Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ed.708(13.05.2023)

Page 1

PROFISSIONAIS DA LIMPEZA URBANA PARAM

POR ATRASO DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS

Nesta sexta-feira, 12, os trabalhadores da limpeza urbana de Juatuba fizeram paralisação de advertência na Praça dos Três Poderes, para cobrar o pagamento do auxílio alimentação e do vale transporte, que está atrasado há mais de um mês.

A paralisação foi proposta pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza

Urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que informou por meio de nota que a Prefeitura não pagou o auxílio-alimentação para os servidores.

A reportagem tentou contato com o Sindicato por diversas vezes para saber sobre o movimento dos servidores e se houve acordo com a prefeitura para a retomada dos trabalhos, no entanto, não houve retorno.

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE JUATUBA PEDE EXONERAÇÃO

MORADORES DOS MUNICÍPIOS DENUNCIAM

QUE VIVEM “CAOS NA INFRAESTRUTURA”

Ted quer QR CODE em obras, pontos turísticos e no transporte coletivo

Sindserj pede reajuste de 15% no salário dos servidores de Juatuba

Prefeito Adônis veta projeto para ampliação de Políticas

Públicas Penais

Prédio da Escola Helen Jaqueline está danificado e representa risco aos alunos e servidores

Prefeito coloca maquinário em frente ao Poliesportivo impedindo uso da população

Comércio de Juatuba e Mateus Leme não realizou

campanha de Dia das Mães

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 13 DE MAIO DE 2023 - EDIÇÃO 708 10 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME

Amélia Augusta, secretária de Saúde, pede exoneração

Novo secretário deve ser nomeado na segunda-feira; informações iniciais é que o indicado seja Magdo Hélder Marques, ex-diretor da UPA de Mateus Leme

Desde o início do mandato, apesar das críticas, o prefeito Adônis Pereira vinha mantendo

Amélia Augusta à frente da Secretaria de Saúde. Porém, esta semana a notícia da saída dela da gestão da pasta foi uma surpresa para muita gente. A reportagem entrou em contato com Amélia que afirmou que deixou a pasta por decisão pessoal.

“Pedi demissão por motivos pessoais; estou no cargo há quatro anos, com dedicação exclusiva e pretendo fazer o mestrado e seguir na docência, o que não daria para conciliar com a direção da Secretaria, que precisa de muito tempo e atenção do Gestor.

Sou muito grata a Juatuba e a população por tudo! Saio muito grata ao prefeito pela oportunidade e parabenizo ele pela gestão”, pontuou.

O último dia de Amélia à frente da Secretaria de Saúde foi nesta quinta-feira, 11 e, segundo ela, seu pedido de exoneração já havia sido solicitado ao prefeito há algum tempo. “Já tinha pedido ao prefeito há alguns meses, só que ele me pediu um prazo até que ele escolhesse outro gestor para a pasta”.

Ainda segundo Amélia, a previsão é que um novo secretário assuma a pasta nesta segunda-feira (15). Informações apura-

das pela reportagem apontam que o próximo gestor deve ser Magdo Hélder Marques, de Mateus Leme. Magdo já foi diretor da Unidade de Pronto Atendimento Thiago Cardoso, no ano de 2018 e também foi chefe da Vigilância Sanitária em Mateus Leme, em 2009.

Sindicato dos servidores de Juatuba pede reajuste de 15% no salário para categoria

O Sindicato dos Servidores Públicos de Juatuba, Sindserj, após assembleia, encaminhou à prefeitura ofício solicitando um índice de reajuste salarial de 15%, o que equivale a 5,93% de reposição inflacionária.

De acordo com o sindicato, os servidores necessitam do reajuste, porque estão sem aumento real há dois anos. Quanto ao decreto de contenção de despesas, a entidade afirma que após 60 dias da

publicação não foram apresentadas métricas que demonstrem que houve economia real na máquina pública. “Que economia foi constatada com redução de gastos com gasolina, água, energia elétrica, nomeações, alugueis e horas extras? O que reduz gastos é enxugar o excesso de cargos comissionados e contratados. O decreto só penaliza os servidores efetivos e a parcela do sacrifício é somente deles” registrou o ofício do sindicato.

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br

Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI

Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

Esta semana, o presidente do Sindserj, Geraldo Ricardo de Lima, pediu para participar da Tribuna da Câmara para falar sobre a proposta de reajuste dos servidores e sobre a possibilidade de paralisação, após assembleia geral. O sindicalista afirmou a reportagem que o prefeito continua sem se pronunciar, mesmo a data base do reajuste sendo em fevereiro. “Para fazer greve precisamos convocar assem-

bleia geral com no mínimo 15 dias. Se a Assembleia decidir pela paralisação, temos que oficializar todos os secretários e, na Saúde, por exemplo, teremos 30% dos servidores trabalhando como serviço essencial”, explica Geraldo.

tuba tem hoje cerca de 850 famílias no arrocho salarial.

“Com as despesas só aumentando e sem reajuste, muitos servidores vão sofrer muito para pagar as contas básicas e até alimentação. Ano pas -

sado já não obtivemos o reajuste total e este ano não há nem previsão. Independentemente de posição partidária e ideológica, devemos observar o bem comum da comunidade”, alertou.

