Vida Abundante Abril 2023

Page 1

Vida Abundante 04 2023

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회
SALMOS
2
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회

번역부 2023 년도

Equipe de tradução do Vida Abundante

Lista de colaboradores de 2023 (em ordem alfabética)

Chin Hae Kim (김진해)

Duk Young Choi (최덕영)

Eduardo Tae (태기훈)

Jane Lee (이지은)

Jee Ae Park (박지애)

Jin Hi Kim Jung (김진희)

Ki Bum Tae (태기범)

Manuela Kim (김윤경)

Patrícia Jo (조현주)

Regina Lee ( 이혜신)

Renata Kim (김혜정)

Soung Hwa Jo (조성화)

Soung Mi Jo (조성미)

Suely Lee (이수연)

Suk Min Soh (소석민)

Suzana Kim ( 김선경)

Yun Sun Choi ( 최윤선)

Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL" do ano 2022.

Como um cristão deve viver? Anunciando "aleluia" em situações sem esperança

3

Os salmos são uma coletânea de cânticos de mestres espirituais, que tinham expectativa no domínio de Deus, embora estivessem em sofrimento e tribulação. Em seu cotidiano, cada um deles louvou ao Senhor Deus e cantou a ajuda de Deus. Ao mundo era uma situação sem esperança alguma, contudo os salmistas confiam em Deus, o refúgio, e perseveram pela fé. Essa confissão de fé dos salmistas é a confissão dos santos de hoje. Mesmo em condições de desespero, o santo deve viver com esperança no Messias que virá e na restauração do Reino governado por Deus. Ao refletir sobre os Salmos, sejamos filhos do Senhor que entoam cânticos de alegria com o mesmo coração do salmista.

A estrutura do livro de Salmos

O livro de Salmos está dividido em 5 livros, e cada um tem uma doxologia [em grego: “doxa” (glória) + “logia” (palavra)] a Deus. Por meio de Davi, o primeiro livro (Sl 1-41) mostra a vida de fé do santo que crê em Deus. Todos os salmos, exceto 1, 2, 33, são de autoria de Davi; a sua meditação mostra que Deus ajuda com certeza aquele que se arrepende e se lamenta perante Deus.

O segundo livro (Sl 42-72) fala de Deus que resgata da tribulação e domina todas as nações. Em especial nos salmos de Corá (Sl 42-49), reforça-se a aliança de Davi, por isso podemos nos encontrar com Deus que age sobre a história. A partir da metade do segundo livro, faznos ter esperança no domínio eterno de Deus.

O terceiro livro (Sl 73-89) pode ser resumido pela questão: "A aliança de Davi fracassará"?, num mundo onde os ímpios prosperam e os justos sofrem. Ao refletir sobre o terceiro livro, também é possível saber o significado contido na cruz. A morte de Jesus na cruz pode parecer um fracasso da aliança, mas foi uma vitória em prol da verdadeira restauração.

O quarto livro (Sl 90-106) trata do louvor a Deus que guarda a fidelidade da aliança, baseado na Sua obra de salvação. No terceiro livro parece que a aliança fracassará e os ímpios terão poder, porém o quarto livro mostra que a aliança de Deus é fiel e a aliança com Davi tampouco fracassa.

O quinto livro (Sl 107-150) enfatiza a restauração da aliança com Davi e mostra que o reinado de Davi estende-se até o reinado do Senhor.

Esse livro contém o agradecimento acerca da restauração do templo; e anuncia que Deus salva com certeza o Seu povo, e que tudo que tem vida deve louvar o Senhor.

No devocional "Vida Abundante" de abril, vamos refletir junto sobre o Deus onipotente, digno de ser louvado, não somente pelos israelitas, mas também por todas as nações.

Cântico de agradecimento acerca da restauração do templo (Sl 120-134)

Os salmos 120 a 134 são conhecidos como o "Cântico de peregrinação", e inicia-se com os gritos de angústia do salmista, devido à zombaria infundada dos ímpios.

Expressões "lábios mentirosos" e "língua traiçoeira" são como armas que golpeiam o justo. O salmista diz que passou muito tempo com os que odeiam a paz, e que precisamos sempre ter paciência. No salmo 121, o salmista louva a Deus que protege "a sua saída e a sua chegada"; esse louvor denota o coração do salmista que se alegra ao ir à casa do Senhor no salmo 122; no entanto o salmista não estava em uma situação confortável.

Tal como o contexto do salmo 123, o salmista enfrenta a zombaria e o desprezo dos inimigos. Contudo no salmo 124, vê-se que o salmista crê em que o

4

Senhor Deus 'está do seu lado', por isso ele canta que se sente como um 'pássaro que escapou da armadilha do caçador'. No salmo 125, o salmista mostra a expectativa daqueles que confiam no Senhor. O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos, porque o Senhor certamente concederá a restauração. Isso pode ser verificado pela obra de Deus que leva de volta os cativos de Sião no salmo 126. O salmo 127 é um poema de Salomão; trata-se da inutilidade do esforço humano sem a ajuda de Deus. Até mesmo o sono é concedido por Deus, e somente Deus pode conceder filhos aos homens. Nos salmos 128 a 129 o salmista canta como é feliz aquele que teme o Senhor, e anuncia o juízo de Deus aos ímpios. No salmo 130, ele afirma estar 'nas profundezas', o que evidencia a sua situação de desespero. Mesmo assim o salmista espera ardentemente a palavra de Deus, muito mais que as sentinelas que esperam pela manhã. No salmo 131, ele compara a sua alma a uma criança recém-amamentada, e canta que o aconchego de Deus, igual ao de uma mãe, é o mais seguro. Ademais, o salmista anuncia que um descendente de Davi estará no trono e haverá o domínio do rei prometido. Esse assunto estendese aos salmos 133 e 134, e faz saber o que é uma comunidade unida pela verdadeira restauração. Como visto, o salmista volta o seu olhar ao Senhor, mesmo estando nas profundezas, e canta a restauração do templo. Nós também devemos acreditar no cumprimento da aliança, independentemente da nossa situação, e vamos passo a passo perante Deus.

