Vida Abundante Maio 2023

Page 1

17 Vim para cumprir a Lei

Qua Mateus 5:17–20

17 "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

19 Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

20 Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".

51

Análise do conteúdo Percepção

1. Jesus veio para fazer o que com a Lei? (v.17)

4 O que você sente quando vê Jesus enfatizando a importância da Lei e cumprindo plenamente a vontade de Deus?

2 Quem será chamado menor no Reino dos céus? (v.19)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus enfatizou a importância da Lei?

Decisão e aplicação

5. Tem algo que você obedeceu parcialmente ou desobedeceu intencionalmente a Palavra de Deus? O que você fará para obedecer completamente todas a Palavra de Deus, sem exceção?

Anotação

52

“a Lei ou os Profetas” (v. 17): refere-se ao Antigo Testamento, significando toda a Palavra de Deus escrita. “se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei” (v. 20), a “justiça superior” a que Jesus se refere é mais do que cumprir as normas éticas, significa justiça baseada no governo de Deus e em fazer a Sua vontade.Gl 3:24 “Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.”

Jesus declara que não veio para abolir a Lei, mas para cumpri-la. Aqui, cumprir a Lei significa que Jesus é o Messias que veio para cumprir as palavras escritas na Lei e que, quando cremos neste Jesus, nos tornamos justos (vide Gl 3:24). Jesus cumpre a Lei sem deixar uma letra ou um til para trás. No entanto, há quem interprete mal a relação entre Jesus e a Lei, e caia na inutilidade da lei ou no legalismo e perca a essência. O povo de Deus deve se esforçar para entender corretamente a Palavra que se torna sabedoria para a salvação e que dá poder para fazer boas obras. Além disso, deve entender a razão pela qual Jesus veio por meio da Palavra e viver como um discípulo baseado na Palavra. Quando fazermos isso, podemos entender corretamente Jesus que veio a esta terra para cumprir a Palavra e o propósito de Deus de enviá-lo. Que possamos sempre meditar o coração do Senhor e tornar um discípulo de Jesus que obedece a Palavra.

ORAÇÃO

Que eu possa compreender plenamente o propósito de Jesus que veio para cumprir a Lei, e ser discípulo do Senhor que obedece a Palavra. Anotação

53

18 A verdadeira adoração começa com a restauração de relacionamentos

Qui Mateus 5:21–26

21 "Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.

22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

23 "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

25 "Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.

26 Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo".

54

Análise do conteúdo Percepção

1. Quem Jesus disse que será julgado? (vs.21-22)

4 O que você sente ao ver Jesus falando sobre a importância de restaurar relacionamentos com os outros?

2 O que Jesus disse para fazer antes de apresentar uma oferta? (vs.23-24)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus disse que a reconciliação com o irmão deve preceder a oferta?

Decisão e aplicação

5 Com quem você está atualmente num relacionamento desconfortável ou quem você ainda não perdoou? O que você fará especificamente para restaurar completamente o relacionamento com esta pessoa? Anotação

55

“não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo" (v.26): Isso significa que, se não houver reconciliação, você terá que suportar todo a sentença e, se não amar seu irmão, enfrentará o tribunal de Deus.1Jo 4:20 “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”

Ao proclamar o mandamento: “Não matarás”, Jesus ensina que a ira contra um irmão é julgada como assassinato. A raiva é um assassinato no coração, e até mesmo o ato de proferir palavras ofensivas é uma expressão de raiva. O Senhor nos diz que, se ao apresentar a oferta no altar lembrar de um relacionamento rompido, vá primeiramente reconciliar com a pessoa. Realmente, há momentos em que parece que todas as coisas são restauradas quando adoramos a Deus. Mas se não estivermos dispostos a perdoar os outros, Deus não considerará nossa adoração digna (vide 1Jo 4:20). Nós recebemos perdão infinito por meio do amor e do sacrifício de Jesus. Além disso, por causa da graça ilimitada de Deus, nos tornamos adoradores que podem cultuar o Deus santo. Da mesma forma, os cristãos que desfrutam do relacionamento restaurado com Deus por meio da graça, devem fazer o possível para restaurar seu relacionamento com os outros. A verdadeira adoração começa com a restauração dos relacionamentos. Quem são meus irmãos e irmãs a quem devo perdoar ou a quem devo pedir perdão?

