Jornal dos Criadores 81

Page 1

ÓRGÃO INFORMATIVO 2017 INFORMATIVO DA DA ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA BRASILEIRADE DECRIADORES CRIADORES• ANO ANOXX XX• N NOO 81 80 • 2017

Prêmio ABC 2017: Grandes nomes do agronegócio nacional serão homenageados em seis categorias No dia 4 de dezembro, a ABC (Associação Brasileira de Criadores) receberá alguns dos mais importantes nomes do agronegócio nacional para comemorar seus 91 anos. Durante o evento, que será realizado no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo (SP), será entregue o Prêmio ABC 2017, com seis cate-

gorias. Todos serão recepcionados pelo presidente da ABC, Luiz Alberto Moreira Ferreira, que destacará os 91 anos de relevantes serviços prestados pela Entidade ao desenvolvimento da pecuária nacional. Desde 1926, a ABC agrega e representa empresários e profissionais dedicados à produção animal.

PRÊMIO ABC 2016 É ENTREGUE NA CERIMÔNIA DE ANIVERSÁRIO DOS 90 ANOS DA ASSOCIAÇÃO Homenageados participaram do momento histórico, ficaram lisonjeados com a premiação em data tão especial e enalteceram a trajetória de sucesso da ABC. Luiz Alberto Moreira Ferreira (no centro) com os homenageados Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Luiz Gustavo Nussio, Marcos Sawaya Jank, Makoto Edison Sekita, Carlos Viacava e Arnaldo Calil Luiz Antônio Xavier Porto representando o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho.

Pereira Jardim Personalidade do Ano

Carlos Viacava

Carlos Eduardo Varella Pasetti de Souza Pecuária de leite

Evaristo Eduardo de Miranda Ensino/pesquisa

João Martins Luiz Gustavo Luiz Carlos C. Makoto Sekita Marcos Jank da Silva Júnior Nussio Carlos Viacava Carvalho Donário Lopes de Almeida Associativismo

Pecuária de Corte

Mídia


91 ANOS DA ABC A posse será dia 12 de dezembro. Foi a primeira vez na história que tal fato aconteceu! Justa, merecida e ótima para o agronegócio do Brasil. Cabe ressaltar que a criação do Conselho do Agro, no final de 2015, composto por 15 entidades de produtores do Brasil, incluindo a ABC, já tem várias ações em prol já realizadas nesse ano. Pelo segundo ano consecutivo, Carlos Viacava tornou-se vencedor do prêmio, graças à qualidade genética de seu plantel de Nelore Mocho. Sucesso em vendas em seus leiloes, merece a homenagem que a ABC lhe presta. Viacava, entusiasta defensor da ILPF, vê hoje o fruto dessa liderança no sistema e na comprovação do sucesso que isto está acontecendo.

Mais um ano! 91 anos da ABC e a 15ª Festa dos Melhores do Ano. A ABC vive bons momentos, graças aos nossos associados e conselheiros, mas agora vamos homenagear aqueles que aqui estão. Para comemorar, temos seis personalidades com o maior gabarito em nossa área de pecuária. Alguns representantes em vários setores, com quem convivemos no agronegócio. Portanto, vamos à luta! Fé e força para o próximo ano eleitoral e muito vigor na defesa do agro.

Também escolhido pela ABC, Carlos Eduardo Varella Pasetti de Souza é filho de Carlos Alberto e neto de Lair Antônio de Souza, o maior produtor de leite do Brasil. O grande Lair, criador e fundador da Fazenda Colorado e Laticínios Xandô, é um exemplo para a agropecuária de leite. Carlos Eduardo é atualmente diretor do grupo, que produz 77 mil litros de leite por dia. Engenheiro Agrônomo, com mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França), Evaristo Eduardo de Miranda é pesquisador da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desde 1980, já vitorioso nas atividades desenvolvidas sob sua gestão. Basta ver o sucesso de suas palestras que vem sendo realizadas, sempre em defesa do patrimônio brasileiro.

