Lista de Exercícios

Page 1

QUÍMICA – PROFESSOR PAULO GIL 01. (UFMS) Analise as proposições abaixo e assinale as corretas. (01) as estruturas de Lewis para os compostos de cloro com nitrogênio, enxofre e boro são, respectivamente:

(02) as ligações químicas entre os átomos N—Cl, S—Cl e B—Cl são covalentes polares. (04) as moléculas NCl3, SCl2, e BCl3 são todas polares. (08) os compostos de N, S e B, como mostrado na alternativa 01, estão aptos a participarem de ligação covalente coordenada “emprestando” um par de elétrons de sua camada de valência. (16) o átomo de cloro participa somente de ligação covalente polar. 02. (UFMS) Em relação à estrutura atômica dos elementos, é correto afirmar que: (01) dentro de uma dada camada (ex: n=4), a ordem de aumento de energia das subcamadas é 4s<4p<4d<4f. (02) o Princípio de Exclusão de Pauli diz que o número máximo de elétrons em qualquer orbital é dois, sendo que esses dois elétrons devem ter spins opostos. (04) quando se tem dois elétrons num mesmo orbital, diz-se que os mesmos estão emparelhados, resultando no cancelamento dos efeitos magnéticos desses elétrons. (08) átomos com elétrons desemparelhados tornam-se fracamente magnéticos, podendo ser atraídos por um campo magnético externo, o que é denominado paramagnetismo. 2 10 (16) a configuração da camada de valência para o Arsênio (As) pode ser escrita como 4s 3d 3 4p . (32) os átomos maiores são encontrados na parte inferior e à esquerda da tabela de classificação periódica, enquanto que os átomos menores são encontrados à direita, na parte superior da tabela. 03.(UFMS) O gráfico abaixo fornece os pontos de ebulição dos compostos de hidrogênio com elementos dos grupos 14 (4A), 15 (5A), 16 (6A) e 17 (7A) da tabela periódica.

Analisando o gráfico acima, é correto afirmar que: (01) os compostos HF, H2O e NH3 têm pontos de ebulição maior que os esperados, porque cada um deles está envolvido com ligações de hidrogênio que são muito mais fortes que outras forças intermoleculares. (02) compostos hidrogenados do grupo 14 (4A) apresentam forças intermoleculares mais fortes que a ligação de hidrogênio.


(04) a ligação de hidrogênio é a responsável pelo fato da água ser líquida, a 25º C, e não gasosa, como seria de se esperar. (08) se não fosse a ocorrência das ligações de hidrogênio, a água entraria em ebulição a aproximadamente -80º C. (16) todos os compostos de elementos do terceiro período, representados no gráfico, apresentam ligações covalentes. (32) todos os compostos de elementos do segundo período, representados no gráfico, são iônicos. 04.(UFMS) A tabela abaixo é um pedaço da tabela periódica, onde os números representam os números atômicos. Numa das fileiras são dados símbolos atômicos hipotéticos. Com base no enunciado, encontrar a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Os números atômicos dos átomos do mesmo grupo que b são 13, 14, 15, 16 e 17. (02) O elemento imediatamente abaixo de d, na tabela, tem seis elétrons na camada mais externa. (04) Todos os elementos do mesmo grupo que c têm configuração ns2np3 na camada mais externa. (08) O elemento de número 7 é mais provável ser um não metal que o número 35. (16) O elemento de número 7 pode se combinar com o hidrogênio para dar origem a um composto na proporção de 1:3 respectivamente. (32) Todos os elementos do mesmo grupo que a têm o mesmo número de camadas na eletrosfera. 05.(UFMS) Considerar os átomos hipotéticos X e Y, que não serão sempre os mesmos para as afirmações que seguem. Sabendo-se disso, é correto afirmar que (01) se os átomos X e Y estão no mesmo período da tabela periódica e se X tem maior número atômico, então X é, provavelmente, mais eletronegativo que Y. (02) se os átomos X e Y, ambos não metais, formam uma ligação X – Y e se X é menos eletronegativo que Y, então a ligação é do tipo covalente polar. (04) se o átomo X pertence ao grupo 1 (1A) da tabela periódica e o átomo Y ao grupo 16 (6A), então um composto formado por X e Y terá como fórmula mais provável X2Y. (08) se a diferença de eletronegatividade entre os átomos X e Y for muito grande, tal que elétrons possam ser transferidos de um para outro átomo, então um provável composto XY seria classificado como iônico. (16) se o átomo X tem número atômico 6 e Y tem número atômico 17, então a fórmula mais provável do composto formado por X e Y será XY2. (32) se X e Y formam um composto com ligações covalentes polares, então o composto será obrigatoriamente polar. 06. (UFMS) Dois elementos A e B apresentam as seguintes configurações eletrônicas:

Baseando-se nesses dados, é correto afirmar que (01) A tem maior energia de ionização que B. (02) A tem menor afinidade por elétrons que B. (04) A tem maior raio atômico que B. (08) A e B necessariamente participam de ligação covalente. (16) a fórmula provável de um composto formado por A e B será A2B.


