Jornal dos Criadores - nº 80

Page 1

ÓRGÃO INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES ANO XX NO 80 2017

PRÊMIO ABC 2016 É ENTREGUE NA CERIMÔNIA DE ANIVERSÁRIO DOS 90 ANOS DA ASSOCIAÇÃO Homenageados participaram do momento histórico, ficaram lisonjeados com a premiação em data tão especial e enalteceram a trajetória de sucesso da ABC. Luiz Alberto Moreira Ferreira (no centro) com os homenageados Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Luiz Gustavo Nussio, Marcos Sawaya Jank, Makoto Edison Sekita, Carlos Viacava e Luiz Antônio Xavier Porto representando o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho.

Carlos Viacava

Makoto Sekita

Luiz Gustavo Nussio

Luiz Carlos C. Carvalho

Marcos Jank


A festa comemorativa, em dezembro, foi um marco, digno dos 90 anos de história de uma das mais antigas e defensoras entidades do agronegócio brasileiro. O livro histórico “ABC desde 1926”, teve ótima repercussão entre todas as entidades do agronegócio brasileiro, do caminho executado pela ABC, passo a passo, em uma trajetória de 90 anos, criada por ilustres paulistas e brasileiros que representaram e representam com dignidade o agronegócio brasileiro.

Caros associados e amigos. Sem dúvida, o ano passado foi quase mágico para a ABC: 2016 será marcante no calendário histórico de 90 anos de fundação da nossa associação. Temos um novo Portal, para acompanhar as transformações que nossa sociedade está vivenciando. Também denominado “Portal do Conhecimento”, abrange páginas que contam a história da ABC, atividades completas da entidade e destaca o SIC – Serviço de Informação da Carne e o SIL – Serviço de Informação do Leite. O Portal tem espaço especial para a divulgação de teses, pesquisas, monografias e está à disposição de cientistas, educadores e estudantes, entre outros. Importante citar o nosso convênio com a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba, onde está em fase final de digitalização a nossa “Revista dos Criadores”, uma coleção de 820 exemplares (de 1930 até 1990) que, em breve, estará à disposição de todos. Já temos também, um serviço de clipagem semanal ao alcance de nossos associados, que reúne as principais notícias sobre o agronegócio divulgadas na mídia e que foi muito bem recebido por todos.

Culminando o ano de 2016, fato significativo e importante ser citado: desde o final de dezembro, graças ao trabalho de nossa diretoria e conselho, a ABC passou a integrar o “Conselho do Agro”, criado pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, por iniciativa e visão do presidente João Martins da Silva Junior. Ficamos com a certeza que a colaboração será de grande valor para o sucesso da agropecuária do Brasil. Além do “Conselho do Agro”, iremos participar da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite e de Corte, a qual a ABC fará parte dando sua colaboração para o desenvolvimento da pecuária de leite e produtos lácteos. Finalizando, precisamos citar o apoio do Conselho da ABC e de seus associados para que todo o exposto se realizasse e continuar contando com esse apoio para que os projetos futuros possam acontecer. Com a ajuda de todos nesta caminhada, levaremos a ABC aos 100 anos. Encerro essa mensagem com um apelo aos jovens, que são de fundamental importância para a nossa associação e a garantia de que teremos os sucessores que levarão ao futuro que todos os brasileiros esperam. Filiem-se! Obrigado a todos.

Luiz Alberto Moreira Ferreira

Presidente do Conselho de Administração da ABC

(Mtb 12.154)

aquino@gmail.com Rita de Aquino Freitas

AC Prado Design acprado.art@gmail.com


Aniversário de 90 anos da ABC A associação dos criadores de todas as raças bovinas completou nove décadas de excelência. Uma trajetória de sucesso, de grandes batalhas, de amadurecimento político e desenvolvimento tecnológico. Um marco histórico de quem fez a história. E está determinada a continuar fazendo. Com uma festa em alto estilo e a entrega do Prêmio ABC 2016, a Associação Brasileira de Criadores registrou um marco no associativismo nacional: o seu aniversário de 90 anos. A história da entidade, fundada em dezembro de 1926, está fortemente ligada à evolução do agronegócio nacional e, mais precisamente, à transformação da pecuária em um dos expoentes da nossa economia, tanto rentável como sustentavelmente. A ABC é reconhecida pelo setor do agronegócio pelos importantes serviços dedicados ao desenvolvimento da pecuária. Desde 1926 agrega e representa empresários

