A Voz da Glória 014 Maio 2017 Ano 1

Page 1

O DEBATE DO CORPO

Certo dia, as Mãos e os Pés, trocando idéias, começaram a se queixar das outras partes do corpo. No final da conversa, chegaram à conclusão que trabalhavam a vida inteira, custeando o Corpo e que tudo era mais em proveito do Estômago, que comia sem trabalho. Portanto, o Estômago que procurasse o seu sustento, porque as Mãos e os Pés não iriam mais dar-lhe de comer. O Estômago pediu muito, mas disseram que haviam tomado uma decisão. Assim, começaram a lhe negar comida, o que foi enfraquecendo-o e, com isso, o Corpo inteiro. Sentindo as Mãos e os Pés se enfraquecerem, começaram novamente a querer alimentar o Estômago, mas como a fraqueza fosse muita, nada lhes valeu, morrendo todos juntos.

VOCÊ SABIA?

Concebida através de séculos, a Bíblia contém textos de diversos tipos desde os denominados históricos como o Gênesis, atribuído a Moisés, ou o dos Macabeus de autor desconhecido, até relatos de sucessos particulares como o de Ester, que narra como esta rainha judia evita que o vice-rei Haman persiga e escravize seu povo. Estranhamente em todo esse relato não aparece a palavra "Deus". A luta pela independência aparece exaltada nos Macabeus, enquanto a espiritualidade está presente nos Salmos e no debatido Cântico dos Cânticos, que é atribuído a Salomão. Definido como um dos mais profundos segredos da Bíblia. Os leitores profanos vêem no texto um poema dedicado ao amor e à sensualidade, escrito por Salomão para celebrar seus amores com a filha do faraó. A leitura religiosa realizou diversas interpretações assinando que se trata de uma parábola ou alegoria. Assim, quando o rei diz à vinicultora "beija-me com os beijos de tua boca", estaria pedindo o beijo de Deus, já que a vinha seria uma metáfora. O erotismo que emana do texto não é mais que a entrega total ao Senhor. Entretanto, houve rabinos que proibiram sua leitura pelo menos até se fazer trinta anos. Boletim Semanal A Voz da Glória

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado - RJ Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Diagramação e Editoração - Pastoral da Comunicação - PASCOM Coordenação - Williams Júlio/Eduardo Martins Direção Espiritual - Diac Jorge Monteiro Transcrição Palavra - Williams Júlio / Degraus Perfeição / Noite Escura - S. João da Cruz O debate do Corpo - Esopo / Você sabia - Atlas Básico de Literatura -Susana Fernandes Santos da Semana - Canção Nova / Adaptação Santo infantil - Susana Fernandes Santo Antônio - Sérgio Fadul / Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 A Voz da Glória - 11/06/2017 - Página 4

A Voz da Glória Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

, 11/06/2017 - Edição 14 - Ano 1

AVISOS DA SEMANA

Missa pelo 14º ano de sacerdócio do Padre Leandro, dia 12/06, 2ª feira às 18 h. Missa em honra a São Miguel Arcanjo, dia 14/06, 4ª feira às 20 h. Festa Junina nos dias 10, 11, 17 e 18/06 das 9 às 22 h. Pedimos doações de refrigerantes de 2 litros e água mineral. Missa de Corpus Christi dia 15/06, 5º feira, nos horários de 7:30, 9:00, 10:30, 12:00, 17:00, 18:30 e 20:00 h. Missa da Aliança de Amor da Mãe Rainha 3 Vezes Admirável, dia 16 de junho, sexta-feira às 18 horas.

Percurso da Imagem Peregrina de Aparecida na nossa forania: Dia 17 - Santíssima Trindade - 17 h Dia 18 - Igreja dos Poloneses - 17 h Dia 19 - Colégio São Vicente - 17 h Dia 20 - Igreja São Judas - 17 h Dia 21 - Igreja Cristo Redentor - 17 h Dia 22 e 23 - Igreja N S da Glória - 17 h Dia 24 - Outra Forania - 17 horas Tríduo do Sagrado Coração de Jesus, nos dias 20, 21 e 22/06 às 16 h. A Missa será dia 23/06 às 15 h.