07. (UFMS) Observar os compostos abaixo que foram representados pelas suas fórmulas estruturais e encontrar a(s) alternativa(s) correta(s).

Dadas as eletronegatividades: H=2,2; O=3,4; C =3,2; C=2,6; N=3,0 Ponto de Ebulição de E=48ºC e F=60ºC (01) A ligação O–H é sempre polar, porém, o composto A é um líquido apolar. (02) A ligação C–Cl é uma ligação polar, mas o composto C é apolar. (04) A ligação C–O é apolar, portanto, o composto B é apolar. (08) O composto F é polar enquanto que o E é apolar. (16) O composto D é apolar embora todas as suas ligações sejam covalentes polares. 08. (UFMS) Com relação às moléculas abaixo, é correto afirmar que

(01) III apresenta o maior comprimento de ligação carbono–carbono. (02) II tem o maior número de elétrons pi (π). (04) I apresenta ângulos de ligação carbono–carbono de aproximadamente 109º. (08) II apresenta ângulo de ligação carbono–carbono de 120º. (16) I apresenta o menor comprimento de ligação carbono–carbono. 09. (UFMS) Um átomo neutro tem dois elétrons com n = 1, oito elétrons com n = 2, oito elétrons com n = 3 e dois elétrons com n = 4 . Assumindo que esse elemento está no estado fundamental, é correto afirmar que (01) seu número de massa é 20. (02) o número total de elétrons p é 6. (04) o número total de elétrons s é 2. (08) ele pertence à classe dos metais. (16) ele participa de ligações iônicas com não-metais. (32) o elemento em questão é um metal alcalino. 10.(UFMS 2001iBIO) Dado um conjunto de descrições de elementos ou alguns grupos de elementos da tabela periódica, escolher uma ou mais alternativas que trazem todas as descrições corretas. (01) O hidrogênio é um gás incolor, brilhante, mais denso que o ozônio e menos denso que o ar. (02) Os metais alcalinos são à prova d’água, brilhantes, macios, muito densos, resistentes à oxidação e pouco eletronegativos. (04) Os elementos do grupo 13 são todos metálicos e brilhantes, exceto o boro, moderadamente reativos, inertes e maiores que os elementos do grupo 1. (08) Os elementos do grupo 15 podem ser metálicos, não-metálicos e metalóides, incluindo elementos que exibem alotropia. São todos mais eletronegativos que os elementos de transição. (16) O grupo 17 inclui elementos nos três estados da matéria, à temperatura ambiente, e os mais eletronegativos. (32) O grupo 12 inclui elementos de transição não-metálicos sendo que alguns deles formam compostos tóxicos.


11. (UFMS) Líquidos associados são aqueles que envolvem ligações de hidrogênio entre as próprias moléculas. Dados os seguintes compostos orgânicos líquidos, A(metanol), B(metoximetano), C(clorometano) e D(metilamina), é correto afirmar que (01) todos são líquidos associados. (02) apenas A e B são líquidos associados. (04) apenas A e D são líquidos associados. (08) somente A é um líquido associado. (16) somente B é um líquido associado. (32) somente C não é um líquido associado. 12. (UFPE) Sobre as moléculas NH3, BF3 e CH4, podemos afirmar que: 1 - por se tratarem de moléculas heteroatômicas assimétricas, todas são polares. 2 2 - a molécula BF3 deve ser plana, pois o elemento B apresenta uma hibridização do tipo sp . 3 - as moléculas NH3 e CH4 apresentam pontes de hidrogênio devido à presença de H em sua estrutura. Está(ão) correta(s) apenas: a) 1 b) 2

c) 3

d) 1 e 3

e) 2 e 3

13. (UFRS) Observe a molécula representada a seguir.

Em relação a essa molécula, são feitas as seguintes afirmações. I - O ângulo de ligação entre os carbonos 1, 2 e 3 é de 109,5°. II - O comprimento da ligação entre os carbonos 1 e 2 é maior que o existente entre os carbonos 3 e 4. III - A molécula não é planar. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III

.e) I, II e III.

14. (UFPI) Fótons de elevada energia podem excitar elétrons e quebrar ligações, em moléculas biológicas, rearranjando-as e alterando suas propriedades. Graças à camada de ozônio (O3) na estratosfera de nosso planeta, a radiação ultravioleta de mais alta energia é filtrada. A estrutura da molécula de ozônio, entretanto, não é explicada através de uma estrutura de Lewis única. A explicação da estrutura dessa molécula requer o uso do conceito de: a) hibridação. b) isomerismo. c) oxi-redução. d) alotropia. e) ressonância. 15. (UFC) Considere a espécie química molecular hipotética XY‚, cujos elementos X e Y possuem eletronegatividades 2,8 e 3,6, respectivamente. Experimentos de susceptibilidade magnética indicaram que a espécie XY2 é apolar. Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura e as ligações químicas da molécula XY2 são, respectivamente: a) piramidal e covalentes polares. b) linear e covalentes polares. c) bipiramidal e covalentes apolares. d) angular e covalentes apolares. e) triangular e covalentes apolares.