Deus elimina o mal e salva o Seu povo (Sl 135-145)

O salmo 135 inicia-se pela expressão "aleluia", cujo significado é 'louvar o Senhor', e contém o agradecimento do salmista a Deus que salva o Seu povo. No salmo 135, ele também agradece a obra

de Deus que cuida do Seu povo, desde o estabelecimento na terra prometida, após o período no deserto.

No salmo 137, o salmista declara que não consegue entoar 'canções de Sião' aos babilônios. Ele denuncia a perversidade da Babilônia e de Edom e recorre a Deus, pedindo o seu juízo.

Os salmos 138 a 145 são davídicos que revelam a confissão do salmista, no qual ele afirma que Deus pune o ímpio e salva o Seu povo. No salmo 138, o salmista louva o Senhor de todo o coração e presta culto voltado ao templo do Senhor. No salmo 139, presta louvor ao Deus onipotente, que o inspeciona e conhece todos os atos do salmista.

No salmo 140, o salmista ora pedindo que Deus o livre dos maus e que lance brasa sobre os ímpios. No salmo 141, o salmista suplica que os ímpios caiam na sua própria rede, enquanto que ele mesmo escape ileso. No salmo 142, o salmista confessa que somente o Senhor Deus é o seu refúgio. No salmo 143, o salmista suplica para que Deus se apresse em responder à sua oração, e que o livre dos inimigos. No salmo 144, o salmista anuncia Deus que é amor, a fortaleza, a torre de proteção, o libertador, o escudo, e que o protege dos ímpios. No salmo 145, o salmista celebra Deus, o seu rei, e a Sua imensa bondade; e finaliza o salmo bendizendo Deus que concede graça e misericórdia. Como visto, o salmista confia plenamente em Deus. Aquele que anseia a Sua presença deve entregar tudo em Suas mãos. Deus responde aos que suplicam e concede vitória aos Seus adoradores.

Tudo que tem vida dever louvar (Sl 146-150)

O primeiro verso dos salmos 146 a 150 inicia-se por "aleluia". Louvar o Senhor Deus é uma conduta obrigatória do povo agraciado com a salvação. No salmo 146, o salmista anuncia que o caminho daquele que espera o domínio do Deus eterno é confiar no Senhor Deus, e não em nobres do mundo.

5

No salmo 147, o salmista afirma que cantar louvores a Deus é manifestar temor ao Criador, e que Deus se agrada muito disso. No salmo 148 diz-se que não somente os homens, mas também os exércitos celestiais devem louvar Deus. Mais adiante, anuncia-se que toda a natureza, montanhas, mares, animais, aves e qualquer ser humano, independentemente do seu status social, devem louvar Deus.

Nos salmos 149 e 150, o salmista canta que não somente Israel, mas todas as nações, povos e todo aquele que tem vida devem pegar todos os instrumentos musicais para louvar o Senhor Deus de todo o coração.

Em suma: louvar Deus não se limita ao povo de Israel e deve-se estender a todas as nações da terra e tudo que há nela.

Tal como o evangelho, que estava limitado aos judeus, foi estendido aos estrangeiros, o domínio de Deus irá transcender tempo e espaço e propagarse. Dessa maneira, Deus faz o homem sem esperanças sonhar grande, e desfrutar de imensa alegria ao ver o plano de Deus.

O cristão que lê os Salmos jamais deixará de ter esperanças. Na vida experimentamos situações incabíveis, onde o ímpio triunfa e o justo fracassa. Contudo, quando estiver para largar tudo e desistir, volte os seus olhos a Deus, que consola e ergue mesmo aquele que nada merece.

Se puder ter o coração do salmista pelas palavras do livro de Salmos, você poderá experimentar consolo e encorajamento concedidos por Deus. Oramos para que os irmãos tenham esperança no eterno Reino de Deus e sejam Seus filhos que gritam "aleluia" bem alto.

6

01 Olhe para o Senhor quando os lábios mentirosos atacarem

Sáb Salmos 120:1-7

1Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde.

2SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!

3O que ele lhe dará? Como lhe retribuirá, ó língua enganadora?

4Ele a castigará com flechas afiadas de guerreiro, com brasas incandescentes de sândalo.

5Ai de mim, que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar!

6Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz.

7Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra.

7

Análise do conteúdo Percepção

1. A que o poeta compara seu sofrimento? (v.2)

4 O que você aprende ao ver o poeta que é enquadrado e atacado apesar de manter um relacionamento pacífico?

2. Como o poeta se sente por ficar nas tendas de Meseque e Quedar? (v. 5))

Estudo e reflexão

3. Por que o poeta confessa que ficar nas tendas de Meseque e Quedar é ruim para ele? (vide Jeremias 9:3)

Decisão e aplicação

5 Quando suas boas intenções foram distorcidas e mal compreendidas?

O que você fará para se concentrar na vontade de Deus, obter paz em seu coração e estar em paz com as pessoas ao seu redor, mesmo que enfrente coisas injustas?

Anotação

8

“flechas afiadas” (v.4): o ataque verbal é como uma flecha que perfura e fere seu alvo. “brasas incandescentes de sândalo” (v.4): a madeira de sândalo é uma madeira com muito bom poder de fogo, ou seja, um fogo crepitante. “Meseque, tendas de Quedar” (v.5): Meseque era um país construído na periferia norte da Terra Prometida, e Quedar estava localizado na Arábia. Expressando que o local onde o poeta reside é distante de sua cidade natal. Jr 9:3 “A língua deles é como um arco pronto para atirar. É a falsidade, não a verdade, que prevalece nessa terra. Eles vao de um crime a outro; eles não me reconhecem.”

