Vida Abundante Junho 2023

Page 1

17 Abandone seus pensamentos e obedeça a Palavra

Sáb Mateus 11:12-19

12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.

13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

15 Aquele que tem ouvidos, ouça!

16 "A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras:

17 ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram’.

18 Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’.

19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham".

51

Análise do conteúdo Percepção

1. A que Jesus compara esta geração? (vs.16-17)

4 O que você sente quando vê pessoas presas em seus próprios pensamentos e não conseguem aceitar Jesus?

2 Como as pessoas da época criticaram João Batista e Jesus? (vs.18-19)

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas naquela época rejeitaram Jesus e João Batista?

5. Quais são algumas coisas que não está obedecendo plenamente por estar compreendendo a Palavra de acordo com seus padrões? Como uma pessoa que aceitou Jesus, o que você decidirá fazer para inclinar mais os ouvidos para a Palavra?

Anotação

52
e aplicação
Decisão

“lhe tocamos flauta, mas vocês não...” (v.17): tocar flauta e dançar significava uma 'cerimônia de casamento', enquanto chorar e bater no peito significava um 'funeral'. Mostra que Jesus nos convidou para o banquete da salvação com o evangelho e que João Batista entregou a mensagem de julgamento.

Jesus comparou a geração da época com as crianças, apontando sua incredulidade ao dizer que não dançam nem quando tocam flauta e nem entristecem quando cantam um lamento. Tocar flauta e cantar lamento simbolizam o ministério de Jesus e de João Batista, o que significa que os judeus da época rejeitaram esse ministério de salvação (vs.16-17). Jesus aponta a falta de fé e imaturidade dos judeus que rejeitaram a ele e a João Batista. Naquela época, os judeus acusaram João Batista de estar possuído por um demônio. Eles acusaram Jesus de ser comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores. A respeito disso, Jesus disse que o Reino dos céus está sendo tomado à força e que o reino de Deus está sendo atacado pelo mundo. Aqueles que estão presos em suas próprias noções preconcebidas acabam cometendo a tolice de não aceitar Jesus, o Salvador. Portanto, lembre-se de que o evangelho não é objeto de aceitação seletiva, mas uma verdade absoluta que deve ser totalmente aceita. Quando você coloca o evangelho em sua vida com fé, você se torna um discípulo que estabelece corretamente a vontade de Deus.

ORAÇÃO

Que eu seja um discípulo íntegro que não vive preso em meus pensamentos e que estabelece a vontade de Deus com a Palavra. Anotação

53

18 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

54

O jugo de Jesus é suave e seu fardo é leve

Seg Mateus 11:20-30

20 Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

21 "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.

22 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.

23 E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.

24 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você".

25 Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

27 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

55
19

Análise do conteúdo Percepção

1. Como Jesus repreendeu as cidades que não se arrependeram? (vs. 1-24)

4 O que você sente quando vê que aqueles que vêm a Jesus podem encontrar descanso?

2. O que Jesus disse àqueles que estão cansados e sobrecarregados? (vs.28-30)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus convidou aqueles que estão cansados e sobrecarregados?

Decisão e aplicação

5. Há algum fardo da vida que ainda não conseguiu confiar a Jesus? O que você decidirá agora para tomar o jugo de Jesus e encontrar o verdadeiro descanso?

56
Anotação

“Tiro e Sidom” (v.21): uma rica cidade portuária fenícia localizada no norte da Palestina, cheio de idolatria e degradação “sobrecarregados” (v.28): A palavra grega 'pefortismenoi' é derivada de 'portizo', que significa 'colocar algum fardo sobre os outros'. Refere-se a ‘aqueles que foram oprimidos por outra pessoa’, significando o fardo do ‘pecado, ansiedade, doença’ e da ‘lei’.

Jesus realizou grandes milagres em Corazim, Betsaida e Cafarnaum, na parte norte da Galileia. Muitas pessoas viram os milagres realizados por Jesus, mas não se arrependeram e se tornaram orgulhosos (vs.21-24). Jesus os repreendeu por serem piores do que Sodoma. Isso significa que o orgulho de Cafarnaum era pior do que a maldade de Sodoma. Na verdade, as pessoas dizem que poderiam ter mais fé se vissem os milagres de Jesus. No entanto, mesmo que experimente muitos milagres como Cafarnaum, percebe-se que se não há arrependimento diante de Jesus, os milagres não fortalecem a fé. Somente quando você for a Jesus, que é o único caminho de salvação, e aprender os ensinamentos do Senhor e carregar o seu jugo, você encontrará verdadeiro descanso e paz (vs.28-30). Portanto, devemos sempre atender com humildade ao convite de Jesus e viver uma vida de comunhão com o Senhor. Não cometamos a tolice de perder a oportunidade de aprender o caminho do Senhor por estarmos presos aos jugos e fardos do mundo. Que possamos deixar o fardo pesado da vida para o Senhor e tornemos um filho do Senhor que carrega o jugo suave e leve de Jesus.

