1 minute read

27 Cultive o coração para uma boa colheita

Ter Mateus 13:17-23

17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Advertisement

18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:

19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.

22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".

Análise do conteúdo Percepção

1. Como Jesus explica o resultado das sementes que caíram na beira do caminho, entre as pedras e entre os espinhos? (vs.19-22)

4 O que sente quando diz que o fruto da palavra difere conforme o estado do coração que vai receber essas palavras?

2 Qual foi o resultado das sementes que caíram no solo fértil (v.23)?

Estudo e reflexão

3. Que tipo de mensagem Jesus tentou passar através da parábola das sementes?

Decisão e aplicação

5. Que tipo de fruto está colhendo em seu coração? O que decide fazer para uma colheita de cem, sessenta e trinta por um? Anotação

Jesus explica a parábola do semeador. O que Jesus queria era uma colheita abundante de palavras diferente dos fariseus e mestres. Para isso as sementes precisariam cair em um bom solo e ter uma boa colheita. E Jesus alerta para ficarmos longe do mal (vs.19, 25). O mal arranca o que foi semeado para não gerar frutos tirando de nós as palavras ou atrapalhando jogando erva daninha. E também explica que devemos tomar cuidado com as tribulações, perseguições e tentações com as riquezas (vs.22-23). Se tribulações e perseguições são ataques externos as preocupações e tentações são ataque no interior de cada um. Portanto esses ataques atrapalham no crescimento espiritual fazendo com que não compreendamos as mensagens mesmo ouvindo. Portanto os discípulos devem ouvir atentamente para ter uma boa colheita. A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Rm 10:17).

Ora O

Que sejamos bons discípulos ouvindo e entendendo a palavra de Cristo e por fim tendo uma boa colheita.