Vida Abundante Janeiro 2023

Page 1

Vida Abundante 01 2023 JOSUÉ

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회
2
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회

번역부 2023 년도

Equipe de tradução do Vida Abundante Lista de colaboradores de 2023 (em ordem alfabética)

Chin Hae Kim (김진해)

Duk Young Choi (최덕영)

Eduardo Tae (태기훈)

Jane Lee (이지은)

Jee Ae Park (박지애)

Jin Hi Kim Jung (김진희)

Ki Bum Tae (태기범)

Manuela Kim (김윤경)

Patrícia Jo (조현주)

Regina Lee ( 이혜신)

Renata Kim (김혜정)

Soung Hwa Jo (조성화)

Soung Mi Jo (조성미)

Suely Lee (이수연)

Suk Min Soh (소석민)

Sun Kim (김선엽)

Suzana Kim ( 김선경)

Yun Sun Choi ( 최윤선)

Como um cristão deve viver?

Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL" do ano 2022.

3

Na era do "novo normal", como o povo de Deus deve viver?

O povo de Israel estava inquieto ante a conquista de Canaã. Havia vários problemas a serem resolvidos: a troca da liderança antes de entrar em guerra, a participação no combate daqueles que já tinham recebido a sua porção de terra, enfraquecimento do poderio militar por causa da desonra à santidade cometida por Acã, entre outros. Apesar da confusão e desordem, Deus preparou os israelitas para o 'novo normal' que teriam em Canaã. Esse fato é aplicável igualmente a nós; embora nos sintamos inseguros devido ao coronavírus, precisamos nos preparar para o 'novo normal', com a dignidade do povo de Deus. Esperamos que o livro de Josué deste mês seja um guia de esperança aos cristãos que vivem a era do 'novo normal' obediência à palavra de Deus (Js 8:3035).

Obedeça e siga a palavra (Js 1; 8:30-35)

Após a morte de Moisés, Josué foi chamado para guiar o povo de Israel. Ele tinha que encarregar-se da conquista de Canaã, cuja missão fora ordenada e prometida a Moisés por Deus. Josué deve ter ficado ansioso e preocupado mais que ninguém com a troca da liderança, pois isso poderia ser um grande desafio, e ao mesmo tempo uma situação crítica a toda comunidade. Entretanto Deus prometeu estar com Josué, assim como estivera com Moisés, e disse-lhe "seja forte e corajoso…"(Js 1:6). Isso revela que Deus está conduzindo a guerra pela conquista de Canaã.

A estratégia para a conquista de Canaã era não deixar de falar as palavras do Livro da Lei, meditar nelas e cumpri-las fielmente. Enfim, permanecer na palavra para ter a bênção de estar com Deus é a Sua estratégia para a conquista de Canaã (Js 1:1-18).

Isso se nota na conquista de Canaã, e também na conquista de Ai e na construção de um altar no monte Ebal. Após experimentar tanto a vitória como a derrota na conquista de Ai, Josué construiu um altar no monte Ebal conforme a ordem de Moisés. Em seguida Josué leu todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, e declarou que desde a travessia do rio Jordão até a conquista de Ai fora possível pela

Como visto, obedecer à palavra e cumprila fielmente é a estratégia que o povo de Deus deve guardar para conseguir uma vitória certeira. Embora a era, o lugar e a situação mudem, o homem não pode viver sem a palavra de Deus. Lembrem que é concedida vida aos que prezam a palavra de Deus, e morte aos que não a prezam.

Lembrem-se de Raabe e Acã (Js 2, 7:1-8:29)

Josué manda dois espiões para examinar Jericó; contudo um homem ficou sabendo disso e contou ao rei de Jericó. Nisso o rei enviou alguém a Raabe; mas está escrito na Bíblia que ela já "tinha escondido" os dois homens (Js 2:4), e essa atitude de Raabe é apresentada como uma atitude de fé. Não está registrado como Raabe teve fé, mas no momento em que teve ciência de Deus, ela cumpriu o "dever digno de um ser humano' Era um fato surpreendente para a época, a obra de Deus fluir por meio de uma estrangeira e prostituta. A confissão de Raabe "... o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima dos céus e embaixo na terra." (Js 2:11), mostra que a identidade do povo de Deus não sofre restrição de genealogia ou posição social. Essa confissão continua com os espiões, e eles apresentam um relatório de fé: "Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em

4

nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa”. (Js 2:24). Como visto, a identidade do povo de Deus independe de situações, e pode ser verificada pela confissão de fé (Js 2:1-24).

Por outro lado, Deus também mostra que fica irado com Israel todo pelo pecado de um homem, como no caso de Acã. Tendo conquistado Jericó, homens foram enviados para espionar Ai, e reportou-se que bastariam 3 mil homens para atacar Aí; entretanto o resultado foi uma derrota total, pois Acã pecou por cobiçar coisas consagradas a Deus. Roubar objetos consagrados totalmente a Deus é o mesmo que romper a aliança com Ele. Para restaurar a aliança, é preciso arrependimento e cumprir a sentença do julgamento imparcial. Acã seguiu a sua ambição e morreu. Deus ordenou que erguesse um grande monte de pedras, no lugar onde Acã tinha morrido, a fim de fazer lembrar a consequência daquele que rompe a aliança com Deus. Embora seja um membro da tribo escolhida de Judá, uma atitude errada que desafia a autoridade de Deus acarretará a destruição. Em seguida Deus aproveitou-se da euforia dos homens de Ai pela vitória e concedeu vitória ao povo de Israel (Js 7:1-8:29).

Em suma: a diferença entre viver como Raabe ou Acã é definida pela obediência ou pelo desafio à autoridade de Deus. Lembrem que haverá bênção aos que assumem a sua fragilidade e obedecem à autoridade de Deus; entretanto restará somente a destruição aos que desafiam a autoridade de Deus, confiando no seu poder.

Cumpra a estratégia de Deus (Js 3-4, 6)

O povo de Israel tinha que atravessar o rio Jordão para conquistar Canaã. Normalmente o seu nível permitia que um adulto cruzasse o rio, mas em época de cheia a travessia era muito difícil. Apesar disso, Josué posicionou a arca da aliança

na frente de todos e ordenou o povo a segui-la. A arca era o sinal da presença do Senhor em Israel, significando assim o direcionamento de Deus.

Era preciso que o povo se santificasse para seguir a arca (Js 3:5), porque somente pela ajuda de Deus poderia cruzar o rio Jordão, e a pureza era a condição primordial para o povo experimentar a presença de Deus. A travessia do rio Jordão revela que somente o direcionamento e a presença de Deus é a única estratégia para entrar na terra prometida. Deste episódio é possível saber que Deus, o criador de tudo, é o soberano que pode parar até a água de um rio cheio (Js 3:1-17).

Após a travessia do rio Jordão, Deus ordena a Josué a construir um memorial feito de doze pedras; o propósito era lembrar as gerações futuras que Deus tinha ajudado a cruzar o rio Jordão, tal como fizera no mar Vermelho. Como visto, Deus age da mesma forma em quaisquer épocas e lugares, portanto, nessa era do 'novo normal', devemos viver como discípulos do Senhor que tem obediência total e esperança na obra de Deus (Js 4:124).

A estratégia dada por Deus para a conquista de Jericó era posicionar a arca da aliança na frente, seguida por sacerdotes tocando trombeta, marchar uma vez ao redor de Jericó por 6 dias e marchar sete vezes no sétimo dia. Dada a ordem por Josué, os israelitas deram um grito forte ao toque das trombetas, e então o muro da cidade caiu por completo. Esse procedimento que parecia sem sentido era exaltação da glória de Deus e adoração integral a Deus criador do mundo. Além disso, essa era a melhor estratégia para evidenciar que Deus estava agindo pelo Seu povo (Js 6:1-27).

O povo de Deus precisa lembrar que adorar a Deus é a melhor estratégia para vencer o mundo, mesmo que advenha uma era do 'novo normal'. Não esqueça

5

que o mundo teme as pessoas que adoram a Deus, e Ele comanda a Sua estratégia por meio dos adoradores.

Viva como um povo santo (Js 5)

Da primeira parte do livro de Josué, os capítulos 1 a 8, a cena que jamais podemos esquecer é a circuncisão dos israelitas em Gilgal. Lá Josué encontra o comandante do exército do Senhor; a circuncisão ante o acampamento do inimigo foi um ato imprudente aos olhos humanos.

Gilgal ficava a apenas 4 quilômetros de Jericó, porém, mesmo numa situação crítica, Deus ensinou a necessidade de portar consigo a identidade de povo de Deus pela vitória na guerra.

Em especial, o fato de Josué ter tirado a sua sandália perante o comandante do exército do Senhor denota que sem santidade não há vitória alguma. Sendo assim, mesmo numa era do "novo normal", o povo de Deus deve guardar a santidade condizente ao Seu povo e confiar em Deus com humildade para ter uma vida vitoriosa.

Normalmente é preciso amarrar bem o cadarço e fortalecer a determinação pela vitória, entretanto o povo de Deus não pode esquecer que é prioritário "tirar a sandália" perante Deus.

É Deus que abre uma nova era; se o cristão quer ser um instrumento de Deus também na nova era, deve estar firme na palavra e esforçar-se para descobrir a Sua vontade. A travessia do rio Jordão e a queda do muro de Jericó são obras de Deus. Basta ao cristão obedecer à palavra para desfrutar esses milagres.

Tudo isso aplica-se igualmente ao nosso presente chamado de "novo normal". Nessa era, onde muitas mudanças são previstas, a palavra de Deus é única coisa que não muda. O mundo nos intimida com coisas visíveis, tal como os cananeus; entretanto, nós os cristãos, não podemos esquecer que o único modo de subsistir é viver como o povo santo de Deus, alicerçado na Sua palavra.

6

Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

7
01

02

Se você viver de acordo com a palavra e as praticar, prosperará

Seg Josué 1:1-9

1Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

2“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

3Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.

4Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.

5Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

6“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

7Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.

8Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bemsucedido.

9Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

8

Análise do conteúdo Percepção

1. Quando Deus deu a palavra a Josué? (v.1)

2. O que Deus disse a Josué, que lideraria o povo no lugar de Moisés? (vs.7-8)

4. O que você aprende ao ver que a vitória em todas as batalhas depende da obediência à Palavra?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus exige que Josué seja forte e corajoso? (1Sm 17:47)

Decisão e aplicação

5. O que te preocupa ou do que tem medo nesse começo de ano?

O que você fará para viver com coragem e ousadia obedecendo a Palavra?

Anotação

9

“Como prometi a Moisés” (v.3): Deus é fiel às Suas promessas, então Ele certamente fará o que Ele disse 1Sm 17:47 “Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregara todos vocês em nossas mãos.”

Após a morte de Moisés, Josué é chamado como novo líder (vs.1-2). Deus promete cumprir a aliança de conquista de Canaã dada a Moisés por meio de Josué sem mudança (vs.3-4). Foi somente pela obra de Deus, que foi fiel às suas promessas, que a terra que os israelitas pisavam poderia se tornar sua propriedade. Portanto, o povo de Israel tinha que lembrar que a obediência à vontade de Deus era a única maneira de prosperar. Além disso, perceberam que se tornaram fortes e corajosos somente quando meditaram na Palavra dia e noite (vs.8-9). De fato, a posição de líder que Josué herdou de Moisés é uma posição muito pesada. A coragem de Josué foi porque ele pensou que a guerra dependia do Senhor (vide 1Sm 17:47). Meditar na Palavra de Deus para Josué foi a melhor estratégia para vencer a guerra. Você ainda está se preocupando com questões não resolvidas? Lembremos que meditar na Palavra dia e noite e mantê-la em prática é o único caminho que nos torna fortes e corajosos.

ORAÇÃO

Que seja um ano de avançar vigorosamente no caminho da vitória e da obediência seguindo a Deus, o Senhor da guerra.

10
Anotação

Prepare-se confiando na Palavra

Ter Josué 1:10-18

10Assim Josué ordenou aos oficiais do povo:

11“Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá”.

