MAR-314

Page 97

l

r

INFORME PUBLICITÁRIO

ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES E RECURSOS Existem no mercado diversos cursos disponíveis para profissionais dispostos a investir na carreira de desenvolvedor de aplicativos móveis – desde os específicos para plataformas como iOS e Android até os que tratam da nova linguagem HTML5. No entanto, antes de pagar por um curso, vale a pena buscar informações e consultar o material oferecido nos sites dos próprios ambientes operacionais, ou em outros endereços especializados da internet. O site para desenvolvedores iOS https://developer.apple. com/devcenter/ios/index.action, por exemplo, oferece uma boa quantidade de material gratuito e ainda dá acesso a um programa que permite consultar fóruns, obter suporte e até testar os aplicativos em um aparelho real (nesse caso, é preciso optar pelo cadastro pago). O ambiente Android também dispõe do site http://developer.android.com, no qual é possível fazer o download do kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK) e encontrar material de referência e uma série de outros recursos. Outro endereço importante é o do mobiForge http:// mobiforge.com/, que se diz a maior comunidade independente de desenvolvimento móvel do mundo – são 34 000 profissionais cadastrados. Mantido por uma empresa da Irlanda, o site traz artigos, blogs, fóruns, dicas e material educacional separados pelo grau de experiência e pelos objetivos do desenvolvedor.

mais avançados dos aparelhos. Para isso, é preciso usar o kit de desenvolvimento de software (SDK) e as bibliotecas específicas de cada sistema operacional”, acrescenta. Com a linguagem HTML5, uma nova tentativa de padronização chega ao mercado. A ideia é oferecer aos desenvolvedores uma ferramenta com a qual será possível criar um aplicativo – com recursos específicos – capaz de rodar em todos os sistemas operacionais móveis e browsers que suportam esse padrão.

FORMAÇÃO SUPERIOR Conhecer linguagens de programação, arquitetura de soluções e entender os principais sistemas operacionais móveis é requisito que pode facilitar a vida dos profissionais que pretendem se dedicar ao desenvolvimento de aplicativos para celulares, smartphones e tablets. No caso de engenheiros de mobilidade – uma profissão relativamente nova no mercado –, a formação, de nível superior, geralmente é dada nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação. Na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, o último semestre do curso de Ciência da Computação inclui uma disciplina voltada para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Introduzida na grade curricular em 2005, a disciplina

CADERNO I - B.indd 99

Computação Móvel começou ensinando os alunos a desenvolver aplicações em J2ME e, desde o ano passado, passou a oferecer recursos também para o desenvolvimento de apps específicos para a plataforma BlackBerry. O próximo passo, segundo o professor Luciano Freire, é adicionar o desenvolvimento para dispositivos Android. Freire explica que, com o conhecimento sobre programação recebido durante o curso, o aluno tem a base necessária para desenvolver aplicativos móveis. “Com o SDK e as bibliotecas específicas de cada sistema operacional, é possível incrementar ainda mais as aplicações”, afirma. Melhor ainda é poder testar os aplicativos em aparelhos reais – o que foi possível com a parceria firmada entre a universidade e o BlackBerry Academic Program, que forneceu quarenta dispositivos móveis para isso. “Essa parte prática é importante, porque a aplicação, mesmo funcionando direitinho no simulador, geralmente precisa de ajustes (de configuração ou de tela) quando vai para o aparelho”, diz Freire. Os kits de desenvolvimento de software para Android e iOS estão disponíveis para download nos sites desses ambientes, nos quais também é possível encontrar material de referência e outros recursos. No caso do iOS, porém, vale ressaltar que o SDK só roda em plataforma Mac OS – o que significa que é preciso investir em um computador com esse sistema.

23/02/2012 14:03:11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.