Este salmo, localizado no início dos Salmos 120-134, conhecido como o cântico da ascensão ao templo, começa com o gemido de agonia do poeta devido às mentiras e calúnias infundadas dos ímpios (v.1). Os ataques dos inimigos, comparados a 'lábios mentirosos' e 'línguas enganosas', perfuram o coração do poeta como flechas afiadas e causam uma dor insuportável como a brasa de um sândalo (v.4). No entanto o poeta teve que suportar até que Deus colocasse tais pessoas perversas e injustas através de flechas afiadas e as incendiasse com brasas de sândalo (vs.5-6). Até o poeta procura ter uma relação pacífica com os que lutam (v.7). Dessa forma, o poeta não para de se mover em direção a Deus, mesmo que seus inimigos apontem a flecha da morte e continuem a ofensiva da mentira e da calúnia. Às vezes, há momentos em que os santos passam por dificuldades como Davi. Nessa hora, mesmo em tempos de sofrimento como a guerra, devemos dar passos de fé, olhando para Deus que dá a verdadeira paz. Sejamos discípulos que seguem o Senhor sem parar, não importa quais sejam as dificuldades que nos impedem de fazer a vontade de Deus.

ORAÇÃO

Mesmo que recebamos muitas condenações, não paremos os passos de fé em direção a Deus. Anotação

9

02 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

10

03 O Senhor é quem me ajuda e me protege

Seg Salmos 121:1-8

1Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

2O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra.

3Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, 4sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta!

5O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

6De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.

7O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

8O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

11

Análise do conteúdo Percepção

1. Quem o poeta confessa ter ajudado? (v.2)

4 O que você aprende ao ver Deus que nunca descansa e sempre se mantem acordado para cuidar de seu povo?

2. De quando a quando é fixada a ajuda de Deus? (v.8)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus não dorme e se mantem sempre alerta?

Decisão e aplicação

5. Quando foi a última vez que você teve um problema resolvido com a ajuda de Deus? O que você fará para colocar sua confiança em Deus que sempre se mantem acordado para ajudá-lo e protegê-lo? Anotação

12

“Levanto os meus olhos” (v.1): que significa "olhar com atenção", esperar com o coração sincero para descobrir onde o viajante pode obter ajuda no caminho. “protetor” (v.3): significa 'cuidar cuidadosamente' ou 'proteger', uma palavra-chave no salmo. “saída e chegada” (v.8): refere-se à vida diária de uma pessoa.

O poeta ergue os olhos e olha para a montanha, como o viajante respira antes de partir, olha para o seu destino e organiza a sua mente (v.1). O Deus confessado pelo poeta é Aquele que não dorme e protege o poeta (vs.3-4). Ele é aquele que existe além dos limites humanos e fornece toda a ajuda que o poeta precisa (vs.5-7). Desde a hora em que está acordado até a noite em que dorme, ele transcende o tempo e o espaço e protege o poeta sempre (v.8). Portanto, o trabalho do poeta é confiar em Deus que cuida de todo perigo. É também ficar alerta e orar a Deus que proverá todas as suas necessidades e o ajudará. Aqueles que oram ao Deus Criador receberão a incrível ajuda de Deus. Portanto, Deus não descansa e não tira os olhos de seu povo. Portanto, não há motivo para desanimar em nenhuma circunstância. Deus está cuidando de mim neste exato momento. Espero tornar-me um discípulo que levanta os olhos e olha para Deus que me ajuda com fé e confiar a Ele a minha vida cotidiana.

ORAÇÃO

Que possamos levantar os olhos e confiar somente em Deus que nos cuida de todos os perigos e supre nossas necessidades.

Anotação

13

04 Amem a casa do Senhor

Ter Salmo 122:1-123:4

1Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!”

2Nossos pés já se encontram dentro de suas portas, ó Jerusalém!

3Jerusalém está construída como cidade firmemente estabelecida.

4Para lá sobem as tribos do SENHOR, para dar graças ao SENHOR, conforme o mandamento dado a Israel.

5Lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa real de Davi.

6Orem pela paz de Jerusalém: “Vivam em segurança aqueles que te amam!

7Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas!”

8Em favor de meus irmãos e amigos, direi: Paz seja com você!

9Em favor da casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o seu bem.

1A ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

2Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao SENHOR, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.

3Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

4Estamos cansados de tanta zombaria dos orgulhosos e do desprezo dos arrogantes.

14

Análise do conteúdo Percepção

1. No Salmo 122, qual foi a confissão do poeta quando pensou na casa do Senhor? (122:1)

4. O que você sente vendo o poeta que se alegra e anseia por Deus ao subir à casa do Senhor?

2. Para onde o poeta está olhando no Salmo 123? (123:1)

Estudo e reflexão

3 Por que o poeta chama Jerusalém de casa do Senhor? (vide Gn 12:7)

Decisão e aplicação

5 Ultimamente, como está seu coração e seus passos em direção à igreja?

O que você fará para restaurar a alegria pura da adoração e comunhão?

15
Anotação

“Jerusalém está construída como cidade firmemente estabelecida” (122:3): Jerusalém era o local do Templo, o centro de adoração e a sede do julgamento legal. Desde a eternidade, Deus que está no trono no céu fez do templo de Jerusalém um modelo para personificar Sua presença. “tanto desprezo” (123:3): O olhar absurdo do mundo para os santos mencionados no Salmo 120 continua no Salmo 123 também. Gn 12:7 “O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido”.