ORAÇÃO

Que eu seja um verdadeiro adorador por meio da restauração de relacionamentos, lembrando da grande graça de Deus que recebi.

Anotação

56

19 Livre-se até dos pecados cometidos no coração

Sex Mateus 5:27-32

27 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.

28 Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejála, já cometeu adultério com ela no seu coração.

29 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno".

31 "Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’.

32 Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".

57

Análise do conteúdo Percepção

1. Até que ato Jesus diz que é adultério? (v.28)

4. O que você aprende com o fato de que para um discípulo de Jesus até o coração invisível deve ser governado por Deus?

2. O que Jesus fala sobre quem se divorcia da sua mulher, sem ter havido imoralidade sexual? (v.32)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus diz que a luxúria no coração também é um ato de adultério?

Decisão

5. Que pecado você ainda comete no seu coração?

O que você fará para viver uma vida santa de acordo com o coração que Deus deseja?

58
e aplicação
Anotação

Pecar” (v.29): a palavra grega ‘skandalazo’ significa desviar-se da vontade de Deus ou do caminho da salvação.Rm 12:1-2 “Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Jesus diz a seus discípulos o sétimo dos dez mandamentos: ‘Não adulterarás’. A lei do Antigo Testamento condena o ato de adultério, mas Jesus diz que já comete adultério as pessoas que têm luxúria no coração. Isso significa que apenas olhar para outra pessoa com desejo de cometer adultério é o mesmo que cometê-lo. Jesus dá a seus discípulos um padrão de santidade mais elevado do que a lei do antigo testamento porque Ele quer que a vida de seus discípulos se torne um sacrifício vivo e santo. Para fazer isso, até mesmo o coração deve ser renovado e deve distinguir entre boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por isso, Jesus diz a seus discípulos que eles devem ter emoções e corações que estejam de acordo com a vontade de Deus (vide Rm 12:1-2). Dessa forma, o discípulo de Jesus deve praticar plenamente a vontade de Deus, não apenas em suas ações, mas também em seu coração. Quando nós nos livrarmos da luxúria em nossos corações e vivermos uma vida separada do mundo, as pessoas do mundo verão santidade de Deus através de nós e conhecerão os ensinamentos e a verdade de Jesus.

ORAÇÃO

Que eu possa me livrar da luxúria no coração e viver praticando a vontade de Deus com um coração e ações santos.

Anotação

59

20 Viva com mais verdade do que com falsas promessas

Sáb Mateus 5:33-37

33 "Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.

34 Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

35 nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.

36 E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.

37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

60

Análise do conteúdo Percepção

1. O que a lei diz sobre juramento? (v.33)

4. O que você aprende quando vê Jesus que recusa o juramento em si e enfatiza a verdade?

2. O que Jesus diz sobre juramento? (vs.34-36)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus fala enfaticamente para não fazer juramento?

Decisão e aplicação

5. Você já fez juramento falso diante de Deus?

O que você fará para viver como um verdadeiro cristão, em vez de um cristão que faz juramentos tolos?

Anotação

61

Juramentos” (v.33): significa prometer ou afirmar por meio de alguém ou algo. “

Nem pelos céus” (v.34): visto que os céus pertencem a Deus como Seu trono, isso significa que aquele que faz juramento não deve usar os céus como instrumento. “ Jerusalém” (v.35): Jerusalém é cidade-mãe e o lar definitivo para os judeus, mas como Jerusalém é ‘a cidade de Deus, o grande Rei’, significa que os humanos não têm o direito de usá-la.Lv 19:12 “Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor”.