ORAÇÃO

Que eu seja um discípulo de Jesus que confia apenas nele, entregando todo fardo pesado do mundo diante do Senhor.

Anotação

57

20 Parem de acusar e preguem o amor

Ter Mateus 12:1-8

1 Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las.

2 Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado".

3 Ele respondeu: "Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome?

4 Ele entrou na casa de Deus, e juntamente com os seus companheiros comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas apenas aos sacerdotes.

5 Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa?

6 Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo.

7 Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.

8 Pois o Filho do homem é Senhor do sábado".

58

Análise do conteúdo Percepção

1. Por quais ações dos discípulos os fariseus acusam Jesus? (vs.1-2)

4. O que você aprende ao ver que Jesus, o Senhor do sábado, deseja mais misericórdia do que sacrifício?

2. Quais exemplos Jesus dá para responder à acusação dos fariseus? (vs.3-5)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus diz que Ele é maior que o templo?

Decisão e aplicação

5. Quem você criticou e condenou ultimamente?

O que você fará para viver uma vida que imita a vontade e o caráter do Senhor?

59
Anotação

“Colher espigas para comê-las” (v.1): os fariseus consideravam o ato de cortar grãos como trabalho, mas Mishna, um comentário sobre a torá judaica, define como pecado colher grão no sábado. “Maior do que o templo” (v.6): significa que as atividades de Jesus Cristo, o Filho de Deus, têm precedência sobre a lei do templo.

“Misericórdia”: (v.7): a palavra grega ‘eleos’ significa um ato de bondade e alívio para com aqueles que estão sofrendo. No centro está a vontade de Deus que quer amor e misericórdia.

Os fariseus observavam de perto as ações de Jesus e seus discípulos na tentativa de descobrir, de qualquer maneira, alguma fraqueza de Jesus. Jesus e seus discípulos caminhavam pelas lavouras de cereal, e como os discípulos estavam famintos, eles colheram espigas para comê-las. Os fariseus, que viram esta cena, apontaram para a lei e acusaram os discípulos de fazer o que não lhes era permitido fazer no sábado (vs.1-2). Em resposta, Jesus refutou o argumento deles dizendo que Davi entrou no templo de Deus em Nobe e comeu os pães que lhe fora dado pelo sacerdote Aimeleque, e que os sacerdotes não eram culpados, mesmo que violassem o sábado no templo (vs.3-5). Jesus lembrou aos que o atacaram que a vida de praticar o amor é a vida de cumprir a lei. Jesus, como Senhor do sábado e Soberano da Lei, nos diz o que é importante acima de tudo. Portanto, devemos nos lembrar da vontade de Jesus, o Senhor do sábado, e nos tornar discípulos de Jesus que desfrutam da liberdade por meio do verdadeiro sábado. Cumprir a vontade de Deus com amor, não com acusações, é o caminho que um verdadeiro discípulo deve seguir.

ORAÇÃO

Que eu possa me tornar um discípulo que pratica na vida o amor de Jesus, o soberano Senhor da Lei e do sábado.

Anotação

60

21 Vença o mal fazendo o bem

Qua Mateus 12:9-21

9 Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles,

10 e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado? "

11 Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?

12 Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".

13 Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.

14 Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.

15 Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou a todos os doentes que havia entre eles,

16 advertindo-os que não dissessem quem ele era.

17 Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito pelo do profeta Isaías:

18 "Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

19 Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.

20 Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

21 Em seu nome as nações porão sua esperança".

61

Análise do conteúdo Percepção

1. Que perguntas fazem aqueles que querem acusar Jesus? (v.10)

4. O que você aprende quando vê o Senhor que cura os enfermos mesmo sabendo das más intenções dos fariseus?

2. O que Jesus diz para fazer no sábado? (vs.11-12)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus diz que é correto fazer o bem no sábado?

Decisão e aplicação

5 Você já fez o bem mesmo em desvantagem? O que você fará para praticar o amor do Senhor que ‘não quebra o caniço rachado ‘ nem apaga o pavio fumegante’?

Anotação

62

Um homem com uma das mãos atrofiada” (v.10): refere-se a uma pessoa que perdeu a função muscular da mão devido à má circulação sanguínea. “Foi restaurada e ficou boa como a outra” (v.13): é o pretérito da palavra grega ‘apocadstemi’, que significa ‘completamente curado’ ou ‘completamente restaurado’. “Não quebrará o caniço rachado” (v.20): uma expressão que mostra que o Salvador, Jesus Cristo, é misericordioso, paciente e bondoso com os perdidos e errantes.

A ira dos fariseus contra Jesus chega ao auge. Os fariseus perguntam a Jesus que entrou na sinagoga, se era certo curar no sábado. Esta pergunta foi uma armadilha para encontrar provas e motivos para acusar Jesus. Em resposta, Jesus cita como exemplo a lei judaica que permitia salvar animais no sábado, e diz que é lícito fazer o bem no sábado. Em seguida Ele cura completamente a mão do homem, cuja mão era atrofiada (vs.9-13). Desta forma, Jesus neutraliza as artimanhas dos fariseus com a palavra e revela o poder de Deus ao curar o homem com a mão atrofiada. Apesar da conspiração dos fariseus para matá-lo, Jesus realiza um ministério de cura. E por meio disso, Ele mostra que nada pode impedir de que se faça o bem. Portanto, o discípulo deve se lembrar do amor de Jesus, que não quebra caniço rachado, e se esforçar para espalhar amor que o Senhor lhe concedeu.