Mais um juatubense “bate na trave” na Mega Sena

O concurso 2589 da Mega Sena, não fez nenhum milionário, mas garantiu R$ 83.308,16 a oito apostadores de Minas Gerais, que acertaram a quina. E a fama de cidade pé quente de Juatuba foi confirmada mais uma vez:

pela segunda vez este ano alguém bateu na trave na Mega Sena. Além da aposta de Juatuba, ganharam a quina moradores das cidades de Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Ibirité, Montes Claros, Patrocínio e Ribeirão das Neves.

“850 famílias no

arrocho”

Fazendo coro ao pedido do sindicato, o vereador Marcos Leiturista afirmou que Jua -

Página 2 Sábado, 13 de maio de 2023 Página 2
FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215

Ted quer QR CODE em obras, pontos turísticos e no transporte coletivo

Foi colocado em pauta na reunião da Câmara desta semana, o projeto de lei de autoria do vereador Ted Saliba, que visa tornar obrigatória a inserção de Código de Barras Bidimensional, “QR Code”, em obras públicas, prestação de serviços públicos, pontos turísticos e no transporte coletivo. O QR CODE deverá conter informações históricas e de relevância sobre os espaços, construções, lugares, homenageados, ou mesmo eventos culturais e pontos de turismo.

O PL prevê também que no transporte coletivo o código deverá conter informações sobre as empresas de transporte público, as linhas, itinerários, horários e demais informações necessárias. Quanto à prestação de serviços públicos, o código deverá mostrar informações sobre o serviço prestado, tais como chefia, horário de funcionamento, escala de plantões, informações sobre ausência de medicamentos ou outros bens destinados à população, a fim de facilitar o acesso

e utilização dos serviços.

Já com relação às obras públicas o QR Code deverá informar o valor previsto, a data da ordem de serviço, valor já gasto, empresa executante, projeto arquitetônico e imagens, data de conclusão, nome do agente público responsável pela fiscalização da obra, empenhos, notas fiscais e eventuais aditivos contratuais. Nos locais que contém atrações de turismo e cultura a proposição prevê toda informação útil sobre aquele

espaço e evento.

“É um o projeto que não tem custo nenhum para o município, nem traz nenhuma exigência dificultando o trabalho do Executivo.”, defendeu o vereador Ted Saliba. Durante a reunião, o vereador falou que os principais objetivos do projeto é trazer transparência, controle social e qualidade das obras públicas em Juatuba. O projeto seguiu para as comissões do legislativo e deve ser colocado em votação nos próximos dias.

Adônis veta projeto para ampliação de Políticas Públicas Penais na cidade

O prefeito Adônis Pereira vetou integralmente o projeto de lei aprovado recentemente na Câmara que instituía o Fundo Municipal de Políticas Penais para viabilizar recursos e meios para a execução de programas, ações, atividades e projetos, visando a consolidação da política penitenciária do Município.

O projeto seria desenvolvido com receitas provenientes do Fundo Penitenciário Nacional como é feito em diversos municípios da região que aprovaram a mesma legislação. O PL que não acarretaria custos ao executivo utilizaria também recursos de doações e contribuições de pessoas físicas ou jurídicas, de órgãos ou entidades federais, de outros estados e municípios, convênios, acordos ou contratos.

Como justificativa para vetar o projeto, o prefeito disse que a Secretaria Municipal de Assistência Social é representada em âmbito federal pelo Ministério de Desenvolvimento Social e possui os seus serviços tipificados, “sendo que dentre os serviços, não há especificação para gestão ou elaboração de Políticas Públicas Penais”.

“Apesar de constar o serviço de proteção social à adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade

Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, tal serviço não possui relação com a criação de políticas públicas penais

de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional”, diz prefeito em justificativa.

Além da alegação da negativa da responsabilidade da Assistência Social em assumir o programa, o chefe do executivo mencionou que o município não dispõe de dotação orçamentária própria para o Fundo Municipal para Políticas Penais.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme questionou o autor do projeto, o vereador Marcos Leiturista, a respeito do veto do prefeito. Segundo o parlamentar, o fundo Penitenciário Municipal é ligado ao Instituto Social Acreditar e Lutar, com sede em Belo Horizonte, e foi apresentado o veto ao jurídico do Instituto, para que ele pudesse emitir parecer na decisão do executivo municipal.

“Eu entreguei ao jurídico do Instituto para que eles possam avaliar a justificativa do prefeito. Este fundo funciona em todos os municípios que contém penitenciária, então apresentaremos a contestação com uma base jurídica coerente”, disse o vereador, sinalizando que irá tentar a derrubada do veto com base em apresentação de casos de outros municípios que mantém o programa em pleno funcionamento.

Outro veto

Recentemente, foi aprovado o projeto de lei de autoria da vereadora Vanessão, o Programa Primeiro Emprego, que visa fomentar a inserção de adolescentes e jovens adultos no mercado de trabalho, capacitando e os incorporando nas mais diversas áreas da economia local, além de incentivar o desenvolvimento de cooperativas micro, pequenas e grandes, para manutenção da geração de renda no município. De acordo com Adônis, um dos artigos do PL excede a competência do legislativo. De acordo com o artigo 4°, o poder executivo ficaria autorizado a repassar à empresa participante do programa Primeiro Emprego o valor mensal equivalente a 20% do salário contratado por jovem contratado.

“Existe uma ingerência indevida do Legislativo na competência exclusiva do executivo, quando se cria para este obrigação de realizar repasse à empresa participante do programa Primeiro Emprego, o que importa em evidente impacto financeiro e na estrutura administrativa do poder executivo”, disse o prefeito.