Os homenageados

O gaúcho e Engenheiro Agrônomo Donário Lopes de Almeida faz e é merecedor, pela segunda vez, do prêmio de mídia instituído pela ABC, que já homenageou os principais jornalistas da imprensa escrita e falada do Brasil. No comando do Canal Rural por dez anos, hoje tornou-se Conselheiro para assuntos estratégicos. O agronegócio e a ABC só têm a agradecer sua colaboração.

Grande parceiro da ABC nas atividades do agronegócio em São Paulo, Arnaldo Jardim foi merecidamente indicado como Personalidade do Ano de 2017. Foi eleito quatro vezes Deputado Estadual e três vezes Deputado Federal. Licenciado da Câmara, está, atualmente, no cargo de Secretário da Agricultura e Abastecimento, provavelmente um dos melhores secretários da história de São Paulo.

Mais uma vez, a honrada galeria de homenageados foi dignificada com estes ilustres companheiros. Aos 91 anos de trabalhos dedicados fortemente ao desenvolvimento do agronegócio nacional, e em uma nova era de atuação, a ABC dedica essa edição aos homenageados que transformam e contribuem para o crescimento da nossa economia.

Outra justa homenagem vai para João Martins da Silva Junior. Foi reeleito presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) por unanimidade, com os votos de todas as Federações de Agricultura do Brasil.

Presidente do Conselho de Administração da ABC

Obrigado a todos!

Luiz Alberto Moreira Ferreira

Coordenação Editorial: News Prime contato@newsprime.com.br Jornalista Responsável: Thell de Castro - Mtb 41.364/SP Redação: Daniel Smith - Mtb 43.461/SP Arte/diagramação: AC Prado - acprado.art@gmail.com


P r ê m i o ABC 2017 | P E R S O N A L I D A D E D O A N O

“São Paulo tem muito a avançar na agricultura de precisão”, destaca Arnaldo Jardim Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP (Poli/USP), Arnaldo Calil Pereira Jardim é Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Eleito quatro vezes deputado estadual e três vezes deputado federal, será o homenageado na categoria Personalidade do Ano do Prêmio ABC 2017. Após os últimos anos turbulentos, pode-se dizer que o pior já passou? Quais suas expectativas para o ano de 2018? O Brasil ainda se recupera dos efeitos da recessão econômica, mas a agricultura deverá continuar forte e pujante, contribuindo para abastecer a população com alimentos e produtos de qualidade. A Secretaria tem atuado com foco em quatro diretrizes: promover uma agricultura harmônica com o meio ambiente; apoiar o produtor, especialmente o pequeno e o agricultor familiar, com ações que agregam valor à produção, gerando renda, empregos e qualidade de vida; aproximar o conhecimento gerado pela pesquisa e o setor produtivo e zelar pela saudabilidade dos alimentos, garantindo qualidade dos produtos que chegam à mesa do brasileiro. Em 2017, foi lançado o Programa Agro+ no Estado de São Paulo. Como funciona e qual a sua importância para os produtores e para o agronegócio do País? O Agro+ foi lançado em 20 de fevereiro de 2017 e será importante para modernizar a legislação e normatização de processos referentes ao sistema produtivo em âmbito nacional. Já o Agrofácil SP busca facilitar a vida do produtor rural e aumentar a produção e a produtividade, gerando mais renda no campo e valor aos produtos agropecuários. O setor agro é a base do desenvolvimento do Brasil? É o que mantém um ‘equilíbrio’ nas contas mesmo diante de um cenário de crise? Neste período de crise econômica, o setor tem sido responsável por evitar um déficit ainda maior na Balança Comercial, além de exercer importante papel social, sendo um dos setores que mais tem gerado oportunidade de emprego. No primeiro semestre de 2017, o agronegócio paulista apresentou saldo na balança comercial de US$ 6,96 bilhões, 5,6% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano de 2016. Sendo assim, pode-se concluir que o comércio exterior paulista seria bem mais deficitário não fosse o desempenho do agronegócio estadual. Quais são os principais incentivos existentes no setor agrícola atualmente e quais são as novidades aguarda-