12Mas às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés Josué disse:

13“Lembrem-se da ordem que Moisés, servo do SENHOR, deu a vocês, quando o SENHOR, o seu Deus, lhes prometeu descanso e dar-lhes esta terra:

14‘As suas mulheres, os seus filhos e os seus rebanhos poderão ficar na terra que Moisés lhes deu a leste do Jordão, mas todos os homens de guerra, preparados para lutar, atravessarão à frente dos seus irmãos israelitas’. Vocês os ajudarão

15até que o SENHOR conceda um lugar de descanso para eles, como deu a vocês, e até que eles também tenham tomado posse da terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá. Depois disso vocês poderão voltar e ocupar a sua própria terra, que Moisés, servo do SENHOR, lhes deu a leste do Jordão, na direção do nascer do sol”.

16Então eles responderam a Josué: “Tudo o que você nos ordenar faremos, e aonde quer que nos enviar iremos.

17Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o SENHOR, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés.

18Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso!”

11
03

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué ordena que o povo prepare por meio dos oficiais? (v.11)

2. Com que tribo Josué lembrou a promessa de Moisés de lutar? (v.12)

4. O que você aprender ao ver Josué confiante de que conquistará a terra de Canaã em três dias?

Estudo e reflexão

3. Por que Josué diz para preparar comida, não armas, antes da guerra?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que você deixou de acreditar em Deus e seguiu com seus próprios planos?

O que você fará para ter certeza de que Deus está agindo e fará o seu melhor em uma determinada situação?

12
Anotação

“Lembrem-se da ordem que Moises, servo do Senhor, deu a vocês” (v.13): Josué, referindo-se à ordem de Moisés, conecta Moisés com a tribo de Israel, e ao mesmo tempo ele se conecta com Moisés. “leste do Jordao” (v.9): cita a fala de Moisés em Deuteronômio 3:18-19. Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés receberam o lado leste de Jordão, e a guerra com Canaã teve que ser travada através do Jordão a oeste. Dt 3:18-19 “Naquela ocasião eu ordenei o seguinte a vocês: O Senhor, o Deus de vocês, deu esta terra para que dela tomem posse, Todos os guerreiros devem marchar a frente dos seus irmãos israelitas, armados para a guerra! Deixem nas cidades que dei a vocês as mulheres, as crianças e os grandes rebanhos, que eu sei que vocês possuem.”

Josué, que foi chamado por Deus, começou a agir imediatamente. Primeiro, fez com que os oficiais preparassem comida para o povo atravessar o rio Jordão (v.11). Também lembra a ordem de Moisés a Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés, que foram prometidos o leste do Jordão. Através disso, Israel constrói um acampamento. Através da conquista e colonização dos israelitas em Canaã, Deus uniu as tribos divididas entre leste e oeste do Jordão (vide Dt 3:18-19). De fato, quando Josué lembrou as tribos que se estabeleceram no leste da ordem de Moisés e pediu cooperação, o desejo de Deus de unir toda a comunidade e conquistar a terra de Canaã foi contido (vs.13-14). É missão de toda a comunidade preparar-se para a guerra da conquista com confiança na Palavra. Portanto, os crentes devem sempre se lembrar da intenção de Deus de mostrar que somente a fé em Deus é importante na batalha da conquista. Ganhar ou perder uma guerra é determinado pelas crenças que possuímos. Acredita nas coisas que Deus ordenou e vive com confiança?

ORAÇÃO

Que seja um dia para vivermos confiantes na obra e na vitória de Deus.

13
Anotação

04 Confie no Deus que está trabalhando à frente

Qua Josué 2:1-7

1Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.

2Todavia, o rei de Jericó foi avisado: “Alguns israelitas vieram aqui esta noite para espionar a terra”.

3Diante disso, o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: “Mande embora os homens que entraram em sua casa, pois vieram espionar a terra toda”.

4Mas a mulher que tinha escondido os dois homens respondeu: “É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo.

5Ao anoitecer, na hora de fechar a porta da cidade, eles partiram. Não sei por onde foram. Corram atrás deles. Talvez os alcancem”.

6Ela, porém, os tinha levado para o terraço e os tinha escondido sob os talos de linho que havia arrumado lá.

7Os perseguidores partiram atrás deles pelo caminho que vai para o lugar de passagem do Jordão. E logo que saíram, a porta foi trancada.

14

Análise do conteúdo Percepção

1. Onde os dois espiões que Josué enviou se esconderam? (v.1)

4. O que sente vendo Deus trabalhar à frente para proteger os espiões?

2. Como a Raabe enganou os homens de Jericó que perseguiam os espiões? (vs.4-5)

Estudo e reflexão

3. Por que Raabe chega a mentir para poder esconder os dois espiões? (vide Hb 11:31)

Decisão e aplicação

5. Houve algum momento da sua vida em que experimentou Deus trabalhando à sua frente?

O que você porá em prática confiando no Deus que trabalha à frente?

Anotação

15

“Sitim” (v.1): significa `árvores de acácia`, está localizado a 12 km a leste do rio Jordão. “Talos de linho” (v.6): haste de linho. Naquela época, talos de linho foram colhidos antes da colheita da cevada, por isso estima-se que foi por volta de março. Hb 11:31 “Pela fé a prostituta Raabe, por ter escolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes”.

Quando Josué enviou espiões ao Jericó parece ter ocorrido antes de Josué capítulo 1 em termos de tempo. No entanto, a razão pela qual este evento foi registrado após o capítulo 1 foi para mostrar que Deus trabalhou antes de Israel se tornar um só. O texto não nos conta como Raabe se arriscou e teve fé para esconder os espiões (vs.4-6). Também não foi revelado como souberam da infiltração dos espiões dentro de Jericó (v.2). Mas tudo isso aconteceu através da soberania e obra de Deus (vide Hb 11:31). O fato de que a prostituta Raabe escondeu os espiões embora sua cidade natal pudesse ser atacada, significa que ela queria viver como povo de Deus. Desta forma, com a fé e coragem de Raabe, os espiões conseguiram sobreviver na terra de Canaã, e podemos aprender mais uma vez que Deus está à frente em todas as situações. Portanto, uma pessoa de fé deve ser sensível à obra de Deus na vida. Lembremos que esta é a imagem do povo perfeito de Deus que Deus deseja.

ORAÇÃO

Ajude-me a enxergar todos os momentos com os olhos do Senhor, confiando plenamente no Deus que trabalha à frente. Anotação

16

05 Entregue tudo a Deus

Qui Josué 2:8-14

8Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço

9e lhes disse: “Sei que o SENHOR lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

10Pois temos ouvido como o SENHOR secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram.

11Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o SENHOR, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

12Jurem-me pelo SENHOR que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro

13de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte”.

14“A nossa vida pela de vocês!”, os homens lhe garantiram. “Se você não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade quando o SENHOR nos der a terra.”

17

Análise do conteúdo Percepção

1. Como os homens de Jericó reagiram quando ouviu o que Deus fez aos israelitas? (vs.9-11)

4. O que sente vendo Raabe dar as costas à vida que teve até o momento e juntar-se ao povo do Senhor?

2. O que Raabe, moradora de Jericó, suplicou aos espiões? (vs.12-13)

Estudo e reflexão

3. Por que Raabe confia sua vida ao povo que ela nunca conheceu?

Decisão

e aplicação

5. Há algo que está te impedindo que confie totalmente sua vida a Deus?

Que decisão irá tomar para viver uma vida que se entrega totalmente com fé em Deus?

18
Anotação

Os espiões ouvem uma história interessante da Raabe que os escondeu. Disse que já sabia de toda história dos israelitas desde que saírem do Egito, e que os residentes de Canaã estavam apavorados por causa do povo de Israel. Não parou por ai, ainda confessou sua fé em Senhor Deus (v.11). Nosso Senhor é Deus que enche os céus e a terra, e o mundo inteiro. Esta foi uma confissão de fé completamente diferente da fé dos cananeus, que pensavam que os deuses residiam apenas em uma área específica. Ao contrário de outros cananeus, que estavam com medo, Raabe percebeu que o Deus de Israel estava trabalhando e ela queria se entregar a Deus. Desta forma, quando você sai com ousadia de sua cidade natal e confia tudo a Deus, o bom Deus o conduz da morte para a vida. Portanto, se você experimentou a obra de Deus, você precisa ter coragem para cortar com ousadia o que Deus não quer. Vamos lembrar que a fé é um dom que Deus deu para poder dar as costas ao mundo e seguir em direção ao Senhor.

ORAÇÃO

Ajude-me a perceber que a fé é um dom de Deus para aqueles que temem a Deus mais do que o mundo.

19
Anotação

Experimente o amadurecimento da fé

Sex Josué 2:15-24

15Então Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda, pois a casa em que morava fazia parte do muro da cidade,

16e lhes disse: “Vão para aquela montanha, para que os perseguidores não os encontrem. Escondam-se lá por três dias, até que eles voltem; depois poderão seguir o seu caminho”.

17Os homens lhe disseram: “Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer

18se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família.

19Qualquer pessoa que sair da casa será responsável por sua própria morte; nós seremos inocentes. Mas, seremos responsáveis pela morte de quem estiver na casa com você, caso alguém toque nessa pessoa.

20E se você contar o que estamos fazendo, estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer”.

21“Seja como vocês disseram”, respondeu Raabe. Assim ela os despediu, e eles partiram. Depois ela amarrou o cordão vermelho na janela.

22Quando partiram, foram para a montanha e ali ficaram três dias, até que os seus perseguidores regressassem. Estes os procuraram ao longo de todo o caminho e não os acharam.

23Por fim os dois homens voltaram; desceram a montanha, atravessaram o rio e chegaram a Josué, filho de Num, e lhe contaram tudo o que lhes havia acontecido.

24E disseram a Josué: “Sem dúvida o SENHOR entregou a terra toda em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa”.

20
06

Análise do conteúdo Percepção

1. O que os espiões prometem a Raabe? (vs.18-19)

2. O que os espiões relatam a Josué depois de espionar Jericó? (vs.23-24)

Estudo e reflexão

3. Como os espiões conseguem ter certeza de que Deus certamente entregou Canaã a eles?

4. O que sente vendo os espiões que passaram alguns dias de tensão em Jericó ter certeza do trabalho de Deus?

Decisão e aplicação

5. Houve algum momento em que teve ajuda de amigo de fé para vencer dificuldade e viu sua fé amadurecer?

Confiando em Deus que o conduziu por muitas dificuldades até agora, em que você obedecerá para o avanço da fé como Raabe?

21
Anotação

Raabe ajuda os espiões a sair da cidade e diz-lhes para seguirem seu caminho depois de ficarem escondidos nas montanhas por três dias (v.16). Os espiões, que escaparam com a ajuda de Raabe, dão a Raabe um cordão vermelho e diz para ela pendurá-lo na janela no dia em que os israelitas avançarem. É porque a faixa vermelha era um símbolo que os espiões usaram para que no futuro não atingissem a casa que tivesse essa faixa vermelha. Depois disso, os espiões passam três dias escondidos nas montanhas escapando dos perseguidores antes de chegar ao acampamento israelense. Cheios de confiança, os espiões relatam que Deus deu não apenas Jericó, mas “toda a terra”, e que todos os habitantes da terra estavam apavorados (v.24). Isso mostra que os espiões que encontraram Raabe e passaram os dias sufocantes em Jericó cresceram na fé. Portanto, o povo de Deus são pessoas que vivem pela fé, não pela linhagem. Portanto, espero que seguindo a grande influência da fé que uma mulher demonstrou, espero que renasça como um guerreiro da fé que revela o povo de Deus.

ORAÇÃO

Ajude-me a experimentar o amadurecimento da fé todos os dias confiando em Deus que me ajuda em todas as situações.

22
Anotação

07 A direção de Deus é o mais seguro

Sáb Josué 3:1-8

1De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio.

2Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento,

3e deram esta ordem ao povo: “Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na.

4Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá”.

5Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês”.

6E disse aos sacerdotes: “Levantem a arca da aliança e passem à frente do povo”. Eles a levantaram e foram na frente.