e profissionais dedicados à produção animal, defendendo seus interesses e incentivando o avanço técnico da pecuária. Gigante como a associação de todas as raças bovinas, a ABC reuniu na noite festiva do dia 5 de dezembro, no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo, personalidades do cenário político, produtivo e acadêmico que atuam no fortalecimento da agropecuária nacional, todas recepcionadas por Luiz Alberto Moreira Ferreira, presidente do Conselho de Administração da entidade aniversariante. Da cerimônia solene que marcou a entrega do Prêmio ABC 2016 a seis distintos homenageados, participaram Arnaldo Jardim, secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi, presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (Ibisa), Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Jacyr da Silva Costa Filho, presidente do Cosag, Roberto Hugo Jank, fundador da Agrindus, e Antonio Roque Dechen, professor da Esalq e presidente da Agrissus, entre outros importantes convidados.

Arnaldo Jardim e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

Composição da mesa: Luiz Antônio Xavier Porto, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Arnaldo Jardim, Luiz Alberto Moreira Ferreira, Mônika Bergamaschi e Antônio Mello Alvarenga.

Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Arnaldo Jardim, Luiz Alberto Moreira Ferreira e Mônika Bergamaschi.

3


Pecuária de Corte

Carlos Viacava O primeiro homenageado, na categoria Personalidade em Pecuária de Corte, foi Carlos Viacava. Acompanhado pela esposa Gina e filhos Fernanda e Ricardo, recebeu das mãos de José Roberto

Ferreira Martins, vice-presidente do Conselho de Administração da ABC, a placa comemorativa ao Prêmio ABC 2016, e do secretário da Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim o estojo de faca e garfo para churrasco. “Receber o Prêmio ABC pela primeira vez é importante. E recebê-lo pela segunda vez, como

Arnaldo Jardim, Carlos Viacava e José Roberto Ferreira Martins.

Pecuária de Leite Jacyr da Silva Costa Filho, presidente do Cosag, e Ney Soares Piegas, conselheiro da ABC, foram os responsáveis pela entrega da placa e do estojo à Makoto Edison Sekita, Prêmio ABC 2016 na categoria Personalidade de Pecuária de Leite. Diretor do Conselho de Administração da Sekita Agronegócios, Makoto mostrou-se muito satisfeito com a homenagem e a dedicou a todos os seus colaboradores que atuam com garra na pecuária de leite e são responsáveis diretos pelo sucesso alcançado em apenas 8 anos de atividade. “Sem eles não estaria aqui”, disse. A Sekita Agronegócios começou em 2008 suas atividades com gado de leite, uma forma de produzir matéria orgânica para o cultivo de hortaliças e reduzir a compra de fertilizantes.

4

ocorre hoje, durante as comemorações dos 90 anos da associação, é ainda mais importante. Emociona demais. Recebo a homenagem com grande alegria e quero repartir esse prêmio com Gina, que há 50 anos está ao meu lado”, afirmou Viacava. Em seu discurso de agradecimento, Viacava disse que a ABC sempre foi um marco do agronegócio. “Seu atual presidente, Luiz Alberto Moreira Ferreira, compartilhou comigo a luta pela carne brasileira e foi um dos presidentes do Serviço de Informação da Carne (SIC), criado para incentivar a pecuária brasileira, que hoje inicia um movimento de sustentabilidade com o programa de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF). O SIC, que estava sob coordenação da ABIEC, retorna agora para a ABC, que terá grande evolução sob as mãos firmes do presidente Luiz Alberto”, disse. Carlos Viacava e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

Makoto Edison Sekita Em busca das melhores tecnologias, Makoto visitou importantes fazendas com expressiva atuação em leite. “Agradeço aos produtores que nos receberam e abriram suas portas para que conhecêssemos suas tecnologias e operações, como Olavo Barbosa, Lair Antonio de Souza e Roberto Jank”, disse em seu discurso de agradecimento. Adotando o sistema de inte-

Makoto Sekita e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

gração lavoura-pecuária, que segundo ele contribui para a otimização das terras, Makoto afirmou que continuará crescendo a cada ano e investindo na formação de pessoas. Ney Soares Piegas, Makoto Sekita e Jacyr da Silva Costa Filho.