Página 3 Sábado, 13 de maio de 2023
TRANSPARÊNCIA
MAIS

Comércio de Juatuba e Mateus Leme não realizou a tradicional campanha de Dia das Mães

Comerciantes destacam que setor de roupas, acessórios e calçados está em baixa; “O povo está preocupado em apenas comer bem”, diz empresário

O Dia das Mães nunca deixará de ser especial, mas com toda certeza, em Juatuba e Mateus Leme será bem diferente da tradicional data comemorada no ano passado. As expectativas de recuperação econômica estimada para o mês ainda não se confirmaram e muitos segmentos continuaam desanimados. Nesse cenário, cresce também a dúvida dos lojistas sobre como aproveitar a segunda melhor data do calendário, o Dia das Mães.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme questionou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juatuba, CDL, a respeito da campanha de Dia das Mães e também dos namorados e a presidente da entidade, Nádya Amaral, confirmou que a “campanha de Dia das Mães não aconteceu este ano, porque a entidade não teve adesão suficiente para a iniciativa gerar retorno aos comerciantes”.

Porém, Nadya destacou que está tentando a adesão dos comerciantes à campanha do dia dos namorados, apesar do clima de desânimo. À reportagem, Nádya disse que falta diálogo entre os poderes execu-

tivo, legislativo e a CDL e que isso tem prejudicado o desenvolvimento comercial da cidade.

“A falta de diálogo dos poderes com a CDL e também a ausência de investimento no município, tem desanimado bastante os comerciantes locais. É preciso melhorar urgente”.

A reportagem entrou em contato também com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme e, em

nota, a entidade afirmou que, pelo segundo ano consecutivo, a campanha de Dia das Mães também não foi feita devido à falta de adesão dos comércios, mas que já está preparando uma grande campanha de Natal para o fim do ano.

“Já estamos em conversa com a diretoria da Aciaps para alinhamento da megacampanha de Natal. A proposta inicial é trazer muitos atrativos para os comércios filiados à enti-

dade no final do ano. A tendência é que comércio volte a aquecer nos próximos meses e que os consumidores possam comprar mais no comércio local”, confirma o gerente da Aciaps, Jean Augusto.

Comerciantes desanimados

A reportagem entrou em contato com proprietários de lojas para saber como está o clima do

comércio e, segundo a maioria dos empresários, principalmente do setor de roupas, acessórios e calçados, a piora dos indicadores econômicos, como a inflação e o aumento do desemprego, estão entre os fatores que estão prejudicando o desempenho do comércio neste mês de maio. Outros comerciantes afirmaram que os reflexos da pandemia são sentidos até hoje, já que o consumo em lojas diminuiu e deu margem para as compras online.

“Os setores que permanecem aquecidos são somente os de gastos essenciais, principalmente com alimentos e necessidades do cotidiano. O povo está preocupado em comer bem, o restante fica em segundo plano, o que tem prejudicado outras áreas como o setor de acessórios”, disse o proprietário de uma rede de supermercado.

Restaurantes “podem

ter movimento”

Por outro lado, os restaurantes de Juatuba e Mateus

Leme devem ter um dia cheio neste próximo domingo (14), Dia das Mães. De acordo com proprietários de restaurantes, a data é uma das significativas para os estabelecimentos ao longo do ano. E, para quem pensou em reservar uma mesa, pode ser tarde. Boa parte dos restaurantes já não tem vagas de reserva, segundo os próprios empresários.

Mateus Leme terá horário especial para Dia das Mães

O comércio de Mateus Leme funcionará em horário especial para as compras do Dia das Mães. Segundo o Gerente da Aciaps, Jean Augusto, as lojas estão autorizadas a funcionar neste sábado, 13, com horário estendido das 9h até às 16h, para garantir que os consumidores tenham tempo suficiente para escolher o presente perfeito para as mamães. A Aciaps pontuou que a abertura neste horário é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho, que reúne as regras trabalhistas acordadas entre os comércios e a entidade.

Página 4 Sábado, 13 de maio de 2023

Moradores de Juatuba e Mateus Leme denunciam que municípios vivem “caos na infraestrutura”

Principais reclamações são referentes ao mal estado de conservação das ruas que estão repletas de crateras e erosões

Além da crise política tanto em Mateus Leme, que tem um prefeito cassado, quanto em Juatuba, onde o chefe do executivo está no segundo mandato e não poderá mais disputar o pleito, os municípios estão vivenciando um problema comum: um verdadeiro caos na infraestrutura.

Conforme já publicado diversas vezes no Jornal de Juatuba e Mateus Leme, os vereadores estão destinando boa parte dos expedientes das reuniões semanais para cobrar das prefeituras providências com relação aos buracos, inexistência de calçamento e asfalto, mato alto e acúmulo de lixo nas duas cidades.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme também vem recebendo uma série de reclamações sobre a falta de manutenção das vias. Uma denúncia que chegou à reportagem por meio

de uma gravação foi das ruas do bairro Castelo Branco, que se transformaram em profun-

das crateras devido às chuvas e à falta de manutenção.

De acordo com moradores,

a tubulação da Copasa rompeu devido às erosões e a situação é pior nas ruas é 17 e 19, que

Vídeo mostra deficiente tapando buraco e viraliza

As reclamações são as mesmas, semana após semana e, a maioria dos moradores de Mateus Leme cobra o mínimo de dignidade e também que a prefeitura faça obras de infraestrutura para atender às comunidades de diversos bairros.

