Comunica PET - edição especial SUDESTE PET 2013

Page 1

Boletim do Grupo PET Rádio e TV Edição Especial - Sudeste PET

Foto: Pet-RTV

Abril de 2012

Petianos organizaram a edição 2013 do Sudeste PET

Integração e Diversidade no Sudeste PET Petianos de todo o Sudeste se encontraram em Ilha Solteira Por Giovani Vieira

E

studantes e professores de toda a região Sudeste deixaram a distância para trás e se reuniram em Ilha Solteira (SP) para participarem do XIII Sudeste PET, o encontro regional do Programa de Educação Tutorial (PET). De 28 a 30 de março, a comunidade petiana se reuniu para a troca coletiva de experiências, informações. Realizado uma vez por ano, o encontro é considerado o momento de integração entre os diversos grupos por meio da promoção de atividades relacionadas ao desenvolvimento do programa, à sinergia entre ensino, pesquisa e extensão e ao intercâmbio científico. Depois de dez anos, o evento voltou a ser organizado pelos grupos PET da UNESP. As três primeiras edições do encontro foram idealizadas por estudantes e professores da Universidade, logo em seguida outros grupos de diferentes Estados e instituições de ensino da região Sudeste passaram a organizar o evento de forma alternada e independente. Em 2013, dos 45 grupos pertencentes à Universidade, 35 participaram da organização e marcaram presença pela primeira vez em Ilha Solteira. Os três dias de evento contaram ainda com a participação de outros 16 grupos de São Paulo, 67 de Minas Gerais, oito do

Rio de Janeiro e cinco do Espirito Santo, totalizando 830 inscritos entre professores e estudantes. Neste ano, todo o encontro foi pautado pela temática “Integração e Diversidade: Caminhos para Educação Tutorial”. A parte acadêmico-científica do encontro contou com duas palestras na conferência de abertura, oito eixos temáticos por área e cinco grupos de trabalhos e discussão, atividade com os tutores presentes, além de exposição de painéis temáticos e da tradicional Assembleia com toda a comunidade petiana. Também foram organizadas confraternizações entre professores e estudantes para cada dia de evento. Gustavo Vasconcelos, petiano do PET Engenharia Mecânica da UNESP de Ilha Soleira e membro da Comissão Organizadora do XIII Sudeste PET, destaca que o tema do evento foi pensado para a compreensão das singularidades existentes em cada Grupo PET como possíveis elementos de integração. Embora o Estado sede do próximo encontro ainda não esteja confirmado, ele reforça a ideia de levar a centralidade do tema para as próximas edições. “Essa foi a oportunidade para iniciarmos o planejamento de um evento que reforça a heterogeneidade dos Grupos PET”, euforiza o petiano.


Comunica PET - Sudeste PET

Aconteceu no Sudeste PET Por Beatriz Haga

Aproximadamente 140 PETs enviaram representantes ao XIII SudestePET. O evento foi dividido em três dias com atividades em todos os períodos e os estudantes vindos de longe puderam trocar experiências com petianos de outras áreas e diferentes estados da região.

Dia 28

Foto: PET-RTV

L

ogo pela manhã, os membros da organização começaram a receber os inscritos no credenciamento e abertura do alojamento, mas o evento teve início oficial na parte da tarde com a Abertura, Apresentação e duas palestras. O petiano egresso de Engenharia Mecânica de Ilha Solteira, João Gulineli, foi o primeiro palestrante e apresentou o Portal PET, ferramenta usada no evento para cadastramento dos grupos, inscrições e envio de trabalhos. Em seguida, a tutora do PET Economia da Universidade Federal Fluminense, Lérida Povoleri, ministrou a palestra “Conjuntura Econômica do Brasil”, em que apresentou o panorama da educação brasileira no cenário econômico do país e sua relação com o mercado de trabalho.

