2 minute read

Serpa

Tânia Ângelo

Solicitadora

Advertisement

A “Vila Notável”

Localizada no Baixo Alentejo, nomeadamente, na margem esquerda do rio guadiana, Serpa é uma cidade dotada de um enorme conjunto de características que marcam fortemente a sua identidade, desde logo a sua história, o património, a cultura, a gastronomia e o cante alentejano.

Foi sob o domínio dos Romanos que se verificou um grande desenvolvimento do município, especialmente a nível agrícola. Contudo, foi D. Dinis, em 1295, que constituiu Serpa como concelho, mandou reconstruir o castelo e erguer uma cintura de muralhas.

Diz-se Serpa “Vila Notável” e assim o é, porque foi em 1674 que o príncipe que seria o então rei D. Pedro II conferiu à vila tamanho título, justificado pelo número de moradores, pela nobreza do seu povo e pela posição militar estratégica que detinha em ocasiões de guerra. Serpa foi no ano de 2003 elevada a cidade.

São vários os momentos históricos que aqui poderiam ser relatados. Neste sentido, o município, com vista à recriação e ao reviver de alguns desses momentos, define anualmente um tema da história que é base da Feira Histórica de Serpa, que decorre no final do mês de agosto.

O município de Serpa é conhecido pelo seu vasto património, desde a velha muralha, às capelas, igrejas, ermidas e museus, como o Museu

Municipal de Etnografia, o Museu Municipal de Arqueologia, o Museu do Cante ou o Museu do Relógio.

O cante alentejano foi, no ano de 2014, classificado como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, tendo vindo, meses depois, a ser classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No município de Serpa são hoje 12 os grupos que desenvolvem o Cante. Mas há muitos mais entusiastas, pois este género musical tradicional chega semanalmente aos mais jovens, desde o ano de 2008, quando foi implementado o projeto “Cante nas escolas”.

A gastronomia e os vinhos são tentadores e fascinantes, desde o ensopado de borrego, a açorda, as típicas migas com entrecosto, a carne de porco à alentejana, a sopa de cação e o caldo de peixes do rio, sempre acompanhados pelos vinhos produzidos no concelho, como o icónico vinho de Pias. Divinais são também as queijadas e as tartes de requeijão que poderão finalizar uma refeição ou ser as rainhas de um pequeno-almoço ou lanche.

Quanto aos produtos tradicionais, o queijo de Serpa é um dos mais conhecidos, encontrando-se certificado com denominação de origem protegida (DOP). É o anfitrião da Feira do Queijo que se realiza anualmente, em meados de fevereiro, promovendo-se assim o queijo, os produtos e o desenvolvimento locais.

Para os amantes da natureza e da prática desportiva, em Serpa encontrará várias rotas de percursos pedestres, devidamente sinalizadas, rotas de BTT com diversos níveis de moderação, ciclovias e percursos de canoagem.

Muito mais se poderia dizer sobre esta linda e acolhedora cidade que, para além da tranquilidade e do contacto com a natureza, é um destino que permite uma fuga à azáfama do dia a dia e que vos convido a conhecer.