Esta semana um vídeo viralizou nas redes, após um internauta flagrar um senhor tapando buracos de uma estrada rural. Com apenas um braço, Bita, como é conhecido da comunidade onde mora,

usa uma pá de terra para tapar buracos da estrada. No vídeo, o internauta descreve a ação e cobra a manutenção das vias do município.

“O morador arrumando a estrada porque a prefeitura não patrola. O povo não aguenta arrumar pneu e suspensão dos veículos e o Bita com um braço só, faz o serviço que a prefeitura deveria fazer. Onde estão as máquinas, porque dinheiro para festa tem”, questionou o internauta.

trafegar e, apesar de pagarem IPTU não têm qualquer benefício do poder público.

já não existem mais. A comunidade salienta que ônibus e ambulâncias não conseguem

E as reclamações são as mesmas no Distrito de Francelinos, Samambaia, Satélite, Cidade Nova e em estradas vicinais, que estão repletas de crateras. Segundo os moradores de diversas regiões “são só promessas na época de eleição e nada é feito”. O sentimento dos moradores de Mateus Leme é que também estão esquecidos. O bairro João Paulo II já foi tema de inúmeras reclamações e promessas. No ano passado, o prefeito solicitou à Câmara suplementação orçamentária de R$15 milhões para asfaltar o bairro, mas até hoje os moradores não viram a cor do asfalto. O mesmo acontece com os moradores das regiões de Jardim de Alah, Mangabeiras, Vila Suzana e até nos Distritos de Azurita e Serra Azul.

Idoso recebe descarga elétrica e cai de uma altura de seis metros em Mateus Leme

Na última quarta-feira (10), um idoso de 73 anos caiu de uma altura de seis metros, após receber uma descarga elétrica em Mateus Leme.

O SAMU Oeste foi acionado às 16h43 para atender à vítima, que estava consciente, apesar de ter sofrido um traumatismo cranioencefálico, sangramento nasal e facial. A

Unidade de Suporte Avançado de Juatuba e o Helicóptero do Suporte

Aéreo Avançado de Vida prestaram assistência à ocorrência, transportando o idoso para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Página 5 Sábado, 13 de maio de 2023

Prédio da Escola Helen Jaqueline está danificado e representa risco aos alunos e servidores

Denúncia de vereador será encaminhada ao Ministério Público Estadual, após comprovação de interdição de banheiros, fiação exposta e janelas e vidros quebrados

O prédio da Escola Municipal Helen Jaqueline, no Distrito de Azurita, está sendo destruído pela ação do tempo e pela falta de manutenção do governo municipal. Goteiras, telhado danificado, vidros e janelas completamente quebrados, dois banheiros interditados e 50 lâmpadas queimadas, além da fiação elétrica exposta. Há fezes e penas de pombos nos telhados e em diversas paredes, gerando risco de doenças.

A denúncia foi feita pelo vereador Aldair Guimarães, por meio das redes sociais, após diligências na escola. No vídeo, ele mostra fotos e relata a situação precária do educandário, constatada após reclamações da comunidade. “Além de

todos esses problemas que causam risco aos alunos e servidores, registramos falta de material de limpeza

básico”, revela. Segundo o parlamentar, a denúncia e as fotos que comprovam a situ -

ação crítica da escola serão apresentadas ao Ministério Público. “Ao meu ver, essa situação é um grande

absurdo. Vou enviar ofício ao prefeito e ao Ministério Público cobrando providências urgentes”.

Página 6 Sábado, 13 de maio de 2023

Projeto“Adolescente Aprendiz” do Instituto Ramacrisna completa 18 anos

O projeto “Adolescente Aprendiz”, do Instituto Ramacrisna completou 18 anos e, para comemorar a iniciativa em Juatuba, diversas empresas parceiras participaram do evento “Ramacrisna Experience”, que contou com homenagens e um tour por todos os projetos da instituição.

Ao todo, mais de quatro mil adolescentes em vulnerabilidade social foram treinados e inseridos no mercado de trabalho de Juatuba e região. O programa é uma ferramenta fundamental para dar novas oportunidades e propósitos para os jovens.

Para Rayane Pereira, 17, participar do “Adolescente Aprendiz Ramacrisna” foi importante para iniciar a vida profissional. “Comecei com 14 anos, muito despreparada, e agora no meu segundo contrato como aprendiz vejo como o projeto mudou minha vida. Tive a grande chance de ampliar minhas habilidades e competências. Os professores e funcionários não se preocupam só com as aulas, mas também com os alunos. Com toda essa experiência, pude me encontrar na área de comunicação e começar a faculdade que sonhava, sinto

que o projeto foi essencial para guiar minhas escolhas”, afirma. O Adolescente Aprendiz atua em diversas áreas como: auxiliar administrativo, assistente de logística, auxiliar de audiovisual, aprendiz na música, entre outras. Além da sede em Betim e as unidades em Belo Horizonte, Juatuba e Igarapé, outras sete cidades são atendidas: Contagem, Esmeraldas, Florestal, Mateus Leme, Pará de Minas, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Para as empresas parceiras,

o programa é muito benéfico para conhecer e reter novos talentos. “Na nossa empresa temos mais de 40 colaboradores contratados que foram aprendizes. Participar do projeto é uma importante ferramenta para inserir os jovens no mercado de trabalho e participar ativamente no desenvolvimento e capacitação de profissionais que podem ser efetivados futuramente. Além disso, podemos contar com o Instituto na gestão e acompa-

nhamento da aprendizagem, assim todos conseguem ter um bom aproveitamento”, afirma Alexandra Melo, analista de RH de uma empresa parceira do projeto desde 2012.