ORAÇÃO

Que o amor do gentil Senhor possa fluir para o mundo e que nos tornemos discípulos que se esforçam para salvar almas.

Anotação

63

22 Confie na obra do Espírito Santo

Qui Mateus 12:22-37 (exceto 26-30)

22 Então levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver.

23 Todo o povo ficou atônito e disse: "Não será este o Filho de Davi? "

24 Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: "É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios".

25 Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

31 Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

32 Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir.

33 "Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.

34 Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

35 O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.

36 Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

37 Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".

64

Análise do conteúdo Percepção

1. Como os fariseus falam a respeito de Jesus por curar um endemoniado e cego? (v.24)

4. O que você sente ao ver os fariseus não aceitarem que Jesus é Cristo?

2. Como Jesus explica sobre a blasfêmia e as palavras ditas contra o Espírito Santo? (vs.31-32)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus afirma que aquele que blasfemar e falar contra o Espírito Santo não será perdoado?

Decisão e aplicação

5. Alguma vez você deixou de agir com fé diante da Palavra e do ministério do Senhor? No que você irá se desafiar hoje para confiar com fé nas obras do Espírito Santo?

Anotação

65

mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (v.31): falar claramente aos fariseus que tentavam passar por cima alegando que os milagres das obras de Jesus eram por Satanás, que rejeitar as obras de Jesus seria blasfemar contra o Espírito Santo.

As pessoas que viram Jesus curar um endemoniado, cego e surdo reconhecem que Jesus seja o Filho de Davi, o Messias. Mas os fariseus, incomodados pelos sinais e obras dele, menosprezaram-no alegando que Jesus curava por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus os repreende por cometerem blasfêmia contra o Espírito Santo. Pois o ministério praticado por Jesus é o ministério do Reino de Deus, cujo Espírito Santo demonstra o seu reinado. Afinal, o ato de não aceitar Jesus é rejeitar o Espírito Santo, e isto é ofensa imperdoável. Dessa forma, o cristão não deve agir contra as obras de Deus falando calúnias (vs.34-37). Devemos lembrar que a vida do discípulo consiste em reconhecer a Jesus Cristo como Senhor e viver conforme a orientação do Espírito Santo. Desejo a todos que tenhamos um coração aberto para que o Santo Espírito exerça obras através do meu ser, e que sempre meditemos em Jesus, o Messias.

ORAÇÃO

Que eu possa viver com o coração humilde reconhecendo a Jesus como Cristo e às obras do Espírito Santo. Anotação

66

23 Abandone a fé pueril que busca por sinais milagrosos

Sex Mateus 12:38-45

38 Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti".

39 Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.

40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

41 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.

42 A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.

43 "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,

44 e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.

45 Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".

67

Análise do conteúdo Percepção

1. De que maneira Jesus responde aos fariseus e mestres da lei que buscavam por sinais milagrosos? (v.39)

4 O que você sente ao ver os mestres da lei e os fariseus, que mesmo diante de Jesus, pedem por sinais maravilhosos?

2 Por que os homens de Nínive condenarão essa geração no juízo? (v.41)

Estudo e reflexão

3. Por que os mestres da lei e os fariseus pedem por outro sinal milagroso a Jesus?

Decisão e aplicação

5. Alguma vez você buscou por sinais maravilhosos para sua necessidade da mesma forma que os mestres da lei e os fariseus? Qual decisão devemos tomar para abandonar a fé imatura, que busca por sinais milagrosos, e viver uma vida madura na fé? Anotação

68

“Os homens de Nínive se levantarão ...e agora está aqui o que é maior do que Jonas”. (v.41): os homens perversos de Nínive, capital do império Assírio, se arrependem ao ouvir a mensagem de Jonas, porém, os mestres da lei e os fariseus rejeitam o verdadeiro Jesus mesmo este estando diante de seus olhos. Ef 4:27: “e não deem lugar ao Diabo”. Jo 1:12: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”

Alguns dentre os mestres da lei e fariseus pedem a Jesus por sinais milagrosos. Mesmo Jesus tendo mostrado inúmeros sinais e maravilhas, fazem o pedido para por Jesus à prova. Jesus os repreende chamando-lhes de 'geração perversa e adúltera', e fala que nada além do sinal do profeta Jonas lhes será dado. Na verdade, se os homens de Nínive se arrependeram ao ouvir a mensagem do profeta Jonas, os mestres da lei e os fariseus que ouviram pessoalmente a palavra de Jesus deveriam obviamente se arrepender. No entanto, porque eles não receberam Jesus, a Palavra, com um coração puro, deram ao diabo uma oportunidade como uma casa desocupada e provocaram uma situação onde outros sete piores espíritos tomaram seu lugar (vs.43-45, vide Ef 4:27). Por isso devemos lembrar que os discípulos de Jesus não vivem conforme os sinais visíveis. Ao receber Jesus via prévios testemunhos, nos tornamos filhos de Deus que vivem na fé (vide Jo 1:12). A geração perversa e adúltera busca por sinais visíveis, mas desejo que sejamos como discípulos concentrados em se encher da Palavra de Jesus.