Dia 29

O Foto: PET-RTV

dia teve início com os Grupos de Discussão (GDs) e Grupos de Trabalho (GTs) divididos em Avaliação; Estatuinte e Estatuto do CENAPET; Mobilização e Organização Política; O PET e a Graduação; e Pluralidades dos Grupos PET. Os participantes discutiram o estatuto, levantaram problemáticas e fizeram propostas para serem levadas à Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET a fim de melhorar e consolidar o programa. No final da tarde, os petianos apresentaram seus trabalhos divididos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Interdisciplinar. Foram premiados em primeiro lugar, consecutivamente, PET Filosofia (UFSJ), PET Controle e Automação (CEFET-MG), PET Enfermagem (UFTM) e PET Engenharia Mecânica (UNESP, Ilha Solteira).

Dia 30

2

Foto: PET-RTV

O

último dia começou com os Eixos Temáticos de Educação, Economia, Meio-Ambiente, Políticas Públicas e Sociais, Saúde, Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Comunicação, e Encontro de Tutores. A atividade foi marcada pela pluralidade e interdisciplinaridade dos PETs. Os estudantes fizeram relatos dos trabalhos desenvolvidos, discutiram novas formas de ação e compararam experiências. O evento terminou com a Assembleia, em que foram apresentados, debatidos e votados os pontos levantados nos GDs e GTs do evento. O documento final será encaminhado ao Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).


Comunica PET Sudeste Comunica PET-- Maio 2012 PET

Comunicação é eixo central de discussão Por Wagner Alves

Uma das dificuldades apresentadas pela maioria dos grupos presentes foi a de divulgar o processo seletivo para novos integrantes, um problema levantado, por exemplo, pela estudante, Suzana Lima do PET Administração da Uninove. Segundo ela, é difícil atrair novos integrantes, sobretudo aqueles com conhecimento em direito. Já para a petiana Carol Couto, do PET Medicina Veterinária da UFRRJ, uma das maiores dificuldades é a divulgação do curso, dos eventos e ainda das campanhas de vacinação que grupo ajuda a realizar. Além disso, ela ressalta as tentativas

difíceis de conseguir realizar a comunicação das experiências e obrigações para os novos integrantes. Vitor Anunciato, do PET Turismo da Unesp de Rosana, acredita que o há sempre a dificuldade de se criar a identidade do projeto, uma vez que nem sempre o conceito de programa de educação tutorial fica claro para os alunos das universidades. Os participantes trocaram e-mails para que a discussão continue além do Sudeste PET. O eixo foi organizado e direcionado pelos alunos Giovani Vieira e Wagner Alves, do PET- RTV da Unesp de Bauru.

Ao todo foram mais de 30 participantes do eixo de comunicação

3

Foto: PET-RTV

M

ais de 30 pessoas se juntaram em uma das salas da Unesp de Ilha Solteira com objetivo de discutir um tema que transpõe as especificidades de cada PET: a comunicação. Ao todo, foram 17 grupos representados que levam seus problemas e dúvidas sobre tema para debate no Sudeste PET. O eixo de Comunicação foi um entre os oito simultâneos os quais aconteceram no dia 30 de março. A proposta era dividir as dificuldades de cada grupo. Nesse sentido que foram discutidos temas como divulgação, parceiras, comunicação interna e externa e ainda produtos audiovisuais e impressos.


Comunica PET - Sudeste PET

Confira, em fotos, como foi o evento! Fotos: PET-RTV

EXPEDIENTE: O COMUNICA PET é uma publicação do Sistema de Comunicação do PET/RTV (SICOM - PET) com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Facudade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Redação: Giovani Vieira, Beatriz Haga, Wagner Alves Edição: Luana Rodriguez Projeto Gráfico: Débora Elisa Costa Diagramação: Luana Rodriguez Jornalista Responsável: Angelo Sottovia Aranha Responsáveis SICOM - PET: Antônio Francisco Magnoni, Angelo Sottovia Aranha e Francisco Machado Filho.

4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.