O Salmo 122 começa com a alegria do poeta (122:1). Anteriormente, no Salmo 120, o poeta permaneceu em uma terra estrangeira longe da terra prometida e sofreu tristeza, mas o poeta do Salmo 122 finalmente goza de segurança e paz depois de chegar a Jerusalém, a cidade santa que ele ansiava (122:3, 6). O poeta se reúne na casa do Senhor com seus irmãos de fé e desfruta de grande alegria e paz (122:8). No Salmo 123 o poeta foca no Deus que está no céu (123:1). O poeta olha para o céu onde Deus está com os olhos de um servo que anseia por seu mestre, acreditando que somente a graça de Deus pode acalmar a humilhação e o desprezo (123:34). Assim, em situação de dor, o poeta perseverou com esperança na casa do Senhor e chegando à casa do Senhor ansiava somente pela graça que fluía do trono. Portanto, os santos devem sempre esperar pela graça que Deus irá conceder, e devem subir à casa do Senhor e ansiar ainda mais pelo trono nos céus. Lembremos que somente uma vida vivida pela graça desfrutará da felicidade eterna.

ORAÇÃO

Seja na tristeza ou na alegria, espero sempre viver na graça almejando a casa do Senhor.

Anotação

16

05 Se o Senhor não estivesse do meu lado

Qua Salmo 124:1-8

1Se o Senhor não estivesse do nosso lado; que Israel o repita:

2Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram,

3eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós;

4as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado;

5sim, as águas violentas nos teriam afogado!

6Bendito seja o SENHOR, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles.

7Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos.

8O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez os céus e a terra.

17

Análise do conteúdo Percepção

1. Com que o poeta compara a ameaça que aproxima dele? (vs.4-5)

4. O que sente vendo Deus nos resgatar do sofrimento em que nós humanos não conseguimos resolver com nossas próprias forças?

2. Com que o poeta compara a ajuda que ele tem recebido de Deus? (v.7)

Estudo e reflexão

3. Por que o poeta compara a tribulação às águas violentas e ao pássaro apanhado em uma armadilha?

Decisão e aplicação

5. Quando foi o momento em que não teria suportado se Deus não estivesse com você? Que decisão irá tomar para superar as dificuldades atuais lembrando sempre que Deus está do seu lado? Anotação

18

Nos versículos 1 e 2 o poeta utiliza expressão “se o Senhor não estivesse” duas vezes, aqui ele está supondo na possibilidade de Deus não estar ao seu lado. O poeta confessa que, se assim fosse, teria sido engolido e arrebatado pelos sofrimentos (vs.3-4). O poeta também compara a crise que se aproxima ao transbordamento de água e ao pássaro preso na armadilha. Inundações e correntes de água são desastres imprevisíveis que estão fora de controle de poder humano. Além disso, um pássaro preso numa armadilha nunca poderia sair sozinho dessa armadilha. Mas o poetam canta que todas as dificuldades puderam ser superadas, pois Deus nunca deixou de estar ao seu lado. Muitas vezes não lembramos, mas não há nada que possamos fazer sozinhos sem a guarda e proteção de Deus. Na verdade, deve haver muito mais que um ou dois momentos difíceis em que conseguimos superar porque Deus não nos abandonou. Recordando os dias passados em que Deus nos ajudou, espero gozarmos da graça de confessar que o nosso socorro vem do Senhor, que criou os céus e a terra.

ORAÇÃO

Ajude-me a viver corajosamente lembrando sempre do Deus que nunca deixou de estar comigo.

Anotação

19

06 Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão

Qui Salmo 125:1-126:6

1Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

2Como os montes cercam Jerusalém, assim o SENHOR protege o seu povo, desde agora e para sempre.

3O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos; se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.

4SENHOR, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro.

5Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o SENHOR infligirá o castigo dado aos malfeitores. Haja paz em Israel!

1Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião , foi como um sonho.

2Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O SENHOR fez coisas grandiosas por este povo”.

3Sim, coisas grandiosas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres.

4SENHOR, restaura-nos , assim como enches o leito dos ribeiros no deserto .

5Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

6Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

20

Análise do conteúdo Percepção

1. A que o poeta compara aqueles que confiam no Senhor no Salmo 125? (125:1)

4 O que você sente ao ver a confissão do poeta de que Deus sempre responde com bondade àqueles que nEle confiam?

2. O que o poeta diz no Salmo 126, sobre o resultado daqueles que semeiam chorando? (126:5-6)

Estudo e reflexão

3. Por que o poeta não duvida da prosperidade daqueles que confiam em Deus?

Decisão e aplicação

5. O que você tem para semear com lágrimas no momento, confiando em Deus?

O que você vai decidir e colocar em prática para dar o passo de fé que semeia com paciência?

Anotação

21

“Monte Sião” (125:1): Simboliza pessoas que confiam completamente na palavra e na graça do Senhor. “Como os montes que cercam Jerusalém” (125:2): Mostra que monte Sião é centro do mundo e lugar mais seguro de ataque dos inimigos. “Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (126:6): Significa que os agricultores choram quando semeiam por falta de trabalho e por falta de boas sementes, mas mesmo assim colhem feixes.

No Salmo 125, o poeta canta que Deus é igual às montanhas que estão em volta de Jerusalém. As montanhas que estão em volta de Jerusalém são como fortaleza que dificulta a invasão dos inimigos. Quando o povo de Israel parte em peregrinação à Jerusalém andando pelas montanhas íngremes, louvavam a Deus forte como as montanhas. O poeta diz que o poder dos ímpios é impotente diante de Deus, e quando eles confiarem em Deus será como o monte Sião, que jamais será abalado (125:1-3). No Salmo 126 o poeta relembra o momento em que os cativos retornaram à Jerusalém. No momento em que a promessa de Deus de que iriam voltar para Judá realizou, o poeta lembra que ficou encantado como se estivesse sonhando. Assim, aqueles que semeiam com lágrimas confiando em Deus colherão com alegria (126:5-6). Portanto, o povo de Deus não deve esquecer que quando se entrega totalmente a Deus, Deus também se responsabiliza pelos resultados. Haverá momentos de dor em semear sementes com lágrimas e devoção, mas espero que se lembrem de que depois disso, os frutos da graça de Deus estarão preparados.

ORAÇÃO

Ajude-me a confiar no Deus Pai de todo o coração e em qualquer situação, semeando sementes com lágrimas e devoção.