7E o SENHOR disse a Josué: “Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés.

8Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio”.

23

Análise do conteúdo Percepção

1. Segundo Deus, o que o povo deveria seguir quando estivesse marchando? (v.3)

4. O que você sente ao ver que Deus estava na liderança do povo de Israel e a sua ordem para que o seguissem?

2. Quem deveria chegar primeiro às margens das águas do Jordão, segundo as ordens de Deus a Josué? (v.8)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus fez com que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegassem primeiro às margens das águas do Jordão?

Decisão e aplicação

5. O que você deve acreditar na direção de Deus e criar coragem mesmo diante de obstáculos?

O que você irá decidir hoje para que possa acreditar e seguir que a direção de Deus é o mais seguro? Anotação

24

“Jordão” (v.1): ficava na fronteira de Canaã e na época da chegada de Israel, a correnteza do rio estava forte e por isso não conseguiam atravessar. “Santifiquemse” (v.5): Josué ordenou dessa maneira para que o povo soubesse que a conquista de Canaã havia sido um milagre de Deus.

O povo de Israel chegou em Canaã, mas precisava atravessar o perigoso rio Jordão além do alto e forte castelo de Jericó. Normalmente, o rio Jordão era possível de ser atravessado por um adulto. Mas na época das cheias, se transformava em largura e profundidade e podia ser atravessado apenas através de um barco. Mas quando o povo de Israel chegou às margens do rio Jordão estava precisamente na época das cheias. Não era fácil a travessia do rio. Nesse momento, Deus colocou na frente os sacerdotes que estavam carregando a aliança e fez com que eles entrassem primeiro no rio Jordão (v.8). Para mostrar que a conquista de Canaã estava no comando de Deus, colocou bem na frente a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus. Portanto, o que o povo precisava era a fé na direção de Deus, apoiando e seguindo até o fim. Dessa maneira, o caminho mais seguro na vida não é o caminho sem obstáculos, mas sim o caminho com Deus. Lembrando disso, esperamos que sejam soldados de Deus que caminham com os passos da fé.

ORAÇÃO

Que possa compreender que o caminho mais seguro é aquele que segue a palavra de Deus e que possa superar os obstáculos através da fé.

25
Anotação

Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

26
08

A fé começa ao primeiro passo da obediência

Seg Josué 3:9-17

9Então Josué disse aos israelitas: “Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus.

10Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

11Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês.

12Agora, escolham doze israelitas, um de cada tribo.

13Quando os sacerdotes que carregam a arca do SENHOR, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha”.

14Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança foram adiante.

15(O Jordão transborda em ambas as margens na época da colheita.) Assim que os sacerdotes que carregavam a arca da aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas,

16a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, perto de uma cidade chamada Adã, nas proximidades de Zaretã; e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente. E assim o povo atravessou o rio em frente de Jericó.

17Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do SENHOR ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.

27
09

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Deus ordenou ao povo de Israel? (vs.9, 12)

2. O que aconteceu quando os sacerdotes que carregavam a arca da aliança puseram os pés na água? (vs.16-17)

4. O que você sente ao ver que a água do rio Jordão que transborda na época da colheita para de correr através da arca?

Estudo e reflexão

3. Por que as águas ficam represadas quando os sacerdotes que carregavam a arca puseram os pés na água?

Decisão e aplicação

5. O que você acredita e apoia quando fica num beco sem saída com um problema bem grande? O que você irá decidir e colocar em prática para viver recebendo o direcionamento de Deus em todos os momentos?

Anotação

28

“Deus vivo” (v.10): como origem da vida, vive eternamente. Designa o Senhor Deus que providencia o movimento de todo o universo e de toda a história humana. “e as águas formarão uma muralha” (v.13): refere-se ao monte Hermom. O rio Jordão começa nos 4 reservatórios que ficam nos arredores do monte Hermom. “na época da colheita” (v.15): a região de Jericó pertencia a um clima Subtropical, a colheita era realizada nos meses de Abril e Maio. Nessa época acontecia a cheia do rio Jordão e as águas ficavam a uma profundidade de 3-4 metros.

O Senhor fala para o povo para que ouçam a palavra de Deus. É Deus quem destrói o povo de Canaã, o povo deve ouvir e obedecer a palavra de Deus. Depois disso, Josué escolhe os 12 líderes de cada tribo. E coloca na frente os sacerdotes que carregavam a arca. Quando os pés dos sacerdotes que estavam na frente tocaram as águas do rio Jordão, a correnteza parou de descer e formou uma muralha. E todo o povo atravessou o rio com segurança (v.17). Na realidade, a época em que o povo de Israel atravessou o rio Jordão era a época das cheias. Normalmente, ele não era tão profundo e não era difícil de atravessar. Mas na época da colheita, as águas ficavam cheias e era impossível atravessar apenas com a força humana. Mas Deus mostrou um milagre parecido ao do Mar Vermelho na saída do Egito dividindo o Mar Vermelho. E fez com que o povo vivenciasse a obra de Deus que age igualmente no passado e no presente. Dessa maneira, a obra de Deus acontece para aqueles que acreditam na palavra de Deus e dão um passo para frente. Portanto, a fé não é construída com a cabeça, mas começa com a obediência, dando um passo para frente.

ORAÇÃO

A fé não é conhecimento. Que possa lembrar e obedecer que ela começa com o primeiro passo.

29
Anotação

10 Lembre-se do que Deus fez

Ter Josué 4:1-9

1Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué:

2“Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo,

3e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levemnas com vocês para o local onde forem passar a noite”.

4Josué convocou os doze homens que escolhera dentre os israelitas, um de cada tribo,

5e lhes disse: “Passem adiante da arca do SENHOR, o seu Deus, até o meio do Jordão. Ponha cada um de vocês uma pedra nos ombros, conforme o número das tribos dos israelitas.

6Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras?’,

7respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do SENHOR. Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel”.

8Os israelitas fizeram como Josué lhes havia ordenado. Apanharam doze pedras do meio do Jordão, conforme o número das tribos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Josué; e as levaram ao acampamento, onde as deixaram.

9Josué ergueu também doze pedras no meio do Jordão, no local onde os sacerdotes que carregavam a arca da aliança tinham ficado. E elas estão lá até hoje.

30

Análise do conteúdo Percepção

1. Que ordem Deus deu a Josué depois de atravessar rio Jordão? (vs.2-3)

4. O que você aprende ao ver Deus que Se faz ser lembrado pelas pessoas de geração a geração através de sinais?

2. O que Deus disse que as pedras escolhidas do rio Jordão serão para israelitas? (v.7)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus colocou as doze pedras onde estavam os pés dos sacerdotes que carregavam a arca de aliança?

Decisão e aplicação

5. Quais são os acontecimentos ou sinais da sua vida que testificam do poder e da obra de Deus? O que decide fazer para lembrar e comemorar o que Deus fez? Anotação

31

“Apanhem doze pedras” (v.3): uma pessoa de cada tribo escolheu uma pedra, mostrando a unidade do povo de Deus. “Sinal” (v.6): da palavra hebraica “oth”, significa marcar, mostrar. Também usado no sentido de comemorar ou evidência.

Após o povo de Israel atravessar o rio Jordão, Deus pede para escolher doze pessoas, uma de cada tribo. E pede para essas doze pessoas uma pedra cada do rio Jordão onde os sacerdotes tinham colocado os pés. Deus, faz comemorar o acontecimento de Deus interromper a água do rio (vs.6-7). O motivo pela qual Deus erigiu as doze pedras foi para dar aos israelitas confiança em sua fé mais futuramente, olhando a evidência de que os seus ancestrais atravessaram o rio transbordante. Assim um monumento foi erguido no seu acampamento, e o outro no lugar onde os sacerdotes ficaram enquanto o povo atravessava (vs. 8-9). Desse modo, Deus quer que o seu povo de geração em geração, olhando para a história da obra de Deus, lembrem de seu Deus integralmente. Portanto, um monumento que possa confirmar a obra de Deus deve ser erguido independentemente dos tempos ou circunstâncias. Espero que não se esqueça de que a melhor maneira de passar Deus de geração ou para vizinhança, é lembrar e comemorar o que Deus fez.

ORAÇÃO

Que eu seja o servo que lembra e comemora todas as obras que Deus trabalhou.

32
Anotação

Atravesse o rio Jordão confiando na palavra

Qua Josué 4:10-18

10Os sacerdotes que carregavam a arca permaneceram em pé no meio do Jordão até que o povo fez tudo o que o SENHOR ordenara a Josué, por meio de Moisés. E o povo atravessou apressadamente.

11Quando todos tinham acabado de atravessar, a arca do SENHOR e os sacerdotes passaram para o outro lado, diante do povo.

12Os homens das tribos de Rúben, de Gade e da metade da tribo de Manassés atravessaram preparados para lutar, à frente dos israelitas, como Moisés os tinha orientado.

13Cerca de quarenta mil homens preparados para a guerra passaram perante o SENHOR, rumo à planície de Jericó.

14Naquele dia o SENHOR exaltou Josué à vista de todo o Israel; e eles o respeitaram enquanto viveu, como tinham respeitado Moisés.

15Então o SENHOR disse a Josué:

16“Ordene aos sacerdotes que carregam a arca da aliança que saiam do Jordão”.

17E Josué lhes ordenou que saíssem.

18Quando os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do SENHOR saíram do Jordão, mal tinham posto os pés em terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar, e cobriram como antes as suas margens.

33
11

Análise do conteúdo Percepção

1. O que carregavam os sacerdotes que atravessaram o rio por último, após a travessia do povo? (v.11)

4. O que aprende ao ver o povo de Israel atravessar o rio Jordão com fé e seguindo a palavra?

2. O que acontece quando os sacerdotes que carregavam a arca de aliança saem do rio? (v.18)

Estudo e reflexão

3. Qual é o motivo de Deus fazer transbordar o rio Jordão novamente após a travessia do seu povo?

Decisão e aplicação

5. Qual foi a palavra de Deus no que se apoiou quando um obstáculo como rio Jordão te bloqueou? O que você decide aplicar para viver uma vida de obediência apoiado na Palavra?

Anotação

34

“Acabado de atravessar” (v.11): a palavra hebraica ‘tammam’ significa ‘completar’ ou parar de trabalhar’. Significa que todos os israelitas puseram os pés no Canaã, significando que as promessas e mandamentos de Deus foram cumpridos. “Como tinham respeitado Moisés” (v.14): iniciou o respeito por Josué, sucessor legítimo do Moisés, pela sua autoridade espiritual.

Através do incidente de travessia do rio Jordão, Deus deu validade a Aliança que fez com Moisés. O fato de rio Jordão ter se transformado em terra seca quando os sacerdotes que carregavam a arca de Aliança colocaram o pé no rio, com certeza aconteceu pelas orientações de Deus. Mais tarde quando os sacerdotes que carregavam a Arca da Aliança deixaram o rio Jordão e puseram os pés na terra a oeste do Jordão, o rio encheu a encosta novamente (v.18). Dessa forma, você saberá que, se você obedecer a palavra de Deus, Ele é aquele que fornece a mão que conduz a salvação. Também conseguimos perceber que a graça ilimitada é derramada sobre os líderes que obedecem a Palavra, independentemente da sua origem, habilidade ou formação. O incidente da travessia do rio Jordão serviu como uma oportunidade para estabelecer plenamente Josué, que foi chamado como novo líder após Moisés, o líder notável de Israel, na frente do povo. Além disso, é uma grande cena da história que mostra que a palavra da promessa certamente se cumpre. Portanto, quando obstáculos como rio Jordão bloqueiam o caminho da fé, espero que os crentes que vivem hoje, trilhem o caminho da obediência confiando somente na Palavra. E neste momento, lembre-se que obterá a vitória completa.

ORAÇÃO

Que eu possa ser discípulo do Senhor que prova da Sua graça todos os dias, pela obediência em Ti cada momento.

35
Anotação

12 Faça fluir a graça que recebeu de Jeová

Qui Josué 4:19-5:1

19No décimo dia do primeiro mês o povo subiu do Jordão e acampou em Gilgal, na fronteira leste de Jericó.