A lei do antigo testamento ensina a não jurar falsamente, mas a cumprir os juramentos feitos diante de Deus (v.33, vide Lv 19:12). Aqui, ‘não jurarás’, está próximo do terceiro mandamento dos dez mandamentos e, na sociedade judaica, o perjúrio era reconhecido como um ato ímpio que insulta o nome de Deus. Além disso, Jesus diz para não jurar ‘pelo céu, pela terra, por Jerusalém ou por sua própria cabeça’. Naquela época, os judeus usavam ‘céu, terra, Jerusalém, cabeça’ como forma de juramento. Assim, Jesus diz para não jurar por nada, e ter cuidado de considerar Deus como fiador do seu juramento. Jesus também nos chama a ter atitudes para que a própria regra do juramento não seja necessária, mantendo relacionamentos sinceros uns com os outros. Desta forma, o cristão deve ir além de uma relação formal com o seu entorno e estabelecer uma relação de amor verdadeiro. Esta é a melhor vida que o Senhor quer. Portanto, lembremos que discípulo é uma pessoa que pratica o amor e compaixão no dia a dia e alcança encontros verdadeiros.

ORAÇÃO

Que hoje também eu possa manter um relacionamento de amor sincero com Deus e me tornar um verdadeiro discípulo.

Anotação

62

21 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

63

22 Quebre o ciclo do pecado desistindo de retaliação

Seg Mateus 5:38-48

38 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.

39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.

40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.

41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.

42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedirlhe algo emprestado".

43 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.

44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!

47 E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!

48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".

64

Análise do conteúdo Percepção

1. Quais são os 4 exemplos do princípio de não resistência de Jesus? (vs.39-42)

4. O que você aprende quando vê Jesus que exige a prática do amor perfeito e não a retaliação?

2. Como Jesus nos diz para tratar os nossos inimigos? (v.44)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus diz para não retribuir quando somos humilhados e insultados?

Decisão e aplicação

5. Que atitude você toma em relação àquele que te prejudica ou magoa? Há algo que você precisa decidir para alcançar a perfeição que Jesus deseja?

65
Anotação

“Olho por olho e dente por dente” (v.38): a lei de retaliação, um mandamento do antigo testamento, foi promulgada para proibir a retaliação imprudente individual e evitar o ciclo- vicioso de retaliação. “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus” (v.45): discípulo de Jesus Cristo é filho do céu, e amar o seu inimigo é a prova de que ele é filho de Deus.Lv 24:20 “Fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Assim como feriu o outro, deixando-o defeituoso, assim também será ferido.Dt 19:21 “Exijam vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.

Jesus pede a seus discípulos que abandonem a lei de retaliação (vide Lv 24:20, Dt 19:21) ‘olho por olho e dente por dente’ conforme mencionado na lei do antigo testamento, e ajam de acordo com o princípio da não resistência. É um apelo para não resistir ao maligno, mas para amar o inimigo e orar pelo perseguidor. É também um mandamento para não retribuir o mal com o mal, mas de fazer o bem. Na verdade, a lei de retaliação foi promulgada para evitar retaliação excessiva, estabelecendo limites. No entanto, Jesus enfatiza que os discípulos devem ser perfeitos como o Pai perfeito. Uma vez que a retaliação e a raiva estão na mesma categoria do assassinato, Jesus diz que precisamos de atitude de perdão na vida para alcançar uma justiça melhor. Assim, viver como discípulo de Jesus é uma vida de esforço para ter a mesma perfeição do Pai. Jesus também suportou a zombaria e o desprezo que recebeu na cruz, e nos mostrou o que é uma justiça melhor. Portanto, o discípulo que segue a Jesus deve agir com o coração que o Senhor quer, e se esforçar para ser perfeito.

ORAÇÃO

Que possamos imitar o coração do Senhor, amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem.

Anotação

66

23 Preste sua ajuda em segredo

Ter Mateus 6:1-4

1 "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

2 "Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,

4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará".