Anotação

22

07 Sem Deus, tudo é em vão

Sex Salmos 127:1-5

1Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o SENHOR que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.

2Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O SENHOR concede o sono àqueles a quem ele ama.

3Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que ele dá.

4Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.

5Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

23

Análise do conteúdo Percepção

1. Segundo o poeta, como é o esforço daquele que não recebe ajuda de Deus? (vs.1-2)

4 O que você aprende ao ouvir a confissão do poeta de que tudo é inútil para o homem sem a ajuda de Deus?

2 Com o que o poeta compara os filhos? (v.3)

Estudo e reflexão

3. Por que o poeta repete “será inútil”?

Decisão e aplicação

5. O que você tem tentado realizar com o seu próprio esforço em vez de apoiar em Deus ultimamente? O que você irá decidir para deixar de lado a sua ambição e o seu pensamento apoiando em Deus? Anotação

24

“O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama” (v.2): tem várias interpretações, mas todas têm o mesmo sentido em comum de que Deus provê a coisa mais necessária para o homem.

O poeta fala que os vários esforços do homem são inúteis sem a ajuda de Deus. E a casa que é um dos itens mais essenciais da sobrevivência “se não for o Senhor o construtor da casa” será inútil trabalhar na construção. E não será seguro o guarda olhar de dia e de noite o castelo, “Se não é o Senhor que vigia a cidade”. Parece que o sucesso está garantido para aqueles que trabalham arduamente acordando cedo e dormindo tarde, mas também será inútil sem Deus (v.2). E além disso, o sono, que é algo essencial para a vida do homem, é Deus quem concede. E declara que a bênção de ter filhos podemos conseguir apenas com a graça de Deus. Na verdade, os filhos são a maior bênção que o homem pode usufruir independente dos tempos. Os pais que têm filhos assemelham-se ao guerreiro que vai para a guerra cheio de flechas nas mãos. Pois o seu coração fica confiante. Ao final, tudo vem de Deus. Vamos lembrar de Deus que é o provedor de tudo que precisamos enquanto vivemos aqui na Terra. Sendo o povo de Deus que vive somente pela fé no lugar de confiar na nossa força ou na nossa capacidade.

ORAÇÃO

Que possa acreditar na verdade de que tudo vem de Deus, vivendo fielmente para a obra.

25
Anotação

08 Serão abençoados aqueles que cultuam em Sião

Sáb Salmos 128:1-129:8

1Como é feliz quem teme o SENHOR, quem anda em seus caminhos!

2Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.

3Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.

4Assim será abençoado o homem que teme o SENHOR!

5Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,

6e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!

1Muitas vezes me oprimiram desde a minha juventude; que Israel o repita:

2Muitas vezes me oprimiram desde a minha juventude, mas jamais conseguiram vencer-me.

3Passaram o arado em minhas costas e fizeram longos sulcos.

4O Senhor é justo! Ele libertou-me das algemas dos ímpios.

5Retrocedam envergonhados todos os que odeiam Sião.

6Sejam como o capim do terraço, que seca antes de crescer,

7que não enche as mãos do ceifeiro nem os braços daquele que faz os fardos.

8E que ninguém que passa diga: “Seja sobre vocês a bênção do SENHOR; nós os abençoamos em nome do SENHOR!”

26

Análise do conteúdo Percepção

1. Como o poeta explica em Salmos capítulo 128 as características da pessoa que recebe a bênção e o lugar que é abençoado? (128:1, 4, 5)

4 O que você sente frente a verdade de que dependendo da sua postura em relação ao culto pode ser decidido a bênção ou o castigo?

2. Em Salmos capítulo 129 quem será envergonhado segundo o poeta? (129:5)

Estudo e reflexão

3 Por que é feliz quem teme o Senhor e todos os que odeiam Sião serão envergonhados? (129:5)

Decisão e aplicação

5 Com que postura ou coração você cultua normalmente? Qual é a sua postura errada em relação ao culto e o que você deve mudar especificamente? Anotação

27

“...será…em sua casa…como brotos de oliveira” (128:3): está expresso em forma de árvore a felicidade da família que se consegue com o temor ao Senhor.

Os capítulos 128 e 129 do livro de Salmos tem como título o "cântico da Peregrinação”. Em Salmos capítulo 128, o poeta escreve que é feliz quem teme o Senhor e que será abençoado em Sião (128:1, 4, 5). A sua bênção é a estabilidade do lar e mais para frente a prosperidade da nação. O poeta do capítulo 129 do livro de Salmos cita aqueles que oprimiram por longo tempo e repetidamente Israel (129:1-2). Fala que o Deus justo irá julgar os ímpios (129:4). Mas existe uma peculiaridade nesses ímpios que é “ todos os que odeiam Sião”. Sião tem como significado “fortaleza”, refere-se a montanha a onde foi edificado Jerusalém , portanto o lugar de culto. Portanto, o ímpio é aquele que atrapalha e não gosta do culto e acaba sendo o objeto do castigo de Deus. Portanto, o membro deve esperar todos os dias a graça de Deus e desejar o lugar do culto. Não existe maior alegria para aqueles que temem o Senhor do que cultuar. Deus se lembra e abençoa o cultuador.

Que possa cultuar a Deus com temor a Deus e possa usufruir abundantemente da bênção do Senhor.

Anotação

28
ORAÇÃO

Dom Passagem bíblica:

29
09 Anotação do sermão

10 Espero no Senhor e na sua palavra

Seg Salmos 130:1-131:3

1Das profundezas clamo a ti, SENHOR;

2ouve, Senhor, a minha voz! Estejam atentos os teus ouvidos às minhas súplicas!

3Se tu, Soberano SENHOR, registrasses os pecados, quem escaparia?

4Mas contigo está o perdão para que sejas temido.

5Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.

6Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!

7Ponha a sua esperança no SENHOR, ó Israel, pois no SENHOR há amor leal e plena redenção.

