A Voz da Glória 008 Abril 2017 Ano 1

Page 1

TEMPO PASCAL

Passada a Páscoa, quando comemoramos a maior de todas as vitórias, pois a morte não é mais o fim, começa o Tempo Pascal. Neste período, nós celebramos de forma muito entusiasta a Páscoa, vivendo com alegria inigualável a nova vida, que cada um de nós deve aspirar. São 50 dias que nos lembrarão que os apóstolos também não acreditavam, ou entendiam, mas Jesus aparece no meio deles, seus olhos se abrem e eles entendem, reconhecendo no partir do pão. Este pão, não é mais pão. Este vinho não é mais vinho. Aparenta, mas é o corpo e o sangue de Cristo, que nos fortalece, nos revigora e capacita para as nossas jornadas e missões. A Eucaristia é a nossa Páscoa diária! Quando deixamos que nossos medos, alegrias e sofrimentos não dêem espaço para Deus, não vivemos a Páscoa. Passamos este tempo na Terra, como mortos, mesmo que emocionados em diversos momentos. Por isso não se engane! O verdadeiro sentido está em aspirar às coisas do céu. O ser não tem sentido sem Deus. Da mesma forma o saber, o ter, o prazer... Deus é a plenitude! Mas para alcançarmos Deus, o que fazemos? Rezamos, vamos a missa, ajudamos os pobres... Sim, mas esvaziar-se de si é a resposta! Esvazie-se de si mesmo para que Deus entre e encha teu ser. Ore, e peça que Deus infunda em ti a Sua graça. Que Ele encha teu coração com o Seu amor, tua mente com a Sua sabedoria e teu espírito com a Sua paz. Que tenhas forças e fé. Que não desistas nas dificuldades. Que sejas imagem daquele que te criou. Uma santa e abençoada Páscoa!

A Voz da Glória Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

AVISOS DA SEMANA

O LEÃO E OS GATOS

Um leão encontrou um grupo de gatos conversando. “Vou devorá-los”, pensou. Mas começou a sentir-se estranhamente calmo. E resolveu sentar-se com eles, para prestar atenção no que diziam. “Meu bom Deus”, disse um dos gatos, sem notar a presença do leão. “Oramos a tarde inteira! Pedimos que chovessem ratos do céu!” “E, até agora, nada aconteceu!”, disse outro. “Será que o Senhor não existe?” O céu permaneceu mudo. E os gatos perderam a fé. O leão levantou-se, e seguiu seu caminho, pensando: “Veja como são coisas! Eu ia matar estes animais, mas Deus me impediu. Mesmo assim, eles pararam de acreditar nas graças divinas: estavam tão preocupados com o que estava faltando, que nem repararam na proteção que receberam”.

Boletim Semanal A Voz da Glória

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado - RJ Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Diagramação e Editoração - Pastoral da Comunicação - PASCOM Coordenação - Eduardo Martins e Willians Júlio Direção Espiritual - Diácono Jorge Monteiro Santos da Semana - fonte Canção Nova O Leão e os gatos - Paulo Coelho / Tempo Pascal - Sérgio Fadul Redação - Willians Júlio, Eduardo Martins, Sérgio Fadul, Sonia Souto e Elizabeth Costa Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp: (21) 99443-1022 A Voz da Glória - 30/04/2017 - Página 4

Ainda se encontram disponíveis as rifas da campanha para as Obras do Telhado. Informações na loja de artigos religiosos, ou com os coordenadores das pastorais. O próximo sorteio será em maio. Nesta quarta feira, dia 03, teremos Missa em Honra a São Pio de Pietrelcina, às 20 h. Vamos celebrar juntos também! No dia 1º de maio, teremos missas nos horários de 7:30, 9:00, 10:30, 12:00, 17:00, 18:30 e às 20:00 h. Teremos missa solene no horário das 10:30 h, com o Padre Geovane e comemoraremos também seu 15º aniversário sacerdotal. O Tríduo de Nossa Senhora de Fátima será no dias 10, 11 e 12 de Maio às 17 Horas. No dia 13 de maio, após a missa das 18 h, teremos a Coroação e a Festa de 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Vamos convidar nossos vizinhos?

, 30/04/2017 - Edição 8 - Ano 1

Nos dias 20 e 21 de maio teremos o Retiro de Cura com Tereza Arruda em nossa paróquia. A Legião de Maria convida para o Encontro Nacional, que será realizado em Aparecida (SP), nos dias 03 e 04 de junho. Garanta já a sua vaga! Inscrições na secretaria, mediante pagamento. Para mais informações, falar com a Coordenação (Stella / Sônia). Quem vai casar? O próximo encontro para preparação para casamento, o Encontro de Noivos, será no dia 03/06. Informações na secretaria. Tem uma forma gostosa de ajudar nas reformas da Igreja... Quer saber? Vá ao CANTINHO AMIGO, que está sempre aberto aos domingos.

VOCÊ SABIA? Houve um desafio, em uma edição anterior, sobre achar a imagem da sogra de Pedro. Pois bem, a imagem está na antiga secretaria, MAS parece que houve um equivoco na nomenclatura. A imagem que lá está é a de Talitha Kum, a menina que Jesus ressuscitou (Talitha - menina, Kum - levanta ordem). A conclusão se dá porque lá já foi um mortuário, portanto as imagens de lá são da ressurreição. Mas, agora eu tenho um desafio mais difícil: Existe duas imagens que se repetem (não é a da cruz...) duas vezes na Igreja. Uma de Jesus e outra de Maria. Quais são? Resposta no próximo boletim... Devido a um pequeno problema ocorrido na semana anterior, a quantidade de exemplares impressos foi muito pequena, frente ao normalmente feito. Por isso a PASCOM optou por repetir o boletim, só com as alterações pertinentes, para que nada se perca. Abraços e Deus te ama!