Além dos benefícios para as mais de 100 empresas parceiras e dos adolescentes atendidos, o projeto gera retorno para a sociedade. Segundo o Relatório de Impacto ESG 2023 lançado em março pelo Instituto Ramacrisna, para cada R$1,00 investido no “Adolescente

Projeto prevê empréstimo

consignado do Juaprev para servidores, aposentados e pensionistas

A baixa remuneração dos servidores de todo país aumenta a necessidade dos trabalhadores, aposentados e pensionistas fazerem empréstimos. E essa realidade não é diferente em Juatuba e a procura pelo empréstimo consignado é grande porque esse tipo de crédito apresenta taxas de juros mais baratas, por causa do desconto ser direto na folha de pagamento. Além da garantia de quitação da dívida, que contribui para a redução dos juros, a taxa de juros máxima do consignado, junto ao INSS, por exemplo, é de 2,14% ao mês.

Para evitar que os servidores, aposentados e pensionistas recorram à empréstimos bancários com altos juros, a direção do Juaprev encaminhou à prefeitura a proposta e diretrizes para a elaboração de um projeto de lei, que auto-

riza os servidores vinculados ao Regime de Previdência Próprio de Juatuba, a contraírem empréstimo consignado com juros acessíveis com a garantia do próprio Juaprev.

Esta semana, o prefeito encaminhou à Câmara o projeto sobre a alteração da lei que regulamenta o Plano de Benefícios do Regime Próprio de Previdência Social do município e a matéria seguiu para as comissões do legislativo.

A primeira alteração na legislação vigente diz respeito a inclusão de um artigo que definirá a possibilidade e as regras para um acordo de parcelamento de débitos previdenciários. A outra alteração estabelece que os recursos de regime próprio de previdência social poderão ser aplicados na concessão de empréstimos a segurados, na modalidade de consignados.

Audiência Pública

O jovem Guilherme Moraes, por meio da Associação Renova Minas, protocolou junto à Secretaria da Câmara um pedido de audiência pública para tratar sobre o Projeto de Lei que prevê as alterações no RPPS. O jovem alega que o projeto foi apresentado sem que fosse discutido com as entidades de classe tampouco com os servidores municipais. Em um vídeo, o jovem provoca o presidente da Câmara, Laécio do Silvestre a convocar a audiência pública antes que a matéria seja discutida e votada.

Sindserj diz ser benéfico

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com o Sindicato dos Ser-

Aprendiz” há um retorno de R$3,50 para a sociedade. A pesquisa mostrou também que a cada 10 adolescentes que participam do programa, 8 conseguem uma colocação no mercado de trabalho após o projeto. “O programa é um grande desenvolvedor da comunidade, dando novas oportunidades para adolescentes e movimentando o mercado de trabalho”, afirma Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.

O Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalizantes, culturais, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros. Atua junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social de 11 cidades da Região Metropolitana de BH e já impactou a vida de mais 2 milhões de pessoas nos últimos 64 anos.

O Ramacrisna é considerado referência em projetos de autossustentabilidade com o trabalho desenvolvido em sua fábrica de Cercas. O Instituto também possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos. Em 2022, ganhou reconhecimento internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) conquistando a 178ª posição no ranking global e a 12ª no ranking brasileiro. Nos últimos seis anos, o Ramacrisna ficou entre as 100 melhores ONG’s do Brasil, segundo o Prêmio Melhores ONGs.

Juatubenses já podem regularizar imóveis sem registro no município

vidores Públicos de Juatuba, o Sindserj, e questionou sobre o projeto. O presidente da entidade, Geraldo Ricardo de Lima, afirma que o Projeto foi criado pela própria direção do Juaprev há mais de cinco meses e que o PL só foi enviado à Câmara agora, para efetivar oficialmente.

“O diretor do Juaprev entregou esse projeto mastigado para o prefeito. Essa lei já existe há muito tempo, sendo este projeto benéfico aos servidores. Como o Juaprev tem em média R$53 milhões aplicados, o Regime de Previdência Municipal pode emprestar de forma consignada 10% desse valor, que representa algo em torno de R$5 milhões aos servidores, aposentados e pensionistas. Não há nada de errado nesse PL, o que não pode é emprestar essa margem à prefeitura”, destaca.

Foi aprovado por unanimidade esta semana o projeto de lei que facilita a regularização das edificações que estejam sem prévia licença ou com projeto em desacordo com o Código de Obras Municipal. Após sancionada, os juatubenses poderão requerer junto ao município a regularização, desde que sejam observados os procedimentos e exigências definidos por lei. O requerimento do interessado deverá ser apresentado à Secretaria de Infraestrutura e o proprietário deverá assinar um Termo de Compromisso destacando que a edificação irregular será corrigida. O documento deverá ser acompanhado de laudo técnico atestando que a edificação apresenta condições de segurança, estabilidade, salubridade e habitabilidade e assumindo os ônus previstos em regulamentação.