Ensino e Pesquisa

Luiz Gustavo Nussio

O diretor da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, Luiz Gustavo Nussio, foi premiado na categoria Personalidade Ensino e Pesquisa 2016 e recebeu das mãos do presidente da ABC, Luiz Alberto Moreira Ferreira, e da presidente do Ibisa Mônika Bergamaschi a placa e o estojo, respectivamente. Para Nussio, a premiação reconhece não só sua trajetória profissional – são 30 anos de atividade no departamento de Zootecnia da Esalq - como a “importância da nossa instituição; o prêmio contempla e prestigia a nossa casa”, afirmou. “Essa homenagem reconhece a contribuição histórica de nossa escola e avalia, positivamente, nossas ações em manter o foco na inovação, na determinação e na excelência. Vale dizer ainda que os 115 anos de história da Esalq e os 90 anos da ABC se misturam, num casamento de grande êxito”, disse. Ainda segundo Nussio, a ABC é uma das grandes responsáveis pelo atual estágio da pecuária nacional. “Reconheço o mérito dessa instituição como referência no associativismo rural. A ABC fez com que nossos criadores pudessem usar um elo de referência, de representatividade política, para transformar esta casa num mote de aspiração da pecuária. E o fez com brilhantismo, para que aqui pudéssemos chegar e colocar o nosso país como referência nacional e internacional em pecuária de corte. Definitivamente, a ABC muito ajudou a chegar onde chegamos”. Finalizando, Luiz Gustavo Nussio ressaltou a importância da formação de pessoas. “Tão importante quanto formar um aluno moderno é mantê-lo atualizado 30, 40 anos depois para algo que ainda não sabemos o que será em termos de demanda. Esse é o grande desafio de uma instituição de Ensino e Pesquisa: formar para o futuro incerto”.

Nussio com alunos da Esalq/USP. Mônika Bergamaschi, Luiz Gustavo Nussio e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

Associativismo

Luiz Carlos Corrêa Carvalho O Prêmio ABC 2016 Personalidade do Associativismo foi entregue ao presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, uma das mais conceituadas personalidades do setor. Ele recebeu a placa e o estojo de garfo e faca de churrasco das mãos de Antônio Roque Dechen, presidente da Agrissus e professor da Esalq, e Luiz Francisco Pavan Silveira, sócio da ABC. Segundo ele, o agronegócio tem importante papel para a retomada do País. “Temos à frente grandes desafios. No global, um mundo com perspectivas de maior protecionismo, com campanhas contra produtos como açúcar e carne. O agronegócio vive a retomada da confiança em meio a tudo isso. Um

câmbio que compensa a queda dos preços de alguns produtos em meio à recessão e a queda de consumo. Há expectativas para a reação de alguns produtos, como a carne, e há projeções para melhorias sensíveis a partir do segundo semestre de 2017. A verdade é que o Brasil é o grande protagonista para alimentar o mundo no século XXI. Deveremos liderar toda a inovação no agronegócio no mundo tropical, enquanto líder por resultados e exemplo, pela vocação”, afirmou.

Alegria em receber a homenagem.

Luiz Francisco Pavan Silveira, Luiz Carlos Corrêa Carvalho e Antônio Roque Dechen.


Sócio Emérito

Marcos Sawaya Jank

A ABC elege, anualmente, um representante do agronegócio brasileiro, com destaque no setor, digno de se tornar Sócio Emérito da associação. Em 2016, o eleito foi Marcos Sawaya Jank, renomado especialista em relações globais do agronegócio e vice-presidente de Assuntos Corporativos de Negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico. Wanda Pompeu Geribello, Marcos Jank e Roberto Hugo Jank.

