Revisão Enem 2017 Estado de Minas - Ciências da Natureza

Page 1

E STA D O D E M I N A S

T E R Ç A - F E I R A ,

16

7

D E

N O V E M B R O

D E

2 0 1 7

GERAIS

ESPECIALENEM2017

CIÊNCIAS DA NATUREZA – QUESTÕES ELABORADAS PELO COLÉGIO FIBONACCI

Ao armar acampamento durante a escalada, um alpinista verifica em seus instrumentos que a pressão atmosférica local é de 60 cmHg e a temperatura ambiente é de 10°C. Esse alpinista deseja ferver 200g de água (calor específico 1 cal/g°C), que se encontra à temperatura ambiente, utilizando para isso um fogão que fornece 200 cal/s. Considerando as perdas de energia térmica (para o ambiente e para o recipiente) correspondentes a 50% da energia fornecida, pode-se afirmar que o aquecimento demorará A) 120s

ÈÚ `¾ Ü Ú Ö t¾`ÜrÚ' r¾ `¼Ü%bÚ

B) 166s

¾Út¾ `¼Ü%bÚÖt¾`ÜrÚ' t `¼ÐÜ%bÚÖt¼`ÖÜ%bÚ

C) 180s D) 332s

A partir do texto e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa correta.

E) 360s

Questão 6

B) A redução da quantidade de água na reação 2 facilita o aumento da concentração de íon bicarbonato.

Carbono carioca “O Rio de Janeiro (RJ) foi o primeiro município latino-americano a fazer um inventário de suas emissões de gases-estufa. O estudo foi realizado em 2000, quando pesquisadores contabilizaram o quanto a cidade emitirá nos anos de 1996 e 1998. Resultado: 10,04 e 10,09 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2), respectivamente. A capital carioca parece ter tirado férias dos cálculos. Só voltou à ativa em 2010 – quando fez um novo inventário, segundo o qual, em 2005, a cidade teria lançado aos ares 11,3 milhões de gases-estufa. E novos dados estão por vir: está previsto para o final de 2013 o inventário referente às emissões de 2012. [...] Um parêntese: quando inventários falam em ‘emissões de carbonos’, eles referem-se ao conceito de carbono equivalente”, pois não consideram apenas o CO2, e sim a soma dos seis principais gases de emissão antrópica que supostamente agravam o aquecimento global: dióxido de carbono, metano... [...]“

No Canadá e na Austrália, um grupo de cientistas reconstruiu uma amostra de sangue de um animal pré-histórico, o mamute. Essa amostra foi obtida por meio da inserção, em bactérias, de trechos de DNA retirados de ossos preservados desses elefantes, animais extintos há mais de 12 mil anos. O objetivo inicial da pesquisa era entender como esses animais, originários da África Equatorial, foram capazes de sobreviver ao frio da Sibéria e da América do Norte, para onde migraram. Os cientistas perceberam que, para a adaptação dos mamutes às condições ambientais do local para o qual migraram, foi fundamental manter as células oxigenadas por mais tempo. (Revista Galileu, julho de 2010. Adaptado)

O CO2, como o gás metano, são considerados gases de efeito estufa na atmosfera. E, por essa razão, são relacionados ao aquecimento global. Marque a opção que justifica corretamente essa relação.

A) A maior oxigenação das células dos mamutes proporcionou a esses animais maior liberação de energia e de calor, o que garantiu a manutenção da temperatura corpórea.

A) A grande quantidade de CO2 e de metano na atmosfera protege o planeta da exposição à radiação ultravioleta. Dessa forma, o planeta se mantém aquecido.

B) Maior conservação do DNA dos ossos, o que permitiu a reprodução dos indivíduos mais adaptados ao frio.

B) Esses gases permitem que grande parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre escape para o espaço, assim a superfície da Terra é aquecida.

C) Menor queima de glicose durante a respiração celular, o que possibilitou a transformação dessa substância em gordura.