8Ele próprio redimirá Israel de todas as suas culpas.

1SENHOR, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.

2De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.

3Ponha a sua esperança no SENHOR, ó Israel, desde agora e para sempre!

30

Análise do conteúdo Percepção

1. O que o poeta espera e tem esperança no capítulo 130 do livro de Salmos? (130:5-6)

4 O que você sente na confissão do poeta que fala que somente aquele espera e tem esperança em Deus pode desfrutar da verdadeira paz?

2. A que se compara a sua alma o poeta no capítulo 131 do livro de Salmos? (131:2)

Estudo e reflexão

3. Por que o autor de Salmos confessa que espera e tem esperança na Palavra?

Decisão e aplicação

5. Quando você esperou de coração pela resposta de Deus?

O que você deve decidir para que possa usufruir da paz que Deus nos concede? Anotação

31

“está o perdão” (130:4): em hebraico é “salach”, utilizado quando Deus perdoa o pecador. “uma criança recém-amamentada” (131:2): as crianças judias amamentam até os quatro anos.

O poeta do capítulo 130 de Salmos expressa como “das profundezas”. Isso reflete uma situação espiritual de solidão e desespero. O poeta sabe que o Deus justo está ciente do seu pecado. Por isso, o poeta espera pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã e espera na sua palavra (130:3-6). O poeta com o coração de uma sentinela que espera pela manhã, espera como ninguém por Deus. E deseja a graça do perdão que vem do amor leal de Deus (131:2). Pois todo o seu pecado foi perdoado por Deus. Dessa maneira, toda a origem de toda a angústia é o pecado. Portanto, o povo de Deus deve estar esperando por Deus e viver desfrutando da graça do perdão que Deus lhes dá. Vamos lembrar de que a verdadeira paz pode ser usufruída quando “esperamos pelo Senhor” que resolveu o problema do pecado.

Que possa esperar pelo Senhor assim como a sentinela que espera pela manhã, usufruindo da paz assim como uma criança recémamamentada.

Anotação

32
ORAÇÃO

11 Messias que veio como descendente de Davi

Ter Salmos 132:1-18

1SENHOR, lembra-te de Davi e das dificuldades que enfrentou.

2Ele jurou ao Senhor e fez um voto ao Poderoso de Jacó:

3“Não entrarei na minha tenda e não me deitarei no meu leito;

4não permitirei que os meus olhos peguem no sono nem que as minhas pálpebras descansem,

5enquanto não encontrar um lugar para o SENHOR, uma habitação para o Poderoso de Jacó”.

6Soubemos que a arca estava em Efrata , mas nós a encontramos nos campos de Jaar :

7“Vamos para a habitação do SENHOR! Vamos adorá-lo diante do estrado de seus pés!

8Levanta-te, Senhor, e vem para o teu lugar de descanso, tu e a arca onde está o teu poder.

9Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

10Por amor ao teu servo Davi, não rejeites o teu ungido.

11O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.

12Se os seus filhos forem fiéis à minha aliança e aos testemunhos que eu lhes ensino, também os filhos deles o sucederão no trono para sempre”.

13O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação:

14“Este será o meu lugar de descanso para sempre; aqui firmarei o meu trono, pois esse é o meu desejo.

15Abençoarei este lugar com fartura; os seus pobres suprirei de pão.

16Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.

17“Ali farei renascer o poder de Davi e farei brilhar a luz do meu ungido.

18Vestirei de vergonha os seus inimigos, mas nele brilhará a sua coroa”.

33

Análise do conteúdo Percepção

1. Até quando Davi disse que não vai entrar em casa e nem se deitar na cama, em seus votos? (v.5)

4 O que você aprende ao ver Deus prometer um futuro glorioso para dinastia davídica?

2. O que Deus promete a Davi? (v.12)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus mantém fielmente a aliança que fez a Davi, até com os seus descendentes?

Decisão e aplicação

5. Quando foi a última vez que cultuou a Deus emocionado pela sua salvação?

O que decide praticar para revelar que Jesus Cristo tem a soberania sobre sua vida?

34
Anotação

“Estrado dos pés” (v.7): no texto principal é usado como metáfora para indicai onde Deus toca o chão. “Ungido” (v.10): em hebraico quer dizer messias, e na época de velho testamento, ungia (derramava o óleo) quando ia instituir um rei, profeta ou sacerdote. “Renascer o poder” (v.17): refere-se a vinda de messias como descendente de Davi. “Brilhar a luz” (v.17): significa que a obra da vida continuará como uma lâmpada em uma família. Mt 21: 8-9 “trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre ele os seus mantos, e sobre estes Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. “

O poeta, orando a Deus por Davi, pede para que se lembre de toda a humildade de Davi. Davi era um homem que ansiava pela presença de Deus, a ponto de resolver que não entraria em casa e nem se deitaria em uma cama até encontrar o tabernáculo, a morada do Senhor (vs.3-7). Nisto, Deus promete fielmente ao Davi, seu servo, rei de Israel, o ungido de Deus. A promessa de Deus a Davi, era que Ele colocará os descendentes de Davi no trono para sempre (vs.10-12). Esta promessa significa que Deus escolherá Sião, fará dela sua morada eterna e garantirá a vitória ao rei (vs.15- 18). Estes versículos me fazem lembrar a cena da multidão louvando a Jesus que entrava em Jerusalém montado num filhote de jumento (vide Mt 21:7-9). Portanto, os cristãos devem se alegrar com o reinado do rei da promessa, e viver como uma pessoa que exalta Jesus Cristo. Durante a semana de paixão, vamos exaltar a Cristo e ser um filho de fé que revela o Senhor corajosamente ao mundo.

ORAÇÃO

Durante a semana de paixão, que possa exaltar a Cristo que é o rei e ser filho de fé que se orgulha do Senhor.

Anotação

35

Reconciliem-se uns aos outros através do sangue da cruz

Qua Salmos 133:1-134:3

1Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

2É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.