O vereador Léo da Padaria destacou que a aprovação da lei é uma vitória para os moradores da cidade, uma vez que muitas pessoas terão a oportunidade de requerer o laudo de habite-se e pagar o IPTU justo. Já o presidente da Câmara, Laécio do Silvestre pontuou que a nova lei resolve um problema social antigo de Juatuba, que só não era solucionado, por omissão do poder público.

“Muito mais que um projeto, ele resolve um problema social. Agora, com essa autorização de regularização, os imóveis até então sem registro, em decorrência da falta de habite-se, poderão ser registrados e vendidos pelos proprietários. Existem muitos casos na cidade, que o proprietário falece e os filhos ficam com imóveis de altos valores parados, sem poder vender”, afirmou.

Página 7 Sábado, 13 de maio de 2023

Prefeito coloca maquinário em frente ao Poliesportivo impedindo acesso da população

Após a prefeitura barrar o 1º Moto Minas e também o 1º Encontro de Carros Antigos de Juatuba, que estava programado para ocorrer no final de semana passado, para a surpresa da população, o prefeito mandou colocar caminhões, máquinas e carros oficiais na entrada do Poliesportivo Municipal, com o receio de que as pessoas pudessem fazer o encontro dos veículos mesmo sem autorização. Imagens enviadas ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme mostram os maquinários impedindo a passagem de veículos e pessoas que quisessem utilizar o espaço para qualquer tipo de recreação.

Cápsula do Tempo da Escola Elias Salomão será aberta no próximo dia

27 de

maio

Uma carta destinada a visitantes do futuro é um dos itens guardados que será aberta após 10 anos

Em 2013, alunos da Escola Estadual Elias Salomão sob a coordenação do professor de Biologia Michel Salomão e a supervisão da diretora à época Fátima Gaia, construíram uma cápsula do tempo que só poderia ser aberta no dia 27 de maio de 2023, às 8h, contados 10 anos depois da iniciativa.

A caixa de alvenaria, foi fixada ao lado da placa inaugural da escola, em

um espaço com aproximadamente um metro. Alunos, professores e diversas autoridades participaram da solenidade há 10 anos e, dentro da cápsula foram colocadas cartas, revistas, blusas, pertences de alunos, mensagem, fotos dos alunos com autoridades da cidade e vídeos em um pen drive.

O professor de Biologia, Michel Salomão, que estava à época com

40 anos, explica que o evento, que contou com a participação de alunos da rede pública, sinaliza que precisamos pensar no passado, mas de olho no futuro.

Michel destaca que será emocionante reabrir a cápsula, mesmo porque ele está mais experiente, agora com 50 anos. Já os alunos, que tinham à época 14,15, 16 anos,

estão todos com mais de 24 anos, e fizeram o compromisso de participar da abertura.

“Eu fui o idealizador do projeto à época. Todos os preparativos foram feitos pela turma do segundo ano de 2013. Cerca de 40 alunos participaram da iniciativa, mas muitos professores e familiares de alunos escreveram cartas”, relembra.

A cápsula

Criada para armazenar objetos e informações que retratam uma determinada época, as cápsulas do tempo apresentam elementos que permitem o conhecimento sobre hábitos e valores de uma sociedade. A ideia é garantir que seu conteúdo seja preservado e acessado por gerações futuras.

Página 8 Sábado, 13 de maio de 2023

Acesso de trabalhadores à zona de risco da Mina de Serra Azul da ArcelorMittal está suspenso

De acordo com liminar do Ministério Trabalho, o retorno será autorizado somente após a elaboração de um plano que garanta a preservação da vida dos empregados, em caso de rompimento da barragem

A ArcelorMitral Brasil S.A. está impedida temporariamente de exercer atividades com a utilização de trabalhadores em duas áreas de alto risco na Barragem de Rejeitos da Mina Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, dentre outras obrigações emergenciais. A decisão é de uma liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais suspendendo suas ações neste setor. A medida, da Vara de Trabalho de Itaúna, foi proferida no dia 5 de maio e o prazo da empresa começou a ser contado a partir da notificação da decisão.

Na inicial da ação civil pública, o Ministério do Trabalho reúne provas de que a empresa não vem cumprindo um plano de segurança e evacuação suficiente para a preservação da segurança e da vida de seus empregados: "a estrutura da barragem encontra-se no mais alto nível de emergência na categorização minerária (nível 3 –ruptura iminente); a ArcelorMittal vem mantendo trabalhadores laborando desprotegidos em

cima da Barragem, na Zona de Autossalvamento, com tempo de evacuação zero no caso de ruptura, sem adoção de qualquer método de garantia da vida e segurança na hipótese de rompimento. Também vem utilizando trabalhadores na construção de uma Estrutura de Contenção à Jusante, na mesma

área de risco, com tempo de evacuação mínimo em caso de rompimento da barragem, de um minuto e 52 segundos, utilizando-se de veículos para uma saída relâmpago, porém sem um plano de evacuação que especificamente autorize tal método como efetiva garantia da segurança dos empregados,"

descrevem as procuradoras que assinaram a inicial da ACP. Considerando a fragilidade das medidas, a decisão acolheu os pedidos oferecidos pelo Ministério do Trabalho e determinou que a empresa cumpra três obrigações imediatamente: a ArcelorMittal deverá suspender atividades que dependam da

presença de trabalhadores na área da barragem, até que possa garantir-lhes "condições de segurança" e "incolumidade física"; a empresa também está proibida de "realizar quaisquer atividades com utilização de trabalhadores na Zona de Autossalvamento e também na construção da Estrutura de Contenção a Jusante".