20E em Gilgal Josué ergueu as doze pedras tiradas do Jordão.

21Disse ele aos israelitas: “No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: ‘Que significam essas pedras?’,

22expliquem a eles: Aqui Israel atravessou o Jordão em terra seca.

23Pois o SENHOR, o seu Deus, secou o Jordão perante vocês até que o tivessem atravessado. O SENHOR, o seu Deus, fez com o Jordão como fizera com o mar Vermelho, quando o secou diante de nós até que o tivéssemos atravessado.

24Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus”.

1Todos os reis amorreus que habitavam a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam ao longo do litoral souberam como o Senhor tinha secado o Jordão diante dos israelitas até que tivéssemos atravessado. Por isso, desanimaramse e perderam a coragem de enfrentar os israelitas.

36

Análise do conteúdo Percepção

1. O que fez Josué após o povo instalar acampamento em Gilgal? (v.20)

4. O que aprende ao ver o Josué que explica, a graça de Deus que fez o povo atravessar o rio Jordão?

2. O que Josué fala ser o objetivo de erguer as doze pedras no Gilgal? (vs.22, 24)

Estudo e reflexão

3. Qual é o motivo de Josué mencionar a travessia de mar Vermelho na época de Êxodo, na sua explicação ao povo sobre a travessia de rio Jordão?

Decisão e aplicação

5. Qual foi o acontecimento da graça recebida mais marcante durante a sua jornada de fé?

O que pretende fazer para deixar fluir essa graça aos seus descendentes e os seus vizinhos?

37
Anotação

“Gilgal” (4:19): localizada a cerca de 3,7km a leste de Jericó. Significa ‘rolou a vergonha do Egito’.

Após a travessia do rio Jordão, o Josué faz com que o povo arme as tendas no Gilgal, localizado ao leste do Jericó. E em Gilgal ergueu as doze pedras tiradas do Jordão (vs. 19, 20). Quando seus descendentes perguntarem o significado destas pedras, ensinarem que Israel atravessou o Jordão em terra seca, e que esse acontecimento foi o mesmo incidente que atravessou mar Vermelho, e por último ensinar a verdade de que precisam temer o Senhor e conhecer a Sua onipotência. Josué foi primeira geração do êxodo, aqueles que serviram como escravos no Egito e atravessaram o mar Vermelho, mas a geração que atravessou o Jordão com o Josué é da geração do deserto que não vivenciou o milagre do mar Vermelho. Por isso, para ensinar a história de salvação de Deus para geração futura, precisava de um sinal para lembrar e transmitir a graça recebida. Portanto o povo de Deus deve ajudar o próximo a temer o Senhor, transmitindo a graça que recebeu de Deus a próxima geração e aos vizinhos. Desejo que seja filho da fé que se lembra sempre da graça que recebeu na sua jornada, e através de sinais faz fluir a graça recebida.

ORAÇÃO

Que eu possa transmitir por completo a graça recebida de Deus, à próxima geração e aos vizinhos. Anotação

38

13

Importante é a identidade como o povo de Deus

Sex Josué 5:2-7

2Naquela ocasião o SENHOR disse a Josué: “Faça facas de pedra e circuncide os israelitas”.

3Josué fez facas de pedra e circuncidou os israelitas em GibeateAralote .

4Ele fez isso porque todos os homens aptos para a guerra morreram no deserto depois de terem saído do Egito.

5Todos os que saíram haviam sido circuncidados, mas todos os que nasceram no deserto, no caminho, depois da saída do Egito, não passaram pela circuncisão.

6Os israelitas andaram quarenta anos pelo deserto, até que todos os guerreiros que tinham saído do Egito morressem, visto que não tinham obedecido ao SENHOR. Pois o SENHOR lhes havia jurado que não veriam a terra que prometera aos seus antepassados que nos daria, terra onde manam leite e mel.

7Assim, em lugar deles colocou os seus filhos, e estes foram os que Josué circuncidou. Ainda estavam incircuncisos porque não tinham sido circuncidados durante a viagem.

39

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual foi a ordem de Deus quando o povo de Israel se acampou em Gilgal? (v.2)

2. Por que os homens de Israel não foram circuncidados até então? (vs.5, 7)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus exigiu a circuncisão dos israelitas antes do início da guerra para conquistar Canaã?

4. O que você aprende sabendo que precisa ter a identidade clara como o povo de Deus se quiser participar na obra dele?

Decisão e aplicação

5. Tem alguma parte em que você não se distingue claramente do mundo?

O que precisa fazer para ter a certeza sobre a identidade como o povo de Deus e conseguir levar a missão adiante? Anotação

40

Depois que o povo de Israel atravessou o rio Jordão e acampou em Gilgal, Deus mandou Josué fazer a faca de pedras e circuncidar os israelitas de novo (v.2). O motivo é que todos os homens da primeira geração que saiu do Egito morreram no deserto, e os que nasceram no durante o Êxodo não receberam a circuncisão (vide Nm 14:31-32). O problema é que Gilgal ficava apenas a 4 km de Jericó, portanto se forem atacados enquanto os homens agonizavam por conta da circuncisão, não podiam fazer muita coisa. O motivo pelo qual Deus mandou fazer circuncisão numa situação crítica como esta, antes da guerra, é que precisava deixar bem clara a identidade do povo de Deus para vencer a guerra contra os cananeus. Deus deixou bem claro que a obediência a ele era o fator mais importante para decidir a guerra. Assim, os cristãos precisam deixara clara a identidade como o povo de Deus. Vamos sempre nos lembrar de que a vitória depende apenas na fé incondicional em Deus.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa ter a vitória neste mundo por meio da identidade como o povo de Deus e a obediência íntegra ao Senhor.

41
Anotação

14

Comeu os frutos da terra e iniciou o povoado

Sáb Josué 5:8-12

8E, depois que a nação inteira foi circuncidada, eles ficaram onde estavam, no acampamento, até se recuperarem.

9Então o SENHOR disse a Josué: “Hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito”. Por isso até hoje o lugar se chama Gilgal.

10Na tarde do décimo quarto dia do mês, enquanto estavam acampados em Gilgal, na planície de Jericó, os israelitas celebraram a Páscoa.

11No dia seguinte ao da Páscoa, nesse mesmo dia, eles comeram pães sem fermento e grãos de trigo tostados, produtos daquela terra.

12Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou. Já não havia maná para os israelitas, e naquele mesmo ano eles comeram do fruto da terra de Canaã.

42

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual foi a festividade que o povo de Israel comemorou depois da circuncisão? (v.10)

4. O que se sente vendo que Deus fez o povo de Israel comer os frutos da terra e começar o povoado?

2. O que aconteceu no dia seguinte depois que o povo de Israel comeu o fruto da terra de Canaã? (v.12)

Estudo e reflexão

3. Por que maná cessou depois que o povo de Israel comeu os frutos da terra?

Decisão e aplicação

5. Já se sentiu recentemente a proteção fiel de Deus?

O que precisa ser feito para abandonar a preocupação sobre as necessidades do dia a dia confiando na proteção de Deus? Anotação

43

Depois da circuncisão, Deus declara: “Hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito.” (vs.8-9). Isso significa que o povo de Israel precisava abandonar totalmente a atitude como os escravos do Egito, e construir o novo reino de Deus em Canaã. Por isso, no décimo quarto dia do mês em que eles acamparam em Gilgal, Deus mandou-os a celebrar a Páscoa (v.10). A Páscoa celebra a salvação de Deus, lembrando-se a ocasião em que Deus livrou o povo Israel da morte de primogênitos que castigou o Egito. Deus fez o povo de Israel celebrar a Páscoa para lembrar quem governa o novo reino. Depois da Páscoa, quando o povo de Israel comeu os frutos da terra, o maná cessou. Isso era a sinalização que a vida de nômade no deserto acabou e começou a de povoado (v.11). Assim, Deus que os protegeu no deserto durante 40 anos, os protegeria em Canaã também. Vamos nos lembrar disso e agradecer o alimentou que Deus nos dá no dia a dia.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa viver todos os dias lembrando da proteção do Senhor.

Anotação

44

15 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

45

16

Obtenha a santidade antes da guerra

Seg Josué 5:13-15

13Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: “Você é por nós, ou por nossos inimigos?”

14“Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do SENHOR.” Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?”

15O comandante do exército do SENHOR respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo”. E Josué as tirou.

46

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué fez diante do comandante do exército de Deus? (v.14)

2. Qual foi a ordem do comandante do exército de Deus a Josué? (v.15)

4. O que se sente vendo Deus exigir a santidade ao povo que está para iniciar a guerra de conquista?

Estudo e reflexão

3. Por que o comandante do exército de Deus mandou Josué tirar as sandálias do pé?

Decisão e aplicação

5. Se você tem algo que precisa tirar para manter a santidade diante de Deus, o que seria?

O que precisa fazer para manter a santidade como um soldado de Deus que está para iniciar a batalha espiritual?

47
Anotação

Deus mandou o comandante do seu exército a Josué para que ele saiba que o Senhor estava com ele nesta guerra. Com certeza, Josué deve ter se sentido consolado sabendo que Deus estava com ele nesta guerra. A parte mais importante é que o comandante mandou Josué tirar as sandálias do pé (v.15). Como a ‘sandália’ simboliza o pecado, tirar sandália significa se santificar diante do Senhor. Isso mostrar que a santidade é indispensável para o povo de Deus vencer a guerra. O povo de Deus que luta ao lado do Senhor precisa manter a santidade. Então, como pode obter a santidade? Podemos obtê-la por meio da fé em Jesus Cristo. E podemos mantê-la quando confessamos que ele é o nosso Senhor e agradece a ele com humildade. Portanto, para os cristãos vencerem a guerra espiritual, não devemos amarrar o cadarço com o esforço humano, mas tirar a sandália diante do Senhor.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa manter a santidade na minha vida como um soldado que foi santificado por meio do sangue de Jesus.

48
Anotação

17 A vitória e a derrota da batalha pertencem ao Senhor

Ter Josué 6:1-7

1Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava.

2Então o SENHOR disse a Josué: “Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra.

3Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias.

4Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas.

5Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver”.

6Josué, filho de Num, chamou os sacerdotes e lhes disse: “Levem a arca da aliança do SENHOR. Sete de vocês levarão trombetas à frente da arca”.

7E ordenou ao povo: “Avancem! Marchem ao redor da cidade! Os soldados armados irão à frente da arca do SENHOR”.

49

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual era a situação em Jericó quando os israelitas chegaram? (v.1)

4. O que você percebe ao ver a estratégia de Deus, o Senhor da batalha, em conquistar Jericó?

2. O que Deus ordenou a Josué? (vs.3-5)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus ordenou a estratégia de marchar ao redor da cidade de Jericó tocando as trombetas?

Decisão e aplicação

5. Como você resolveu um problema recente na sua vida? Lembrando que a guerra pertence ao Senhor, o que você fará para resolver os problemas à maneira de Deus? Anotação

50

1Sm 17:47 “Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".

Jericó era uma cidade bem sólida e próspera localizada no centro de Canaã, e, para ocupar a terra de Canaã, este ponto estratégico deveria ser conquistado. Quando o povo de Jericó ouviu a notícia sobre os israelitas, realizou uma operação defensiva para fechar completamente a cidade. Assim, Deus, através de Josué, ordenou que o povo siga os sacerdotes que carregam a arca da aliança e sopram suas trombetas, e dê a volta à cidade por seis dias, uma volta por dia. Este era uma estratégia completamente fora do comum de conquistar uma cidade, mas Josué comunicou esse método aos sacerdotes e ao povo, e o colocou em ação. Na verdade, se analisar melhor como Jericó foi conquistado, era mais como um ritual de adoração do que uma operação militar. O som das trombetas ecoando na cidade de Jericó foi o primeiro sinal de que a era da escravidão e a vida de servidão tinha terminado, e que a era da liberdade havia chegado. Assim, independentemente da estratégia e tática de guerra, Deus é quem controla a vitória. Portanto, devo abandonar a ilusão de que o meu conhecimento e a minha experiência são a melhor maneira de resolver problemas. Não esqueçamos que a vitória ou a derrota da batalha depende apenas de Deus (vide 1Sm 17:47).

