecedê, as continhas de mais, de menos, de vezes e de dividir. No grupo escolar os alunos estudavam Aritmética, Linguagem (que depois virou Comunicação e Expressão), História, Geografia, Ciências... No meu grupo escolar funcionava o ensino primário (de primeira a quarta série) e o jardim de infância, a chamada pré-escola. Mais tarde, noutro educandário – no meu caso, no “Curso Complementar” –, aprendíamos também Inglês, Educação Artística, Moral e Cívica (que depois virou OSPB ou Organização Social e Política Brasileira). Era época da ditadura militar no Brasil. Uma beleza. Éramos uns meninos bonitos, penteados e de uniforme limpinho. Camisinha branca, calça azul marinho, sapatinho preto com meinhas brancas era o nosso uniforme. Avante, meni-

nos! Íamos marchando felizes, carregando uma bandeirinha do Brasil. Cantávamos, ufanos, o Brasil verde-amarelo em tempos de “parada de sessetembro”: “Salve, lindo pendão da esperança/ salve, símbolo augusto da paz”, “Já podeis da pátria livre/ ver contente a mãe gentil/ já raiou a liberdade/ no horizonte do Brasil”, “Este é um país que vai pra frente/ ô,ô, ô, ô...”, “Eu te amo, meu Brasil/ eu te amo!/ Ninguém segura a juventude do Brasil”. Ninguém segura a juventude do Brasil?

Eu era um aluno de classe... da classe C ou D, eu acho. Odiava matemática. Tinha um pavor medonho de ficar em segunda época, de tomar bomba no fim do ano. A matemática seria o instrumento ideal para este infausto desfecho. Gostava mesmo era de literatura, de poesia e do recreio – e muitíssimo da hora da merenda. A vida na escola, principalmente fora da sala de aula – mas não na diretoria – era uma festa. A molecada em algazarra no pátio, sob os olhares da inspetora e

do Sô Lalá – o porteiro de cara fechada, mas que era a mãe da paciência. Minha escola era enorme. “Grupo Escolar José Gonçalves de Melo”.

– Quem foi esse Zé Gonçalves de Melo?

– Uai, eu sei lá. Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Eu sei quem é o autor de “minha enxadinha trabalha bem/ corta o matinho num vai e vem...”. É o meu xará, o poeta Sílvio Romero.

– Mentira, quem te falou isso?

– Tá lá no livro, seu bocó. “As

mais belas histórias”, da Lúcia Casasanta.

– Ah, é! E quem disse: “olá, meu docinho, eu sou o anjo da floresta”?

– Essa é facinho, foi o lobo mau, aquele que pega criancinha pra fazer mingau.

– Ah, então quanto que é setecentos mil vezes oitocentos milhões e quinhentos?

– É, bebé, mamá na gata cê não quer, né?

– Ixi, lá vem a dona inspetora, acompanhada daquela grandona, espanador da lua. Vamos picar a mula, chispá!

Página 14 Sábado, 27 de maio de 2023
Uma classe de alunos como a minha no “Grupo Escolar” e a capa do livro “As mais belas histórias”
Página 15 Sábado, 27 de maio de 2023
Página 16 Sábado, 27 de maio de 2023
Página 17 Sábado, 27 de maio de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.