67

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Jesus diz sobre aqueles que dão esmolas para serem vistos? (v.2)

4 O que você aprende quando Jesus diz: “quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita”?

2. De quais bênçãos você desfrutará se der esmolas em segredo? (v.4)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus diz que aquele dá esmola, como faz o hipócrita, já recebeu sua recompensa?

Decisão e aplicação

5. Quando foi a última vez que você tentou ganhar a aprovação das pessoas mostrando sua retidão ao ajudar os outros? O que você fará para servir em segredo à maneira de Jesus? Anotação

68

não anuncie isso com trombetas” (v.2): indica, por meio de uma hipérbole, um comportamento ostensivo e revelador. O Senhor chama essa prática de hipocrisia e a proíbe. “ que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita” (v.3): de modo que nem mesmo elogia a si mesma.

Jesus ensina como o povo do Reino de Deus deve prestar ajuda na vida prática. A atitude fundamental de quem presta ajuda é fazê-la secretamente. Jesus diz que dar esmola nas sinagogas e nas ruas, como os hipócritas, é errado. Essa pessoa dá esmola para sua própria glória e, como já foi elogiada pelas pessoas, Deus diz que ele não receberá nenhuma recompensa (vs.1-2). Além do mais, Deus mostra que a regra ao prestar ajuda é “não deixar a mão esquerda saber o que a mão direita está fazendo” (v.3). Isso significa que devemos buscar e servir a Deus em segredo, e não tolerar atos calculados. Naquela época, os rabinos ensinavam que ser elogiado pelas pessoas ao dar esmolas ou ao jejuar era ter uma vida piedosa. No entanto, Jesus nos ordena a não buscar a glória dos homens, mas viver na expectativa da graça de Deus Pai. Portanto, não cometamos o erro de perder a oportunidade de sermos elogiados por Deus enquanto tentamos ser reconhecidos pelos homens. Lembre- se de que servir em segredo é seguir o modelo de Jesus.

ORAÇÃO

Faça com que eu compreenda a grandiosidade de servir em segredo, e que me torne um filho que receba elogios de Deus.

Anotação

69

24 Ore ao Pai que está em secreto

Qua Mateus 6:5-15

5 "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.

8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

9 Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

14 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".

70

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Jesus nos ensina a não fazer quando oramos? (vs.5, 7)

4 O que você aprende quando vê o Senhor lhe dizendo para orar em segredo?

2. Como deve ser a nossa postura ao orar, segundo o ensinamento de Jesus? (v.6)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus proíbe orações longas e repetidas mecanicamente?

Decisão e aplicação

5. Onde está o seu quarto de oração onde pode buscar a Deus em segredo?

O que você fará para que a sua oração não seja um meio de se vangloriar, mas sim um modo de buscar a vontade do Deus verdadeiro? Anotação

71

Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas” (v.5): significa que eles têm o desejo de se exibir diante das pessoas. “Quarto” (v.6): refere-se a um espaço não perturbado, como uma sala privada ou depósito. “Venha o Teu Reino” (v.10): expressão de esperança de que o Reino de Deus será completamente cumprido na vida presente dos discípulos.

Os fariseus e escribas adoravam orar em pé nas sinagogas e nas ruas principais. Jesus diz que esse tipo de oração é manifestação do desejo de se exibir para as pessoas, e a proíbe. Além do mais Jesus adverte contra a oração em que se fala muito. Jesus ensina que não devemos usar de vãs repetições para orar pois não é o que Deus espera (vs.5-7). Orar assim era a mesma maneira que os pagãos usavam na época para recitarem rezas. Jesus não queria súplicas repetitivas sem sentido, mas orações que buscassem com clareza a vontade de Deus. Sendo assim, o que Deus deseja não é uma oração para você se vangloriar da sua própria piedade ou com objetivo de obter uma resposta à sua devoção, mas sim, uma oração que busca somente a vontade de Deus. Portanto, o discípulo deve buscar verdadeiramente a vontade de Deus em um lugar secreto e se aproximar do Senhor. Se há ainda algum comportamento hipócrita em você, desejo que o abandone imediatamente. Lembrando que o quarto de oração é o centro de comando da luta espiritual, vamos nos apresentar diante do Pai que está em secreto.

