OUTUBRO ROSA

Page 1

OUTUBRO ROSA


O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. E no Brasil não é diferente. Excluindo os tumores de pele, o câncer de mama também é o mais recorrente em mulheres de todas as regiões do país, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2014 foram estimados mais de 57 mil casos novos, que representam uma taxa de incidência de 56,1 por 100 mil mulheres. Apesar de ser considerado um câncer com grandes chances de cura, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas entre as brasileiras, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A mamografia bienal para mulheres entre 50 a 69 anos e o exame clínico das mamas anualmente a partir dos 40 anos é a estratégia recomendada para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com risco padrão. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomenda-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.

Fatores de Risco A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em princípio, passíveis de mudança, porém fatores relacionados ao estilo de vida, como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal, são modificáveis. O histórico familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, é um importante fator de risco para o câncer de mama e pode indicar predisposição genética associada à presença de mutações em determinados genes. Entretanto, o câncer de mama de caráter hereditário corresponde a cerca de 10% do total de casos diagnosticados.


Prevenção A orientação é que a mulher realize a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem nenhuma recomendação de técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte das mulheres com câncer de mama identificou o câncer por meio da palpação ocasional. Por isso, é indispensável que a mulher procure esclarecimento médico sempre que houver dúvida em relação aos achados da autopalpação das mamas. A prioridade na marcação de exames é um direito garantido as mulheres que já apresentam alguma alteração suspeita na mama.

Tratamento Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida. As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em: - Tratamento local: cirurgia e radioterapia - Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

Sintomas O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Outros sinais também podem ocorrer: edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer)


A informação é o primeiro passo para a prevenção

www.sindiauditoria.org.br Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro - Florianópolis / SC E-mail: contato@sindiauditoria.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.