ORAÇÃO

Que eu me concentre em buscar e me encher da Palavra de Jesus, e não busque por sinais milagrosos visíveis aos olhos.

Anotação

69

24 Se relacionem com a família espiritual.

Sáb Mateus 12:46-50

46 Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.

47 Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo".

48 "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ", perguntou ele.

49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

50 Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

70

Análise do conteúdo Percepção

1. Quem chegou quando Jesus estava falando? (v.46)

4 O que você sente ao ouvir o conceito de família espiritual de que Jesus fala?

2. Como Jesus define família? (v.50)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus afirma que aquele que fizer a vontade de Deus é seu irmão, sua irmã e sua mãe?

Decisão e aplicação

5. Qual o seu relacionamento com a comunidade da fé, isto é, sua família espiritual?

O que você pode fazer hoje para compartilhar a união com a família espiritual que Deus lhe deu?

71
Anotação

Jesus falava à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram. A família de Jesus, que preocupada com a sua identidade, a qual desagradava o alto escalão judeu, queriam terminar o seu ministério. Isso porque acreditavam que agindo assim, estariam protegendo Jesus. Mas, Jesus redefine o conceito de família dizendo que aquele que fizer a vontade de Deus é sua família. Isso não quer dizer que irá cortar relacionamentos com a família unida por sangue, apenas afirma que todos os que compreenderem e compartilharem da vontade de Deus são verdadeiras famílias em Espírito (v.50). Dessa maneira, com o novo conceito de família definido por Jesus, ele faz entendermos que para cumprir a vontade de Deus existem coisas mais importantes que a família carnal. Portanto, o discípulo deve priorizar, mais do que tudo, o ministério do Reino de Deus, e lidar com sacrifício e devoção. A família em Espírito pensada por Jesus são pessoas que discernem e agem conforme a vontade de Deus. Desejo que nos relacionemos e colaboremos com a família espiritual dada por Deus, a fim de avançarmos em nosso ministério.

ORAÇÃO

Que eu lembre constantemente da importância do compartilhar do ministério, e do relacionarme com a família espiritual.

72
Anotação

25 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

73

26 Cultive o seu coração para entender os mistérios do Reino dos Céus.

Seg Mateus 13:1-16

1 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.

2 Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.

3 Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.

4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

8 Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

9 Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "

10 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? "

11 Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

14 Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.

74

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Jesus usou para falar com a multidão que se reuniu ao seu redor? (vs.2-3)

4 O que sente no fato de que foi dado somente aos discípulos o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus?

2. Qual foi o conteúdo da parábola que Jesus usou? (vs.4-8)

Estudo e reflexão

3. Qual foi o motivo que Jesus usou parábolas para falar com o povo?

Decisão e aplicação

5. Como está aceitando as palavras de Deus que é dada todo dia?

O que deseja alterar ou trocar do seu plantio do seu coração para ter uma colheita de abundantes frutos?

Anotação

75

Jesus fala do resultado das pessoas que ouvem e aceitam as palavras com coração e daqueles que não aceitam utilizando parábolas como exemplo. O ato de semear era um cenário comum para aquela época. O solo dos judeus tinha muita pedra, cactos e erva daninha então Jesus disse que mesmo sendo o mesmo solo dependendo de onde fosse cair a semente teria colheitas diferentes. Jesus transmitiu a mensagem em forma de parábolas porque nem todos conseguem entender o mistério do Reino de Deus. Esse mistério foi revelado aos discípulos, mas para o povo ainda era desconhecido então somente quem tinha o coração preparado poderia entender o mistério do Reino de Deus. E Jesus falou que o coração deste povo se tornou insensível e de má vontade (v.15). Portanto como discípulos devemos entender o mistério da palavra e agradecer pela graça e se esforçar para cultivar bom coração. Que consigamos colher bons frutos entendendo bem o significado das palavras de Deus.

ORAÇÃO

Que consigamos entender o mistério do Reino de Deus purificando o nosso coração ouvindo as palavras de Deus.

Anotação

76

27 Cultive o coração para uma boa colheita

Ter Mateus 13:17-23

17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:

19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.

22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".