ORAÇÃO

Que eu seja aquele que ora com fé, lembrando que a vitória ou a derrota da guerra depende apenas de Deus.

51
Anotação

18 Reduza sua voz e ouça a palavra

Qua Josué 6:8-14

8Quando Josué terminou de falar ao povo, os sete sacerdotes que levavam suas trombetas perante o SENHOR saíram à frente, tocando as trombetas. E a arca da aliança do SENHOR ia atrás deles.

9Os soldados armados marchavam à frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e o restante dos soldados seguia a arca. Durante todo esse tempo tocavam-se as trombetas.

10Mas, Josué tinha ordenado ao povo: “Não dêem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até o dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão!”

11Assim se fez a arca do Senhor rodear a cidade, dando uma volta em torno dela. Então o povo voltou para o acampamento, onde passou a noite.

12Josué levantou-se na manhã seguinte, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR.

13Os sete sacerdotes que levavam as trombetas iam adiante da arca do SENHOR, tocando as trombetas. Os homens armados iam à frente deles, e o restante dos soldados seguia a arca do SENHOR, enquanto as trombetas tocavam continuamente.

14No segundo dia também rodearam a cidade uma vez, e voltaram ao acampamento. E durante seis dias repetiram aquela ação.

52

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué ordenou às pessoas que marchavam ao redor da cidade de Jericó? (v.10)

4. O que você sente ao ver os israelitas marchando em silêncio, focados apenas na palavra de Deus, mesmo não compreendendo a situação?

2. Como as pessoas reagiram quando ouviram as ordens de Josué? (v.11)

Estudo e reflexão

3. Por que Josué ordenou ao povo que não dissesse palavra alguma ao rodear a cidade?

Decisão e aplicação

5. Quando você, ao resolver um problema, fez mais queixas humanas do que ouviu a voz de Deus?

O que você fará para ter uma profunda comunhão com Deus ao invés de reclamar?

53
Anotação

Lv 25:9 “Então façam soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês; no Dia da Expiação façam soar a trombeta por toda a terra de vocês.” Ex 19:19 “e o som da trombeta era cada vez mais forte. Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu.”

Ao comando de Josué, os israelitas começam a marchar ao redor da cidade de Jericó. Enquanto as pessoas rodavam a cidade, ouvia-se apenas o som das trombetas de chifre de carneiro tocados pelos sete sacerdotes (v.8). Essas trombetas eram feitas de chifres de carneiro arqueado que eram usadas para reunir pessoas para festas (vide Lv 25:9) ou para simbolizar religiosamente a presença de Deus (vide Ex 19:19). Deus ordenou aos israelitas que não digam nada enquanto caminham pela cidade de Jericó (v.10). Isso significa, enquanto estão andando pela cidade de Jericó, silenciem suas próprias vozes e foquem apenas na voz de Deus. Na verdade, ao seguir um método que era difícil de ser compreendido humanamente, uma multidão de mágoas poderia ter saído como palavras de reclamação. É por isso que não havia melhor maneira de se concentrar na Palavra de Deus do que o silêncio. Reduzir a própria voz e inclinar os ouvidos à voz de Deus é o melhor método para vencer. Então, você está reagindo em silêncio para se concentrar em meditar e ouvir a Palavra de Deus?

ORAÇÃO

Que eu incline meus ouvidos apenas à voz de Deus, e me cale diante dos pensamentos e das palavras humanas.

54
Anotação

19 O povo gritou e o muro caiu

Qui Josué 6:15-21

15No sétimo dia, levantaram-se ao romper da manhã e marcharam da mesma maneira sete vezes ao redor da cidade; foi apenas nesse dia que rodearam a cidade sete vezes.

16Na sétima vez, quando os sacerdotes deram o toque de trombeta, Josué ordenou ao povo: “Gritem! O SENHOR lhes entregou a cidade!

17A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao SENHOR para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos.

18Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos. Do contrário trarão destruição e desgraça ao acampamento de Israel.

19Toda a prata, todo o ouro e todos os utensílios de bronze e de ferro são sagrados e pertencem ao Senhor e deverão ser levados para o seu tesouro”.

20Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade.

21Consagraram a cidade ao SENHOR, destruindo ao fio da espada homens, mulheres, jovens, velhos, bois, ovelhas e jumentos; todos os seres vivos que nela havia.

55

Análise do conteúdo Percepção

1. O que os israelitas fizeram no sétimo dia ao redor de Jericó? (vs.15-16)

4. O que você aprende ao ver o muro cair quando o povo de Israel obedeceu à palavra de Deus?

2. O que acontece quando o povo de Israel grita por obediência a Deus? (v.20)

Estudo e reflexão

3. Por que o muro caiu quando os israelitas gritaram bem alto ao som da trombeta?

Decisão e aplicação

5. Entre as palavras de Deus, qual é a mais difícil de obedecer completamente?

Como o povo de Israel que destruiu Jericó, o que você fará para alcançar a vitória obedecendo a Deus inteiramente? Anotação

56

“Todos os que estão com ela em sua casa serão poupados” (v.17): confirma-se a promessa de excluir Raabe e sua família da aniquilação, por ela ter acolhido os espiões israelenses. “O muro caiu” (v.20): naquela época, os muros de Jericó eram de parede dupla, larga e forte, suficiente para duas carroças correrem nela.

Josué e o povo de Israel rodearam Jericó sete vezes no sétimo dia conforme a ordem de Deus. Então, os sete sacerdotes tocaram as trombetas e o povo gritou bem alto sob o comando de Josué. De fato, o povo de Israel não podia dizer uma única palavra até que Josué os instruísse de acordo com a ordem de Deus. Mas, quando os israelenses quebraram o longo silêncio e gritaram para Jericó, Deus desmoronou completamente o muro de Jericó (v.20). Deus desejava expulsar os ímpios cananeus através da batalha de Jericó e tornar santa, a terra manchada pelo mal e pela injustiça. Ele também queria que o povo de Israel experimentasse a vitória da batalha por meio da obediência completa. A obediência é a melhor arma de ataque para o povo de Deus e somente a fé no Senhor garante a vitória. Portanto, devemos nos tornar o povo que sempre obedece a Deus completamente. Precisamos lembrar que quem teme a Deus será protegido mesmo em face da extinção e viverá uma vida vitoriosa com Deus.

ORAÇÃO

Que eu possa estar sempre junto a Deus e me tornar um filho de fé que O obedece completamente.

57
Anotação

20 Mantenha sua fé em Deus para o futuro

Sex Josué 6:22-27

22Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: “Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela”.

23Então os jovens que tinham espionado a terra entraram e trouxeram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os seus parentes. Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel.

24Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do SENHOR

25E Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje.

26Naquela ocasião Josué pronunciou este juramento solene: “Maldito seja diante do SENHOR o homem que reconstruir a cidade de Jericó: “Ao preço de seu filho mais velho lançará os alicerces da cidade; ao preço de seu filho mais novo porá suas portas!”

27Assim o SENHOR esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região.

58

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué ordenou aos dois homens que espionaram Jericó? (v.22)

2. Qual foi o juramento e maldição que Josué fez depois de destruir a cidade de Jericó? (v.26)

4. O que você aprende quando vê Raabe ser salva por ter tido fé e aqueles que reconstruíram a cidade de Jericó, manchada pelo pecado, serem amaldiçoados?

Estudo e reflexão

3. Por que Josué disse que amaldiçoará aquele que reconstruir a cidade de Jericó?

Decisão e aplicação

5. Há alguma coisa em que você acredita e segue mais do que Deus?

O que você fará para ter fé como Raabe, que confia apenas em Deus em qualquer situação?

59
Anotação

“O homem que reconstruir a cidade de Jericó... ao preço de seu filho mais velho” (v.26): essa maldição foi cumprida com a morte de Abirão e Segube, os dois filhos de Hiel, o betelita, que reconstruiu a cidade de Jericó durante o reinado do rei Acabe (vide 1Rs 16:34). Hb 11:31 “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes”. 1Rs 16:34 “Durante o seu reinado, Hiel, de Betel, reconstruiu Jericó. Lançou os alicerces à custa da vida do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as portas à custa da vida do seu filho mais novo, Segube, de acordo com a palavra que o Senhor tinha falado por meio de Josué, filho de Num”.

Josué ordenou aos dois homens que haviam espionado Jericó para salvar a prostituta Raabe e sua família (v.22). Assim, mesmo quando a cidade de Jericó foi completamente destruída, Raabe conseguiu fugir da morte (v.25, vide Hb 11:31). Raabe, que confiou seu futuro a Deus, foi salva e entrou na comunidade israelense. Nesse momento, Josué declara que aqueles que reconstruírem Jericó serão amaldiçoados pelo Senhor (vide 1Rs 16:34). Na verdade, esta guerra não foi uma batalha que os israelitas derrotaram o exército de Jericó. Foi uma batalha que comprova a luta de Deus pelo seu povo. Por outro lado, através de Josué, Deus lançou maldição e impediu a reconstrução da cidade de Jericó, porque queria mostrar o fim da cidade manchada pelo pecado. A história da batalha de Jericó nos ensina que se tivermos fé em Deus ganharemos a vida como Raabe, porém, se estivermos manchados pelo pecado, a cidade inteira será aniquilada. Portanto, não esqueçamos que somente a fé em Deus é o caminho para ganhar a graça de Deus e vencer.

ORAÇÃO

Que possamos nos tornar o povo de Deus, que é vitorioso somente pela fé e pela graça do Senhor.

60
Anotação

Lembre-se de que o orgulho é um atalho para a destruição

Sáb Josué 7:1-9

1Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do SENHOR acendeu-se contra Israel.

2Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homens subiram e espionaram Ai.

3Quando voltaram a Josué, disseram: “Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos”.

4Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga,

5chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim, e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.

6Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde.

7Disse então Josué: “Ah, Soberano SENHOR, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!

8Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos?

9Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?”

61
21

Análise do conteúdo Percepção

1. O que relataram os espiões enviados a Ai por Josué? (v.3)

4. O que você aprende quando vê Israel que se tornou orgulhoso sem se lembrar da graça de Deus?

2. Qual foi o resultado da batalha de Israel com Ai? (vs.4-5)

Estudo e reflexão

3. Por que Israel perdeu a batalha de Ai?

Decisão e aplicação

5. Quando você se esqueceu da graça de Deus e foi derrotado pelo orgulho?

O que você fará para se tornar humilde, confessando que tudo vem de Deus? Anotação

62

“Foram infiéis com relação às coisas sagradas” (v.1): depois de conquistar Jericó, todo utensílio de prata, ouro, cobre e ferro foi dedicado à propriedade de Deus. Acã cometeu o pecado de tomar para si as coisas de Deus. “O povo desanimou-se completamente” (v.5): mostra um coração que está completamente frustrado e desmotivado.

Josué envia espiões à cidade de Ai, depois de dominar Jericó. Os espiões voltam de Ai e relatam a Josué que a cidade é pequena e que pode ser facilmente derrotada enviando apenas dois a três mil homens, sem necessidade de enviar toda a tropa. Seguindo relato dos espiões, Josué envia apenas algumas tropas para a batalha de Ai. Entretanto Israel é derrotado pelos soldados de Ai, que é menor que de Jericó, e é forçado a fugir. Israel foi derrotado nesta batalha porque Acã tomou as coisas oferecidas a Deus e provocou a ira de Deus (v.1). Israel esqueceu completamente que a vitória de Jericó foi por causa da graça de Deus. Após a queda de Jericó eles ficaram orgulhosos, e só através da amarga derrota perceberam que não poderiam vencer nem mesmo uma pequena batalha sem a graça de Deus. A razão de vivermos em paz hoje é somente por causa da graça de Deus. Devemos perceber que tudo que damos como certo a cada momento vem da graça de Deus. Que possamos nos tornar filhos de fé que sempre se aproxima de Deus humildemente.