ORAÇÃO

Abandonemos a oração da hipocrisia exibicionista e oremos fervorosamente buscando a vontade de Deus.

Anotação

72

25 Jejue perante seu Pai

Qui Mateus 6:16-18

16 "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

17 Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto,

18 para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".

73

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Jesus pediu para ter cuidado ao jejuar? (v.16)

4 O que você sente quando Jesus diz para mostrar ao Pai que vê em secreto?

2. Qual é o comportamento certo ao jejuar? (v.17)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus disse que é importante mostrar para Deus que está jejuando e não para os homens?

Decisão e aplicação

5. Como é o seu estado de espírito e comportamento quando está trabalhando com parte espiritual como jejuar?

O que decide fazer para oferecer a Deus o seu coração e ter comportamento direcionado a Deus? Anotação

74

Jejuar era uma obrigação religiosa para Judeus. Contudo começou a perder a sua essência e seu objetivo quando passou a ser um evento e obrigação. Ao invés de ser um instrumento de confissão e contrição passou a ser de exibição essa cultura de jejuar. Jesus criticou e pediu para não mostrarem aparência de tristeza ou cansaço. Essa aparência de cansaço mostra um fingimento como de um ator de teatro que finge diante do público (v.16). Esse tipo de comportamento está longe do que é ter a consciência pesada e de confissão de quem está jejuando. Por isso Jesus pede para arrumar o cabelo e lavar o rosto e jejuar como se nada estivesse acontecendo (v.17). Portanto o ponto principal da vida de fé não é a aparência e sim para onde o seu coração está voltado. Portanto vamos tornar irmãos de fé deixando fingimento para mostrar às pessoas e nos focar em Deus que nos vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto o recompensará.

ORAÇÃO

Que possamos ignorar olhar das pessoas e concentrar somente em Deus.

Anotação

75

26 Não poderá servir ao Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo

Sex Mateus 6:19-25

19 "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

20 Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

22 "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.

23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

24 "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

25 "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?

76

Análise do conteúdo Percepção

1. Onde Jesus pede para guardar o seu tesouro? (vs.19-20)

4 O que sente ao ver Jesus dizer que ninguém pode servir a Deus e dinheiro ao mesmo tempo?

2. Jesus pediu para se comportar de que maneira diante de Deus e do dinheiro? (v.24)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus pediu para não guardar tesouro no coração e sim Deus servindo-o?

Decisão e aplicação

5. Você passou por necessidade para comer e se vestir recentemente?

O que você decide fazer para usar dinheiro em prol do Evangelho focado somente em Deus?

77
Anotação

Jesus ensina aos seus discípulos que ninguém pode servir a dois senhores e pede para não acumular tesouro na terra. Isso significa que acumular para si tesouros só traz futilidades (vs.19-21). Se seus olhos estiverem voltados somente para dinheiro ele também roubará o seu coração. Se isso persistir podemos nos tornar refém do dinheiro e perder o foco da nossa missão e se perder na vida. Porque os olhos são a luz do nosso corpo e o que o olho vê o corpo segue. Se olhos estiverem voltados ao Senhor podemos desfrutar da bênção de Deus que nos abastece infinitamente, e viver acumulando tesouro no céu. Então como discípulo de Deus temos que treinar a olhar para Deus e não se preocupar com a vida, com o que comer, o que vestir. Se você focar o olhar para Deus vai desfrutar da riqueza espiritual e material. Mas se seu olhar estiver voltado para o mundo vai experimentar uma vida miserável. Esperamos que se torne um discípulo de Jesus focando olhar em Deus qualquer situação.

ORAÇÃO

Que possamos desfrutar da riqueza espiritual e material focando o olhar a Deus.