C) A presença de CO2 e de metano na atmosfera resulta no efeito estufa em razão da capacidade de essas moléculas absorverem a energia proveniente da radiação infravermelha. D) O gás carbônico (CO2 ) e o metano são gases que aumentam a perda de calor para o espaço, o que leva ao aquecimento do planeta pelo efeito estufa. E) O gás carbônico (CO2 ) e o metano são gases que contribuem para o aumento da produtividade primária e não exercem nenhum efeito que leva ao aquecimento do planeta pelo efeito estufa.

Questão 3

(fonte:http://www.aprendebrasil.com.br/especiais/revoltadavacina/epidemias.asp) Um significado apropriado para epidemia é: A) Uma doença típica de determinado local, com prevalência constante B) Uma doença que se espalha para todos os países sem respeitar barreiras geográficas

• diminuir a idade da pessoa de 220(*) para calcular o seu Batimento Cardíaco Máximo (BCMax) por minuto;

C) O aumento de casos de uma doença local ou surgimento de uma doença nova

• escolher o objetivo de treinamento, na tabela, e calcular a Zona de Batimento Cardíaco Alvo correspondente ao que se deseja, utilizando as porcentagens do BCMax.

E) Uma doença grave, mas que oferece pouco perigo à população

Na pressão de 60 cmHg,o ponto de ebulição será 93°C.

20 11+t

Letra B

Questão 5

(http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=54 Acesso em: 08.08.2010. Adaptado)

Dessa forma, pode-se afirmar que:

Guilherme, de 20 anos, tem mantido em suas atividades físicas de 145 a 155 batimentos cardíacos por minuto.

B) as grandezas tempo e luminosidade são diretamente proporcionais. D) quanto maior o tempo de uso, maior a luminosidade da fonte. E) o tempo de uso necessário para que a luminosidade torne-se igual a 30 lux é de 1 hora.

Questão 9

k B)

D) Em qualquer um dos casos, o volume dos balões foi alterado, porque o tamanho das partículas de gás foi modificado. C)

k

H 95

2000

60

93

2500

56

92

9000

24

70

k

Questão 10 Pessoasquepassamportratamentoquimioterápicoeradioterápicotêmumgrandedesconfortocausadopelabaixasalivação(xerostomia).Umasoluçãoparaissoéencontradapelouso

Questão 1

64

Letra D

1500

Como a bússola aponta na direção tangente e no sentido das linhas de indução do campo magnético, podemos representá-a nas seguinhes posições:

97

c

67

c

1000

E)

H

98

H

72

c

500

H H

100

H

Ponto de ebulição da água (ºC)

76

k

c c

Pressão atmosférica (cmHg)

0

D)

H

Altitude (m)

c

A tabela mostra o ponto de ebulição da água e a pressão atmosférica em diversas altitudes.

c

Questão 5

c

E) Os balões estão furados, pois a temperatura influencia apenas na energia cinética média das partículas, não alterando, portanto, o volume de cada um deles.

k

H

C) O volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema aumentou, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão.

A)

c

B) O balão que ficou mais cheio foi colocado em água quente, devido ao aumento da temperatura do sistema e à expansão dos gases presentes na bexiga.

Questão 2

A) O balão que murchou foi colocado em água quente, pois o aumento da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.

De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

Letra A

Sobre esses fatos, assinale a alternativa correta.

FRANCISCO, R. H. P. “Polímeros condutores”. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev. 2002. Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)

Maior oxigenação dos tecidos propicia maior taxa de respiração celular aeróbia e de outros processos exotérmicos, os quais garantem a endotermia (geração de calor via reações metabólicas) e a homeotermia (temperatura corporal constante).

Em uma atividade experimental, o professor pegou duas garrafas PET vazias e colocou bexigas cheias na boca de cada uma delas. Em seguida, colocou uma das garrafas em uma bacia com água quente e a outra em uma bacia com água fria. Um dos balões murchou e o outro ficou mais cheio.