Marcos Jank recebeu o diploma de Sócio Emérito das mãos de seu pai, Roberto Hugo Jank, e o estojo de garfo e faca foi entregue por Wanda Pompeu Geribello, conselheira da ABC. “Estou muito honrado e comovido em receber esta homenagem 12 anos depois da associação ter premiado meu pai como pecuarista de leite. Graças ao esforço dele, a Agrindus produz mais de 60 mil litros por dia, com alta produtividade, tornando-se a segunda maior produtora de leite do Brasil. A homenagem que recebo é uma homenagem à história da minha família no agronegócio”. Para Jank, o agronegócio é o setor mais internacionalizado

da economia brasileira. É o setor que alimenta o nosso país e boa parte do mundo. “A gente exporta para mais de 200 países. A Ásia já representa 50% das exportações do agronegócio e a China, sozinha, já compra 25%. O Brasil tem o maior saldo comercial agrícola do mundo e o agronegócio brasileiro terá um futuro cada vez mais promissor. Não tenho a menor dúvida de que o Brasil tem um papel reservado em ajudar o mundo a resolver o problema de segurança alimentar”, afirmou. Segundo Marcos Jank, a pecuária brasileira é uma pecuária campeã sob todos os aspectos e o aprimoramento contínuo de sustentabilidade agropecuária brasileira é um fato inconteste. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas não há um único país que tenha avançado em produtividade e conservação ambiental na mesma escala que o Brasil nos últimos 25 anos”.

Personalidade do Ano

Aloysio Nunes Ferreira Filho O senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, escolhido como Personalidade do Ano nesta edição do Prêmio ABC 2016, não pode comparecer por conta de agenda política com o presidente Michel Temer, já que é líder do governo no Senado. Representado pelo empresário e sócio da ABC Luiz Antônio Xavier Porto, recebeu a placa e o estojo de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente emérito da Fiesp e conselheiro da ABC, e Antonio Mello Alvarenga, presidente da SNA. Em carta direcionada ao presidente da ABC Luiz Alberto Moreira Ferreira, o senador agradece, se desculpa pela ausência “que não é qualquer desapreço

6

por esta entidade que tanto tem contribuído pelo extraordinário progresso da pecuária brasileira” e finaliza escrevendo “sei que temos um longo caminho a percorrer para dotar o Estado brasileiro do mesmo padrão de eficiência que nossos pecuaristas vêm obtendo em suas propriedades. Meu compromisso, que renovo perante esse ilustre auditório, é contribuir para alcançarmos esse objetivo, de modo a merecer cada vez mais a estima da ABC que, com tanta benevolência, resolveu conferir-me o título de Personalidade do Ano”. Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Luiz Antônio Xavier Porto – representante do Senador – e Antonio Mello Alvarenga.

GERDAN WESLEY

Marcos Jank e Luiz Alberto Moreira Ferreira

Senador Aloysio Nunes Ferreira Filho.


ARNALDO JARDIM

“A ABC promoveu a evolução do setor” C

oube ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim concluir a cerimônia do Prêmio ABC 2016. “Rumo ao seu centenário e com grande contribuição para o desenvolvimento da pecuária nacional, a ABC promoveu uma verdadeira evolução no setor, elevando a produtividade e incorporando novos conceitos tecnológicos e sustentáveis”, disse. “Hoje saudamos a história que orienta a ABC em seus 90 anos de existência e, ao mesmo tempo, a mantém tão jovem sob o ponto de vista de conceitos. Isso ficou extraordinariamente bem representado nas homenagens aqui prestada. Ao homenagear o senador Aloysio Nunes, reiterou dois valores: ética no exercício da política e coerência na prática de vida. Ao homenagear Carlos Viacava, saudou-se os diferentes desafios enfrentados pela nossa pecuária e os que estão por vir, como a pecuária sustentável. Quando Makoto foi homenageado e deu um testemunho de vida, ficou clara a menção de que somos capazes e capazes de superar as dificuldades, inclusive de fazer conviver diferentes formas de produção. Com o Nussio a mensagem foi o desafio do Ensino e da Pesquisa, da capacidade de refletir e questionar sistematicamente. Luiz Carlos, ao falar sobre limites, abriu horizontes. E Marcos Jank, que praticou novos horizontes, falou do Brasil se abrir para o mundo. Portanto, aqui se constituiu hoje nas diferentes homenagens, meu caro presidente Luiz Alberto, o ideário que reafirma a história