77

Análise do conteúdo Percepção

1. Como Jesus explica o resultado das sementes que caíram na beira do caminho, entre as pedras e entre os espinhos? (vs.19-22)

4 O que sente quando diz que o fruto da palavra difere conforme o estado do coração que vai receber essas palavras?

2 Qual foi o resultado das sementes que caíram no solo fértil (v.23)?

Estudo e reflexão

3. Que tipo de mensagem Jesus tentou passar através da parábola das sementes?

Decisão e aplicação

5. Que tipo de fruto está colhendo em seu coração? O que decide fazer para uma colheita de cem, sessenta e trinta por um? Anotação

78

Jesus explica a parábola do semeador. O que Jesus queria era uma colheita abundante de palavras diferente dos fariseus e mestres. Para isso as sementes precisariam cair em um bom solo e ter uma boa colheita. E Jesus alerta para ficarmos longe do mal (vs.19, 25). O mal arranca o que foi semeado para não gerar frutos tirando de nós as palavras ou atrapalhando jogando erva daninha. E também explica que devemos tomar cuidado com as tribulações, perseguições e tentações com as riquezas (vs.22-23). Se tribulações e perseguições são ataques externos as preocupações e tentações são ataque no interior de cada um. Portanto esses ataques atrapalham no crescimento espiritual fazendo com que não compreendamos as mensagens mesmo ouvindo. Portanto os discípulos devem ouvir atentamente para ter uma boa colheita. A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Rm 10:17).

ORAÇÃO

Que sejamos bons discípulos ouvindo e entendendo a palavra de Cristo e por fim tendo uma boa colheita.

Anotação

79

28 O Reino de Deus certamente se expandirá

Qua Mateus 13:24-43 (exceto 36-43)

24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.

25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.

26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.

27 "Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’

28 " ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’

29 "Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.

30 Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".

31 E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.

32 Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".

33 E contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada".

34 Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola,

35 cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: "Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo".

80

Análise do conteúdo Percepção

1. Na parábola do joio, o que o Senhor ordenou aos seus servos? (vs.29-30)

4. O que sente nas Palavras onde diz que o Reino de Deus se expandirá gradualmente e que o joio será queimado no fim dos tempos?

2. Como Jesus expressou a influência gradual do Reino de Deus? (vs.31, 33)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus deixou os filhos do maligno a vontade até o julgamento?

5. Quando foi a primeira vez que compreendeu sobre os segredos do Céu?

O que fará para seguir e confiar plenamente nas promessas do Senhor e expandir o Reino de Deus?

81
Decisão e aplicação
Anotação

“Reino dos Céus” (v.24): palavra usada na tradução de 'Reino de Deus' (reinado, reino), ela enfatizou o lugar que se vai após a morte, mas a existência do Reino de Deus, no presente, foi negligenciada. O Reino de Deus, na realidade, começou com o reino de Davi, o reino do Messias, e inclui tanto o Reino de Deus, no presente, que veio a nós por meio do evangelho quanto o Reino de Deus que virá plenamente no futuro. “grão de mostarda, fermento” (vs.31,33): significa que a influência do Reino de Deus se expandirá gradualmente.

Jesus contou a parábola do fermento e do grão de mostarda junto com a parábola do joio que impede a expansão do Reino de Deus. Na parábola do joio, há o joio semeado pelo diabo, mas Deus ordenou para deixar o joio por enquanto, pois o trigo poderia ser arrancado juntamente com o joio. Quando chegar o fim dos tempos, o joio será queimado, mas podemos sentir o coração do Senhor que protege o trigo, o povo de Deus (vs.29-30, 39-40). Além disso, Jesus comparou o Reino de Deus com o plantar semente de mostarda e adicionar fermento ao pão. Isso significa que o Reino de Deus certamente crescerá e se expandirá, e que a interferência do diabo não poderá prejudicar isso. Dessa forma, o Reino de Deus está se expandindo gradativamente, por mais que o diabo tente interferir (vs.31-35). Portanto, os santos, o povo de Deus, deve se lembrar como será o fim do joio e viver o fim dos tempos com fé todos os dias. Mesmo em um mundo cheio de joio, mantenha a sua fé e viva como um cristão. E, assim, lembrando que o Reino de Deus está sempre em constante expansão, se torne um discípulo vitorioso.

ORAÇÃO

Que eu, como um cristão que vive o fim dos tempos, desejo crer na vitória que Deus dará, e continuar a viver na fé.

Anotação

82

29 Possua o céu com alegria

Qui Mateus 13:44-52

44 "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

45 "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.

46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

47 "O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.

48 Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins.

49 Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos

50 e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes".

51 Então perguntou Jesus: "Vocês entenderam todas essas coisas? " "Sim", responderam eles.

52 Ele lhes disse: "Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas".

83

Análise do conteúdo Percepção

1. A que Jesus comparou o Reino dos céus? (vs.44-45, 47)

4. O que sente vendo as pessoas decidirem ter o tesouro e a pérola mesmo que tenham que vender tudo o que possuíam?

2. O que têm em comum nas pessoas que encontraram o tesouro e a pérola? (vs.44, 46)

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas que encontraram o tesouro e a pérola venderam tudo o que tinham para obtê-los?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que não seguiu e nem creu em Jesus por medo de ter que pagar o preço? O que fará para pagar o preço da sua fé agora?