Anotação

78

27 Busque primeiro o Reino de Deus e a sua justiça

Sáb Mateus 6:26-34

26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

28 "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

79

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Jesus disse que atrapalha na busca do Reino de Deus? (vs.28, 31)

4. O que você sente com a palavra de que Deus proverá tudo quando você vive buscando o Reino de Deus?

2. . Jesus disse que como deve ser a postura de um discípulo na sua vida? (vs.33-34)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus disse que deve buscar em primeiro o Reino de Deus?

Decisão e aplicação

5. Qual é o seu maior problema atualmente? O que decide fazer para viver alegrando Deus para salvar outra vida sacrificando a sua?

80
Anotação

Jesus disse aos discípulos para colocar em correta ordem as suas prioridades. Para isso disse para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. Buscar o Reino de Deus significa construir um país onde Deus reina. E buscar a sua justiça significa viver alegrando Deus. Jesus disse que quando você busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça você não terá preocupação para viver. Deus, o Criador, alimenta os pássaros e veste a erva que no dia seguinte é lançado ao fogo. Um Deus assim com certeza se responsabiliza pelo povo que cumpre com a sua missão. Assim quando o discípulo que busca o Reino de Deus e a sua justiça vai poder experimentar a grande bênção (v.33). Portanto o povo de Deus deve viver de acordo com a regência de Deus. Espero que desfrute da graça divina não se preocupando com a sobrevivência e sim salvando vidas.

ORAÇÃO

Busque primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, tendo uma vida de discípulo ao salvar vidas, sem se preocupar com a sobrevivência.

Anotação

81

28 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

82

29

a

Seg Mateus 7:1-6

1 "Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3 "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

em

olho, ao invés do cisco que está no olho do seu irmão

4 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?

5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

6 "Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão".

83
Olhe
viga que está
seu próprio

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual é o 1º princípio prático do amor fraterno exigida por Jesus? (vs.1-2)

4. O que sente lendo as palavras de Jesus que, por amor fraternal, você deve primeiro remover a viga que está no seu próprio olho?

2. Qual é o 2º princípio do amor fraterno sobre o qual Jesus está falando? (vs.3-5)

Estudo e reflexão

3. Por que os hipócritas preferem tirar primeiro o cisco do olho do seu irmão antes de tirar a viga que está em seu próprio olho?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que achou que o cisco que estava no olho do seu irmão era maior do que a viga que estava no seu próprio olho e o criticou?

O que fará para tirar a viga que está no seu próprio olho e, se dedicar em amar o seu irmão de todo o coração?

Anotação

84

Jesus fala de dois princípios práticos específicos do amor fraterno. O 1º princípio é 'não julgue seu irmão' (vs.1-2). O julgamento da qual fala o 1º princípio se refere à condenação privada ou calúnia, que significa 'medir' ou 'pesar'. Se eu medir meu irmão e o criticar, também serei medido. O 2º princípio é “julgue primeiro a si mesmo (vs.3-5). Jesus chama de hipócrita aquele que tenta tirar um cisco do olho do seu irmão sem ver a viga que está em seu próprio olho (vs.4-5). À medida que mais membros de uma comunidade se virarem a si mesmos antes de criticar os outros e julgar se suas ações estão corretas diante de Deus, a comunidade se tornará uma, por meio do amor de Jesus Cristo. O amor fraterno é uma virtude que deve ser praticada por aqueles que buscam o reino de Deus. Pare de julgar os outros, reflita na Palavra todos os dias e se esforce para aplicá- la em sua vida. Por meio disso, torne-se um praticante do perfeito amor fraterno que Deus deseja.

Anotação

85
ORAÇÃO
Que eu me julgue primeiro para poder me tornar um filho maduro do Senhor que ama seus irmãos.

30 Peça, busque e bata

Ter Mateus 7:7-14

7 "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

9 "Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

13 "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

86

Análise do conteúdo Percepção

1. O que disse Jesus para enfatizar a continuidade da oração? (v.7)

4. O que sente ao ver Deus responder às orações daqueles que pedem, buscam e batem?

2. Como Jesus expressa o coração de Deus que responde às orações? (v.11)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus disse que a postura da oração é importante?