ORAÇÃO

Que eu possa me tornar um filho do Senhor que vive humildemente, percebendo que a vida é vivida somente pela graça de Deus.

63
Anotação

Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

64
22

O preço da violação da aliança é a destruição

Seg Josué 7:10-15

10O SENHOR disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado?

11Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens.

12Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.

13“Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.

14“Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o Senhor escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o Senhor escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o SENHOR escolher virá à frente, um homem de cada vez.

15Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do SENHOR e cometeu loucura em Israel!”

65
23

Análise do conteúdo Percepção

1. Por que os israelitas fracassaram em conquistar a cidade de Ai? (v.11)

4. O que você sente ao ver Deus punir severamente àquele que viola sua aliança, rouba e esconde?

2. Quais soluções Deus oferece a Josué? (vs.13-15)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus pune severamente o povo israelense que pecou com fogo?

Decisão e aplicação

5. Alguma vez você se apossou das coisas de Deus como fez Acã? O que deve ser feito para abandonar a ganância e cumprir a aliança feita com Deus?

Anotação

66

“Pecou” (v.11): com significado de 'perder-se', 'afastar-se do alvo', afastar-se do caminho e da vontade de Deus é visto como pecado. Sugere que o motivo de derrota da batalha contra Ai estava na desobediência, e não na estratégia, armas ou quantidade de soldados.

Após Deus ordenar a Josué que se levante, afirma que Israel pecou. Ele também informa que o motivo da derrota da batalha de Ai foi o pecado. E se o pecado não for resolvido, afirma que não sairão vitoriosos. Na verdade, para os israelenses vencerem na guerra eles devem primeiramente purificar o corpo e a alma, antes de montar uma estratégia e táticas (vs.10-13). Logo, o ato de violar a aliança de Deus, isto é, roubar as coisas consagradas, e colocá-las junto a seus próprios bens são atos pecaminosos de destruição de Deus (v.15). Por acaso há algo que pertence a Deus e foi colocado junto aos bens sem consagrar? Ao obedecer às ordens de Deus obtemos a vitória na guerra, mas se as desobedecer ficamos sujeito a terrível destruição. Portanto, o povo de Deus deve se lembrar do terrível preço da desobediência a Deus, e sempre viver em obediência à tua palavra. Lembremos que o pecado certamente gera destruição.

ORAÇÃO

Que possamos ser povo de Deus que abandona o pecado e obedece a tua palavra.

67
Anotação

24 O arrependimento salva a comunidade

Ter Josué 7:16-21

16Na manhã seguinte Josué mandou os israelitas virem à frente segundo as suas tribos, e a de Judá foi a escolhida.

17Os clãs de Judá vieram à frente, e ele escolheu os zeraítas. Fez o clã dos zeraítas vir à frente, família por família, e o escolhido foi Zinri.

18Josué fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido.

19Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do SENHOR, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

20Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o SENHOR, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte:

21quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo”.

68

Análise do conteúdo Percepção

1. Quem foi o pecador escolhido entre o povo de Israel? (v.18)

4. O que você sente vendo Deus liderar o processo de santificação do povo de Israel.

2. Como Acã confessa seus pecados à pergunta de Josué? (vs.20-21)

Estudo e reflexão

3. Por que Deus procede a busca do pecador diante de todo povo israelita?

Decisão e aplicação

5. Que pecado você deve confessar e se arrepender diante de Deus? O que você fará para influenciar a comunidade beneficamente com vida pura, e não causar más influências devido ao pecado? Anotação

69

“diga a verdade” (v.19): "Dizer a verdade" possui significado de "colocar para fora algo que está no coração do homem". No texto, foi usado no sentido de Acã confessar todos os seus pecados diante de Deus.

Deus ordena a Josué que procure a causa da derrota de Ai. Não é uma situação fácil buscar o pecador no meio de quase 600 mil homens. No entanto, graças à intervenção divina de Deus, Acã foi apontado como pecador entre todas as tribos de Israel (vs.16-18). Deus tem um motivo para fazer passar por todo esse procedimento. Primeiro, Deus abomina o pecado, e mostra que faz pagar pelo seu preço até o fim. Segundo, queria manter a santidade da comunidade fazendo-os observar detalhadamente o processo de purificação. O ponto principal aqui é o confessar, isso nos faz compreender que para manter a santidade a confissão é necessária (v.19). Dessa forma, o povo de Deus deve tomar o como exemplo o feito de Acã, e se esforçar para manter a santidade em qualquer situação. O pecado de uma pessoa nunca acaba apenas nela. Lembremos da temível capacidade de contaminação do pecado, e caso haja algum pecado para purificar devemos ter em mente que devemos confessá-lo quanto antes para salvar o indivíduo e a comunidade.

ORAÇÃO

Que eu viva diariamente com o coração em confissão, para salvar o indivíduo e a comunidade do pecado.

70
Anotação

25 Elimine o pecado escondido

Qua Josué 7:22-26

22Josué enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo.

23Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o SENHOR.

24Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.

25Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça ”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo.

26Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o SENHOR se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.

71

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué manda fazer ao enviar alguns homens à tenda de Acã? (vs.22-23)

4. Como você se sente quando vê a maneira poderosa de Deus lidar com o pecado de Acã por meio de Josué?

2. Como Josué lida com o pecado de Acã? (vs.24-25)

Estudo e reflexão

3. Como Josué lida com o pecado de Acã? (vs.24-25)

Decisão e aplicação

5. Como Acã, quando você já provocou a ira de Deus ao esconder os seus pecados?

O que deve fazer para eliminar os pecados escondidos e restaurar o seu relacionamento com Deus?

72
Anotação

“Vale de Acor” (v.26): Acor significa “perturbar” e em hebraico deriva da raiz primitiva akar. Isso mostra que Acã perturbou Israel e que no fim, ele e sua família foram perturbados e mortos.

Josué envia mensageiros para verificar os itens que Acã escondeu e trazêlos de volta. Josué e todos os israelitas capturaram Acã e levaram os bens roubados, sua família e tudo o que possuíam para o vale de Acor, onde os apedrejaram e os queimaram (v.25). Deus julgou com justiça Acã que atormentou Israel e a Sua ira cessou depois que Ele removeu os pecados e injustiças da comunidade poluída pelo pecado de Acã (v.26). Os crimes de Acã foram causados porque ele fracassou em controlar a sua ganância. O impacto e o alcance causados pelo pecado de uma pessoa na comunidade são enormes e por este motivo, Deus tem uma abordagem severa e decisiva ao pecado. Além disso, porque a pessoa que comete o pecado não busca Deus para poder esconder seu pecado, Ele nos faz perceber que é necessário revelar e resolver adequadamente o que está oculto. Portanto, uma pessoa de Deus deve remover completamente o próprio pecado e o da comunidade para restaurar o relacionamento com Deus. Lembremos que esta é a única maneira de nos protegermos do mundo e sermos um povo de Deus.

ORAÇÃO

Senhor, elimine os nossos pecados escondidos e restaure o relacionamento correto com Deus para que possamos viver como Teu povo.

73
Anotação

Aja de acordo com a Palavra e então ressuscitará

Qui Josué 8:1-9

1E disse o SENHOR a Josué: “Não tenha medo! Não desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra.

2Você fará com Ai e seu rei o que fez com Jericó e seu rei; e desta vez vocês poderão se apossar dos despojos e dos animais. Prepare uma emboscada atrás da cidade”.

3Então Josué e todo o exército se prepararam para atacar a cidade de Ai. Ele escolheu trinta mil dos seus melhores homens de guerra e os enviou de noite

4com a seguinte ordem: “Atenção! Preparem uma emboscada atrás da cidade, e não se afastem muito dela. Fiquem todos alerta.

5Eu e todos os que estiverem comigo nos aproximaremos da cidade. Quando os homens nos atacarem como fizeram antes, fugiremos deles.

6Eles nos perseguirão até que os tenhamos atraído para longe da cidade, pois dirão: ‘Estão fugindo de nós como fizeram antes’. Quando estivermos fugindo,

7vocês sairão da emboscada e tomarão a cidade. O SENHOR, o seu Deus, a entregará em suas mãos.

8Depois que tomarem a cidade, vocês a incendiarão. Façam o que o SENHOR ordenou. Atentem bem para as minhas instruções”.

9Então Josué os enviou. Eles foram e ficaram de emboscada entre Betel e Ai, a oeste de Ai. Josué, porém, passou aquela noite com o povo.

74
26

Análise do conteúdo Percepção

1. Quais são as ordens e promessas de Deus a Josué antes da segunda batalha de Ai? (vs.1-2)

4 Como você se sente quando vê Josué agindo de acordo com a ordem de Deus antes da batalha?

2. Como Josué reage diante da ordem e da promessa de Deus? (vs.3-4)

Estudo e reflexão

3. Por qual motivo Deus dá ordem e faz promessa a Josué antes da batalha de Ai?

Decisão e aplicação

5. Quando foi a última vez que você caiu em pecado e ficou desanimado, mas depois se recuperou, obedecendo à palavra de Deus?

O que você fará para não sucumbir diante do fracasso e continuar no caminho da obediência, como um boneco João teimoso?

75
Anotação

Sl 24:8 “Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.”

Josué e o povo foram derrotados na batalha com Ai por causa do orgulho e da desobediência, e estavam tristes e desesperados. Com isso, Deus diz a Josué para não ter medo e ordena que ele se levante novamente e avance contra Ai. Com a promessa de vitória, Deus lhe dá uma estratégia específica: escolher 30.000 guerreiros e preparar uma emboscada atrás da cidade e então começar uma briga na parte frontal e fingir recuar, afastando o povo de Ai da cidade. Neste momento a tropa sairia da emboscada e tomaria a cidade (vs.1-2). Essa estratégia exploraria o aspecto psicológico do povo de Ai que estava extasiado com a vitória. Desta forma, Deus planejou tudo para a batalha de Ai (vide Sl 24:8). Depois disso, Josué obedeceu à palavra de Deus e executou o Seu plano (vs.3-9). Portanto, devemos nos lembrar de que a vitória depende da obediência a Deus. A obediência à palavra de Deus leva à vitória, caso contrário só haverá derrota. Não vamos nos esquecer de que a forma correta do povo de Deus viver é confiando nele, que é Poderoso na batalha.

ORAÇÃO

Que eu não desanime diante do fracasso, obedeça à palavra de Deus e obtenha a vitória que Ele me deu.

76
Anotação

27 Fortaleça-se para obedecer à Palavra

Sex Josué 8:10-17

10Na manhã seguinte Josué passou em revista os homens, e ele e os líderes de Israel partiram à frente deles para atacar a cidade.

11Todos os homens de guerra que estavam com ele avançaram, aproximaram-se da cidade pela frente e armaram acampamento ao norte de Ai, onde o vale os separava da cidade.

12Josué pôs de emboscada cerca de cinco mil homens entre Betel e Ai, a oeste da cidade.

13Os que estavam no acampamento ao norte da cidade, e os que estavam na emboscada a oeste, tomaram posição. Naquela noite Josué foi ao vale.

14Quando o rei de Ai viu isso, ele e todos os homens da cidade se apressaram, levantaram-se logo cedo e saíram para enfrentar Israel no campo de batalha, no local de onde se avista a Arabá. Ele não sabia da emboscada armada contra ele atrás da cidade.

15Josué e todo o Israel deixaram-se perseguir por eles e fugiram para o deserto.

16Todos os homens de Ai foram chamados para persegui-los. Eles perseguiram Josué e foram atraídos para longe da cidade.

17Nem um só homem ficou em Ai e em Betel; todos foram atrás de Israel. Deixaram a cidade aberta e saíram em perseguição de Israel.

77

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué fez quando se levantou de manhã cedo? (v.10)

4. O que você aprende quando vê Josué agindo de acordo com a estratégia e tática de Deus?

2. Que estratégia Josué escolheu para vencer a batalha? (vs.12-13)

Estudo e reflexão

3. Diferentemente da primeira batalha, por que Josué ataca Ai usando a tática de emboscada?

Decisão e aplicação

5. Quando foi a última vez que você fez um julgamento precipitado com base em sua própria experiência e falhou? O que você fará para fortalecer-se a fim de colocar a palavra de Deus em prática em sua vida?

