2 minute read

17 Abandone seus pensamentos e obedeça a Palavra

Sáb Mateus 11:12-19

12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.

Advertisement

13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

15 Aquele que tem ouvidos, ouça!

16 "A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras:

17 ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram’.

18 Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’.

19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham".

Análise do conteúdo Percepção

1. A que Jesus compara esta geração? (vs.16-17)

4 O que você sente quando vê pessoas presas em seus próprios pensamentos e não conseguem aceitar Jesus?

2 Como as pessoas da época criticaram João Batista e Jesus? (vs.18-19)

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas naquela época rejeitaram Jesus e João Batista?

5. Quais são algumas coisas que não está obedecendo plenamente por estar compreendendo a Palavra de acordo com seus padrões? Como uma pessoa que aceitou Jesus, o que você decidirá fazer para inclinar mais os ouvidos para a Palavra?

Anotação

“lhe tocamos flauta, mas vocês não...” (v.17): tocar flauta e dançar significava uma 'cerimônia de casamento', enquanto chorar e bater no peito significava um 'funeral'. Mostra que Jesus nos convidou para o banquete da salvação com o evangelho e que João Batista entregou a mensagem de julgamento.

Jesus comparou a geração da época com as crianças, apontando sua incredulidade ao dizer que não dançam nem quando tocam flauta e nem entristecem quando cantam um lamento. Tocar flauta e cantar lamento simbolizam o ministério de Jesus e de João Batista, o que significa que os judeus da época rejeitaram esse ministério de salvação (vs.16-17). Jesus aponta a falta de fé e imaturidade dos judeus que rejeitaram a ele e a João Batista. Naquela época, os judeus acusaram João Batista de estar possuído por um demônio. Eles acusaram Jesus de ser comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores. A respeito disso, Jesus disse que o Reino dos céus está sendo tomado à força e que o reino de Deus está sendo atacado pelo mundo. Aqueles que estão presos em suas próprias noções preconcebidas acabam cometendo a tolice de não aceitar Jesus, o Salvador. Portanto, lembre-se de que o evangelho não é objeto de aceitação seletiva, mas uma verdade absoluta que deve ser totalmente aceita. Quando você coloca o evangelho em sua vida com fé, você se torna um discípulo que estabelece corretamente a vontade de Deus.

Ora O

Que eu seja um discípulo íntegro que não vive preso em meus pensamentos e que estabelece a vontade de Deus com a Palavra. Anotação