Questão 3

Questão 4

O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz esses polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material.

Letra A

E) a queima de gordura.

Guilherme = 20 anos

D) a saúde do coração.

c

C) o esforço máximo.

H

B) a performance.

H

A) a resistência.

C) após 1/4 de hora de uso, a luminosidade é menor do que após 4 horas de uso.

Assim, ao final desse movimento, a agulha da bússola tera completado, em torno do seu eixo, duas voltas completas

Nessas condições, pode-se afirmar que Guilherme tem como objetivo principal

A) a luminosidade inicial é de 20 lux.

Bcmax de Guilherme = 220 – 20 = 200

L = 20 +

Média dos bpm de guilherme = 150 = 75% de 200 = resistência

de 90% a 100%

Questão 4

Esforço Máximo

Letra B

de 80% a 90%

Alternativa [A] está incorreta, pois o volume e a temperatura dos gases são diretamente proporcionais, o que é evidenciado na equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, pV = nRT. Então o balão que murchou foi colocado em água fria, pois a diminuição da temperatura causou uma contração dos gases da bexiga.

Performance

A luminosidade L (em lux) de uma fonte varia em função do tempo t de uso (em horas) de acordo com a lei

Alternativa [B] está correta. Os gases sofrem expansão do volume à medida que a temperatura aumenta. A equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, pV = nRT, indica a relação diretamente proporcional entre o volume e a temperatura dos gases.

de 70% a 80%

Alternativa [C] está incorreta, o volume do balão que foi colocado em água fria diminuiu, porque a pressão do sistema diminuiu, reduzindo o choque das partículas de gás com as paredes do balão. Como pode ser visto na equação dos gases perfeitos ou de Clapeyron, PV = nRT, pressão e temperatura são diretamente proporcionais; se a temperatura diminui, a pressão também diminui.

Resistência

Alternativa [D] está incorreta, pois as partículas dos gases não sofrem variação de tamanho. O volume se altera devido às variações nos espaços vazios entre as partículas, que pode aumentar ou diminuir de acordo com as variações na temperatura.

de 60% a 70%

Para aquecer sem perdas serão necessários: Q = m.c.?T = 200.1.(93-10) = 16600 cal

Queima de Gorduras

Como na verdade metade (50%) da energia se perde, teremos que contar que o fogão forneça 33200 cal para que metade sejam os 16600 cal.

de 50% a 60%

A luz visível é a fonte de energia da qual dependem as plantas e, por conseguinte, todos os seres vivos. As radiações ultravioleta e infravermelha, que estão fora da faixa visível, podem também ter importância biológica.

Se o fluxo de calor é de 200 cal/s e precisamos de 33200 cal 33200/200 = 166 s

Saúde do Coração

Questão 8

Questão 6

Porcentagem do BCMax

Letra C

Objetivo do treinamento

D) Uma virose de grande transmissibilidade

Os gases “estufa”, como o CO2 e o CH4 (metano), entre outros, absorvem parte da radiação infravermelha (calor) refletida pela superfície da Terra, intensificando o aquecimento global.

(*) 220 número de batimentos adotado como medida padrão

Questão 7

De acordo com algumas pesquisas, pode-se achar a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo com um método simples:

Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. Durante o século XVIII, não foram relatados casos dessa doença no Brasil. Ela retornou apenas entre 1849 e 1850, na forma de uma grande epidemia, que atingiu quase todo o país. Uma das cidades mais atacadas foi o Rio de Janeiro.

Letra C Epidemia é o aumento de casos de uma doença endêmica; pode ser também o surgimento de uma doença nova ou a volta de uma doença erradicada.

Observou-se que existe uma Zona de Batimento Cardíaco Alvo em que a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja, por exemplo, a perda de gordura ou o aumento de resistência física.

