Considerações históricas e geográficas sobre o município de Almirante Tamandaré (PARTE - 1)

Page 351

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR

Foto: Arquivo Gazeta Ancorado, 24/12/1996 É destacada pela Gazeta Ancorado a manchete: "Xuxa entrega ambulância", nº 31, 24 de dezembro de 1996, p. 4, que informava em seu contexto que no ano de 1996, o Hospital e Maternidade Almirante Tamandaré, localizado na Rua Lourenço Angelo Buzato, foi agraciado pela indicação de uma A apresentadora Xuxa, entregando a chave da ambulância ao Sr. Vanderlei ambulância no sorteio Novakowski e ao dono do Hospital, o Cidadão Honorário de Tamandaré, o do Papa Tudo. Ou seja, médico Dr. Diniz Mehl Andruzko. este sorteio era apresentado pela Xuxa na Rede Globo aos Domingos, e o ganhador do prêmio deveria sempre indicar uma instituição para ser doada uma ambulância. Sendo assim, o contemplado Vanderlei Novakowski, residente na época no Jardim Santa Maria (Botiatuba), indicou o Hospital da Sede no sorteio de 28 de abril de 1996.

MÉDICOS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA CIDADE Em 02 de setembro 1890, chega à Vila de Tamandaré o médico Randolpho Pereira Serzedello para tratar dos doentes de varíola. Devido a sua "dedicação, o carinho e o zelo que dispensou aos doentes por ocasião dessa epidemia, valeu-lhe o prestígio e o renome que desfrutou no recanto adotivo". O qual pode ser confirmado junto ao texto publicado no jornal "A República, de 14 janeiro de 1891, p. 2", que relatou que em 10 e 11 de janeiro de 1891 a Intendência da Vila de Tamandaré promoveu uma grande festividade de agradecimento ao trabalho bem sucedido de combate a varíola em Tamandaré realizado pelo Dr. Randolpho, o qual iniciou com uma Seção Solene, depois com um desfile e recepção de populares sob fogos de artificio, desde a sua casa até o prédio do Conselho de Intendência. Onde foi recepcionado por um grupo musical, ocorrendo trocas de presentes, uma homenagem em forma de um retrato do Dr. Randolpho, posterior jantar e a noite um Soirêe (baile). Este prestígio e renome conquistados em Tamandaré citado por Maria Nicolas na página 193 de sua obra "Cem Anos de Vida Parlamentar. Deputados Provinciais e Estaduais do Paraná, 1854-1954", resultaram em efeitos políticos. Em 1892, foi eleito Deputado Estadual (Assembleia Constituinte), representando Tamandaré, pois o mesmo residia na cidade. Também existe referência na obra elaborada pelo Estado do Paraná denominada de "Estado do Paraná, 1923", em capítulo exclusivo dedicado ao município de Tamandaré, que ele exerceu a função de Prefeito na Vila de Tamandaré, porém não especifica data. Segundo as páginas 193-194 da obra de Maria Nicolas norteada em documentos dos arquivos da Assembleia Legislativa do Paraná, Randolpho Pereira Serzedello nasceu em 23 de fevereiro de 1862 no Rio de Janeiro, capital do Brasil nesta época. Era filho de José 352


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.