13 DEGRAUS PARA A SANTIDADE Quem quer ser santo? É preciso aprendermos a seguir a vontade de Deus e não a nossa. O nosso esvaziamento de nós mesmos é importante para a santidade, é querer entender e seguir a santidade, é buscar outros olhos para enxergar o mundo. É querer se unir a Deus. Jesus disse ao Pai: “Que não se faça aquilo que quero, mas aquilo que queres...” Já Maria diz ao anjo, quando lhe traz o pedido do Senhor: “Que seja feita a Vossa vontade” Meditemos então nestas importantes dicas para alcançar os céus: 1 – Por nada neste mundo, querer cometer pecados leves ou mortais. 2 – Procurar andar sempre na presença de Deus. 3 – Nada fazer, nem dizer coisa de importância, que Cristo não pudesse fazer ou dizer, se estivesse no estado que me encontro e tivesse a idade e a saúde que tenho. 4 – Procurem em todas as coisas a maior honra e glória de Deus.

5 – Por nenhuma ocupação deixar a oração, que é o sustento da tua alma. 6 – Não omitir o exame de consciência, sob o pretexto de ocupações e por falta cometida, fazer alguma penitência. 7 – Ter grande arrependimento por qualquer tempo não aproveitado, ou que se lhe escapa sem amar a Deus. 8 – Em todas as coisas, altas e baixas, tenha Deus por fim, pois de outro modo, não crescerá em perfeição e mérito. 9 – Nunca falte a oração, quando experimentar a aridez e a dificuldade. 10 – Do céu e da terra, procure sempre o mais baixo e o lugar mais baixo e o ofício mais baixo. 11 – Nunca se intrometa naquilo que não te encarregaram. 12 – Das coisas alheias, não se ocupe. Sejam boas ou más, porque além do perigo de pecar, essa ocupação é causa de distrações e amesquinha o espírito. 13 - Procure sempre confessar-se com profundo conhecimento da tua miséria e com sinceridade cristalina.


PALAVRAS DO PÁROCO

SANTOS DA SEMANA

11 - São Barnabé, 12 -São Gaspar de Búfalo 13 -Santo Antônio de Pádua 14 -Santa Clotilde 15 -B.A. Albertina Berkenbrock Neste domingo, somos convidados, irmãos 16 -São Francisco Régis e irmãs a pensar um pouco sobre o “crer”. 17 -São Rainério Crer é o ato de ter fé. 18 -São Gregório Barbarigo Eu pergunto: eu tenho fé? Que fé é essa que eu tenho? Porque o Filho de Deus Jesus Cristo, que se encarnou, foi enviado ao mundo para nos salvar, pela nossa salvação. E a pergunta deve ser sincera todos os dias. Quem crê é salvo. Será salvo. Eu creio? Eu estou crendo? Eu estou vivendo esta fé? Então esta salvação já me alcançou. À medida que eu creio, que eu viva esta fé, é a medida que esta salvação vai me alcançando. Por isso já somos salvos? Não. Estamos num processo. No mexer teológico estamos salvos e ainda não. Por que estamos salvos? Porque Cristo já nos salvou, Ele já deu a vida por cada um de nós. Mas ainda não, porque precisamos tomar posse. É o ato do crer, a fé. Precisamos tomar posse disto que o Senhor nos concede. Precisamos tomar posse desta fé que é nossa, que o Senhor nos deu. A fé que nos leva a mover montanhas, a fé que transforma a vida. Ele já veio, nos salvou. O Pai O enviou com esta missão: salvar a humanidade. Agora tomemos posse desta Graça. Que a nossa fé cresça cada vez mais. Que tenhamos uma fé profunda e forte ao ponto de deixar crescer dentro de nós uma só frase: Cristo venceu, aleluia. Verdadeiramente venceu. Para nós, abriu-nos o paraíso, recomeçamos graças ao Cristo que está conosco. Que a vitória seja nossa e que nosso coração sinta essa vitória. Ele veio ao mundo, nasceu em nossa carne, morreu com nossa carne, ressuscitou. Nós somos vitoriosos, somos salvos graças às Suas chagas. Deus abençoe. Uma ótima semana para você. Muita Paz! A Voz da Glória - 11/06/2017 - Página 2