Anotação

84

“vendeu tudo o que tinha” (v.44): significa negar a si mesmo, tomar a sua cruz e dar a sua vida. “uma rede que apanha toda sorte de peixes” (v.47): simboliza a multidão que se reuniu em torno de Jesus em resposta ao evangelho do Reino de Deus “todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus” (v.52): no texto, os escribas não significam mestres da lei mundana, mas discípulos de Jesus.

Jesus usou a parábola do tesouro e da pérola para explicar o Reino dos céus. O homem que encontrou o tesouro escondido no campo escondeu-o e, feliz, voltou, vendeu tudo o que tinha e comprou o campo (v.44). E mais, a pessoa que encontrou uma pérola investiu todos os seus bens para comprá-la (v.46). O que ambos têm em comum é que ficaram encantados ao descobrir algo valioso e pagaram generosamente o preço para possuílo. Além disso, Jesus contou a parábola da rede, dizendo que os peixes bons serão colocados em uma tigela e os ruins serão jogados fora (v.48). Os peixes bons são pessoas que encontraram o paraíso e não hesitaram em pagar o preço. É assim que aqueles que possuíram o Reino dos céus que conheceram o valor do Reino dos céus, se regozijam e não hesitam em pagar qualquer preço ou sacrifício para possuí-lo. Portanto, o discípulo deve estar atento para reconhecer o valor do Reino dos céus, que é mais precioso do que qualquer outra coisa no mundo, e deve ser capaz de investir corajosamente tudo de si para esse fim. Lembre-se que quando pagar o preço que está disposto por esta decisão, obterá a verdadeira abundância que só desfruta quem possui o Reino de Deus.

ORAÇÃO

Que eu seja capaz de reconhecer o valor do Reino dos céus, e feliz, pagar o preço por ele sem hesitar e viver uma vida de posse dele.

85
Anotação

30 Deixe de lado o preconceito e olhe com fé

Sex Mateus 13:53-58

53 Tendo terminado de contar estas parábolas, Jesus saiu dali.

54 Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: "De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

55 Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

56 Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? "

57 E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra".

58 E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.

86

Análise do conteúdo Percepção

1. Que noções preconcebidas tinham aqueles que ficaram maravilhados com a sabedoria e o poder de Jesus? (vs.55-56)

4. O que sente ao ver pessoas rejeitarem a Jesus com base no local e circunstâncias do seu nascimento, em vez do seu ensinamento?

2. Por que Jesus não realizou muitos milagres em sua cidade natal? (v.58)

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas prestavam mais atenção ao local e circunstâncias do nascimento de Jesus do que aos seus ensinamentos?

Decisão e aplicação

5. Existem obstáculos em você que te impedem de aceitar as Palavras de Jesus?

O que fará para seguir e crer plenamente em Jesus e na sua Palavra?

Anotação

87

Depois que Jesus terminou todas as parábolas, voltou para sua cidade natal. E lá, ministrou ensinamentos na sinagoga. Os que ouviram os ensinamentos de Jesus admiravam sua sabedoria e habilidade, mas ao mesmo tempo prestavam atenção ao local e circunstâncias do seu nascimento. E acabaram por negar a divindade e o poder de Jesus porque ele era filho de carpinteiro e seus irmãos estavam com eles. Além de desvalorizar os seus ensinamentos (vs.55-56). Em resposta, Jesus disse que o profeta que prega a Palavra de Deus não era respeitado em sua cidade natal e em sua casa, e ele não mostraria mais o poder diante daqueles que não tinham fé (vs.57-58). É dessa forma que presos ao preconceito, perdem a concentração em coisas aparentemente sem importância, e acabam cometendo o erro de não ver a essência. Eles cometeram o erro de confinar o poder do Senhor dentro de seus vasos estreitos, porque a tolice deles não deixavam perceber o Jesus que estava à sua frente. Olhe para Jesus, o evangelho da vida, com o olhar de fé todos os dias, e busque se tornar um discípulo que o Senhor do poder venha ao seu encontro. ORAÇÃO

Dê-me olhos de fé para que eu não seja estúpido e não veja Jesus por causa do meu preconceito.

Anotação

88

Uma fé inabalável vence

Mateus 8:5-13

semana

Abrindoocoração

Um professor da escola dominical perguntou a um aluno: "O que é fé?" O aluno que foi questionado respondeu: "Fé é acreditar em algo que não existe". Eventualmente, alguns cristãos possuem essa mesma visão. Mesmo os cristãos, em uma sociedade complexa e cheia de novos conhecimentos, podem experimentar falta de confiança e confusão em relação aos valores que sempre acreditaram. Nesse sentido, a texto de hoje lança um grande desafio para os cristãos. Neste momento, examinando cuidadosamente a conversa que houve entre Jesus e o centurião, um gentio e oficial do exército romano, esperamos que possam se livrar da fé hesitante e desenvolver uma fé firme e inabalável.