16. (UNESP) "Não se fazem mais nobres como antigamente - pelo menos na Química." ("Folha de S. Paulo", 17.08.2000.) As descobertas de compostos como o XePtF6, em 1962, e o HArF, recentemente obtido, contrariam a crença comum de que elementos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica não reagem para formar moléculas. a) Explique por que os gases nobres têm esta tendência à baixa reatividade.

b) Sabe-se que os menores elementos deste grupo (He e Ne) permanecem sendo os únicos gases nobres que não formam compostos, mesmo com o elemento mais eletronegativo, o flúor. Justifique este comportamento.

17. (UNICAMP) Determinar a época em que o ser humano surgiu na Terra é um assunto ainda bastante polêmico. No entanto, alguns acontecimentos importantes de sua existência já estão bem estabelecidos, dentre eles, o domínio do fogo e a descoberta e o uso dos metais. Já na pré-história, o homem descobriu como trabalhar metais. Inicialmente o cobre, depois o estanho, o bronze e o ouro. Por volta de 1500a.C., ele já trabalhava com o ferro. É bem provável que este metal tenha sido encontrado nas cinzas de uma fogueira feita sobre algum minério de ferro, possivelmente óxidos de ferro (II) e ferro (III). Estes óxidos teriam sido quimicamente reduzidos a ferro metálico pelo monóxido de carbono originado na combustão parcial do carvão na chama da fogueira. Esse é um processo bastante semelhante ao que hoje se usa nos fornos das mais modernas indústrias siderúrgicas. a) Cite uma propriedade que possa ter levado o homem daquela época a pensar que "aquilo diferente" junto às cinzas da fogueira era um metal. b) Suponha duas amostras de rochas, de mesma massa, reagindo com monóxido de carbono, uma contendo exclusivamente óxido de ferro (II) e outra contendo exclusivamente óxido de ferro (III). Qual delas possibilitaria a obtenção de mais ferro metálico ao final do processo? Justifique. c) No caso do item b, escreva a fórmula estrutural do principal subproduto do processo de produção do ferro metálico.

18. (UFPR) A respeito da classificação dos elementos químicos na tabela periódica, é correto afirmar que: 01. O fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes. 02. Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica atual, em ordem crescente de número atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre. 04. Elementos de uma mesma família que apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência são chamados de isóbaros. 08. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns1 na camada de valência são chamados de metais alcalinos. 16. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns2 na camada de valência são chamados metais alcalinoterrosos. 32. No final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo, ou 2 elétrons na primeira camada.


19. (UNIFESP) Na figura, são apresentados os desenhos de algumas geometrias moleculares.

SO3, H2S e BeCl2 apresentam, respectivamente, as geometrias moleculares a) III, I e II. b) III, I e IV. c) III, II e I. d) IV, I e II.

e) IV, II e I.

20. (UNIFESP) Assinale a alternativa que apresenta o gráfico dos pontos de ebulição dos compostos formados entre o hidrogênio e os elementos do grupo 17, do 2.º ao 5.º período.

21. (UNIFESP) A tabela apresenta algumas propriedades medidas, sob condições experimentais adequadas, dos compostos X, Y e Z.

A partir desses resultados, pode-se classificar os compostos X, Y e Z, respectivamente, como sólidos a) molecular, covalente e metálico. b) molecular, covalente e iônico. c) covalente, molecular e iônico. d) covalente, metálico e iônico. e) iônico, covalente e molecular.


GABARITO 01) 01 + 02 02) 01 + 02 + 04 + 08 + 32 03) 01 + 04 + 08 + 16 04) 02 + 04 + 16 05) 01 + 02 + 04 + 08 06) 02 + 04 07) 02 + 08 08) 00 09) 08+16 10) 08+16 11) 04 12) B 13) E 14) E 15) B 16) a) Por existir grande estabilidade da camada eletrônica de valência em gases nobres. b) O He e o Ne, por serem átomos pequenos, apresentam elevada energia de ionização, o que dificulta a promoção e o desemparelhamento de elétrons. Isso explica por que tais átomos não formam ligações. 17) a) Brilho metálico e a maleabilidade do material b) Supondo-se inicialmente uma rocha que contenha exclusivamente óxido de ferro II, FeO: FeO + CO Fe + CO2 1 mol 1 mol 72g 56g Admitindo a mesma massa (72g), porém de óxido de ferro III, podemos calcular a massa de ferro obtido: Fe2O3 + 3 CO 2 Fe + 3 CO2 1 mol 2 mol 160g 112g 72g x x = 50,4 g Logo, a amostra de óxido de ferro II (FeO) possibilitaria a obtenção de maior quantidade de ferro metálico. c) O = C = O 18) 02 + 32 19) E 20) A 21) B


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.