Revista Intertox - Revinter - Volume 5 Número 2 Junho de 2012 - São Paulo

Page 179

Ensaio consignação, ou avarias nas embalagens, que fluem no sentido inverso da compra, partindo do consumidor para o varejista, e do varejista ao fabricante. Um exemplo deste tipo de canal de distribuição, é a venda industrial de materiais, na forma de sucata, equipamentos usados diretamente ou através de leilões. São vendidos bens como: ativos das empresas, matérias-primas, insumos, móveis utensílios, entre outros. É considerado um importante canal, pois ele alimenta subcanais de produtos de segunda mão, alimentando alguns “desmanches” e mercado de reposição de peças, entre outros.

4.3

LOGÍSTICA REVERSA DE BENS DE PÓS-CONSUMO

Os bens de pós-consumo, são aqueles produtos em fim de vida útil ou usados, com possibilidade de reutilização, e resíduos industriais em geral, com o retorno ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meios de canais de distribuição reversos específicos, como reúso, reciclagem e destinação final, como se pode ver na figura 2 a seguir.

Figura 2 - Fluxo de Distribuição Reversa. Fonte: Via Sápia – Logística Reversa.

Tem como objetivo agregar valor ao produto inservível, classificados de acordo com as condições de uso, a vida útil do produto e resíduos industriais. TORRES, Carolina Adélia Liberato; FERRARESI, Gabriela Nenna. Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos. RevInter Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 5, n. 2, p. 159-210, jun. 2012.

179


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.