Novas medidas para retomada das atividades

Para a retomada das atividades, a empresa deverá comprovar a "elaboração de novo plano de evacuação específico e detalhado, inclusive com previsões em separado para a obra da construção da ECJ, com indicação do tempo, ações, equipamentos a serem ou não utilizados e tempos mínimos de evacuação de trabalhadores em cada tipo de situação e de trabalho frente ao tempo de chegada da mancha de inundação. Todos esses requisitos têm de constar em relatório de conformidade pelas auditorias externas independentes contratadas por força dos Termos de Compromisso firmados com o MPMG e o MPF, de forma fundamentada", determina a sentença. Poderão ser mantidas exclusivamente no local as atividades na modalidade remota. A ACP segue em andamento na Vara do Trabalho de Itaúna e tem audiência prevista para o dia 27 de junho de 2023.

"Empresa cumpre todas as exigências da Justiça e promete buscar reconsideração da decisão"

Em nota publicada no site, a empresa ArcelorMittal se posicionou sobre a decisão da Justiça do Trabalho de que, até que seja apresentado plano de evacuação revisado, está suspensa a presença de trabalhadores dentro da Zona de Autossalvamento da Mina

Serra Azul, diante da hipótese de rompimento da barragem.

“Imediatamente após seu recebimento, iniciaram-se os esforços de desmobilização, remoção de equipamentos, ações emergenciais e todos os trabalhadores foram retirados da ZAS dentro do prazo estipulado pela Justiça do Trabalho.

A ArcelorMittal reforça que segurança é um valor inegociável, razão pela qual a empresa segue rigorosos protocolos para atuação dentro da ZAS. Todos os trabalhadores na ECJ são treinados constantemente, portam equipa-

mentos de comunicação, controle de acesso e monitoramento online, e atuam em locais acessíveis às rotas de fuga em tempo hábil para evacuação. É importante destacar que os planos de evacuação são previamente revisados e aprovados por empresa especializada em resgate.

A conclusão das obras ECJ permitirá que seja iniciada a descaracterização da barragem, ou seja, o desmonte da estrutura. A empresa cumpriu com as determinações judiciais, entretanto, por entender que possui mecanismos testados e adequados para garantia da segu-

rança e preservação da integridade física de seus trabalhadores, buscará a reconsideração da decisão perante as autoridades competentes. As atividades que não necessitam acesso à ZAS continuam normalmente.

Cabe ressaltar que os indicadores de segurança da bar-

ragem permanecem inalterados desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração, em fevereiro de 2019. Estes indicadores, de leitura automatizada, são acompanhados por técnicos no Centro de Monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana,

com atualizações diárias à Agência Nacional de Mineração. A barragem de Serra Azul está sem receber rejeitos desde 2012, quando foi implementada metodologia de empilhamento a seco, eliminando o uso de barragens para destinação de rejeitos”, publicou.

Página 9 Sábado, 13 de maio de 2023

SOCIAis em mateus leme

FALECIMENTO

Faleceu na quinta-feira, dia 11, Maria Salomé de Melo, aos 76 anos. Nascida no dia 14 de outubro de 1947, era filha do ex-Prefeito de Mateus Leme, José Ferreira e Melo (Zeca Lolô) e da professora Floripes Maria de Melo, irmã de Maria Aparecida de Melo Raposo (Antônio Carlos), Maria Salete de Melo Braz (Maurício Braz), Maria do Amparo de Melo Carvalho (Marcos Carvalho) e irmã de coração de Antonieta e Tininha. Salomé se tornou cadeirante ainda jovem, mas sempre foi uma pessoa otimista e, nos momentos mais difíceis ela sorria e dizia que estava tudo bem. Amava a festa de Santo Antônio, São Sebastião e a Cavalhada e, durante 50 anos, recebeu uma rosa, na apresentação da Cavalhada, entregue pelos corredores Mouros e Cristãos, sempre ao som da Banda de Música de Mateus Leme, que lhe prestou homenagens. Sempre quando estávamos com a Salomé, ela perguntava sobre o jornal “vai colocar alguma coisa nossa na coluna social”. Salomé você vai deixar saudades, todos nós te amamos, nossa querida e eterna Memé.

CASAMENTO

Os jovens Bruna e Davis se casaram com a cerimônia acontecendo no Sítio Monte Azul, em Mateus Leme. O casamento foi muito bonito e contou com a presença de familiares e amigos. Parabéns.

DIA DAS MÃES

O Pesqueiro da Mata está preparando um domingo especial, nesse Dia das mães. O pesqueiro oferece um espaço muito interessante, com uma bela natureza, lagoas, área verde, um espaço interno excelente, cozinha especial e saborosos tira-gostos. Faça sua reserva pelos telefones: 31 9 8484 9376 – 9 9503 0992.

RODEIO JD

É neste final de semana o Sétimo Rodeio JD, em Mateus Leme. Neste sábado, dia 13, o show é com Os Parazim e no domingo, dia 14 se apresenta Nolli Brothers. Todos os dias haverá rodeio em touros e prova dos três tambores. O rodeio em touros vale vaga para Barretos. Marque presença.