Bem Aventurada Albertina Berkenbrock A primeira mártir brasileira nasceu em Santa Catarina em 11 de abril de 1919. Desde cedo despontava na vida de oração, no amor à família e ao próximo. Se unia ao crucificado por meio de penitências. Jovem, mas centrada no mistério da Eucaristia, tinha vida sacramental, penitencial e de oração. Albertina cuidava do rebanho de seu pai que deu a seguinte ordem: ela devia procurar um boi que se extraviou. No caminho, encontrou um homem de apelido ‘Maneco Palhoça’, que trabalhava para a família. Ela perguntou a ele se sabia onde estaria o boi perdido. Ele indicou um lugar distante, e a surpreendeu lá, tentando estuprá-la, porém, não teve o êxito. A jovem resistiu, pois não queria pecar. Por não conseguir nada, ele pegou-a pelo cabelo, jogou-a ao chão e cortou seu pescoço, matando-a imediatamente. Maneco acusou outra pessoa, que foi presa imediatamente. Ele fingia que velava a menina, e ao se aproximar do corpo, o corte vertia sangue. Ele fugiu, mas foi preso e confessou o crime. Maneco deixou claro que ela não cedeu porque não queria pecar. Tudo isso aconteceu em 15 de junho de 1931. Por causa da castidade, Albertina não cedeu. Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, rogai por nós!

SANTO ANTONIO, SANTO DE PÁDUA E DE LISBOA O menino Fernando, nascido em Lisboa, mais tarde se tornara o irmão Antônio, um frade que se tornou o primeiro doutor da ordem franciscana. Movido pela simplicidade celeste e pela sabedoria de Deus, ele evangelizou em diversos países, sofreu como todos os santos sofreram, mas tinha a graça de Deus em suas palavras. Se tornou santo. Um santo tão popular que também termina ‘sofrendo’ após a sua glória. Sim, porque quando assistimos tantas ações descabidas, ficamos envergonhados pelos outros. Simpatias, crendices, evocações... Nada disso é de Deus. Podemos pedir, mas não podemos obrigar qualquer santo a fazer nada. Aliás, isto é, no mínimo, uma falta de respeito com Deus. A evocação é algo feito pelos espíritas, que acham ter poder de manifestar comunicação com os mortos, através de seus ‘poderes’ e ‘vidências’, dizendo o que eles tem que fazer.... Isto também é conhecido por necromancia. Também, aos ‘deuses’ pagãos, se faziam propostas, trocas, oferendas, com o objetivo de alcançar coisas particulares.

Devemos saber que só os demônios, com o objetivo de se promover e enganar, atendem estas solicitudes egoístas, magias e encantos. Deus nos dá, na Sua vontade, aquilo que acha compatível a nós. Mas devemos saber que a resposta de Deus às nossas orações podem ser sim, não ou espere. Portanto, não pense que arrancando o menino Jesus do colo de Santo Antônio, ou colocando a imagem de ponta cabeça num copo com água, ou atirando moedas na imagem, ou encravando a imagem na bananeira... vão conseguir algo! Também não depositem a fé em fitas e medalhas. A fé é em Deus. Os santos são os seus intercessores. ‘Tudo que pedirdes com fé, Vo-los darei’ é a promessa, do Deus que nos ama. Mas a fé não é apertar mais o olho, não é ficar pensando só naquilo... A fé é algo que transcende, que nos transforma. Ela não é uma lógica, mas um entregar-se. Façam as orações, peçam a intercessão e, principalmente, a sabedoria, o caminho para seguir... Santo Antônio, rogai por nós!

NOITE ESCURA DE SÃO JOÃO DA CRUZ Em uma noite escura De amor em vivas ânsias inflamada Oh! Ditosa aventura! Saí sem ser notada, Estando já minha casa sossegada. Na escuridão, segura, Pela secreta escada, disfarçada, Oh! Ditosa aventura! Na escuridão, velada, Estando já minha casa sossegada. Em noite tão ditosa, E num segredo em que ninguém me via, Nem eu olhava coisa alguma, Sem outra luz nem guia Além da que no coração me ardia. Essa luz me guiava, Com mais clareza que a do meio-dia Aonde me esperava Quem eu bem conhecia, Em lugar onde ninguém aparecia.

Oh! noite, que me guiaste, Oh! noite, amável Mais do que a alvorada Oh! noite, que juntaste Amado com amada, Amada, já no amado transformada! Em meu peito florido Que, inteiro, para ele só guardava, Quedou-se adormecido, E eu, terna o regalava, E dos cedros o leque o refrescava. Da ameia a brisa amena, Quando eu, os seus cabelos, afagava, Com sua mão serena Em meu colo soprava, E meus sentidos todos transportava. Esquecida, quedei-me, O rosto reclinado sobre o Amado; Tudo cessou. Deixei-me, Largando meu cuidado, Por entre as açucenas olvidado.

A Voz da Glória - 11/06/2017 - Página 3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.