Semeandoapalavra

1 Com quem Jesus se encontrou, ao entrar em Cafarnaum, e que pedido ele fez a Jesus? (vs.5-6)

2. Como Jesus respondeu ao pedido do centurião e qual foi a reação do centurião diante das palavras de Jesus? (vs.7-8a)

3 Por que o centurião disse que não era digno de receber Jesus em sua casa? (vide Gn 18:27, Lc 5:8) E que pedido ele fez a Jesus? (v.8b)

89 Estudo Bíblico da
Fazenda 1

4 O que disse Jesus quando viu a fé inabalável do centurião? Qual foi o resultado disso? (vs.10, 13) Por que Jesus elogiou a fé do centurião, comparando a fé dele com a fé do povo de Israel?

5. O povo de Deus deve obedecer plenamente à autoridade da Palavra com uma fé inabalável. Será que estamos respondendo, com fé sincera diante de Deus, mesmo quando encontramos obstáculos que atrapalham a nossa fé?

6. Vamos compartilhar sobre o que devemos fazer para vivermos uma vida de obediência à autoridade da Palavra, com uma fé inabalável no Senhor a todo momento.

Colhendoosfrutosdavida

A fé do Centurião se manifesta como uma história surpreendente de salvação de vidas. Enquanto escrevia o Evangelho, Mateus, o discípulo de Jesus, esperava seguir o exemplo da fé inabalável do centurião, que apesar de ser um gentio, era um companheiro judeu. Naquele tempo, os judeus estavam convencidos de que a lei era o caminho para a salvação. Entretanto, através do exemplo do centurião, Jesus ensinou que a salvação é alcançada somente através da fé e nos tornamos filhos de Deus. Portanto, o povo de Deus deve obedecer à autoridade da Palavra através de uma fé inabalável. Por isso, lembremo-nos de que, quando fizermos isso, experimentaremos o incrível poder de vencer o mundo e salvar almas. Que possamos imitar a fé inabalável do centurião para nos tornarmos discípulos que possam ser elogiados pelo Senhor no dia da Sua segunda vinda.

90

Uma vida de procura diária ao Senhor

Mateus 9:9–13

semana

Abrindoocoração

Podemos verificar o alto nível da medicina na antiga era greco-romana, através dos instrumentos cirúrgicos usados 500 anos AC. Temos escrito no código de Hamurabi a indenização a ser paga quando ocorrer um erro médico e também já no antigo Egito, encontramos escritas médicas na parte da ginecologia, clínica geral, dental, oftalmologia e outros especialidades em detalhes. Assim podemos ver a importância dada ao médico desde os tempos antigos. Também nos dias de hoje, o médico é um profissional considerado muito importante, pois tem ligação direta com a vida do ser humano. No texto de hoje, Jesus se compara a um médico; vamos meditar de que forma Jesus deseja que os homens o recebam em seus corações.

Semeandoapalavra

1. A quem Jesus ordenou “Siga-me”? Qual era a profissão dele e como ele reagiu ao ouvir a palavra de Jesus? (v.9)

2 O que fez Jesus quando chegou em sua casa? Qual foi a crítica dos fariseus ao verem a atitude de Jesus? (vs.10-11)

3. Qual foi a reação de Jesus às críticas dos fariseus? Qual o significado concreto de “precisam de”? (v.12, vide Mt 6:8, Mc 11:3)

91
Estudo Bíblico da Fazenda 2

4. Qual o significado da palavra de que não veio para chamar os justos, mas os pecadores? (v.13, vide Is 54:7-8), e qual atitude Jesus deseja que tenhamos?

5. Jesus procura pelas pessoas que precisam do Senhor e deseja ter um relacionamento com elas. Estamos precisando diariamente de Jesus em nossas vidas? Como estamos convidando Jesus para estar em nossas vidas?

6. Por acaso não estamos tendo uma vida religiosa de regras como os fariseus? Vamos compartilhar que decisões e obediência devemos ter para levar uma vida em companhia de Jesus diariamente.

Colhendoosfrutosdavida

Muitas vezes vemos ser colocada em prática com coragem, algo que não faríamos no cotidiano, quando isto está ligado diretamente com a vida. Apesar do perigoso, assinamos consentimento de uma cirurgia de risco; autorizamos perfurar nosso corpo com agulhas de ferro porque tudo está ligado à manutenção da vida. Jesus deseja que tenhamos a coragem de procurar por ele. E quando o encontramos, Jesus nos dá vida. Quando encontramos Jesus, temos a consciência que ele já enfrentou por mim todo sofrimento e calúnia. Ficamos emocionados pela misericórdia e compaixão dele ter nos procurado primeiro e desfrutamos o relacionamento com Jesus. Talvez neste momento do nosso cotidiano onde nada parece acontecer, possa ser uma situação de necessidade de uma cirurgia de emergência de Jesus. Desejamos que viva como discípulo que a todo momento está à procura do Senhor.