das para os próximos anos? Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) têm possibilitado o estabelecimento de parcerias para desenvolver melhores soluções contra pragas. A Rede NIT-APTA já solicitou 11 pedidos de patentes junto ao INPI, registrou quatro softwares de computador e 25 cultivares de plantas, assinou cinco parcerias com empresas privadas e apoiou a elaboração de três projetos na modalidade Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-Fapesp). A Secretaria apoia o produtor com o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, Programas Pró-Trator e Pró-Implemento e linhas de crédito para diversas atividades agropecuárias, subvenção do prêmio de seguro rural e de taxas de juros, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). Quais as expectativas que os criadores devem ter para 2018? Os indicadores de 2018 são positivos no que se refere à reposição, aos insumos relacionados à nutrição animal e ao crescimento das exportações de carne. No Estado de São Paulo, os produtores deverão entregar animais mais pesados e rentáveis aos frigoríficos, já que possuem as melhores genéticas e programas para superar esses desafios. Qual a importância da ABC para a pecuária brasileira? E qual a importância dessa homenagem? A Associação Brasileira de Criadores teve e tem papel fundamental no desenvolvimento da pecuária no País. Com 91 anos de atividades, ela é uma das principais responsáveis pelo sucesso que é hoje a pecuária. A associação atua com pujança e representa profissionais e empresários relacionados à produção animal. Por isso, sinto-me imensamente honrado por receber a homenagem desta reconhecida e fundamental instituição brasileira.

3


P r ê m i o ABC 2017 | A S S O C I AT I V I S M O

“O setor deve atuar de forma cada vez mais organizada”, diz João Martins, presidente da CNA Formado em Administração de Empresas, João Martins da Silva Júnior é presidente reeleito da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) para o quadriênio 2017-2021, com o voto das 27 federações que compõem o sistema no País. No comando da Entidade desde 2015, possui uma trajetória profissional ligada à atividade pecuária há mais de 50 anos. O empresário também é presidente e acionista da Agropecuária João Martins S/A; presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-BA) e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, como representante da CNA. Martins será homenageado com o Prêmio ABC 2017 na categoria Associativismo. O senhor foi reeleito presidente da CNA, com apoio de todas as Federações de Agricultura e Pecuária, e agora vai ficar mais quatro anos à frente da Entidade. Quais são as principais metas e desafios para os próximos anos? O setor agropecuário deve atuar de forma cada vez mais organizada, principalmente no debate e na formulação das políticas públicas, em que há um descompasso muito grande. Teremos, como principais bandeiras, nesta nova fase, a adoção pelo governo de um Plano de Safra Plurianual, que permita ao produtor trabalhar com planejamento e maior previsibilidade; além da ampliação do seguro rural, com o objetivo de atrair os bancos privados para o financiamento rural.

4

organizar toda a cadeia produtiva do leite, que precisa ser eficiente e competitiva para enfrentar o mercado internacional, no qual os produtos são subsidiados pelos governos. Algum setor demanda atenção especial neste momento? O setor leiteiro. Trata-se de uma atividade que, por sua complexidade e amplitude, vai exigir uma atenção especial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos próximos anos. Podemos e devemos contribuir para que a pecuária de leite seja, cada vez mais, eficiente e rentável, de forma a remunerar melhor os produtores e toda a cadeia produtiva. Qual é a importância do crédito rural para o produtor? Alguma novidade para a próxima safra? Hoje, infelizmente, o crédito rural oficial contempla apenas 30% das necessidades dos produtores. Precisamos criar fontes alternativas de financiamento, para que possamos aumentar, a cada ano, a produção de alimentos. É possível atingir esse objetivo sem aumentar a área ocupada pela atividade agropecuária. Basta investir na recuperação das pastagens degradadas, por meio de manejo adequado e novas tecnologias. O senhor tem uma história dedicada à atividade pecuária. Como enumera suas conquistas e quais são os próximos objetivos?

Quais setores da agropecuária nacional terão, por sua iniciativa, maior destaque em 2018?

Comecei com pecuária de leite, mas, em função de deficiências do mercado na Bahia, acabei optando pela pecuária de corte e seletiva da raça Nelore, atividade que procuro desenvolver de forma eficiente e sustentável.