3É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o SENHOR concede a bênção da vida para sempre.

1Venham! Bendigam o SENHOR todos vocês, servos do SENHOR, vocês, que servem de noite na casa do SENHOR.

2Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o SENHOR!

3De Sião os abençoe o SENHOR, que fez os céus e a terra!

36 12

Análise do conteúdo Percepção

1. A que o poeta de salmos 133 se refere como ‘bom e agradável’? (133:1)

4 O que você aprende ao meditar no coração do Senhor que reconciliou através do sangue de cruz, aqueles que não podiam se unir uns aos outros por causa do pecado?

2. O que o poeta de salmos 134 pede a todos os servos de Deus? (134:1-2)

Estudo e reflexão

3. Por que o povo de Deus deve conviver em união e bendizer o Seu nome?

Decisão

5. Que tipo de relacionamento está tendo com os irmãos unidos pela cruz?

O que deve praticar para alcançar a plena unidade e harmonia com os irmãos em Deus?

37
e aplicação
Anotação

“Irmãos convivem em união” (133:1): significa ‘sentar’, metaforicamente viver, habitar. Expressa uma sociedade ideal onde há união e comunicação interpessoal. “Óleo precioso” (133:2): representa beleza, simboliza prosperidade, hospitalidade e alegria. “Até a gola das suas vestes” (133:2): significa ‘de acordo com o tamanho dele’. “Orvalho” (133:3): significa ‘frescor e coisa nova’. Ef 2:14 “Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.”

O salmos 133 é davídico, é um louvor que foi cantado com alegria por todo povo restaurado, quando a arca de Aliança que tinha sido perdido para o povo filisteu, retorna a Jerusalém. Para o povo de Israel, a arca da aliança, não apenas simbolizava a presença de Deus, era o centro da nação. Como o centro da nação está de volta, o povo se torna um só com Deus no centro. No salmos 134, aparece a figura do povo que louva a Deus todos os dias, dia e noite dentro do templo. É a cena em que o povo de Deus supera a ridicularização e desprezo de adversários, se apresenta a Deus e o louva com alegria. Na verdade, os homens que foram manchados pelo pecado são seres egoísta que sem a presença e a graça de Deus, seriam pessoas como areias que não conseguem se unir. Porém, Deus mostra a esses seres humanos, através da cruz de Jesus, a alegria da união. Apenas o sangue de Jesus pode destruir as paredes entre as pessoas (vide Ef 2:14). Durante a semana de paixão, lembrando da graça do Senhor que rasgou o Seu próprio corpo por mim, vou me esforçar em celebrá-lo unido aos outros cristãos.

ORAÇÃO

Que eu possa me lembrar sempre do amor e da graça de Jesus que fez dos cristãos um através da sua cruz.

Anotação

38

13 Louvem a salvação que o Senhor nos concedeu

Qui Salmos 135:1-21

1Aleluia! Louvem o nome do SENHOR; louvem-no, servos do SENHOR,

2vocês, que servem na casa do SENHOR, nos pátios da casa de nosso Deus.

3Louvem o Senhor, pois o SENHOR é bom; cantem louvores ao seu nome, pois é nome amável.

4Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

5Na verdade, sei que o SENHOR é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses.

6O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.

7Ele traz as nuvens desde os confins da terra; envia os relâmpagos que acompanham a chuva e faz que o vento saia dos seus depósitos.

8Foi ele que matou os primogênitos do Egito, tanto dos homens como dos animais.

9Ele realizou em pleno Egito sinais e maravilhas, contra o faraó e todos os seus conselheiros.

10Foi ele que feriu muitas nações e matou reis poderosos:

11Seom, rei dos amorreus, Ogue, rei de Basã, e todos os reinos de Canaã;

12e deu a terra deles como herança, como herança a Israel, o seu povo.

13O teu nome, Senhor, permanece para sempre, a tua fama, SENHOR, por todas as gerações!

14O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.

15Os ídolos das nações não passam de prata e ouro, feitos por mãos humanas.

16Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver;

17têm ouvidos, mas não podem escutar, nem há respiração em sua boca.

18Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

19Bendigam o Senhor, ó israelitas! Bendigam o SENHOR, ó sacerdotes!

20Bendigam o Senhor, ó levitas! Bendigam o SENHOR os que temem o SENHOR!

21Bendito seja o SENHOR desde Sião, aquele que habita em Jerusalém. Aleluia!

39

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual palavra o autor usa no início e no fim do cântico? (vs.1, 21)

4. O que você sente percebendo que todo o povo que vive na terra tem que louvar o Senhor?

2. Segundo o autor, o que Deus fez nos céus e na terra, nos mares e em todas as profundezas? (v.6)

Estudo e reflexão

3. Por que o autor pede para todo o povo gritar aleluia?

Decisão e aplicação

5. Você está louvando, sendo uma pessoa escolhida por Deus? O que precisa fazer para louvar o Senhor durante a Semana Santa? Anotação

40

Salmo 135 é o cântico de agradecimento que começa com aleluia e termina com ele. Aleluia significa “louve ao Senhor” e é o grito de alegria e gratidão pela graça que Deus concedeu ao seu povo. Embora o autor deste salmo não seja conhecido, com certeza, era alguém que conhecia bem a história de Israel. O autor confessa que todos os feitos de Deus desde a criação do mundo são bons e grandiosos. E canta que Deus deu a terra prometida ao seu povo e que realizou o milagre de salvação (v.3). Como podemos perceber por meio da confissão do autor, a jornada para chegar a terra prometida é a história da salvação do seu povo por Deu. Jesus veio para isso e caminhou com a cruz sob humilhação e sofrimento. Por isso, nós os cristãos, sempre devemos lembrar que fomos salvos graças à cruz de Jesus e louvar com aleluia. Desejo que possa refletir sobre a graça da salvação durante a Semana Santa, e que possa glorificar Deus como um verdadeiro cultuador.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa louvar com gratidão por toda a vida pela graça da salvação que Deus me concedeu por meio da cruz.