92

3

semana

O segredo de como superar o medo

Mateus 10:24-33

Abrindoocoração

“ O medo faz com fiquemos presos e a esperança faz com que nos libertemos”. Esta é uma frase do filme “Um sonho de liberdade” que tocou muitas pessoas ao redor do mundo. Isso significa que, se vivermos dominado pelo medo, não teremos escolha a não ser viver preso a ele. Todos os dias, o mundo faz ameaças aos cristãos e nos faz sentir medo. Faz com que tenhamos culpas desnecessárias e com medo constantemente, que no final, enganam os cristãos para que não tenham escolhas a não ser viver como escravos do mundo. Mas os cristãos devem corajosamente superar os medos do mundo. Através dos ensinamentos que Jesus deu aos seus discípulos, vamos ver como deve ser um discípulo que não tem medo do mundo.

Semeandoapalavra

1. De acordo com Jesus, a quem não devemos ter medo? (vs.25b-26)

2. O que Jesus ordenou aos discípulos depois de lhes dizer que não há nada escondido que não venha a ser revelado e nem oculto que não venha a ser tornar conhecido? (v.27)

3. Que significado há nesta ordem dada por Jesus aos seus discípulos?

93
Estudo Bíblico da Fazenda

4. Por que os discípulos não deveriam ter medo do mundo e das pessoas? (vs.29-31, vide Mt 6:26)

5. Jesus nos diz para não termos medo do mundo e das pessoas. Será que estamos pregando com coragem a palavra, sem termos medo do mundo, conforme as palavras de Jesus?

6. Os discípulos de Jesus devem confiar no Deus Todo Poderoso e pregar a Sua palavra até o fim. Vamos compartilhar o que precisamos colocar em prática para nos esforçarmos mais na propagação da Palavra, deixando nossos medos de lado.

Colhendoosfrutosdavida

Jesus diz aos seus discípulos para não terem medo do mundo e das pessoas. Não foi fácil para os discípulos pregarem a palavra corajosamente, sem medo dos líderes religiosos judeus, que os impediam e os desprezavam, assim como os fariseus. Em resposta, Jesus usa um pardal como parábola e diz que o Deus Todo Poderoso está cuidando de Seus discípulos. O mundo constantemente ameaça e assusta os cristãos. No entanto, os cristãos podem superar esse medo confiando em Deus. Ao vencermos o medo e dedicarmos a pregação do evangelho, seremos usamos como verdadeiros e completos discípulos de Cristo. Que possamos cumprir a missão de pregar o evangelho até o fim e tornarmos discípulos que o mundo teme.

94

4

semana

O milagre mais incrível, Jesus

Mateus 12:38-45

Abrindoocoração

Quando esperamos e oramos por algo e ela é respondida como um milagre, sentimos que Deus está vivo e confessamos a nossa gratidão. E também, decidimos viver somente para Deus. No entanto, houve pessoas que até o fim negaram os milagres de Jesus. Que foram os judeus. Por que eles reagiram desta forma mesmo vendo Jesus realizar milagres inacreditáveis com os seus próprios olhos? Vamos analisar na atitude que um crente em Jesus deve ter, através da conversa que Jesus teve com os líderes religiosos judeus e de que forma olhamos para os milagres.

Semeandoapalavra

1. O que os mestres da lei e fariseus exigem de Jesus? E como Jesus responde a suas exigências? (vs.38-39)

2 Qual foi o sinal de Jonas contada por Jesus e o que Jesus quis transmitir aos judeus com esta parábola? (v.40, vide Mt 20:19)

3. O que Jesus disse que aconteceria aos judeus no juízo e qual a razão disso? (vs.41-42, vide Jn 3:4, 1Rs 10:1)

95 Estudo Bíblico da
Fazenda

4 Com o que Jesus compara a condição espiritual dos judeus? (vs.43-45)

E qual a razão dos judeus estarem naquelas condições? (vide Rm 1-28)

5. Os cristãos devem purificar seus corações, fazendo com que Jesus seja o dono e enchê-lo com as palavras do Senhor. Será que estamos seguindo plenamente a vontade de Jesus e vivendo uma vida a qual Ele é o nosso Senhor?

6 Não há sinal maior do que a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Como pessoas que desfrutam diariamente do milagre e da graça de ter aceitado a Jesus como Senhor de nossas vidas, vamos compartilhar o que devemos fazer para enchermos nossos corações com a vontade de Jesus.

Colhendoosfrutosdavida

Jesus refere aos judeus que buscavam algum sinal como uma “geração má e adúltera”. Isso porque, com a boca diziam servir a Deus, mas na realidade iam contra a vontade de Deus. E os judeus que não reconhecerem a Jesus como Cristo e não se arrependerem irão ficar em uma situação grave. Não há milagre maior que Jesus, que veio a Terra por mim, morreu na cruz e ressuscitou no terceiro dia. Além disso, nós, que éramos pecadores e não tínhamos outra escolha a nãos ser morrer, poder crer e seguir a Jesus, o Salvador, é a maior benção de nossas vidas. Que tornemos discípulos de Jesus que seguem plenamente a vontade do Senhor agradecendo e louvando, e tendo Jesus como o Senhor de nossas vidas.

96
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.