PALAVRAS DO PÁROCO

SANTOS DA SEMANA

30 - São José Benedito Cottolengo 01 - São José Operário 02 - Santo Atanásio 03 - São Filipe e São Tiago 04 - São Floriano 05 - Santo Ângelo Amados irmãos e irmãs. Neste domingo do Bom Pastor somos 06 - São Domingos Sávio convidados a olhar para o Cristo Bom 07 - Santa Flávia Domitila Pastor. Jesus Cristo Senhor da vida e da história é o Bom Pastor de nossas histórias. Somos suas ovelhas, somos seu rebanho. Mas Ele confiou este rebanho, estas ovelhas, a alguns pastores, homens como nós, que guardam um tesouro incrível em seus corações. O Bom Pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Os pastores participam como ovelhas porque o são do Bom Pastor e também auxiliam o Bom Pastor a ajudar as ovelhas irem pelo lugar correto, não se perderem no mau caminho. Então, neste domingo do Bom Pastor, agradeçamos a Deus por ele ser o Bom Pastor de nossas vidas. Mas também agradeçamos a Deus pelos pastores que ele constituiu, que ele chamou, como pontes de ligação entre nós ovelhas e o reino dos Céus. Obrigado Senhor por todos os pastores que, sendo homens como nós, dão a sua vida e se esforçam para fazer cada vez mais a vontade do Bom Pastor que é Jesus Cristo Senhor. Obrigado Jesus por ser nosso Bom Pastor.

ANUNCIE AQUI E PROMOVA ESTE BOLETIM Este espaço custará somente R$ 150,00 por semana, ou R$ 550,00 mensais. Tem tiragem inicial de 2000 exemplares e também terá versão eletrônica no site. A Voz da Glória - 30/04/2017 - Página 2

São José Operário A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, viva os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré. O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé esquecer-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” São José é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24). São José Operário, rogai por nós!

SALVE RAINHA EM LATIM Algumas pessoas expressaram uma certa tristeza por não conhecer a oração, rezada em latim, em algumas missas, principalmente nas do Padre Geovane. Buscando trazer o conhecimento, transcrevo o Salve Rainha em latim. Salve Regina, Mater misericordiae, vita, dulcedo, et spes nostra salve. Ad te clamamus, exsules filii Hevae; Ad te suspiramus, gementes et flentes in hac lacrimarum valle. Eia ergo, advocata nostra illos tuos misericordes oculos ad nos converte. Et Jesum, benedictum fructum ventris tui, nobis post hoc exilium ostende. O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria. Ora pro nobis, sancta Dei Genitrix. Ut digni efficiamur promissionibus Christi. Amen.

RAINHA DOS CÉUS

Normalmente, os marianos rezam às 06, 12 e 18 h o Angelus. É uma bonita devoção, que alimenta o nosso espírito com a sua solicitude. Mas, no período Pascal ela é substituída por outra, própria do período, a Rainha dos Céus, ou Regina Coeli. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia. Ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia. Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do Vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

ESCRAVOS DE MARIA? O QUE SIGNIFICA ISSO? Na busca da perfeição em Deus, nós elevamos a nossa dependência em Jesus Cristo e, também em Nossa Senhora, nos esvaziando para dar lugar à vontade de Deus. Na realidade, todos somos servos de Maria santíssima, por natureza. Ao nos tornarmos cristãos, pelo batismo, tornamo-nos filhos de nossa Senhora, e este é um dos degraus, o primeiro, da santidade. O segundo degrau, ou estágio, é oferecer-se voluntariamente à ela, com todo nosso amor e de forma radical. São Luís Maria nos ensina que há três espécies de escravidão, ou pelo menos, três títulos que expressam esta dependência do gênero humano para com Deus: 1) A escravidão por natureza. Todas as criaturas são escravas de Deus neste sentido; 2) A escravidão por constrangimento, ou coação, em que alguém é reduzido à servidão, seja por violência, seja por uma lei justa ou injusta. Tal é a escravidão dos demônios e dos réprobos;

3) A escravidão por amor, ou por livre vontade. Nesta, escolhemos Deus e o seu serviço acima de todas as coisas, mesmo que a natureza não nos obrigue a isso. Em resumo, e como aplicação destas três espécies de escravidão: todas as criaturas são escravas de Deus pelo primeiro modo; os demônios e réprobos, pela segunda; os justos e santos, pela terceira. Na história do evangelho também se ouve sobre ser escravo. Em Maria ouvimos, na anunciação: ‘Eis a escrava do Senhor’; em Paulo, servus Dei. Paulo também indaga: ‘Eras escravo, quando Deus te chamou?’ Desta forma, busca-se na escravidão, seguir a toda vontade de Deus e assemelhar-se a Nossa Senhora, sendo ‘coisa e propriedade’ dela, para alcançar, assim, o céu: na humildade, no amor, no serviço. Escravos de Maria significa, escravos do Amor a Deus. Existe um grupo que prepara para a escravidão. Para mais informações, mande um email para nós. A Voz da Glória - 30/04/2017 - Página 3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.