da ABC e pauta os desafios para o futuro”, ressaltou. Arnaldo Jardim finalizou com duas reflexões: “primeiro, fica evidente dentro de tudo o que foi dito que nós somos muito maiores do que qualquer crise; segundo, nós somos capazes de, muito rapidamente, superar os problemas. Parabéns pelos 90 anos bem vividos. Tenho certeza que o futuro será ainda melhor para a ABC, a pecuária e nosso país”. Secretário Arnaldo Jardim.

ABC na mídia Jornalistas de emissoras de TV, jornais e revistas especializadas prestigiaram o evento da ABC entrevistando o presidente Luiz Alberto Moreira Ferreira, os homenageados e convidados. Confira aqui alguns momentos registrados pelo Jornal dos Criadores.

7


Uma festa perfeita Após a solenidade de entrega do Prêmio ABC 2016 teve início um delicioso coquetel ao som de música ao vivo. Confira nas fotos alguns momentos alegres, descontraídos e de integração proporcionados pela Associação Brasileira de Criadores na festa de seus 90 anos.

Luiz Mario Salvi, José Fernando Menten, Paulo Fernando Machado, Antony Sewell, Arquimedes Lavorenti, Silvio Moure Cicero, Luiz Alberto Moreira Ferreira, Luiz Gustavo Nussio, Evaristo Neves, Pedro Marques, Durval Dourado Neto e Antonio Roque Dechen. Carlos Eduardo Moreira Ferreira e Maria Aparecida Bouchardet

Arquimedes Lavorenti e Luiz Alberto Moreira Ferreira Maria Olivia Roxo Nobre e Luiz Alberto Moreira Ferreira

Diferentes gerações brindaram os 90 anos da ABC.

8


AntĂ´nio Mello Alvarenga, Luiz Carlos C. Carvalho e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

Antonio Roque Dechen e Jacyr da Silva Costa Filho

Marcos Jank e Luiz Gustavo Nussio

Luiz Alberto Moreira Ferreira, Wanda Pompeu Geribello e Arnaldo Jardim. Leni Nussio e Camila Roberta Alves

Makoto Edison Sekita e Carlos Alberto Passetti de Souza

Uma festa para todas as idades com um convite especial aos jovens: filiem-se!

9


Arquimedes Lavorenti e Pedro Marques Duas gerações da família Viacava brindaram os 90 anos da ABC.

Boa música ao som de Giba Estebez Trio Maria Tereza Moreira Ferreira, Silvio Maria Crespi e Maria Cecilia Kfouri.

Roberto Aluísio Paranhos do Rio Branco, Carlos Viacava e Luiz Alberto Moreira Ferreira.

Presença marcante nos eventos da ABC, as mulheres exibiram sua força e graça.

A festa da ABC aglutinou, integrou, promoveu um descontraído relacionamento entre pessoas com um mesmo objetivo: o desenvolvimento da pecuária nacional.

10

Marcos Sawaya Jank, Luiz Sergio de Paiva Pereira, Paulo Meirelles e Luiz Alberto Moreira Ferreira

Eduardo Dias Roxo Nobre e Maria Olivia Roxo Nobre


FOTOS: TONY OLIVEIRA/TRILUX

Associação Brasileira de Criadores integra o Conselho do Agro

Quinze entidades participam do Conselho do Agro.