Decisão e aplicação

5. Qual é o tema da oração que deve pedir, buscar, e bater para buscar a vontade de Deus?

O que fará para orar ao Pai Celestial, confiando que dará o melhor a quem pede? Anotação

87

façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (v.12): mostra qual é a atitude mais justa; a frase, que está inscrita em ouro no palácio do imperador Alexandre Severo, ganhou o apelido de 'A Regra de Ouro'.

Jesus usa a expressão “pedir, buscar, bater” para transmitir a importância da continuidade da oração (v.7). Além disso, Jesus apresenta Deus como um bom pai em contraste com o mau, e disse que quando orar, Deus lhe responderá com o melhor (v.11). Desta forma, quando o discípulo busca sinceramente o reino de Deus e sua justiça, buscando e batendo, experimentará a resposta de Deus à sua oração. Isso porque Deus é o Pai daqueles que oram, e Ele é Aquele que ouve e responde às necessidades de Seus filhos. Portanto, os discípulos de Jesus que vivem nesta terra devem orar ao Pai Celestial, e esperar nele, que lhes dará o melhor. Além disso, deve tratar os outros como gostaria de ser tratado e conduzi-los ao caminho da salvação. Chegou a orar a Deus, interpretando-O mal, achando que era um Senhor mesquinho, ou achou que Ele não o ouvia por causa da demora em responder às suas orações? Desejo que espere ansioso pela providência de Deus que o enche de coisas boas, se pedir, e se torne aquele que pede, busca e bate com toda a sinceridade.

ORAÇÃO

Que eu ore de todo o coração a Deus que responde com o melhor àqueles que pedem, buscam e batem.

Anotação

88

31 Colha o fruto da Palavra ouvindo e praticando

Qua Mateus 7:15-29

15 "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

21 "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "

24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,

29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

89

Análise do conteúdo Percepção

1. Aqueles que praticam a Palavra são como o quê, e quais são suas características? (vs.24-25)

4. O que sente ao ver Jesus falar que quem não pratica é como aquele que constrói sua casa na areia?

2. Aqueles que ouvem a Palavra e não a praticam são como o quê, e quais são suas características? (vs.26-27)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus fala da importância em ouvir e praticar?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que desabou como um castelo de areia diante de uma provação porque não havia colocado a Palavra em prática?

O que fará para praticar a Palavra que meditou hoje, em sua vida?

Anotação

90

Jesus nos disse para ter cuidado com os falsos profetas. Eles ensinaram, erroneamente, que o discipulado deve entrar pela porta larga ao invés da porta estreita. Jesus disse que eles serão cortados e lançados ao fogo porque não dão bons frutos (vs.15-18). Além disso, Jesus disse que o povo do reino de Deus deve ser aquele que faz a vontade do Pai, ou seja, aquele que faz o que a Palavra diz (vs.21, 24). Porque aquele que ouve a vontade do Pai e a pratica poderá suportar qualquer ataque do falso profeta com fé que está firmada na rocha, sem vacilar (vs.24-25). Por outro lado, se ouve a Palavra e não a pratica, será como um insensato que construiu a casa sobre a areia; quando vier a dificuldade, perderá a fé e será destruído. Portanto, deve treinar o ouvir e praticar a Palavra de Deus todos os dias. Não se torne um soldado que se esforça apenas em aumentar o conhecimento da Palavra de Deus, mas para que a sua vida se torne a Palavra ouvida e praticada. Os ouvidos dos que ouvem serão abertos, e as mãos e os pés dos que praticam conseguirão fazer boas obras.

ORAÇÃO

Que eu me concentre em ouvir e praticar a Palavra de Deus, para me tornar um discípulo que produz o fruto da Palavra.

Anotação

91
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.