Anotação

41

14 Lembrem-se do amor do Senhor e deem graças a Ele

Sex Salmos 136:1-26

1Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

2Deem graças ao Deus dos deuses. O seu amor dura para sempre!

3Deem graças ao Senhor dos senhores. O seu amor dura para sempre!

4Ao único que faz grandes maravilhas, O seu amor dura para sempre!

5Que com habilidade fez os céus, O seu amor dura para sempre!

6Que estendeu a terra sobre as águas; O seu amor dura para sempre!

7Àquele que fez os grandes luminares: O seu amor dura para sempre!

8O sol para governar o dia, O seu amor dura para sempre!

9A lua e as estrelas para governarem a noite. O seu amor dura para sempre!

10Àquele que matou os primogênitos do Egito O seu amor dura para sempre!

11E tirou Israel do meio deles O seu amor dura para sempre!

12Com mão poderosa e braço forte. O seu amor dura para sempre!

13Àquele que dividiu o mar Vermelho O seu amor dura para sempre!

14E fez Israel atravessá-lo, O seu amor dura para sempre!

15Mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho. O seu amor dura para sempre!

16Àquele que conduziu seu povo pelo deserto, O seu amor dura para sempre!

17Feriu grandes reis O seu amor dura para sempre!

18E matou reis poderosos: O seu amor dura para sempre!

19Seom, rei dos amorreus, O seu amor dura para sempre!

20E Ogue, rei de Basã, O seu amor dura para sempre!

21E deu a terra deles como herança, O seu amor dura para sempre!

22Como herança ao seu servo Israel. O seu amor dura para sempre!

23Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados O seu amor dura para sempre!

24E nos livrou dos nossos adversários; O seu amor dura para sempre!

25Àquele que dá alimento a todos os seres vivos. O seu amor dura para sempre!

26Deem graças ao Deus dos céus. O seu amor dura para sempre!

42

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual é a frase que o autor repete em todos os versículos? (vs.1-26)

4 O que você sente sabendo que Deus mandou Jesus Cristo a esta terra para salvar todos os humanos que são pecadores?

2. Que aspecto de Deus o autor louva utilizando a palavra “nós”? (vs.23, 24)

Estudo e reflexão

3. Por que o autor pede para dar graças ao fato de o amor do Senhor durar eternamente?

Decisão e aplicação

5. Quando você sentiu o amor do Senhor que perdoou o seu pecado? O que precisa ser feito para lembrar do Senhor e agradecer a ele pelo seu amor durante a Semana Santa? Anotação

43

O autor do Salmo 136 é desconhecido e é um cântico de gratidão que todos os versículos têm a primeira parte recitada e a segunda parte é a resposta à primeira. E ele foi baseado na história de salvação por Deus que criou o mundo (v.5), conduziu o povo pelo deserto (v.16), até a terra prometida (v.21). O autor mostra a onipotência e onisciência, fidelidade e o amor de Deus e enfatiza especialmente o amor. Este amor é o que um ser superior mostra a um inferior. Isso nos lembra o pedido de Jesus para lembrar e celebrá-lo na Última Ceia (vide Lc 22:19-20). Assim o amor do Senhor conosco, os miseráveis, aparece em várias partes da Bíblia. Vamos nos lembrar do amor de Deus e cumprir a aliança feita com o sangue e o corpo do Senhor.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa lembrar sempre o amor do Senhor que me salvou.

Anotação

44

15 Apenas louve a glória do Senhor

Sáb Salmos 137:1-9

1Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião.

2Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas;

3ali os nossos captores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam canções alegres, dizendo: “Cantem para nós uma das canções de Sião!”

4Como poderíamos cantar as canções do SENHOR numa terra estrangeira?

5Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti!

6Que a língua se me grude ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti, e não considerar Jerusalém a minha maior alegria!

7Lembra-te, Senhor, dos edomitas e do que fizeram quando Jerusalém foi destruída, pois gritavam: “Arrasemna! Arrasem-na até aos alicerces!”

8Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!

9Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha!

45

Análise do conteúdo Percepção

1. O que os babilônios pedem ao povo de Israel que foi trazido como prisioneiros e como os israelitas reagem a isso? (vs.3-4)

4 O que sente sabendo que apenas tem que louvar ao Senhor, independente da situação?

2. Que tipo de castigo o autor deseja para a Babilônia? (vs.8-9)

Estudo e reflexão

3. Por que os babilônios pediram para os israelitas cantarem?

Decisão e aplicação

5. Se tem algum louvor que você canta especialmente pensando no sofrimento do Senhor, qual seria esse?

O que precisa ser feito para glorificar apenas o sacrifício do Jesus Cristo?

Anotação

46

Os babilônios zombaram dos israelitas que foram trazidos como prisioneiros, pedindo-os a cantarem canção de Sião. Canções de Sião são louvores que enaltecem a grandeza e o plano de salvação de Deus. Embora tenham sido trazidos como prisioneiros, depois de perder o próprio país, os israelitas não podiam cantar a canção sagrada de Deus pelos babilônios. Em vez disso, eles cantaram a canção de maldição contra os babilônios que os reprimiam e zombavam. Os israelitas cantam que a Babilônia será destruída e desejam a ruína para todos, inclusive as crianças (vs.8-9). Esta reação se origina da decisão de que jamais cantariam pelos babilônios. Assim, os cristãos devem louvar apenas para glorificar Deus. Devemos lembrar de que o filho unigênito de Deus se sacrificou por nós e glorificar o sacrifício e o amor dele conosco (vide Mc 15:39). Desejo que a Semana Santa seja um momento cheio de graça em que confessa que Jesus Cristo é o nosso Senhor e louve a glória dele.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa louvar a sua glória, lembrando-me do seu sacrifício na cruz por mim.

Anotação

47

16 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

48
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.