Luiz Alberto Moreira Ferreira, presidente da ABC, esteve em Brasília para discutir a modernização das relações trabalhistas no campo e a elaboração do Plano Agrícola 2017/2018 ao lado de outros importantes representantes de entidades ligadas ao agronegócio. A sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, foi palco de reunião do ano do Conselho das Entidades do Setor Agropecuário – Conselho do Agro -, órgão que reúne 15 representantes do segmento, como a CNA, SRB, SNA, ABAG, ABCZ e CNC. Buscando obter das entidades do setor contribuição para apresentar ao governo uma proposta consolidada para a reforma trabalhista e elaborar o Plano Agrícola 2017/2018, a reunião foi realizada no dia 19 de janeiro último e liderada pelo presidente da CNA, João Martins. Segundo ele, as 15 entidades reunidas no conselho têm cada vez mais a consciência de que o caminho é atuar conjuntamente para conseguir resultados que atendam a todo o universo do setor. Em relação à reforma trabalhista, João Martins disse que todas as entidades têm consciência de que não será tirado nenhum direito adquirido do trabalhador. “Queremos modernizar as relações de trabalho. Essas mudanças, propostas pelo presidente Michel Temer e que estão no Congresso, vão trazer vantagens para o produtor, para o empresário e para o trabalhador”, afirmou. “A preocupação com a legislação trabalhista rural é grande. O cenário é muito complexo e há várias contradições legais como a elevada subjetividade das leis”, afirmou Luiz Alberto Moreira Ferreira, presidente da ABC. João Martins, presidente do CNA.

Luiz Alberto Moreira Ferreira, representante da ABC no Conselho do Agro.

ABC participa de Feiras Internacionais O presidente da ABC, Luiz Alberto Moreira Ferreira, visitará no próximo mês de março o SIA – Salão Internacional da Agricultura, o SIMA – Salão Internacional de Máquinas Agrícolas, e o RUNGIS Marché International. Realizado em Paris, entre os dias 20 de fevereiro e 5 de março, no Paris Expo Porte de Versailles, o SIA traz a vida e a produção do campo para o cidadão urbano. O espaço dedicado à pecuária deverá acolher 330 raças, entre touros e vacas, cavalos, cabras e porcos. Ao todo serão mais de 3.850 animais no evento, de acordo com a organização. O SIMA, por sua vez, acontece entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, no Paris Nord Villepinte, nos arredores de Paris. Um dos mais antigos eventos do agronegócio mundial, com mais de 2.550 expositores de 50 países, o SIMA 2017 deve receber 300 mil visitantes de cerca de 100 países. “Finalizando, visitarei pela quarta vez o RUNGIS, um dos três maiores centros mundiais de distribuição de produtos agrícolas, que abrange uma área de 234 hectares. O objetivo desta viagem é manter a ABC e seus associados alinhados aos avanços do agronegócio no mundo, obtendo informações que agregam valor à pecuária brasileira de corte e leite”, explica Luiz Alberto. 11


Formando da Esalq se destaca em Zootecnia e é premiado pela ABC O gramado central do Campus USP da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), em Piracicaba, foi palco da Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2016, que aconteceu no dia 19 de janeiro último e reuniu 250 estudantes além de professores, familiares e personalidades do agronegócio. Vale ressaltar que a Esalq atingiu, neste evento, a histórica marca de 15 mil estudantes graduados desde a sua criação, em 1901. Henrique Cabrino Marcondes Pereira, da 113ª turma de Engenheiros Agrônomos, foi agraciado pela Associação Brasileira de Criadores com um cheque no valor de sete salários mínimos e um diploma por ter sido o melhor aluno da cadeira de Zootecnia. No ano passado, a contemplada foi a formanda Diandra Lezièr.

Roberto Rodrigues, conselheiro da ABC, entregou a premiação ao engenheiro agrônomo Henrique Cabrino Marcondes Pereira.

Roberto Rodrigues, sócio da ABC, fez a entrega da homenagem e participou ativamente do evento, integrando a mesa diretora. Na abertura, foi realizado um sarau com a Orquestra Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio Abreu de Moraes. O paraninfo foi o ex-ministro Alysson Paulinelli, engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Consultivo do Fórum do Futuro.

Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura, prof. Antônio Roque Dechen, prof. Luiz Gustavo Nussio e Roberto Rodrigues, conselheiro da ABC e ex-ministro da Agricultura.

Contato ABC

Diploma de desempenho acadêmico conferido pela ABC ao jovem Henrique Cabrino Marcondes Pereira.

Livro histórico

Av. José Cesar de Oliveira 181 11o andar - Pq. Villa-Lobos São Paulo - SP CEP: 05317-000

E-mail: abc@abccriadores.org.br

Visite nosso novo portal: www.abccriadores.org.br Tel: (11) 3832-9369

ABC desde 1926


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.