A Bússola 3º Período - 17/18

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANUEL FERREIRA PATRÍCIO edição nº16

junho de 2018

DIA DO AGRUPAMENTO O dia do Agrupamento de escolas Manuel Ferreira Patrício foi festejado pela primeira vez no dia 19 de novembro de 2009. Comemorou-se nesse dia o 5º aniversário da inauguração oficial da EBI/JI da Malagueira.

No dia 13 de junho de 2013, após um processo de seleção e decisão sobre o patrono do agrupamento, a “Escola da Malagueira”, como até então era conhecida, foi oficialmente designada “Agrupamento de escolas Manuel Ferreira Patrício”. Desde essa altura, o dia do Agrupamento é festejado sempre em data móvel, no início do mês de junho, decorrente do último

dia de aulas para todos os alunos do Agrupamento (os alunos de 9º ano terminam as aulas mais cedo, para melhor prepararem as suas avaliações externas finais).

Este ano ocorreu no dia 6 de junho e, apesar do Verão teimar em chegar, o tempo permitiu que todas as atividades previstas decorressem de modo alegre e festivo! Parabéns a toda a Comunidade Educativa!


EDITORIAL Eis que, num ápice, o final do ano letivo chegou. Vivemos mais um ano repleto de atividades e projetos em prol dos nossos alunos, sem nunca desviarmos a nossa atenção da grande meta que é formar alunos e pessoas capazes e felizes. A equipa do jornal escolar deseja a toda a comunidade educativa umas férias retemperadoras de forças e vontades. Agradece também a todos os que colaboraram com o envio de artigos e notícias para o nosso jornal. Boas férias! FMP

VISITA DE ESTUDO À REGIÃO DO ALQUEVA Em abril as turmas cef e pief visitaram a barragem do alqueva e algumas aldeias próximas No dia 17 de abril de 2018, terça-feira, saímos da nossa escola para uma visita de estudo à região do Alqueva. A visita tinha como objetivo conhecer os recursos económicos locais e as modificações trazidas pela construção da barragem do Alqueva e decorreu no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Atual e Homem e Ambiente. Os alunos foram acompanhados pelos professores Ana Osório, Felisbela Rosado e Silvino Alhinho e pela Técnica de Intervenção Local Ana Fátima. Logo de manhã saímos da escola, de autocarro, rumo a São Pedro do Corval onde visitámos a Olaria Patalim. Na Olaria conhecemos o Sr. Rui que nos falou desta atividade familiar, que já vem do seu trisavô, como se via nas fotografias dos seus familiares expostas na oficina. Ali mostrounos como se fazem os recipientes na roda, como se põe a secar e como são cozidos. Primeiro levam uma cozedura inicial e só então são vidrados e pintados, antes de passarem por uma segunda cozedura. Esta atividade tem sido lucrativa e 80% da produção é vendida para exportação. Saindo de S. Pedro do Corval seguimos em direção à aldeia de Monsaraz. Em Monsaraz visitámos o castelo e

as ruas desta aldeia medieval. Há vestígios mais antigos em Monsaraz mas a sua grande importância data da reconquista cristã no século XII. A fortificação também foi muito importante e modificada na guerra da Restauração da Independência face a Espanha, no século XVII. No Castelo hoje em dia existe uma arena onde se fazem touradas. De seguida fomos para o Museu da Luz. Este museu é dedicado à antiga Aldeia da Luz que foi destruída e coberta por água com a construção da barragem do Alqueva. Num outro sítio, onde fica hoje o museu, foi construída a nova Aldeia da Luz. No museu estavam expostos utensílios das atividades dos habitantes da antiga aldeia como por exemplo: a pesca, a construção de casas, o ferreiro, etc. Depois desta visita almoçámos junto ao museu, à beira das águas da barragem, porque estava um dia bonito e a paisagem era agradável. No início da tarde fomos para perto do paredão da barragem, que é uma das maiores obras de engenharia portuguesa. Aí visitámos o CIAL (Centro de Interpretação do Alqueva) onde vimos dois filmes sobre a barragem, um deles em 3D. Ficámos impressionados com as escarpas, com a altura do paredão da coroa da barragem e também com a quantidade de peixes que se encostavam ao paredão. Em seguida fomos fazer um passeio de barco nas águas da barragem que é o maior lago artificial da europa. No barco o Sr. Hélder falou-nos sobre este lago artificial e deixou-nos navegar o barco. Aquilo que gostámos mais de fazer foi este passeio de barco. Depois, por fim, regressámos a Évora completando um dia bem passado. Texto de grupo, turma CEF

pág. 2


FAZER A DIFERENÇA - 5ºC No dia 15 de maio, no âmbito do seu projeto “Fazer a diferença” - subtema “ Animais nossos amigos” , a turma do 5ºC recebeu a professora Laurinda Coelho, membro da Associação “Cantinho dos Animais”, que veio apresentar este projeto de voluntariado, durante a aula de Educação para a Cidadania.

No dia 16 de maio, a associação Cantinho dos Animais recebeu a turma do 5º C. Foi um dia diferente, que ajuda a refletir sobre a responsabilidade cívica.

Dia 6 de junho, dia do agrupamento de escolas Manuel Ferreira Patrício!. Para assinalar a data o 5º C organizou uma venda solidária a favor da Associação Cantinho dos Animais. Esteve presente um membro da associação. Conseguiram-se apurar 118 “patinhas”.

A Diretora de turma agradece a disponibilidade dos encarregados de educação na concretização das atividades.

pág. 3


SEMANA INCLUSIVA A semana Inclusiva, promovida pela equipa de docentes e técnicos que integram o projeto Plano de Inclusão e Empreendedorismo, decorreu este ano entre os dias 16 e 18 de maio. Este projeto pretende fomentar o sentido de pertença a este agrupamento e criar uma imagem de marca através de atividades pedagógicas de cariz cultural, cívico, solidário e inclusivo.

EXPOSIÇÃO “DESPERTA A CRIANÇA QUE HÁ EM TI” No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Criança, foi inaugurada a 01 de junho a Exposição de Fotografia “Desperta a Criança que há em ti!” Esta foi mais uma iniciativa da equipa Espaço Com Tacto que desafiou Docentes e Não Docentes a recordar a sua infância e, de forma interativa, mobilizar a comunidade para jogar a “Adivinha Quem é Quem…?” e votar na fotografia “Mais Fofa”, “Mais difícil de identificar” e “Mais Original”. No dia 08 de junho foram divulgados os nomes dos participantes e os mais votados nas categorias mencionadas.

Ficha Técnica: Diretora de edição - Fátima Mouquinho Penderlico; Coordenação - Paula Silveira. Disponível em www.ebim.pt/jornal-digital

pág. 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.