Uma de nossas bandeiras é fazer com que a atividade leiteira cresça, desenvolva-se e transforme o Brasil em um grande exportador de produtos lácteos. Para isso, será necessário

Qual é a importância da Associação Brasileira de Criadores para a pecuária brasileira? E como o senhor recebe essa homenagem? A ABC tem dado enorme contribuição para o crescimento da pecuária brasileira. E, ao completar 91 anos, a entidade reúne uma bagagem histórica que serve de referência para o futuro, ou seja, para qualquer projeção que se vá fazer da atividade. Fico honrado de receber essa homenagem que, para mim, é muito gratificante!


P r ê m i o ABC 2017 | P E C UÁ R I A D E CO R T E

“Apesar de tudo, atravessamos o ano incólumes”, diz Carlos Viacava Pela quarta vez, Carlos Viacava vai receber o Prêmio ABC na categoria Pecuária de Corte. Economista formado pela FEA/ USP, foi diretor da CACEX, do Ministério da Fazenda, e presidente da Nelore, entre outros importantes cargos. Há mais de 30 anos, é titular da marca CV, que faz seleção de touros Nelore Mocho.

mos atravessando o ano incólumes.

Como você avalia o ano de 2017?

Qual a importância da ABC para a pecuária brasileira? E qual a importância dessa homenagem que receberá?

Ciclo de baixa, mercado frouxo, agravado por uma política cambial nefasta para a agropecuária e para a indústria brasileira, atingida ainda por mais dois temporais: Operação Carne Fraca e a fratura da JBS. Não era para ninguém se salvar, mas apesar de tudo, acaba-

Quais são os principais resultados na ILPF e as próximas metas? Sou apenas mais um dos que enxergam na ILPF uma nova era para a nossa agricultura, com muito mais produtividade e progressos sociais e econômicos.

de muita honra, alegria e satisfação. Também registro aqui meu agradecimento ao amigo Luiz Alberto Moreira Ferreira e parabenizo pelo trabalho realizado à frente da ABC.

Nosso respeito à essa Associação que completa 91 anos de bons serviços prestados à pecuária brasileira. Para mim, receber essa honraria de uma associação quase centenária é motivo

P r ê m i o ABC 2017 | P E C UÁ R I A D E L E I T E

“Nosso desempenho é motivo de grande orgulho”, ressalta Carlos Eduardo Pasetti de Souza Localizada em Araras (SP), a Fazenda Colorado é a maior produtora de leite A do Brasil. Já o Laticínios Xandô está presente em mais de 200 cidades e 5.000 pontos de venda. O Grupo hoje é dirigido por Carlos Eduardo Varella Pasetti de Souza, que receberá o Prêmio ABC 2017 na categoria Pecuária de Leite. A Xandô é reconhecida pelo pioneirismo. A que você atribui esses fatores de inovação? Meu avô, Lair Antonio de Souza, sempre foi à frente de seu tempo e deixou sua marca no agronegócio. Quando decidiu transformar a Fazenda Colorado na maior produtora de leite tipo A do Brasil e fundar a Laticínios Xandô para comercializar esse nobre leite, sabia dos desafios que teria em

tornar esse negócio rentável. Nosso desempenho é motivo de grande orgulho e certeza de que estamos no caminho certo. Qual a importância da ABC para a pecuária brasileira? E qual a importância dessa homenagem? A ABC é, inegavelmente, a legítima representante do pecuarista brasileiro. Sua história, de lutas e ações em prol da pecuária nacional, faz da ABC uma associação ímpar, a ser admirada e referenciada por todos. É uma honra receber o mesmo tipo de homenagem que a ABC conferiu para meu avô, Lair, e para meu pai, Carlos Alberto Pasetti de Souza. Nada poderia me deixar tão orgulhoso, tão envaidecido. Muito obrigado aos diretores e conselheiros da ABC.