78
Anotação

“cinco mil homens” (v.12): há teoria de que o exército que veio com Josué era de 30.000 com mais 5.000 escondidos, e também há teorias de que os 5.000 faziam parte do exército de 30.000 guerreiros.

Josué acorda de manhã, passa em revista os homens e completa todos os preparativos para a guerra. Então ele e os líderes de Israel partiram à frente deles para atacar a cidade (v.10). Quando todos os soldados que estavam com ele chegaram à frente da cidade, Josué acampou ao norte de Ai, onde o vale os separava da cidade. Então, Josué conduz a emboscada como Deus lhe instruiu, finge ser derrotado na frente do rei de Ai e depois os atrai para o deserto para tomar a cidade de Ai. O rei de Ai, extasiado com a vitória da primeira batalha, cometeu o erro de deixar a cidade e no fim, acabou por perdê-lo. Dessa forma, o orgulho leva à destruição, e aqueles que não servem a Deus estão se afastando da vitória. Josué, por outro lado, após uma falha, preparou meticulosamente a operação que Deus lhe instruiu e a executou na batalha. Portanto, para que o povo de Deus vença a guerra, deve fortalecer-se para agir de acordo com a Palavra de Deus. Lembre-se de que a verdadeira vitória vem quando praticamos a palavra de Deus.

ORAÇÃO

Ajude-me a usar o fracasso como um trampolim para fortalecer-me e colocar em prática a Palavra que o Senhor me deu.

79
Anotação

Obtenha a vitória através da estratégia dada por Deus

Sáb Josué 8:18-23

18Disse então o SENHOR a Josué: “Estende a lança que você tem na mão na direção de Ai, pois nas suas mãos entregarei a cidade”. Josué estendeu a lança na direção de Ai,

19e assim que o fez, os homens da emboscada saíram correndo da sua posição, entraram na cidade, tomaram-na e depressa a incendiaram.

20Quando os homens de Ai olharam para trás e viram a fumaça da cidade subindo ao céu, não tinham para onde escapar, pois os israelitas que fugiam para o deserto se voltaram contra os seus perseguidores.

21Vendo Josué e todo o Israel que os homens da emboscada tinham tomado a cidade e que desta subia fumaça, deram meia-volta e atacaram os homens de Ai.

22Os outros israelitas também saíram da cidade para lutar contra eles, de modo que foram cercados, tendo os israelitas dos dois lados. Então os israelitas os mataram, sem deixar sobreviventes nem fugitivos, 23mas prenderam vivo o rei de Ai e o levaram a Josué.

80
28

Análise do conteúdo Percepção

1. Conforme as instruções de Josué como os homens da emboscada se moveram, e então, o que aconteceu à cidade de Ai? (v.19)

4. O que sente vendo o povo de Israel vencer através da estratégia dada por Deus?

2. Quando a cidade foi queimada pelos homens da emboscada, de que forma Israel atacou o povo de Ai? (vs.20-22)

Estudo e reflexão

3. Como os israelitas conseguiram vencer a segunda batalha?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que experimentou a vitória porque seguiu a instrução de Deus?

O que fará para alcançar a vitória absoluta através da estratégia dada por Deus?

81
Anotação

Deus ordenou a Josué a estender a lança, e Josué obedeceu. E logo, os homens da emboscada saíram correndo da sua posição e incendiaram a cidade de Ai (v.19). Quando os soldados de Ai e de Israel viram a fumaça da cidade subir, os soldados de cada lado reagiu de uma forma diferente. Os soldados de Ai sentiram a derrota, mas o exército de Israel percebeu que a estratégia dará certo. Então, os soldados de Israel, que fingiam estarem derrotados, se viraram e enfrentaram os soldados de Ai de frente, e os homens da emboscada de Israel que haviam ocupado a cidade, saíram da cidade e atacaram o exército de Ai por trás. No final, o rei de Ai foi capturado vivo pelo exército de Israel e levado perante Josué (vs.20-23). Foi assim que Israel, que havia sofrido a derrota na primeira batalha por desobedecer ao mandamento de Deus, alcançou a vitória, executando a estratégia que Deus havia estabelecido. Aquele que luta conforme o mandamento de Deus, vence o mundo. Portanto, o santo deve lembrar que ter fé para realizar o mandamento de Deus em qualquer situação é uma condição essencial para a vitória.

ORAÇÃO

Que eu seja sempre um guerreiro de fé que luta contra o mundo conforme o mandamento de Deus em qualquer situação.

82
Anotação

Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

83 29

30 Guerra espiritual, extermine todos os pecados

Seg Josué 8:24-29

24Israel terminou de matar os habitantes de Ai no campo e no deserto, onde os tinha perseguido; eles morreram ao fio da espada. Depois disso, todos os israelitas voltaram à cidade de Ai e mataram os que lá haviam ficado.

25Doze mil homens e mulheres caíram mortos naquele dia. Era toda a população de Ai.

26Pois Josué não recuou a lança até exterminar todos os habitantes de Ai.

27Mas Israel se apossou dos animais e dos despojos daquela cidade, conforme a ordem que o SENHOR tinha dado a Josué.

28Assim Josué incendiou Ai e fez dela um perpétuo monte de ruínas, um lugar abandonado até hoje.

29Enforcou o rei de Ai numa árvore e ali o deixou até a tarde. Ao pôr-do-sol Josué ordenou que tirassem o corpo da árvore e que o atirassem à entrada da cidade. E sobre ele ergueram um grande monte de pedras, que perdura até hoje.

84

Análise do conteúdo Percepção

1. Como Israel se comporta na guerra contra o povo de Ai? (vs.24-25)

2. O que Josué fez até que Israel destruísse toda a Ai? (v.26)

Estudo e reflexão

3. Por que Josué ergue um monte de pedras sobre o rei de Ai depois de matá-lo?

4. O que sente vendo Israel obedecer a Deus que ordenou a destruição completa de Ai?

Decisão e aplicação

5. Que pecado tem dentro de si que tem tentado ignorar a todo custo? O que fará para lutar e vencer plenamente a guerra espiritual? Anotação

85

“até à tarde” (v.29): de acordo com a lei descrita no Deuteronômio, um morto não podia ser deixado pendurado a noite toda, mas ser enterrado no mesmo dia.

Os homens e mulheres mortos por Israel na Batalha de Ai, em um dia, foram ao todo, 12.000 (vs.24-25). Durante toda a batalha, Josué, como comandante, não recuou a lança nem por um instante até que o exército de Israel destrua todos os habitantes de Ai. Além disso, os despojos foram tomados de acordo com a ordem de Deus (vs.26-27). Após a batalha, a cidade de Ai foi queimada e devastada. Josué deixou o corpo do rei de Ai pendurado em uma árvore até a tarde, e ao pôr do sol, tirou o corpo da árvore, jogou-o na entrada da porta da cidade e ergueu um monte de pedras por cima (vs.28-29). Através desse monumento se comemora a obra de Deus sobre Israel e o julgamento de Deus sobre aqueles que se opõem aos exércitos do Senhor. Esse monte de pedras deve ter servido de monumento e símbolo para o povo de Israel de que somente a obediência à Palavra de Deus era o único pré-requisito para a vitória. Portanto, o filho da fé deve lutar até que a imagem pecaminosa dentro de si seja completamente aniquilada. Que em todos os dias busque Jesus Cristo, aquele que Deus deu como sinal de vitória, e conserve uma atitude correta para com Deus.

ORAÇÃO

Que me conceda um espírito admirável que aniquile completamente a natureza pecaminosa para vencer a guerra espiritual. Anotação

86

31 Copie e leia toda a Palavra

Ter Josué 8:30-35

30Então Josué construiu no monte Ebal um altar ao SENHOR, o Deus de Israel, 31conforme Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado aos israelitas. Ele o construiu de acordo com o que está escrito no Livro da Lei de Moisés: um altar de pedras não lavradas, nas quais não se usou ferramenta de ferro. Sobre ele ofereceram ao SENHOR holocaustos e sacrifícios de comunhão .

32Ali, na presença dos israelitas, Josué copiou nas pedras a Lei que Moisés havia escrito.

33Todo o Israel, estrangeiros e naturais da terra, com os seus líderes, os seus oficiais e os seus juízes, estavam em pé dos dois lados da arca da aliança do SENHOR, diante dos sacerdotes levitas, que a carregavam. Metade do povo estava em pé, defronte do monte Gerizim, e metade, defronte do monte Ebal. Tudo conforme Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado anteriormente, para que o povo de Israel fosse abençoado.

34Em seguida Josué leu todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, segundo o que está escrito no Livro da Lei.

35Não houve uma só palavra de tudo o que Moisés tinha ordenado que Josué não lesse para toda a assembléia de Israel, inclusive mulheres, crianças, e os estrangeiros que viviam no meio deles.

87

Análise do conteúdo Percepção

1. O que Josué fez na pedra do altar na frente do povo de Israel? (vs.31-32)

4. O que sente vendo Josué ensinar todas as Palavras escritas na Lei ao povo?

2. Josué, logo após copiar a Lei nas pedras, o que fez a todo o povo de Israel que estavam no monte Gerizim e no monte Ebal? (vs.34-35)

Estudo e reflexão

3. Por que Josué leu todas as Palavras do Livro da Lei diante do povo de Israel?

Decisão e aplicação

5. Quando foi que ao ler a Palavra percebeu que Deus estava guiando a sua vida?

O que fará para meditar a Bíblia todos os dias e erguer a si, a família e a comunidade através da Palavra? Anotação

88

27:11-13 “No mesmo dia Moisés ordenou ao povo: Quando vocês tiverem atravessado o Jordão, as tribos que estarão no monte Gerizim para abençoar o povo serão: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim. E as tribos que estarão no monte Ebal para declararem maldições serão: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.”

Josué, após terminar a batalha de Ai, construiu um altar para Deus no monte Ebal, feito de pedras novas e não polidas com ferramentas de ferro, e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Depois disso, Josué escreveu a Lei nas pedras na frente do povo (vs.30-33), e, leu todas as Palavras da Lei. A coisa mais importante na renovação da aliança é declarar as bênçãos e maldições registradas no Livro da Lei sem adição ou subtração (v.34, vide Dt 27:11-13). Josué, parou a guerra por um tempo, e declarou essas bênçãos e maldições no monte Ebal e no monte Gerizim, a fim de estabelecer o caminho certo de viver uma vida de bênçãos na Terra Prometida. Ouvindo a proclamação, Israel teria sido capaz de gravar como o povo de Deus deveria viver enquanto refletia sobre a vitória em Jericó e o fracasso e a vitória em Ai. Portanto, o povo de Deus pode crescer através da experiência, mas deve perceber a importância de construir uma comunidade de acordo com a Palavra de Deus. Não esqueça, pois, é missão do povo de Deus meditar a Palavra e refletir sobre a vontade de Deus.

ORAÇÃO

Que eu sempre lembre da Palavra como está escrita na Bíblia, e me torne um filho da fé que compreende corretamente e cumpre a vontade de Deus.

89 Dt
Anotação

semana

Estudo Bíblico da Fazenda

1Mantenha seus olhos em Deus

Josué 1:1-9

Abrindoocoração

Matt Chandler, em seu livro “Coragem Cristã em tempos de incredulidade”, diz que “não existe coragem sem medo e somente quando sentirmos o medo poderemos ter coragem”. Ou seja, em uma situação de insegurança, a verdadeira coragem é revelada quando descobrimos algo mais valioso do que os nossos medos. O mesmo pode ser aplicado em relação à mudança de liderança em Israel. Deus escolheu Josué, como líder, para suceder a Moisés e o faz lembrar que existem coisas mais importantes que o medo, ordenando que tivesse coragem e conquistasse a terra de Canaã. Através do texto de hoje, vamos meditar sobre os pontos mais importante que Deus disse ao novo líder de Israel.