Questão 7

Questão 8

Especialistas, observando o funcionamento do corpo, concluíram que existem faixas de batimentos cardíacos, nas quais o organismo responde de forma diferente. A essas faixas de batimentos cardíacos deu-se o nome de Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo ou Zonas de Treinamento.

[ È

Nas academias, geralmente as pessoas dão muita atenção ao desenvolvimento dos músculos, mas acabam esquecendo o mais importante deles: o coração. O coração é um ótimo indicador do nível de condicionamento físico de uma pessoa e treiná-lo adequadamente pode melhorar a saúde em todos os aspectos.

Letra E

E) O aumento do metabolismo corporal, que levou ao emagrecimento e ao consumo de glicose durante a nutrição do organismo.

Alternativa [C] está correta, pois uma solução tampão tem a propriedade de estabilizar o pH.

D) Maior produção de células adiposas, responsáveis por atuar como isolantes térmicos e por reter o calor no organismo do animal.

(Ciência Hoje, p. 43, ago. 2013)

Se quanto maior o tempo, menor a luminosidade da lâmpada (quantidade de Lux), então as grandezas são inversamente proporcionais.

Questão 2

RESPOSTAS - CIÊNCIAS DA NATUREZA

È ¾Ê i ¾Ê ¼µ Y? [ ÈÓ¾¸ º ¾Ê [ º i ¾Ê ¾º Y? ¸ ¾Ê ¼Ê Y? i ¾Ê ¾

E) 4 voltas completas.

E) A adição de base irá deslocar o segundo equilíbrio para a esquerda, aumentando o pH.

Questão 9

D) 2 voltas completas.

D) O aumento da pressão do sistema manterá o equilíbrio químico da primeira equação inalterado

Letra A

C) 1 volta completa.

C) A solução tampão representada pelas reações mantém o pH, praticamente, inalterado.

O polímero representado na alternativa [A] possui ligações pi alternadas e isto é fundamental para que ocorra ressonância e transmissão de corrente elétrica:

B) ½ de volta.

k

A) ¼ de volta.

Questão 10

Obs: Nessas condições, desconsidere o campo magnético da Terra.

A) O aumento da concentração do ácido carbônico na reação 1 causará menor saída de dióxido de carbono da saliva.

Letra C

H

Alternativa [A] está incorreta, pois de acordo com o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio de uma reação se desloca de forma a repor uma substância retirada ou a consumir uma substância adicionada, então a adição de ácido irá deslocar o equilíbrio no sentido de consumi-lo, aumentando a saida de CO2

Ao final desse movimento, a agulha da bússola terá completado, em torno de seu próprio eixo, um número de voltas igual a

Alternativa [B] está incorreta, pois a redução de água na reação 2 mão irá deslocar o equilíbrio para o lado dos reagentes e nem dos produtos.

c

Alternativa [D] está incorreta, pois o aumento de pressão desloca o equilibrio pra o lado de menor volume gasoso, neste caso para a direita.

Sobre uma mesa plana e horizontal, é colocado um ímã em forma de barra, representado na figura, visto de cima, juntamente com algumas linhas de seu campo magnético. Uma pequena bússola é deslocada, lentamente, sobre a mesa, a partir do ponto P, realizando uma volta circular completa em torno do ímã.

da saliva artificial que nada mais é do que um lubrificante oral, cuja finalidade é garantir que ofuncionamentodacavidadeoralcontinueestável.Nasalivaosistematampãomaisimportante é o sistema ácido carbônico/bicarbonato. A concentração do íon bicarbonato depende fortemente do fluxo salivar e a termodinâmica desse sistema é complicada pelo fato de envolver o gás carbônico dissolvido na saliva. O equilíbrio completo simplificado (no qual a enzima anidrase carbônica, que está presente na saliva, catalisa a reação, formando dióxido de carbono do ácido carbônico e vice-versa) pode ser escrito da seguinte forma:

Alternativa [E] está incorreta, pois a adição de base irá consumir os ions H+ deslocando o equilíbrio para a direita.

Questão 1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.