5


P r ê m i o ABC 2017 | E N S I N O / P E S Q U I S A

Evaristo de Miranda destaca recentes avanços da Embrapa e do agronegócio brasileiro Evaristo Eduardo de Miranda é o homenageado do Prêmio ABC 2017 na categoria Ensino/Pesquisa. Formado em Agronomia pelo Institut Superieur d’ Agriculture Rhone Alpes Isara (França), é Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP), além de prestar assessoria para FAO, UNESCO, Banco Mundial, OEA, FAPESP, entre outras.

substâncias e matérias específicas e de alto interesse. Na parte de geotecnologias, as aplicações dos diversos sistemas de satélite e de geoprocessamento serviram de base para o desenvolvimento da agricultura de precisão, para uma agrometeorologia avançada, para o uso mais racional de solos, água e fertilizantes, entre outros.

Quais as maiores conquistas da Embrapa nos últimos anos?

Qual a importância da ABC para a pecuária brasileira? E qual a importância dessa homenagem?

Na genética, a transgenia, a intragenia, as aplicações da tecnologia CRISP, entre outras, abriram um novo panorama para a obtenção de espécies adaptadas às mais diversas adversidades ambientais e capazes de produzirem

Com 91 anos de vida, a ABC é reconhecida no País e no exterior pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da pecuária nacional. Para mim é um grande orgulho ser o homenageado. Orgulho com-

partilhado por minha equipe e pela Embrapa. O reconhecimento nos torna conhecidos e, por isso mesmo, mais comprometidos ainda com a causa da agricultura e da ciência nacionais.

P r ê m i o ABC 2017 | M Í D I A

“Estamos vivendo uma revolução digital no campo”, explica Donário Almeida gunda vez com o Prêmio ABC 2017, na categoria Mídia. Qual o balanço que faz de sua gestão no Canal Rural?

Donário Lopes de Almeida é conselheiro para assuntos estratégicos do Canal Rural, onde atuou por 10 anos como presidente. Formado em agronomia, com MBA em marketing e agribusiness, será homenageado pela se-

6

Depois de dez anos atuando na indústria da comunicação, certamente podemos falar em muitos desafios e conquistas. Acredito que a nossa grande conquista foi a expansão dos formatos e meios de entregar conteúdo. O mundo que vivemos hoje é multiplataforma, com acesso à informação pela TV, internet, redes sociais, eventos. Quais serão seus próximos desafios na carreira a partir de agora? Ao encerrar este novo ciclo, tenho a visão de que ainda estamos longe de

alcançar todo o nosso potencial de produção, produtividade e fonte de alimentos de uma forma sustentável. Espero encontrar em breve uma nova causa para um novo ciclo de desafios e conquistas. Qual a importância da ABC para a pecuária brasileira? E qual a importância dessa homenagem que receberá? A ABC é uma instituição que merece todo nosso respeito e admiração. Contar com entidades com experiência de tantas lutas e conquistas é fundamental. Para mim é uma grande honra ser agraciado novamente com esta homenagem. Dedico a todos profissionais e amigos que ajudam a disseminar notícias, informações e conhecimento.


Homenageados agradecem

e destacam o trabalho da ABC ARNALDO JARDIM A Associação Brasileira de Criadores teve e tem papel fundamental no desenvolvimento da pecuária no País. Com 91 anos de criação, ela é uma das principais responsáveis pelo sucesso que é hoje a pecuária. A associação atua com pujança e representa profissionais e empresários relacionados à produção animal. Por isso, sinto-me imensamente honrado por receber a homenagem desta reconhecida e fundamental instituição brasileira.

CARLOS VIACAVA Nosso respeito à essa Associação que completa 91 anos de bons serviços prestados à pecuária brasileira. Para mim, receber essa honraria de uma associação quase centenária é motivo de muita honra, alegria e satisfação. Também registro aqui meu agradecimento ao amigo Luiz Alberto Moreira Ferreira e parabenizo pelo trabalho realizado à frente da ABC.

JOÃO MARTINS A ABC tem dado enorme contribuição para o crescimento da pecuária brasileira. E, ao completar 91 anos, a entidade reúne uma bagagem histórica que serve de referência para o futuro, ou seja, para qualquer projeção que se vá fazer da atividade. Fico honrado de receber essa homenagem que, para mim, é muito gratificante!