AZURITA

O quarto Trilhão de Azurita vai acontecer no domingo, dia 18 de junho, no centro de Azurita, com início às 08 horas e largada às 10 horas. Inscrição a R$ 100 mais um quilo de alimento não perecível (atenção: inscrições limitadas), com café, almoço, camisa, troféu e sorteio de brindes. As atrações do evento serão: Ademar e Gino e também a Banda Radiação. Telefone para mais informações e inscrições- 31-9 7251-8642.

KAYRO’S

O Kayro’s Restaurante está preparando para a comemoração do Dia das mães, com buffet completo com sobremesa a partir de 11h30min e churrasco liberado das 12 às 15 horas, ressaltando que bebidas não estão inclusas. A parte musical fica por conta de Gino Ramos & Naldinho. Faça sua reserva pelo telefone 31- 3535-1230.

ANIVERSÁRIOS

O Prefeito e nosso grande amigo, Edson Vilela, de Carmo do Cajuru, fez aniversário na quinta-feira, dia 11. Desejamos tudo de bom pra você, com muita saúde, sucesso na vida pessoal, profissional e política. Parabéns.

A competente jornalista Patrícia Aguiar também comemorou seu niver na quinta, dia 11 e, com certeza, recebeu muitos cumprimentos pelo aniversário. Felicidades.

A dentista Ana Rachel Franco Rezende, esposa do também dentista Washington, aniversariou na quinta-feira, dia 11, recebendo muitos cumprimentos pela data. Parabéns e felicidades.

Cláudia Baeta, azuritense e diretora da APAE Mateus Leme, mudou de idade na quarta-feira, dia 10. Parabéns Cláudia, tudo de bom pra você!

Maria Célia Sousa, residente em Azurita, vai fazer aniversário neste sábado, dia 13. Felicidades Maria Célia. Deus te ilumine sempre.

Página 10 Sábado, 13 de maio de 2023
MARCELINO
NILTON
Elisângela, ao centro, com os filhos Filipe, Lais e Thalita Um click da querida Souad Zorkot, com a pequena Serena Glorinha, Sueli e Bárbara Davis e Bruna que se casaram no dia 30 de abril Nossa eterna Maria Salomé de Melo
A aniversariante
Ana Raquel e o esposo Washington

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

PODCAST

SAÚDE MENTAL

PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico

Página 11 Sábado, 13 de maio de 2023

QUE HISTÓRIA É ESSA? CHAMADO

A voz da mãe chamava o menino – para comer, para tomar banho, para ir para a escola, para ir ao mercadinho comprar uma mistura, essas coisas. A voz da mãe interrompia brincadeiras, uma história interessante ou alguma arte de endiabrados moleques. A voz da mãe não podia se fazer esperar. A voz da mãe ecoava por todo o quarteirão e os vizinhos davam conta de que também outra mãe deveria gritar por seu filho que estava na rua. A mãe chamava o menino pelo seu nome de batismo – ou, pelo menos, o nome que ela entendia como sendo o de batismo – e não pelo apelido que toda a molecada conhecia. A exceção ficava por conta de uma vizinha que eu tive e que gritava “Zezééééééééééééééééé” o dia inteiro. Meu Deus, levei um tempo para descobrir que o Zezé que ela chamava era, na verdade, uma menina – “menina muié” – cujo nome de batismo era Maria José.

DE MÃE

Por certo, em casa, a mãe da Zezé raiava com a mocinha que andava na rua com os moleques da nossa corriola: “ô menina rueira, sô! Não para em casa, parece que comeu canela de cachorro”. E talvez acrescentasse: “Zezé, Zezé, toma tento, eu ainda te pego, moleca de rua!”

Era sempre a mãe que chamava as crianças para casa. Algumas vezes a mãe, incomodada

demais com aquele chamamento que não era atendido, mandava alguém próximo buscar o “desinfeliz” com uma recomendação peremptória, entre os dentes: “fala pra aquele excomungado que se ele não chegar aqui em cinco minutos, eu acabo com a raça dele, arranco o couro dele”. Minha mãe não era de gritar filhos ao longe, preferia solicitar “gentilmente” que um irmão

fosse atrás e o trouxesse. É claro que o irmão, sempre com aquele jeitinho peculiar dos irmãos que muito se amam, cumpria com o dever e acrescentava algumas informações bastante relevantes para preparar o moleque quando pisasse os umbrais do sacrossanto lar: “menino do céu, cê tá ferrado, a mãe vai te matar, pode ir preparando o lombo porque a vara de marmelo está

prontinha”. Não tenho muita certeza, mas esse irmão querido – que muitas vezes inventava essas informações – falava tudo isso com um contentamento fora do comum. Havia um riso discreto na sua cara lisa. Como eu falei, a mãe não era de gritar para a vizinhança o filho (da mãe) na rua. Preferia gestos sutis que prometiam uma boa sova ou, quando a mão alcançasse, beliscões de aviso. Esses, eram uma espécie de aperitivo para o que viria depois, com a participação de instrumentos bem conhecidos: cinto de couro, vara de marmelo, chinelo de borracha... Entre quatro paredes, ela nos chamava para as recomendações necessárias, as solicitações de serviços em casa ou na rua, ou para tomar as surras, as exclusivas ou as coletivas.

Bença, Dona Luzia! Perdão, bença, mãe! Nos encontraremos por aí. Te amo eternamente!

Página 12 Sábado, 13 de maio de 2023
Página 13 Sábado, 13 de maio de 2023
Página 14 Sábado, 13 de maio de 2023
Página 15 Sábado, 13 de maio de 2023
Página 16 Sábado, 13 de maio de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.