Semeandoapalavra

1. Após a morte de Moisés, quem foi designado, por Deus, para sucedêlo e que ordem Deus deu ao novo líder? (vs.1-2)

2. Qual a extensão da terra, prometida por Deus, ao povo de Israel? (v.4)

3. Que promessa Deus fez a Josué, o novo líder de Israel? O que tem em comum entre a passagem em que Deus envia Josué a Canaã e a passagem onde Moisés é enviado ao Egito? (v.5, vide Ex 3:12)

90

4

. O que Deus ordenou a Josué repetidamente e o que Josué deveria guardar? (vs.6-9) Por que Josué deveria confiar plenamente na Palavra de Deus?

5. Os cristãos não devem ter medo, mas devem manter seus olhos fixos em Deus. Será que estamos cumprindo a nossa missão, mantendo nossos olhos somente em Deus, mesmo em situações de medo?

6. Vamos então compartilhar sobre o que é necessário para andarmos com coragem e com plena confiança em todas as promessas de Deus.

Colhendoosfrutosdavida

Deus escolheu Josué para liderar o povo de Israel depois de Moisés. E disse a Josué, o novo líder, que conquistasse a terra de Canaã, com a força, coragem e sem medo, confiando somente em Deus. Que tipo de coragem os cristãos mais precisam em tempos de incredulidade? É preciso desviar o foco em nós mesmos e fixarmos o nosso olhar para o Senhor. Josué, por meio da coragem que Deus lhe deu, cumpriu o chamado de Deus sem hesitação e por fim desfrutou da paz e do descanso conquistando a terra que mana leite e mel. Da mesma maneira, não devemos ter medo, mas fixando os nossos olhos em Deus, vamos nos tornar filhos de Deus que cumprem com poder a missão do evangelho.

91

Estudo Bíblico da Fazenda

2Quando tivermos de ir por um caminho que nunca passamos Josué 3:3–17

semana

Abrindoocoração

Muitas mudanças aconteceram em nossas vidas depois da Pandemia do Covid-19. Surgiu como nova expressão a frase “manter a distância” e é incomparável a ênfase dada à higiene pessoal do que no passado. Chamamos estas mudanças de “geração pós-Covid”, diferenciando da geração antes do Covid-19. A comunidade de Israel passa por uma mudança entre antes e depois da “morte de Moisés”. Diante da ausência de Moisés, que conduziu os israelitas durante 40 anos no deserto, agora têm de seguir Josué, o novo líder que irá conduzi-los à guerra para conquista de Canaã. Ao ver os israelitas terem de ir por um caminho que nunca passou, vamos pensar como fazer para irmos pelo caminho da “pós- Covid”.

Semeandoapalavra

1. Qual foi a ordem dos oficiais aos israelitas para seguirem a arca da aliança? (vs.3-4)

2. Qual era o preparo dos israelitas, além de seguir a arca da aliança? (v.5)

3. Após Josué ordenar aos sacerdotes que carregam a arca da aliança a atravessar o rio Jordão, qual foi a ordem dada ao povo e diz que ficarão sabendo o quê? (vs.8-10)

92

4. . Qual foi a instrução de Josué aos israelitas, após proclamar a palavra de Deus? O que o povo que segue a palavra da promessa verá? (vs.11-12, vs.16-17, vide Ex 14:21)

5. Deus trabalha à nossa frente. Temos confiado completamente em Deus até o último momento, diante do desenrolar de novos acontecimentos?

6. Vamos compartilhar quais decisões devemos tomar para não ficarmos cercados pelo temor de ter de seguir por caminhos nunca trilhados, mas ficar na expectativa de ver as maravilhas que ser ão realizadas por Deus.

Colhendoosfrutosdavida

Após Israel deixar para trás a vida no Egito de 400 anos de escravidão e 40 anos de vida no deserto, Deus fala aos israelitas a palavra que eles devem seguir. A vida pós-Egito ou pós-deserto de Israel será decidido diante da obediência ou desobediência da palavra. É a mesma referência depois da morte de Moisés, isto é, na geração pós-Moisés. Se os israelitas seguirem a palavra de Deus, ele promete conduzi-los por um caminho nunca trilhado antes. Nós também vivemos sem saber o que acontecerá um minuto depois, mas em todos os momentos nos apoiamos na imutável verdade da palavra de Deus, vamos pelo caminho permitido por Ele, sem nos abalarmos. Ao invés de ficarmos amedrontados de ir por um caminho nunca trilhado antes, devemos viver como filhos de fé, inabaláveis e sempre tendo a palavra como referência.

93

semana

Estudo Bíblico da Fazenda

3Lembre-se do Deus que fez

Josué 4:19-24

Abrindoocoração

Em 11 de setembro de 2001, o grupo extremista Al Qaeda, realizou um ataque com uma aeronave sequestrada ao World Trade Center em Nova York, EUA. Dois prédios de 110 andares desmoronaram no ataque terrorista matando milhares de pessoas e chocando o mundo. Desde então, as pessoas nomearam o local do ataque como “Marco Zero” e construíram um memorial para as vítimas. Como resultado, ele se tornou um local de aprendizado e lembranças do passado. Da mesma forma é importante não esquecer o passado e comemorar o aprendizado. Vamos analisar através do texto de hoje qual a lição que Deus dá aos israelitas ao lembrá-los do passado.

Semeandoapalavra

1. O que Josué fez em Gilgal, onde o povo estava acampado? (vs.19-20)

2. Que mensagem Josué transmite ao povo de Israel? (vs.21-22)

3. De acordo com Josué, a travessia do Jordão se assemelha a qual acontecimento do passado? (v.23) Por qual motivo Josué menciona este acontecimento do passado? (vide Sl 106:13-14, Nm 14:22-23)

94

4. Por que Josué diz que Deus fez as águas do Jordão secarem? (v.24) Por que Deus proferiu estas palavras por meio de Josué?

5. Deus não apenas fez cruzarem o rio Jordão, como os fez lembrar que Ele havia feito cruzar o Mar vermelho no passado também. Será que não estamos esquecendo da graça de Deus agindo em nossas vidas?

6. Ao lembrarmos das ações de Deus, viveremos com temor a Deus. Vamos compartilhar o que devemos fazer especificamente para sempre temer a Deus.

Colhendoosfrutosdavida

Josué explica ao povo por que as doze pedras foram construídas em Gilgal e exorta seus descendentes a se lembrarem do que aconteceu no passado. Ele diz que o que Deus fez com o rio Jordão é o mesmo que havia feito com o Mar Vermelho no passado. E faz com que o seu povo sempre perceba que Deus quer que sempre o tema. Os filhos de Deus devem se lembrar de como Deus trabalhou por eles no passado. E devemos temer a Deus todos os dias e transmitir para que a próxima geração possa se lembrar do que Deus fez. Tendo a geração de Êxodo do Egito que se esqueceu do que Deus havia feito e não poder entrar na terra de Canaã, que possamos lembrar o que Deus fez e nos tornarmos filhos que temem a Deus.

95

semana

Estudo Bíblico da Fazenda

4Obedeça mesmo que não compreenda

Josué 6:12-21

Abrindoocoração

Certo dia o rei da Franca convidou Sir Leonard Wood para um jantar. O rei, que não havia recebido a confirmação da presença de Sir Wood, ficou surpreso ao vê-lo no jantar. Ao ser questionado pelo rei, Sir Wood respondeu: “O convite do rei é uma obediência”. Esta é uma atitude que os crentes devem ter em relação à Palavra de Deus. Em certos momentos hesitamos ou relutamos em obedecer. Vejamos a reação do povo de Israel à ordem de Deus, difícil de ser compreendida e pensarmos na atitude que o povo de Deus deve ter.

Semeandoapalavra

1. Como Deus disse ao povo de Israel para que conquistassem Jerico? (vs.12-14)

2. O que os israelitas fizeram de diferente nos seis dias anteriores ao sétimo dia depois que começaram a circundar Jerico? (vs.15-16)

3. Conforme a ordem de Deus, como as coisas consagradas deveriam ser conduzidas, e o porquê disso? (v.18)

96

4. O que os israelitas fizeram com o povo e o gado em Jerico, e por que Deus ordenou isso? (v.21, vide Dt 20:18)

5. Deus fez com que os israelitas que começaram a conquistar Canaã aprendessem a obedecer completamente a Palavra. Será que estamos fazendo o nosso melhor para seguirmos a Palavra em um mundo como Canaã?

6. A obediência à Palavra de Deus mesmo quando não a entendemos é a verdadeira aparência de um santo. Vamos compartilhar o que precisamos fazer para confiarmos plenamente em Deus e obedecer a Sua Palavra.

Colhendoosfrutosdavida

Durante a batalha com o inimigo, o mais importante são os soldados e as armas. Ao olharmos o quão bem treinado são os soldados e a excelência de suas armas, conseguiremos ver quem ganhara ou perdera a batalha. No entanto o que Deus exigia para conquistar Jericó era dar voltas em Jerico sem dizer uma palavra. Era uma ordem impossível de ser compreendida, mas o povo de Israel obedeceu e no final, Deus destruiu a cidade de Jericó. E Ele destruiu tudo que havia na cidade para que as pessoas mantivessem a sua fé pura. Nada é impossível para Deus, que criou o mundo através da Palavra. Que possamos ser abençoados em experimentar a obra de Deus, confiando completamente no Deus todo poderoso e obedecendo a qualquer de Sua palavra.

97

semana

Estudo Bíblico da Fazenda

5A força para se levantar após a derrota

Josué 8:1-9

Abrindoocoração

Abraham Lincoln foi escolhido como um dos presidentes mais notáveis da história dos EUA. Mas ele experimentou nada mais que 27 fracassos. Lincoln foi eleito como presidente desafiando incansavelmente mesmo sendo derrotado repetidas vezes. Perguntado qual o segredo da vitória ele respondeu assim. "O segredo da vitória foi que tive muitos fracassos como ninguém. A cada fracasso aprendi que tinha um propósito de Deus e aproveitei essa mensagem como uma ponte para sucesso". As pessoas, quando os planos não são realizados e experimentam falhas repetidas vezes tendem a desanimar e frustrar. Vamos obs ervar através das palavras de hoje qual deve ser o comportamento de um cristão para se levantar após um fracasso.

Semeandoapalavra

1. Qual foi a palavra e promessa de Deus para com Josué diante da batalha com o Ai? (v.1)

2. Qual foi a ordem dada pelo Deus a Josué a respeito do Ai e seu rei? (v.2a, Js 6:21)

3. O que difere da batalha que Deus ordenou para com o Josué da batalha de Jericó? (v.2b) Por que Deus mandou preparar uma emboscada atrás da cidade? (Js 7:6)

98

4 Como Josué reagiu às ordens de Deus e qual foi o resultado? (vs.4, 7, 25-27) Por que Deus deu esse resultado?

5. Os cristãos que experimentaram fracasso devem depender da força e ajuda de Deus. Não tiveram momentos que amargaram resultados pois agiram por conta própria sem pedir ajuda e sabedoria de Deus?

6. A melhor maneira de um cristão se levantar depois de um fracasso é pedir e depender da ajuda de Deus. Vamos observar como devemos agir para confiar e pedir ajuda de Deus mesmo nas pequenas decisões.

Colhendoosfrutosdavida

Existe o provérbio " fracasso é a mãe do sucesso". Significa que é importante observar a sua atitude através do fracasso e servir de lição. Israel sofre derrota na primeira batalha com o Ai pois confiou na própria força e sabedoria. Mas na próxima batalha conquista vitória com ajuda de Deus. Assim quando você experimenta fracasso com decisões equivocadas, tem que ter a sabedoria de diferenciar o propósito de Deus. E tem que obedecer às ordens de Deus. Então poderá se reerguer do fracasso. Vamos entregar ao Senhor nessa semana mesmo que seja problema pequeno com oração e responder com fé. Quando você entrega sua vida ao Deus e depender da sua força e ajuda Ele te mostrará a grandiosidade da vitória.

99
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.