CARLOS EDUARDO A ABC é, inegavelmente, a legítima representante do pecuarista brasileiro. Sua história, de lutas e ações em prol da pecuária nacional, faz da ABC uma associação ímpar, a ser admirada e referenciada por todos. É uma honra receber o mesmo tipo de homenagem que a ABC conferiu para meu avô, Lair, e para meu pai, Carlos Alberto Pasetti de Souza. Nada poderia me deixar tão orgulhoso, tão envaidecido. Muito obrigado aos diretores e conselheiros da ABC.

DONÁRIO ALMEIDA A ABC é uma instituição que merece todo nosso respeito e admiração. Contar com entidades com experiência de tantas lutas e conquistas é fundamental. Para mim é uma grande honra ser agraciado novamente com esta homenagem. Dedico a todos profissionais e amigos que ajudam a disseminar notícias, informações e conhecimento.

EVARISTO DE MIRANDA Com 91 anos de vida, a ABC é reconhecida no País e no exterior pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da pecuária nacional. Para mim é um grande orgulho ser o homenageado. Orgulho compartilhado por minha equipe e pela Embrapa. O reconhecimento nos torna conhecidos e, por isso mesmo, mais comprometidos ainda com a causa da agricultura e da ciência nacionais.


Acervo digital conta a história da pecuária no Brasil Recentemente foi criado o Centro de Referência da Pecuária Brasileira Zebu (CRPBZ), um acervo virtual que apresenta toda a história da pecuária no Brasil. A ABC contribuiu para a construção deste patrimônio disponibilizando as edições digitalizadas da Revista dos Criadores desde a sua primeira publicação, em julho de 1930.

Considerado o mais completo sobre o tema, o acervo reúne milhares de documentos como projetos, vídeos, fotografias, periódicos, cartas, registros, livros, atas, deliberações, legislações, etc., onde é possível encontrar inúmeras referências sobre a pecuária brasileira e seus desdobramentos na memória e na história.

Para conhecer as edições da Revista dos Criadores, bem como todo o conteúdo do acervo, acesse o nosso site

Formando da Esalq se destaca em Zootecnia e é premiado pela ABC O gramado central do Campus USP da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), em Piracicaba, foi palco da Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2016, que aconteceu no dia 19 de janeiro último e reuniu 250 estudantes além de professores, familiares e personalidades do agronegócio. Vale ressaltar que a Esalq atingiu, neste evento, a histórica marca de 15 mil estudantes graduados desde a sua criação, em 1901. Henrique Cabrino Marcondes Pereira, da 113ª turma de Engenheiros Agrônomos, foi agraciado pela Associação Brasileira de Criadores com um cheque no valor de sete salários mínimos e um diploma por ter sido o melhor aluno da cadeira de Zootecnia. No ano passado, a contemplada foi a formanda Diandra Lezièr.

Roberto Rodrigues, conselheiro da ABC, entregou a premiação ao engenheiro agrônomo Henrique Cabrino Marcondes Pereira.

Roberto Rodrigues, sócio da ABC, fez a entrega da homenagem e participou ativamente do evento, integrando a mesa diretora. Na abertura, foi realizado um sarau com a Orquestra Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio Abreu de Moraes. O paraninfo foi o ex-ministro Alysson Paulinelli, engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Consultivo do Fórum do Futuro.

Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura, prof. Antônio Roque Dechen, prof. Luiz Gustavo Nussio e Roberto Rodrigues, conselheiro da ABC e ex-ministro da Agricultura.

Contato ABC

Diploma de desempenho acadêmico conferido pela ABC ao jovem Henrique Cabrino Marcondes Pereira.

Livro histórico

Av. José Cesar de Oliveira 181 11o andar - Pq. Villa-Lobos São Paulo - SP CEP: 05317-000

E-mail: abc@abccriadores.org.br

8

Visite nosso novo portal: www.abccriadores.org.br Tel: (11) 3832-9369

ABC desde 1926


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.